Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Concordo,

E mais , quando o alv fala em custo inferiores, inclui rodapés, e o rebordo junto ao tecto? Pedras janelas ombreiras das portas, azulejos das casas de banho e cozinhas, etc, etc..

Já para não falar que tem de ter muito mais cuidado a fixar seja o que for nas paredes. Um simples prego já não funciona.

Depois depende: se necessitarmos de reparar a fachada, o isolamento exterior é optimo. se tivermos as paredes interiores uma lastima, bem como WC e cozinhas já pode dar jeito.
    e tectos e chão etc...

Colocado por: Anonimo16062021

Mas há mais,como por ex.

Isolamento térmico mais eficiente.

Proteção de paredes contra agentes atmosféricos.

Ausência de descontinuidade na camada isolante.

Supressão de pontes térmicas e redução dos riscos de condensação.

Conservação da inercia térmica das paredes..

Manutenção das dimensões dos espaços interiores.

Menores riscos de incêndio e de toxicidade.

Manutenção da ocupação dos edifícios durante as obras de remodelação (para os casos de recuperação do edifício)

Eventual melhoria do aspecto exterior dos edifícios,principalmente no caso de reabilitação dos mesmos.
    .................................................................................................
    INCONVENIENTES DO ISOLAMENTO TERMICO EXTERIORES DE FACHADAS EM RELACAO AO ISOLAMENTO INTERIOR

Constrangimentos arquitetônicos e de ordem técnica,principalmente no caso de reabilitação.

(Custos em regra mais elevados).

Agora a que vão ser elas:(
  2.  # 82

Eu estou de acordo com o sr. engº J Cardoso. Os remédios devem ser adequados ao historial clínico do paciente.
  3.  # 83

Colocado por: nunoneiva75

Boas Alv,

Por quem sois! Reconheço e admiro a sua vasta experiência e a validade do sistema térmico que defende.

Continuo é a não entender a lógica neste tópico por si criado, dando a entender que as habitações com forte inércia estão mais sujeitas a condensações que as com fraca inércia.

Atendendo à minha parca experiência e conhecimento, não encontro fundamento lógico para tal.

Não quer iluminar esta e outras almas? Em comentários anteriores expus os meus fundamentos, para pensar como penso.

Não quer expôr os seus, no sentido de nos explicar porque é que as com fraca inércia estão menos propensas a ter condensações internas, que é, aliás, o fundamento da criação deste tópico?

Obrigado!

Cump.

Boas Alv,

Começando pelo princípio, no título deste tópico dá a subentender que há uma relação entre a humidade (condensação interior) e a inércia, não abonatória para esta última.

Não quer partilhar o seu conhecimento, iluminando as restantes almas?

Obrigado.

Cump.
  4.  # 84

Claro,como por ex,este paciente:))
      imagesCAAC8670.jpg

Estas pessoas agradeceram este comentário:system32

Ora um bom exemplo...
    Como resolveria com ETICS essa ponte térmica?
    A mim. que percebo muito pouco, parece-me bem mais fácil de resolver com isolamento pelo interior das paredes e tectos...
  5.  # 85

Colocado por: Anonimo18072022A
    Não "rouba" área interior disponível.

Caro Anonimo18072022A, um projecto de uma habitação é elaborado tendo em conta o método de construção, o isolamento, os acabamentos, a área pretendida habitável, etc, portanto dizer que se perde área habitável com isolamento pelo interior é..."forçado" e parcial.

Colocado por: system32

Já para não falar que tem de ter muito mais cuidado a fixar seja o que for nas paredes. Um simples prego já não funciona.

Caro system32, o cuidado que refere em relação à invasão das paredes interiores quando o isolamento é feito pelo interior é o mesmo ou superior em relação às paredes exteriores quando aplicado o sistema ETIC`s.

Acrescento que o valor de um "remendo" numa parede interior(quando aplicado isolamento pelo interior) é bem menor do que "remendar" uma parede exterior(quando aplicado o sistema ETIC`s).

Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 86

Vivam!

Um dia sem aqui vir e o que para aqui vai.

nunoneiva75
    Iluminações à parte, porque nesse particular teríamos de ver bem quem é o iluminante e quem é o iluminado, ou ao jeito de Saramago, quem ilumina e quem é iluminado.
    Vejamos se nos entendemos:
    Claramente, que o que quis "evidenciar" foi o facto de ao termos paredes mais frias, fruto dos dias frias que tinham passado, seguidas de uma "onda" de ar quente, que o resultado foi o que descrevi. Constatação de factos corroborada por alguns leitores.
    Agora que a sua própria conclusão é uma verdade, é; Experimente não manter a tal inércia, permanentemente aquecida e verá o resultado quando começar a aquecer o ar.
    Que o digam as centenas de leitores que nos lêem e que têm casas construídas com esses sistemas, ou casas antigas, quando estas são de habitação não são permanentemente aquecidas.

