Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 1

    Vivam!
    Não resisto para realçar um fenómeno que, hoje, segunda, dia 06-12-2010 deve estar a acontecer com a maioria dos Portugueses.

    Durante os últimos dias temos sido fustigados por uma vaga de frio de cortar à faca.
    Foi mais de uma semana e naturalmente as paredes interiores das edificações foram arrefecendo, equilibrando a temperatura entre a exterior e o aquecimento que íamos conseguindo manter no seu interior.
    Bom, eis que, de ontem para hoje, temos uma vaga de calor e chuva e dos frios 5ºC passamos para os agradáveis 15ºC actuais.
    Já hoje fui a quatro ou cinco obras, umas em casas habitadas, outras em casas desabitadas e era ver o que a inércia, tão defendida pela generalidade dos técnicos, sobretudo os PQ, provocava com as paredes , tectos e pavimentos completamente ensopados em água fruto dos condensados provocados pelo contacto do ar quente e húmido sobre as superfícies frias.

    Bom como será que agora, nestas circunstâncias, vamos defender as vantagens da inércia?

    Digam-nos como se estão a comportar as vossas casas, sobretudo no azulejos e pavimentos. E quem tenha a casa pintada com uma tinta acetinada ou mesmo as "laváveis" brilhantes?

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  1.  # 2

    Bem... uma coisa são casas não habitadas, outra são obras desabitadas muitas vezes sem sequer estarem fechadas.
    No meu caso não notei nada... tinha 20-22º em casa e continuei a te-los...
    Esse efeito não tem a ver com o isolamento, mas sim com a humidade. Muita, nunca faz bem, seja com que temperatura estiver.

    No caso de isolamento interior, isola tambem o tecto???

    Note-se que, se a casa estava quente ainda durou uns dias até arrefecer (sem aquecimento). Se não tivessemos inercia ficaria um gelo rapidamente. Claro que o reverso é que agora demoraria mais tempo a aquecer.
    Agora quem a mantem quente, não tem de fazer nada pois a casa já está quente.





    Colocado por: alvVivam!
    Não resisto para realçar um fenómeno que, hoje, segunda, dia 06-12-2010 deve estar a acontecer com a maioria dos Portugueses.

    Durante os últimos dias temos sido fustigados por uma vaga de frio de cortar à faca.
    Foi mais de uma semana e naturalmente as paredes interiores das edificações foram arrefecendo, equilibrando a temperatura entre a exterior e o aquecimento que íamos conseguindo manter no seu interior.
    Bom, eis que, de ontem para hoje, temos uma vaga de calor e chuva e dos frios 5ºC passamos para os agradáveis 15ºC actuais.
    Já hoje fui a quatro ou cinco obras, umas em casas habitadas, outras em casas desabitadas e era ver o que a inércia, tão defendida pela generalidade dos técnicos, sobretudo os PQ, provocava com as paredes , tectos e pavimentos completamente ensopados em água fruto dos condensados provocados pelo contacto do ar quente e húmido sobre as superfícies frias.

    Bom como será que agora, nestas circunstâncias, vamos defender as vantagens da inércia?

    Digam-nos como se estão a comportar as vossas casas, sobretudo no azulejos e pavimentos. E quem tenha a casa pintada com uma tinta acetinada ou mesmo as "laváveis" brilhantes?

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      FD
    • 6 dezembro 2010

     # 3

    Colocado por: alvDigam-nos como se estão a comportar as vossas casas, sobretudo no azulejos e pavimentos. E quem tenha a casa pintada com uma tinta acetinada ou mesmo as "laváveis" brilhantes?

    O meu barraco é sempre igual, faça chuva ou faça sol... ou seja, não notei nada de especial entre ontem e hoje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  2.  # 4

    Colocado por: FDO meu barraco é sempre igual, faça chuva ou faça sol... ou seja, não notei nada de especial entre ontem e hoje.


