Colocado por: goliverQue ferramentas poderão haver para evitar que o meu dinheiro desapareça?
Colocado por: goliverRespondendo ao seu comentário: o empreiteiro ainda não me entregou nenhuma factura até à data. Isso é relevante até que ponto?
Colocado por: ExCiSeGostava de saber o que é que pensa que as Finanças fariam com esta informação.
Colocado por: PicaretaCaro goliver;
A obra tem licença da Câmara Municipal?
Gostava de saber o que é que pensa que as Finanças fariam com esta informação.
As finanças podem nem fazer nada mas, como disse acima, o objectivo é fazer pressão.
Com uma denúncia podem iniciar um processo de investigação que poderá ter os mais diversos resultados.
Ninguém gosta de ter as finanças à perna e, a não ser que ele seja totalmente cumpridor (o que não é comum na construção, especialmente nestes pequenos negócios), basta encontrar um pequeno ponto por onde se possa pegar para o assustar.
Colocado por: goliver
Não se trata de uma construção de raiz mas sim de uma remodelação de um apartamento, por isso não foi pedida qualquer licença na CM.
Colocado por: goliverExcise, não precisei de qualquer licença, dado que não alterei rigorosamente nada da casa que implicasse a dita
Colocado por: ExCiSeCaro FD, conhece alguém que seja funcionário das finanças? Trabalha ou já trabalhou nas finanças?
Colocado por: FD
Não conheço ninguém nas finanças mas, conheço o "medo" que a eventual e remota hipótese de investigação causa em alguns sectores (hotelaria e construção por exemplo) e junto de alguns TOC...
Como disse acima, o objectivo não é conseguir que as finanças façam alguma coisa, o objectivo é assustar e fazer pressão junto do empreiteiro.
Colocado por: P+V ARQ
E a comunicação de início de trabalhos?
Colocado por: goliverHá alguma obrigação de comunicar à CMAlguma não, toda! Veja este exemplo, concretamente o ponto II : "obras isentas de controlo prévio".
Colocado por: goliverConcordo com isso, mas desconhecia, de todo, essa obrigaçãoPois, mas este argumento não serve no caso de haver problemas.
Colocado por: goliverporque a CM não há-de fazer grande coisa na esmagadora maioria dos casos.Não sabe do que fala: após a comunicação de início de trabalhos, os engs. da CM fazem pelo menos UMA vistoria à obra para verificar se o que está a ser "executado" corresponde ao que foi "comunicado"; consoante o relatório de avaliação, poderão fazer mais vistorias com o decorrer da obra.
Colocado por: ExCiSeOs empreiteiros que trabalham no ramo sabem, a questão que se põe é, se lhes interessa dizer ao cliente!Exacto, e o mais engraçado é que se der para o torto, e os fiscais aparecer na obra e constatarem que não houve comunicação prévia de início de trabalhos, quem paga a fava é o dono da obra; e tudo por causa de um papel que é o próprio dono da obra que assina (ou seja não precisa sequer de arq., eng., ATAE, desenhador...), e que não tem custos associados!!!
Colocado por: ExCiSeDepende das câmaras, dos vizinhos, se faz sol ou chove, do cão, do gato.. depende, depende!
Os empreiteiros que trabalham no ramo sabem, a questão que se põe é, se lhes interessa dizer ao cliente!
Colocado por: P+V ARQPois, mas este argumento não serve no caso de haver problemas.
Não sabe do que fala: após a comunicação de início de trabalhos, os engs. da CM fazem pelo menos UMA vistoria à obra para verificar se o que está a ser "executado" corresponde ao que foi "comunicado"; consoante o relatório de avaliação, poderão fazer mais vistorias com o decorrer da obra.
EExacto, e o mais engraçado é que se der para o torto, e os fiscais aparecer na obra e constatarem que não houve comunicação prévia de início de trabalhos, quem paga a fava é o dono da obra; e tudo por causa de um papel que é o próprio dono da obra que assina (ou seja não precisa sequer de arq., eng., ATAE, desenhador...), e que não tem custos associados!!!
Já os que não comunicam, das duas uma: ou é desconhecimento (o meu caso) ou querem fazer as coisas pela calada. Estes últimos é que deviam estar sob olho da CM.caro goliver na maior parte das vezes sao os proprios donos das obras que nao querem comunicar as cameras e sei do que falo, e acredito que mais de 50% das obras que se fazem nao sao comunicadas as cameras que se vao realizar obras, nao me pergunte o porque, mas as propria camera tambem nao se rala muito com isso, nao me lembro de quantas ja executei lojas nunca me apareceu ninguem a bater a porta,