Colocado por: dfserraJá à muito que acompanho o fórum tendo me sido bastante útil.
Decidi agora registar-me para partilhar alguma da minha experiência, nomeadamente com ar condicionados.
Eu tenho na minha casa 3 ar condicionados da Mitsubishi, não tenho grandes experiências com outras marcas pelo que vou falar do que tenho e não uma análise comparativa.
Em primeiro lugar gostava de dizer que a indicação dos decibéis é o som real para uma pessoa, mas medida em determinadas condições, como por exemplo distância. Creio que a mitsubishi mede a 1m não sei se à frente à unidade ou de lado. A distância à parede, tecto, etc pode também influenciar. Isto significa que não sei se todas as marcas medem nas mesmas condições, o que pode levar a diferenças de som perceptível mesmo que indiquem os mesmos decibéis.
Para as unidades de 25va a MB indica como som para as 5 velocidades: 19 – 21 – 29 – 36 – 42.
Não tenho quaisquer conhecimentos técnicos para afirmar que por cada 3 decibéis o som duplica, contudo estou em crer que a realidade não andará muito longe disso.
Para mim quando passo de 21 para 29, ou de 29 para 36 ou de 36 para 42, a sensação é que o som aumenta para mais do dobro em cada situação. Quando passo de 19 para 21 realmente não duplica, contudo nota-se a diferença, embora 21 ainda seja um som aceitável para dormir, prefiro claramente o 19. Com o 19, faz menos barulho que muitos carros que passam na minha rua, e tenho caixelharia dupla.
Claro que o incómodo do som depende muito da situação em que nos encontramos e da sensibilidade de cada um. No escritório, com 2 computadores ligados e a unidade longe das paredes laterais e com tecto falso, quase não ouço a velocidade de 29, e a de 36 não é incomodativa. Na sala com a televisão ligada acontece o mesmo, mas se nada estiver ligado, a velocidade de 36 já me incomoda um pouco.
Contudo no quarto para mim é importante o menor ruído possível, foi um dos principais motivos pelo qual comprei MB.
O Pedro Fernandes tem razão quando diz que a baixas velocidades a capacidade dos ar condicionados é reduzida, daí eu ter em auto na sala e escritório, o que faz com que normalmente funcionem a 29 ou 36.
De qualquer forma no quarto para dormir tenho sempre a 19 e é perfeitamente satisfatório. Tenho no quarto um monosplit ge25va.
Este ar condicionado climatiza 20 m2 sendo que as paredes não possuem isolamento, e na maior parte das noites o resto da casa está sem as outras unidades de ar condicionado ligadas.
Na velocidade mínima, no verão, consegue baixar a temperatura em 4 graus, o que em 95% dos casos é suficiente para colocar a temperatura do quarto a 24 graus, que é a temperatura que eu pretendo para dormir, e nunca passou dos 24,5 graus. No Inverno a velocidade mínima é suficiente para subir pelo menos 3 graus, o que tem sido suficiente para colocar a temperatura a 19 graus que é a temperatura que eu pretendo quando estou a dormir, já que gosto de pijamas quentinhos. De notar que apesar do ar condicionado ser inverter, tanto no Verão e principalmente no Inverno em boa parte dos dias o compressor chega mesmo a desligar-se, visto que a potência mínima é superior ao necessário.
Quando digo que sobe ou desce 4 graus estou-me a referir à temperatura medida num termómetro em cima da mesinha da cabeceira, perto da parede exterior, de lado em relação ao ar condicionado e a 3,5 m do mesmo.
Temperatura medida antes de ligar o ar condicionado e a temperatura de equilíbrio com ele ligado. De notar que antes de me deitar tenho numa velocidade e temperatura superior para que se aproxime da temperatura que pretendo, a velocidade mínima é essencialmente para manter a temperatura de equilíbrio.
Colocado por: Pedro FernandesEntão e partindo do principio que poucas vezes a unidade andará no minimo, passará a maior parte do tempo a ouvir de 21db para a frente...certo?...Eu conheço bem a gama MB e a diferença não é brutal...A gama fvea que eu tenho faz no minimo 21db e, na velocidade minima, eu tenho de pôr a mão á frente para ver se o ventilador está a andar...
O que o mcmarcio disse foi:
A diferença não é brutal...logo a informação foi errada...O panasonic teria sim um problema...Se fosse assim, como dormia ou via um filme de suspense quando o split estivesse a meio gás?...ou seja 29db...Desligava-o?...e o conforto?...Tanto nos MB como nos fvea e fnea, em condições normais, apenas a partir da velocidade media se começa a fazer sentir a presença dos acs...
Abraço, Pedro
De qualquer forma no quarto para dormir tenho sempre a 19 e é perfeitamente satisfatório. Tenho no quarto um monosplit ge25va.
Este ar condicionado climatiza 20 m2 sendo que as paredes não possuem isolamento, e na maior parte das noites o resto da casa está sem as outras unidades de ar condicionado ligadas.
Posso vos dizer, que os meus estão sempre no minimo!! a manter 20-21º
Min1= 19db - Segundo os vossos relatos muito bom...
