Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: vitocrilpoderá ser preferível o construtor utilizar um método correctamente onde se sinta mais á vontade do que tentar executar um pressuposto melhor, mas que no fim acabará por não ser bem executado.

É por essa razão que não insisto mais!
  2.  # 42

Colocado por: vitocrilServiram para confirmar e ir preparando as zonas de assentamento dos peitos e soleiras.

Faça o peitoril interior estar mais um pouco afastado...pode fazê-lo,e garante mais eficácia térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  3.  # 43

Amigo Jorge Rocha ,

porque diz que "estar mais um pouco afastado...pode fazê-lo", foi um assunto bastante discutido, a posição do corte; o afastamento; etc. mas sem nunca descurar as condicionantes: distancia entre o estore e o caixilho, distancia essa que tem de permitir uma abertura para visita ao estore e respectivo mecanismo/motor; espessura total da parede e tipo de acabamentos e revestimentos previstos; a fixação do próprio caixilho; etc,

O afastamento entre as duas partes do peitoril è de 10mm, prevê-se utilizar UNIFILLO da Wurth para preencher o canal ajudando a colagem mantendo a ruptura térmica http://www.wurth.pt/catalogos/WPT_Construcao/blaetterkatalog/index.html
    e a zona de assentamento, e só por debaixo do caixilho, será impermeabilizada com ISOLASTIC da mesma marca http://www.wurth.pt/catalogos/WPT_Construcao/blaetterkatalog/index.html

Temos medo de deixar a peça inferior muito "pendurada", visto que será sobre ela que assentará o caixilho, porem se as propostas vierem a tempo serão duscutidas por toda a equipa técnica.

Cumps
    vitocril
  4.  # 44

Viva! eu tambem vou colocar granito nas janelas e vou por ombreiras, soleiras, e torça! axam que so devo fazer o corte termico da soleira ou das restantes tambem!? a minha casa é em pedra na qual nao tenho caixa de obra e a minha opçao vai ser colocar estor compacto na qual fica a trabalhar a frente da janela que axam? ou devo por a maio da caixa de estor!? assim penso haver entrada de ar pela caixa! vou deixar uma foto para verem como que por a minha!

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.lareiarte.com/img/big/janelas-e-portas-web/P1010158.jpg&imgrefurl=http://www.lareiarte.com/paginas/janelas.html&usg=__sXUEx1VpURyNW4pSeE6EpTb8w2g=&h=591&w=788&sz=350&hl=pt-pt&start=29&zoom=1&tbnid=mlTiht7WqegO7M:&tbnh=134&tbnw=168&ei=4-hFTYWbCJO04Qaq0Ngh&prev=/images%3Fq%3DP1010158%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DG%26biw%3D1076%26bih%3D450%26tbs%3Disch:10%2C1159&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=472&oei=2OhFTZmZJM7qOZyP3MEB&esq=3&page=4&ndsp=10&ved=1t:429,r:9,s:29&tx=81&ty=85&biw=1076&bih=450

se repararem essa janela tem um estor compacto por traz da pedra de cima é assim que tou a pensar por so nao sei se deva por a janela a meio da caixa do compacto ou por a janela por dentro!

cumprimentos
  5.  # 45

Colocado por: vitocrila fixação do próprio caixilho; etc,

Penso que na quinta foto a contar de cima para baixo;o peitoril interior pode andar mais para dentro cerca de 5 ou 7 mm.assim como até o aro também pode...pois o apoio exterior do aro permite que faça também o aro andar mais 5mm.para dentro(presumo)
    Sobre a fixação não irá ter problemas se usarem uma broca(nova)da hilti(fica à mesma com espaço para poder furar nestas circunstâncias sem esmilhar a pedra.

Colocado por: vitocrilTemos medo de deixar a peça inferior muito "pendurada", visto que será sobre ela que assentará o caixilho, porem se as propostas vierem a tempo serão duscutidas por toda a equipa técnica.

Nunca furem para baixo porque é absolutamente desnecessário.

Rocha
  6.  # 46

Boa noite! e entao malta nimguem me da ai umas dicas!? cmprimentos
  7.  # 47

Olá Anonimo16062021,

Obrigado pelos comentários.
    Quanto ás ombreiras (...,mas no que diz respeito as ombreiras não vejo qualquer corte térmico?...), ele está previsto, de salientar que em principio o estuque do revestimento interior será dobrado para a cantaria.
    de qualquer maneira gostava de continuar a receber sugestões.