    Paredes interiores em alvenaria?
  3.  # 5

    Caro alv, constatei esse facto no Domingo dia 5-12-2010(Norte do país). Todas as casas que entrei tinham vestígios de condensação e nem os desumidificadores conseguiam atenuar.
    A titulo de curiosidade, até um pavilhão gimnodesportivo tinha o piso todo condensado. A empresa proprietária teve que anular todos os jogos marcados e ressarcir os "desportistas".:)

    Em relação à inércia forte muito haverá para discutir. Eu não a defendo. Cegamente? Não.
    As pessoas que poderem fazer ou comprar habitações com isolamento pelo exterior(ou com parede dupla), aquecimento/arrefecimento central e, muito importante, poderem pagar a factura do sistema sempre ligado, não notarão os efeitos adversos da inércia forte. 24/24 horas o aquecimento ligado e "que bem que estamos".

    Mas todos temos consciência que milhões de portugueses habitam em edifícios mal isolados, alguns(com facilidade de crédito) até têm aquecimento central, contudo não o podem ligar 24/24 horas por várias razões. Sistemas ultrapassados que consomem muito "combustível" e que se tornam muito "pesados" no orçamento da maioria dos portugueses, obrigam-do-os a optar entre pagar o crédito, educação dos filhos, despesas de saúde, etc, ou pagar a factura do aquecimento central ligado.
    Conclusão: Obrigam-se a sofrer as consequência da inercia térmica das suas habitações sem que lhe possam fazer frente... no máximo tentam minimiza-las com desumidificadores, secagem manual de paredes, chão, tectos e com o passar do tempo lá aparecem os fungos e as tintas a descolarem.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  4.  # 6

    abra as portas e janelas...é a melhor solução nestes casos
    eu abri ontem e hoje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 7

    Vivam!



    Colocado por: Fernando Gabriel arqabra as portas e janelas...é a melhor solução nestes casos
    eu abri ontem e hoje


    Não me parece que seja a melhor solução para quem tem a casa fria.
    Se o fizer, entra o ar quente e carregado de humidade e aí é ver as paredes "a gemer auga" como se diz pela minha terra.
    "Fassam" parte
  5.  # 8

    Certamente que não entrou em casa mantidas quentes!!

    Que bom exemplo de inercias termica , um gimno-desportivo que normalmente nem isolamento de especia alguma tem!!

    A inercia permite-me apenas ligar o aquecimento à noite, aproveitanto a tarifa bi-horaria. Perco apenas 1º!!

    Agora se falamos de mutas casa que não estão minimamente isoladas, muitas vezes até com humidades vindas do exterior... cada caso é um caso.

    Penso que seja passifico que num apartamento se queremos melhorar, bom ou mau, temos que isolar por dentro!!
    Já numa vivenda, não acho nada pacifico, que a inercia seja má!





    Colocado por: rui moreiraCaro alv, constatei esse facto no Domingo dia 5-12-2010(Norte do país). Todas as casas que entrei tinham vestígios de condensação e nem os desumidificadores conseguiam atenuar.
    A titulo de curiosidade, até um pavilhão gimnodesportivo tinha o piso todo condensado. A empresa proprietária teve que anular todos os jogos marcados e ressarcir os "desportistas".:)

    Em relação à inércia forte muito haverá para discutir. Eu não a defendo. Cegamente? Não.
    As pessoas que poderem fazer ou comprar habitações com isolamento pelo exterior(ou com parede dupla), aquecimento/arrefecimento central e, muito importante, poderem pagar a factura do sistema sempre ligado, não notarão os efeitos adversos da inércia forte. 24/24 horas o aquecimento ligado e "que bem que estamos".

    Mas todos temos consciência que milhões de portugueses habitam em edifícios mal isolados, alguns(com facilidade de crédito) até têm aquecimento central, contudo não o podem ligar 24/24 horas por várias razões. Sistemas ultrapassados que consomem muito "combustível" e que se tornam muito "pesados" no orçamento da maioria dos portugueses, obrigam-do-os a optar entre pagar o crédito, educação dos filhos, despesas de saúde, etc, ou pagar a factura do aquecimento central ligado.
    Conclusão: Obrigam-se a sofrer as consequência da inercia térmica das suas habitações sem que lhe possam fazer frente... no máximo tentam minimiza-las com desumidificadores, secagem manual de paredes, chão, tectos e com o passar do tempo lá aparecem os fungos e as tintas a descolarem.

    Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 9

    Vivam!