System32:
    Isto é que não:
    "Já para não falar que tem de ter muito mais cuidado a fixar seja o que for nas paredes. Um simples prego já não funciona."

Quem usa e se serve, quem aplica e contrói paredes em gesso laminado, sabe da barbaridade dessa afirmação, ou então desconhecimento do sistema, perdoará.
    Já por aqui escrevi e disse muito sobre fixações em sistemas leves, e o que digo é que não existe qualquer limitação, que tem de ser executado usando técnicas que são incompatíveis com as vulgares técnicas para alvenarias correntes, e que normalmente são mais fáceis e expeditas.
    Mais, que cerca de 70%, repito 70%, das cargas que fixamos nas habitações, são fixas, rasantes e inferiores a 3Kg, pelo que qualquer simples prego é suficiente.
    Recomendo-lhe (vos) uma passagem de olhos para quebrarem alguns mitos.

Anonimo18072022A
    Com este tema dos preços tenho um ponto prévio: Não vamos aqui discutir se é muito ou pouco, barato ou caro; São os meus preços, praticados pela minha empresa na nossa área de utilização e preços ao público e sem IVA.
    Posto isto, O preço que cobramos para a solução confort, que é aquela que recomendo sobretudo em construção nova, é, de 36.00€.
    Composição recomendada supondo que está construído o pano exterior, e do exterior para o interior:
    "Fornecimento e assentamento de revestimentos de paredes exteriores no sistema de trasdossado autoportante Pladurmetal refª 72/600(46)LM Pext., composto por duas camadas de placa tipo pladur N BA 13 aplicadas por aparafusamento a uma estrutura metálica de verticais afastados de 600mm e Raias ( elementos horizontais), perfazendo uma espessura total de 72mm. Entre a estrutura e a paredes existente será incorporado um isolamento térmico composto por painéis rígidos de poliestireno extrudido de 40mm e entre este e o gesso, na alma do revestimento será incorporado lã mineral classe FVP-1 de 60mm de espessura e 16Kg/m3 de densidade. Aplicar-se-à proporcionalmente a quantidades necessárias de parafusos fosfatados, buchas de fixação ao tecto e pavimento, juntas perimetrais de estanqueidade, pastas e bandas de juntas, etc, totalmente pronto para lixar e pintar ou decorar."
    Mais, com esta referência especial aos acabamentos que deveria começar a constar nas propostas e nos cadernos de encargos dos técnicos que me lêm:
    "Todo o material Pladur fica com um acabamento com um nível de qualidade Q2 definido de acordo com a Eurogypsum e a União Europeia de Empreiteiros de Gesso, Instaladores e Actividades Relacionadas (UEEP), numa escala que varia entre Q1 e Q4. Para aumentar um nível de acabamento, isto é, para passar ao nível Q3, bastará que as superfícies sejam lixadas (operação a efectuar pelo pintor ) podendo assim receber tinta plástica corrente e bassa. Para qualquer outro tipo de pintura, as superfícies deverão ser convenientemente preparadas para o efeito pelo pintor ou sujeito ao nível de acabamento Q4 caso esteja definido em proposta."

Perdoem o testamento, mas isto é paixão não é forçado nem parcial.

"Fassam" parte
  6.  # 87

Como resolve isso no caso de remodelação?

Isto sim é um ponto de interesse geral, sendo a actual situação de construcção centrada em remodelações e não tanto em construcções, e falo por mim mesmo que estou a remodelar a minha 'nova' casinha :)

Aproveito para dizer que, actualmente tenho a parede (interior) da entrada da casa a dar-me algumas dores de cabeça. Já foi picada, rebocada, mas as manchas de humidade(!) tendem sempre a reaparecer. Vamos pôr pladur mas, gostaria de vos perguntar se deveria fazer algo mais para não ter estas manchas novamente!?
  7.  # 88

Já agora, e voltando ao RCCTE, não creio que o LSF possa ser considerado como sistema de isolamento pelo interior. Também não me parece correcto chamar-lhe isolamento repartido. Pelo que, ou vai tudo corrido a psi=0,5, ou se vai à EN ISO 10211-1. Caro alv, sabe se já alguma empresa recorreu a esta norma para definir valores de psi mais correctos para sistemas LSF? Ou outros, do tipo madeira?
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 89