Cumps
    vitocril
  8.  # 48

Colocado por: gotchaViva! eu tambem vou colocar granito nas janelas e vou por ombreiras, soleiras, e torça! axam que so devo fazer o corte termico da soleira ou das restantes tambem!? a minha casa é em pedra na qual nao tenho caixa de obra e a minha opçao vai ser colocar estor compacto na qual fica a trabalhar a frente da janela que axam? ou devo por a maio da caixa de estor!? assim penso haver entrada de ar pela caixa! vou deixar uma foto para verem como que por a minha!

http://www.lareiarte.com/img/big/janelas-e-portas-web/P1010158.jpg&imgrefurl=http://www.lareiarte.com/paginas/janelas.html&usg=__sXUEx1VpURyNW4pSeE6EpTb8w2g=&h=591&w=788&sz=350&hl=pt-pt&start=29&zoom=1&tbnid=mlTiht7WqegO7M:&tbnh=134&tbnw=168&ei=4-hFTYWbCJO04Qaq0Ngh&prev=/images%3Fq%3DP1010158%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DG%26biw%3D1076%26bih%3D450%26tbs%3Disch:10%2C1159&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=472&oei=2OhFTZmZJM7qOZyP3MEB&esq=3&page=4&ndsp=10&ved=1t:429,r:9,s:29&tx=81&ty=85&biw=1076&bih=450" >http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.lareiarte.com/img/big/janelas-e-portas-web/P1010158.jpg&imgrefurl=http://www.lareiarte.com/paginas/janelas.html&usg=__sXUEx1VpURyNW4pSeE6EpTb8w2g=&h=591&w=788&sz=350&hl=pt-pt&start=29&zoom=1&tbnid=mlTiht7WqegO7M:&tbnh=134&tbnw=168&ei=4-hFTYWbCJO04Qaq0Ngh&prev=/images%3Fq%3DP1010158%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DG%26biw%3D1076%26bih%3D450%26tbs%3Disch:10%2C1159&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=472&oei=2OhFTZmZJM7qOZyP3MEB&esq=3&page=4&ndsp=10&ved=1t:429,r:9,s:29&tx=81&ty=85&biw=1076&bih=450

se repararem essa janela tem um estor compacto por traz da pedra de cima é assim que tou a pensar por so nao sei se deva por a janela a meio da caixa do compacto ou por a janela por dentro!

cumprimentos

Como está na foto está ok.
    Deixe a caixa compacto atrás da parte superior da verga,ou seja por cima da janela.
  9.  # 49

Como está na foto está ok.
    Deixe a caixa compacto atrás da parte superior da verga,ou seja por cima da janela

Desde ja obrigado pelos comentarios! entao o melhor sera mesmo ficar a janela por baixo do compacto! nao me ira meter ar pelo compacto!? outra desvantagem vai ser deixar-me a janela mais pequena! axam que ficaria mal por a janela logo a traz do compacto? cumprimentos
  10.  # 50

Colocado por: gotchaaxam que ficaria mal por a janela logo a traz do compacto?

Ficaria sim.
  11.  # 51

"Boas.
    Caro vitocril,esta tudo muito bem pensado e bem trabalhado no que diz respeito o corte térmico dos peitoris,dou-lhe os meus parabens,mas no que diz respeito as ombreiras não vejo qualquer corte térmico?"

"Mas o estuque não funciona como corte térmico,e a cantaria como se pode ver nas fotos são inteiriças,sem qualquer corte térmico,ou eu estou a ver mal o filme"

Anonimo16062021,

Agradeço os alertas, acho que me continua a ser muito difícil explicar sem o apoio das imagens, mas a minha obra vai andando sem grande stress o que origina cadencias lentas de fases/imagens.
    Pretende-se, nem que seja com espuma de poliuretano, ligar (garantir continuidade) o poliestireno embutido na caixa de ar das paredes, com o que será aplicado encostado á cantaria.
    De relembrar que o peito/soleira ainda levará mais uma pedra interior (ver primeiras fotos) que só será aplicada depois do revestimento interior o permitir, revestimento esse que nas ombreiras/laterais ao ser dobrado em direcção á pedra, morrerá a cerca de 10mm garantindo, tal como no peito e em toda a periferia,
    o espaço para o UNIFILLO.