    Colocado por: system32
    No caso de isolamento interior, isola tambem o tecto???



    O tecto é um dos factores importantes da envolvente, e se for exterior não poderá deixar de estar isolado, seja por dentro, seja por fora.

    "Fassam" parte
  6.  # 10

    Boas,

    A minha casa ainda está em construção e ainda não tem os aluminios montados, notei claramente um aumento da humidade, no estuqur das paredes e nos azuleijos.

    O estuque tinha cerca de 3 semanas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 11

    Vivam!

    Colocado por: system32Certamente que não entrou em casa mantidas quentes!!

    Já numa vivenda, não acho nada pacifico, que a inercia seja má!



    ... desde que a aqueçamos todas as noites....mantendo a dita temperatura.
    Neste caso não deverá ter condensados quando temos estas temperaturas e humidades, porque não há diferença térmica capaz de provocar condensados.
    O problema é quando não aquece, quando vai de fim de semana? como faz? Deixa o aquecimento automático?, Manda alguém ligar o aquecimento umas horas antes de chegar?
    Claro que a domótica actualmente faz milagres e é uma solução.

    "Fassam" parte
  7.  # 12

    Pois assim é facil, pois a humidade relativa da casa aberta, com um tempo destes, facilmente excede os 95%!!
    Assim é normal que condence!

    Numa casa habitada, esses niveis de humidade seriam intoleraveis, mesmo sem condençarem!! Roupas, papeis tudo ficaria peganhento. Não comparem exterior com interiores, se fosse igual não necessitavamos de casas: bastava um tectozito e umas estruturas para proteger do vento!


    Colocado por: gfrmartinsBoas,

    A minha casa ainda está em construção e ainda não tem os aluminios montados, notei claramente um aumento da humidade, no estuqur das paredes e nos azuleijos.

    O estuque tinha cerca de 3 semanas.
  8.  # 13

    Colocado por: alvVivam!





    Não me parece que seja a melhor solução para quem tem a casa fria.
    Se o fizer, entra o ar quente e carregado de humidade e aí é ver as paredes "a gemer auga" como se diz pela minha terra.
    "Fassam" parte


    ao abrir as portas nestas situações é para por um lado equilibrar a temperatura exterior e interior proporcionando um menor gasto de energia para aquecer a casa(ver *ps), e por outro renovar o ar que é bom para combater humidades (paredes expostas a aquecimento e arrefecimento alternado durante vários dias de frio)
    *ps- ontem estava mais quente no exterior que em minha casa!
  9.  # 14

    Não concordo:
    Se "formos de fim de semana" e sem ligar o aquecimento, quando chegarmos, temos a casa fria, ponto: toda! O ar tambem estará frio, logo não temos condençações.
    Ligamos o aquecimento e aquecemos a casa e fica tudo bem!


    Colocado por: alvVivam!



    ... desde que a aqueçamos todas as noites....mantendo a dita temperatura.
    Neste caso não deverá ter condensados quando temos estas temperaturas e humidades, porque não há diferença térmica capaz de provocar condensados.
    O problema é quando não aquece, quando vai de fim de semana? como faz? Deixa o aquecimento automático?, Manda alguém ligar o aquecimento umas horas antes de chegar?
    Claro que a domótica actualmente faz milagres e é uma solução.

    "Fassam" parte
  10.  # 15

    Eu não notei nada. A sra. Hill resolveu aspirar a lareira e incendiou o aspirador central. A casa ficou com as janelas abertas o dia todo. Eu fugi cobardemente para o Aires. Não se nota humidade, mas há um certo aroma gélido no ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  11.  # 16

    Colocado por: system32Certamente que não entrou em casa mantidas quentes!!

    Que bom exemplo de inercias termica , um gimno-desportivo que normalmente nem isolamento de especia alguma tem!!

    A inercia permite-me apenas ligar o aquecimento à noite, aproveitanto a tarifa bi-horaria. Perco apenas 1º!!

    Agora se falamos de mutas casa que não estão minimamente isoladas, muitas vezes até com humidades vindas do exterior... cada caso é um caso.