Vivam!
    Anonimo16062021,
    Repare que eu falo de 10cm de isolamento!
    Repare ainda que estou a falar de uma solução muito boa. Podemos jogar com a composição e bastaria retirar os 4cm se isolamento em XPS para baixar bastante o preço. Poderíamos usar apenas uma ou até duas mantas lã de vidro. poderíamos até se quiser usar apenas uma placa de gesso.
    Se quiser consigo uma solução com 4cm de EPS e gesso a 18€, e esse já seria um isolamento comparável com o capoto, mas preços?
    A pintura pode custar 7.50€/m2, mas repare que falo de PVP's.
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 90

Vivam!

ExCiSe:
    Repare que construção ou reconstrução, em termos de interior, os sistemas são os mesmos, i.é, podemos, melhor, temos de saber equacionar qual o melhor sistema. No seu caso do que se trata? Quer apenas resolver o problema de "salitre" ou quer também isolar térmicamente? É esta questão que fará com que seleccione o sistema adequado; Num, o primeiro, bastará "esconder", noutro, o segundo, já terá que ter em atenção o isolamento.
    "Fassam" parte
  8.  # 91

Boas,se são manchas causadas pela humidade primeiro tem que saber de onde vem,mas com umas fotos sempre seria mais fácil de avaliar o seu caso.

Boas,

Ao principio pensámos que seria duma telha partida no telhado, e de algum modo a água infiltrava-se pelo interior das paredes, mas após substituição da mesma, a humidade continua a aparecer!
    A parede faz 'costas' com a casa de trás, mas a casa de trás fez obras profundas há pouco tempo, daí pensarmos que não tem qualquer problema com as suas canalizações! (secalhar estamos errados)
    Como já foi referido aqui, devido à transferência de ar exterior/interior, poderá ser a causa desta humidade? É que um dos trabalhadores na obra disse-me que, quando entra demanhã na casa estas mesmas manchas encontram-se em evidência, mas após o resto do dia, tendo sempre a porta de entrada aberta, 'parece-lhe' que as manchas desaparecem! Isto não é contraditório?
    Ainda não tive tempo para falar com o empreiteiro, nem sequer para confimar este aparecer/desaparecer das ditas manchas.
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 92

Vivam!

Esta tem sido uma guerra tremenda, porque na realidade o RCCTE é redutor e a norma dá uma trabalheira para definir valores de Psi. Mais, se fosse aplicado sempre o mesmo sistema, ou alguns sistemas bem definidos, as empresas investiriam na definição do valor da perca linear.
    Pelo meu lado, não consigo porque todos os dias plico soluções diferentes e teria de todos os dias andar a calcular novos Psi's. Não vale a pena, se os não vences junta-te a eles, porque os valores em causa são amendoins. repare que as empresas de caixilharia já estão a certificar e definir valores de U para um conjunto de tipos mais utilizados, mas são dois ou três de cada marca, e o resto vai corrido ao mesmo valor.
    Porquê a guerra? Repare que em vãos de portas e janelas, em certas condições de colocação de isolamento, seja pelo interior, seja pelo exterior, o Psi é nulo. Ora em paredes verticais e em encontros de panos verticais com tectos falsos em que o isolamento não é interrompido, porque carga de água temos percas por pontes planas? Não devem existir, mas o regulamento obriga e não são tão pouco, mas uma vez mais, isso no conjunto são ....

Colocado por: AugstHillJá agora, e voltando ao RCCTE, não creio que o LSF possa ser considerado como sistema de isolamento pelo interior. Também não me parece correcto chamar-lhe isolamento repartido. Pelo que, ou vai tudo corrido a psi=0,5, ou se vai à EN ISO 10211-1. Caro alv, sabe se já alguma empresa recorreu a esta norma para definir valores de psi mais correctos para sistemas LSF? Ou outros, do tipo madeira?

"Fassam" parte
  9.  # 93

Colocado por: alvVivam!