Min2= 21db - Segundo os srs, cerca do dobro...uma diferença brutal...
Medio=29db - Talvez a velocidade que muitas vezes as unidades funcionam...e pelo que os srs dizem, terão de sair de casa nesta altura...
Max= 36db - Seguindo a vossa opinião, estaria-mos num aeroporto...
Smax=42db - E vai mais um satélite para a orbita...
o que me garante 19 graus durante a noite
As máquinas inverters de 9 btus Podem debitar mais de 2,6 kw, as sansung podem chegar aos 3,45 segundo um catálogo de 2009
Segundo a mesma tabela de combinações da Sansung, no caso de ter a unidade externa de 8kw, a capacidade máxima de aquecimento dela parece que é de 10,9 e não 8, o que é normal nos sistemas inverter.
No meu caso como no quarto é um monosplit, a capacidade mínima de aquecimento é 1300w com um consumo de 260, ou seja, um cop de 5.
Não tenho quaisquer conhecimentos técnicos para afirmar que por cada 3 decibéis o som duplica, contudo estou em crer que a realidade não andará muito longe disso.
Quando passo de 19 para 21 realmente não duplica,
prefiro claramente o 19. Com o 19, faz menos barulho que muitos carros que passam na minha rua
Não sei qual é a perda qe os sansung possuem a 0 graus. Embora ainda não tenha analisado com rigor os dados técnicos, estou em crer que a perda que a MB tem a 0 graus não é grande.
Como disse, no máximo usa 10,9 para 160 m2, ou seja, para 20 m2 equivale a 1,36. Como disse a potência mínima do meu mb do quarto é 1,3, o que não significa que na velocidade mínima não debite um pouco mais se necessário.
Eu nunca disse que consigo aquecer a casa com pouca potência calorífica, o que disse é que consigo manter a temperatura do meu quarto com o meu mb na velocidade mínima.
Não sei onde me contradisse nos decibéis. Dizer que acredito que por cada 3 o som possa duplicar e que de 19 para 21 não duplica é normal. De 19 para 21 são 2 decíbeis, logo, menos de 3.
A velocidade de 21 db não me perturbou a dormir, mas quando acordava notava claramente que o ar condicionado fazia mais barulho do que o habitual.
A temperatura de manhã era a mesma nesta velocidade do que na de 19 db
Contudo não gostei tanto destas últimas intervenções visto que generaliza a sua experiência pessoal, para insinuar que os outros estão a mentir, sem levar em conta que as situações possam ser diferentes da sua. Também não gostei do modo como defendeu a Sansung,
Aliás, se 19 e 21 fazem o mesmo barulho, para o ouvido humano, então faz algum sentido as unidades terem estas duas velocidades, não seria mais lógico ter só uma?Seja Mitsu, samsung, ou outra...a resposta é Markting...pq normalmente, poucas vezes, numa utilização normal, se usam essas velocidades...
Mas como lhe disse na ]ultima mensagem exterior de 0 e interior de 15 ainda não aconteceu desde que tenho o ar condicionado
uma potência de 1300 a 1500 poderia ser suficiente para manter a temp de 19 em 20m2?
em que velocidade possui a unidade do seu Quarto, e a que nível de som corresponde? A que distância se encontra da unidade exterior?
Quanto às performances, a comparação entre qualquer marca deve ter em conta o modelo em concreto. Não se pode dizer que a marca tal tem melhores performances do que a outra.
Pelo pouco que vi, parece-me que a máquina externa que possui, tem uma performance semelhante à mb e daikin e foi bem mais barata! Contudo, quando comprei o meu multisplit de duas internas, analisei as performances das unidades mais potentes da Sansung, MB e Daikin. Neste caso a Sansung era inferior com um COP pouco acima de 3 e as outras duas com COP acima de 4. Acabei por optar pela MB porque para além da potência máxima ser 15% superior das outras (o que para mim era relevante), tinha a vantagem de que quando apenas uma unidade interna estiver ligada o cop/er sobe, podendo na teoria, no consumo mínimo, chegar aos 8 (900 w libertados, 110 w consumidos). Valores apenas do consumo da unidade externa
Mas com os preços que se pratica na NET, a Sansung parece ser a marca com melhor relação qualidade/preço
Quanto à velocidade de 19 db, claro que foi incluída na ultima versão deste modelo muito por causa do marketing. Contudo, acredite ou não, para mim é suficiente e é a que uso para dormir pelo que não é verdade que não se usa.
pelo que eu nunca disse que a MB faz menos barulho que a Sansung.
A única questão que pode ter a ver com a MB, é que das marcas que conheço, a MB é a que debita mais calor na unidade de 9 BTU’s, pelo que também poderá ser a que debita mais na velocidade mínima
teria também de levar em conta a diferença de volume de ar entre a velocidade máxima e mínima e nem assim seria verdadeiramente conclusivo.
Mas o mais importante, seja que marca for, o ar condicionado é um sistema de aquecimento rápido e económico. Pode não ser o mais confortável, mas está a satisfazer plenamente as minhas expectativas.