    Penso que seja passifico que num apartamento se queremos melhorar, bom ou mau, temos que isolar por dentro!!
    Já numa vivenda, não acho nada pacifico, que a inercia seja má!


    Caro system32, entrei em casas em que o aquecimento central está ligado 24/24 horas e constatei o que referi no post anterior. As pessoas que lá vivem podem pagar esse conforto. E quem não pode? Amanha-se com condensações e todas as consequências da inércia no interior do edifício.

    Em relação ao gimnodesportivo, pode confirmar que eu escrevi a titulo de curiosidade, tendo em conta que os prejuízos para a empresa proprietária foram consideráveis. Não é um exemplo de bom isolamento? Não. E que percentagem de edifícios são exemplo de bom isolamento em Portugal?

    Colocado por: system32
    Penso que seja passifico que num apartamento se queremos melhorar, bom ou mau, temos que isolar por dentro!!
    Já numa vivenda, não acho nada pacifico, que a inercia seja má!


    Porque é que considera pacífico isolar por dentro um apartamento e não acha pacífico isolar por dentro uma vivenda?

    Cumprimentos.
  12.  # 17

    Bem, começando pelo fim, a resposta é facil: que lindo ficava um predio com um alguns andar com etics e outros não, uns com 4cm outros com 6 .. ficava lindo. Claro que se for um proprietaria a decidir isolar o seu apartamento teria de ser por dentro. Se forem todos , ai fica igual a uma vnvenda. (pelo menos desde que o predio não seja muito alto).

    Quanto ao gimno desportivo o problema é o excesso de circulação de ar. Se entra muito ar carregado de humidade , ele condença em contacto com superficies frias. Tambem com o isolamento interior isso aconteceria no momento. pois as paredes tambem estarão frias se ninguem as aquecer. Inercia ou não até o pladur arrefece.

    Duvido que em casas mantidas quentes esse fenomeno de condensação exista! convem tambem controlar a humidade do ar. Isso de abrir as jenelas para renover o ar, tambem tem que se lhe diga. Deve ser feito , mas com os devidos cuidados. 1º vai ficar com a casa a 5º, como estiveram nos ultimos dias em lisboa!!, segundo o ar com 98% de humidade não faz nada bem a muitas coisas que temos em casa: devemos controlar a humidade: nem mais , nem menos. Há dias que é melhor não abrir janelas!!











    Colocado por: rui moreira

    Caro system32, entrei em casas em que o aquecimento central está ligado 24/24 horas e constatei o que referi no post anterior. As pessoas que lá vivem podem pagar esse conforto. E quem não pode? Amanha-se com condensações e todas as consequências da inércia no interior do edifício.

    Em relação ao gimnodesportivo, pode confirmar que eu escrevi a titulo de curiosidade, tendo em conta que os prejuízos para a empresa proprietária foram consideráveis. Não é um exemplo de bom isolamento? Não. E que percentagem de edifícios são exemplo de bom isolamento em Portugal?



    Porque é que considera pacífico isolar por dentro um apartamento e não acha pacífico isolar por dentro uma vivenda?

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  13.  # 18

    Caro system32, concordo perfeitamente com o isolamento pelo interior num apartamento. E em relação à vivenda? Não explicou porque não concorda com o mesmo tipo de isolamento.

    Cumprimentos.
  14.  # 19

    o eng.º que fez as especialidades da minha casa disse-me: na classificação do CE a sua casa fica prejudicada devido à fraca inércia mas nesta altura eu digo: quero lá saber da classificação do CE.........
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, jorgferr, branco.valter
      145 (Small).JPG
    • eu
    • 6 dezembro 2010 editado

     # 20

    Eu confirmo a tese do alv. A minha casa (em construção) tem isolamento pelo exterior (8 cm de EPS) e grande inércia. Hoje cometi o erro de abrir as janelas para aquecer e ventilar a casa. Erro brutal !!!

    Vocês não imaginam como ficou a casa... os tectos completamente molhados, com gotas gigantes de água. As paredes a escorrer água. O chão inundado. Aquilo só visto.

    Mas quando lá estiver a viver tudo vai ser diferente, pois com o piso radiante a temperatura interior nunca vai descer dos 20 graus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, raulschone
 
0.0257 seg. NEW