ExCiSe:
    Repare que construção ou reconstrução, em termos de interior, os sistemas são os mesmos, i.é, podemos, melhor, temos de saber equacionar qual o melhor sistema. No seu caso do que se trata? Quer apenas resolver o problema de "salitre" ou quer também isolar térmicamente? É esta questão que fará com que seleccione o sistema adequado; Num, o primeiro, bastará "esconder", noutro, o segundo, já terá que ter em atenção o isolamento.
    "Fassam" parte

Boas alv,

Eu não considero aquelas manchas 'salitre', "apenas" são umas manchas escuras que aparecem naquela parede já rebocada, sendo que se notam bem.
    Onde estou actualmente (neste pc) não tenho fotos de como era a parede no inicio de obras, mas era mesmo de fugir com medo, mas agora após ser picada e rebocada pensava que não ia ter chatices!

Actualmente quero mesmo que aquelas manchas desaparecam, pondo apenas o pladur por cima não poderei ter problemas no futuro?
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 94

Vivam!

ExCiSe:
    Se tem a certeza que não são humidades ascensionais, de infiltração ou condensação, é difícil perceber o que é.
    Se pretende "esconder", tem de ter o cuidado de não colar as placas de gesso directamente ao suporte com pasta de agarre. tem sempre de usar uma estrutura auxiliar de suporte que pode ser semi directa (fixa directamente ao suporte) ou auto portante (fixa apenas no pavimento e no tecto).
    Veja aqui como fazer.
    http://mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75

Pode sempre usar as placas do PC Saldanha, as Wedi. Estou a cumprimentá-lo, PC Saldanha!

"Fassam" parte
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 95

Vivam!

Caro Anonimo16062021:
    Quando refiro sistema de isolamento pelo interior equivalente ao capoto, o tal Pladur term 10+40 ou 10+50 que fica por volta dos 18.00€, com pintura, tudo pronto, material e aplicação por empresa oficial da marca pode custar 28€/m2. Esse sim é um sistema comparável em termos de características técnicas. Repito para que conste e quem perceba que se tratam de PVP....
    Agora se continuamos a comparar preços, as evidencias são estas entendamos ou não. Se começamos a desconversar, não vamos a lado nenhum, nem esclarecemos ninguém!
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 15 dezembro 2010

# 96

Vivam!

Mil perdões Anonimo16062021. Esqueci que pode ser uma opção, i. é, um capoto pelo interior com reboco fino, é sempre uma solução. Só não sei se houver alguma impulsão o que acontece ao capoto, descola, ou fixa-se com buchas? :)

"Fassam" parte
  10.  # 97

ExCiSe:
    Se tem a certeza que não são humidades ascensionais, de infiltração ou condensação, é difícil perceber o que é.
    Se pretende "esconder", tem de ter o cuidado de não colar as placas de gesso directamente ao suporte com pasta de agarre. tem sempre de usar uma estrutura auxiliar de suporte que pode ser semi directa (fixa directamente ao suporte) ou auto portante (fixa apenas no pavimento e no tecto).
    Veja aqui como fazer.

Pode sempre usar as placas do PC Saldanha, as Wedi. Estou a cumprimentá-lo, PC Saldanha!

"Fassam" parte

Certezas, não tenho.. Tenho que falar com o empreiteiro para saber o que ele pensa sobre aquilo.
  11.  # 98

Usar como argumento em sistemas de isolamento pelo interior que aquecem mais rápido também é ser parcial, quando não é de todo verdade.

Caro Anonimo18072022A, a esta já respondi. Importa-se de explicar o fundamento da afirmação?

E se tiver uma casa construída e quiser melhorar o desempenho térmico do espaço!?
    Se isolar por dentro não perde áreas?

Concordo. Mas conheço vários exemplos de impossibilidade de aplicação do sistema ETIC`s.
    Porquê que refere este exemplo? Se generalizarmos verá que com a mesma espessura de isolamento nos 2 sistemas, teremos espessuras semelhantes de parede exterior. Se o projecto for de raiz, como é que perde área habitável?

E não estará o Senhor aqui a ser...forçado e parcial?
    Depende da parede exterior como é óbvio.

Esta nem comento.

Cumprimentos.
  12.  # 99

Como resolve isso no caso de remodelação?

Caro Anonimo16062021, vou tentar responder com o mesmo nível intelectual...Como resolve com o sistema ETIC`s o isolamento de um apartamento pertencente a um edifício de habitação vertical sem interferir com as regras(leis) de modificação de fachadas, impostas pelos diversos interessados?

Cumprimentos.
  13.  # 100

ExCiSe:
    Veja aqui como fazer.

"Fassam" parte

(Não se assustem)
    Isto era o ANTES:

o DURANTE:

Depois meto mais fotos do durante (quando as tiver), e aproveito vou tirar umas fotos do actual.

0.0328 seg. NEW