Cumps
    vitocril
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      P1020805 (Medium).JPG
      P1020806 (Medium).JPG
      P1020807 (Medium).JPG
      P1020808 (Medium).JPG
      P1020814 (Medium).JPG
      P1020811 (Medium).JPG
      P1020812 (Medium).JPG
      P1020814 (Medium)2.JPG
      P1020819 (Medium).JPG
      P1020820 (Medium).JPG
  12.  # 52

É a primeira vez que vejo fotos de um trabalho tão cuidado nas cantarias. Os meus parabéns!

Uma curiosidade: com o EPS à volta da cantaria, como garante que esta não "mexe". Ou seja, a cantaria está fixa a quê?

Cumps
  13.  # 53

Colocado por: vitocrilEu também gostava de ouvir mais opiniões embora ache que começa a ser tarde para mim.

Use o aro 5402 e não o 5403 porque é um aro mais baixo e tão robusto como o que apresenta na foto.(fica mais elegante o caixilho)
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  14.  # 54

Colocado por: electraoÉ a primeira vez que vejo fotos de um trabalho tão cuidado nas cantarias. Os meus parabéns!

Uma curiosidade: com o EPS à volta da cantaria, como garante que esta não "mexe". Ou seja, a cantaria está fixa a quê?

Cumps

Caro electrao,

Se prestar mais atenção, nas fotos anteriores vê, nos peitoris. o preparo antes do material isolante. As cantarias são efectivamente coladas ao pano exterior da fachada, serão acompanhadas, desde a caixa de ar e até ao interior das divisões, pelo mesmo isolamento que por sua vez e chumbado no pano interior.
    Nos peitos e soleiras, os caixilhos assentarão no resto da pedra que só se monta na devida altura, nas ombreiras serão assentes e fixados directamente ás paredes visto que, os caixilhos, apenas assentam na pedra a face da câmera exterior.

Espero ter-me feito entender.

Cumps
    vitocril
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      promenor caixilho aluminio.jpg
  15.  # 55

Caro Jorge Rocha,
    Agradeço a sugestão.
    Posso garantir que já era minha intenção utilizar os referencias ADR85401 ou ADR85402 para as janelas e a ADR85403 para as portas ambas com o perfil de pingadeira 4145.
    Claro que, até este momento, continua a ser a minha intenção embora possa vir a melhorar caso haja propostas validas durante o tempo útil.

Cumps
    vitocril
  16.  # 56

Colocado por: Jorge Rocha
    Use o aro 5402 e não o 5403 porque é um aro mais baixo e tão robusto como o que apresenta na foto.(fica mais elegante o caixilho)

Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril

alguém podia explicar o que é isso??? :)
  17.  # 57

Colocado por: vitocrilADR85401

Este aro serve mais para vãos com larguras muito estreitas...ou para fixos,cá para mim eu nunca em vez alguma o coloquei ou colocava em janelas ou portas...é baixo demais e mais débil.

Colocado por: vitocrilou ADR85402

Este é o aro mais equilibrado da ecothermic plus.serve perfeitamente para as portas também.

Colocado por: vitocrile a ADR85403

Este só o usaria caso houvesse ressaltos de pedra lateralmente para não irem ao encontro das dobradiças nas janelas,ou nas portas,e também nos casos de basculantes quando os ressaltos em baixo estorvam as dobradiças.

Colocado por: vitocrilambas com o perfil de pingadeira 4145.

Só usaria este perfil em portas caso estas estejam apenas viradas a nascente,ou em zona protegida do vento e da chuva.

Cumps
    Rocha
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 58

Colocado por: sergyioalguém podia explicar o que é isso??? :)

São algumas diversas vertentes de perfis que se podem usar nesta série(Ecothermic plus)
  19.  # 59

Olá a todos,

os meus agradecimentos ao Jorge Rocha pelos conselhos.

Colocado por: vitocril
    ambas com o perfil de pingadeira 4145.
    Só usaria este perfil em portas caso estas estejam apenas viradas a nascente,ou em zona protegida do vento e da chuva.

Realmente o perfil para as portas não seria esse mas sim um 5034. Será que já mo aconselharia?

Cumps
    vitocril
  20.  # 60

Mais algumas imagens do desenvolvimento, nomeadamente os pormenores das ombreiras, vergas e caixas de estores.
      P1020829 (Medium).JPG
      P1020830 (Medium).JPG
      P1020842 (Medium).JPG
      P1020862 (Medium).JPG
      P1020863 (Medium).JPG

0.0329 seg. NEW