Colocado por: dfserraJá à muito que acompanho o fórum tendo me sido bastante útil.
Decidi agora registar-me para partilhar alguma da minha experiência, nomeadamente com ar condicionados.
Eu tenho na minha casa 3 ar condicionados da Mitsubishi, não tenho grandes experiências com outras marcas pelo que vou falar do que tenho e não uma análise comparativa.
Em primeiro lugar gostava de dizer que a indicação dos decibéis é o som real para uma pessoa, mas medida em determinadas condições, como por exemplo distância. Creio que a mitsubishi mede a 1m não sei se à frente à unidade ou de lado. A distância à parede, tecto, etc pode também influenciar. Isto significa que não sei se todas as marcas medem nas mesmas condições, o que pode levar a diferenças de som perceptível mesmo que indiquem os mesmos decibéis.
Para as unidades de 25va a MB indica como som para as 5 velocidades: 19 – 21 – 29 – 36 – 42.
Não tenho quaisquer conhecimentos técnicos para afirmar que por cada 3 decibéis o som duplica, contudo estou em crer que a realidade não andará muito longe disso.
Para mim quando passo de 21 para 29, ou de 29 para 36 ou de 36 para 42, a sensação é que o som aumenta para mais do dobro em cada situação. Quando passo de 19 para 21 realmente não duplica, contudo nota-se a diferença, embora 21 ainda seja um som aceitável para dormir, prefiro claramente o 19. Com o 19, faz menos barulho que muitos carros que passam na minha rua, e tenho caixelharia dupla.
Claro que o incómodo do som depende muito da situação em que nos encontramos e da sensibilidade de cada um. No escritório, com 2 computadores ligados e a unidade longe das paredes laterais e com tecto falso, quase não ouço a velocidade de 29, e a de 36 não é incomodativa. Na sala com a televisão ligada acontece o mesmo, mas se nada estiver ligado, a velocidade de 36 já me incomoda um pouco.
Contudo no quarto para mim é importante o menor ruído possível, foi um dos principais motivos pelo qual comprei MB.