Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Mais estas
      P1020869 (Medium).JPG
      P1020870 (Medium).JPG
      P1020871 (Medium).JPG
      P1020873 (Medium).JPG
  2.  # 62

Depois de "atacar" com massa, só até à caixa de ar, e colocar poliestireno desde a cx de ar até 1 cm para além da face interior da cantaria, ligou-se os isolantes da pedra e cx de ar com espuma de poliuretano, garantindo uma continuidade do elemento isolante térmico e inibindo o pano de alvenaria interior de qualquer contacto com os elementos exteriores.
      P1020898 (Medium).JPG
      P1020899 (Medium).JPG
      P1020900 (Medium).JPG
      P1020901 (Medium).JPG
  3.  # 63

Colocado por: Anonimo16062021Caro vitocril,eu não entendo o porque aplicar XPS e espuma de PU por de tras das pedras das ombreiras porque isso não lhe vai valer de nada,se as mesmas não tem qualquer corte térmico

Creio que o Anonimo16062021 não viu as fotos todas...

Parece-me que é tudo para ter corte térmico.
  4.  # 64

realmente assim de repente, pois não acompanhei tudo, parece-me que está a isolar as pedras "por trás" mas elas proprias é que são a ponte térmica, portanto em vez de ter por exemplo uma pedra de soleira devia era ter soleira e contra soleira pelo interior e assim colmatar essa ponte térmica. Estarei a ver bem???
  5.  # 65

Não irão fazer igual aos peitoris?
  6.  # 66

Se reparar nesta

As pedras das ombreiras parecem alinhadas com a pedra do peitoril, o que me levou a crer que seria feito o corte termico da mesma forma...
    Se assim não for de facto não percebo
  7.  # 67

Caro Anonimo16062021,
    O Pedro Azevedo78 tem razão,
    tento explicar isso no post #72
    os peitoris terão 2 pedras mas as ombreiras não, nestas, o espaço da pedra interior será uma extensão do pano e revestimentos interiores, que por sua vez também não terão contacto com a cantaria. Ou seja, as imagens acima com o perfil de alumínio, simulam a sua posição, quer no peito, quer nas ombreiras. de sublinhar que em toda a periferia da cantaria nada a tocará alem do alumínio e materiais isolantes/impermeabilizantes (poliestireno, Unifillo e ISOLASTIC).
  8.  # 68

no fundo está a dizer que a caixilharia ficará á face da parede pelo interior??' é isso??
  9.  # 69

Colocado por: marco1no fundo está a dizer que a caixilharia ficará á face da parede pelo interior??' é isso??

Sim, quase, Sr. marco1,

Quando iniciei o tópico, expliquei que para alem das cantarias com corte térmico, também tínhamos a condicionante das caixas de estore no exterior (entre o estore e o caixilho) o que obriga a recolher para o interior a montagem dos caixilhos. Porem, estes, não ficaram á face interior porque se consegue ainda ter uma "dobra" do estuque e ladrilho com cerca de 2,5 a 3 cm até ao alumínio, mais a espessura necessária para a fixação desse mesmo caixilho ex., do fim da pedra de ombreira para dentro temos: 1cm para corte térmico + cerca de 7 ou 7,5 cm onde 4,5 cm serão para receber a parte interior do caixilho de rotura térmica e o restante fica á vista. Nos peitos, vê-se nas fotos já postadas, a soleira interior que recebe o caixilho num batente e perlonga-se ainda para o interior mais cerca de 5 cm.
  10.  # 70

Mais algumas imagens para descomplicar (ou complicar), consoante o ponto de vista.
    Acreditem que já muitos técnicos (Arquitectos, Engenheiros civis, construtores, etc.) me questionaram se seria mesmo necessário isto tudo.
    Cumps
    vitocril
      P1020941 (Medium).JPG
      P1020939 (Medium).JPG
      P1020942 (Medium).JPG
      P1020943 (Medium).JPG
  11.  # 71

Tentando ser mais claro:
      P1020940 em edição.jpg
  12.  # 72

E ainda mais especifico
      P1020940 em edição2.jpg
  13.  # 73

De salientar que estas imagens são das vergas das portas principais (sem estore) e das ombreiras e peito do elemento de arquitetura ao lado da entrada principal que deixa entrar claridade para o hall de entrada (frestas; passa luz; vitrais;colunas) não sei qual a designação correcta.
    Cumps
      P1020936.JPG
  14.  # 74

está tudo muito bem feito, parabéns!
    mas falta uma coisa.
    onde estão os guarda-corpos do cavalete/andaime?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  15.  # 75

Sr. Vitocril, peço que não coloque mais fotos porque já estou cheio de inveja!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  16.  # 76

Colocado por: Criativoestá tudo muito bem feito, parabéns!
    mas falta uma coisa.
    onde estão os guarda-corpos do cavalete/andaime?

hehe, obrigado Caro Criativo,
    Se reparar bem na foto é bem explicito que, até eu na qualidade de DO; já estou fora da obra e é perfeitamente visível a vedação/rede separadora da via publica, porque a obra já estava "fechada" , não para obras mas sim para descanso do pessoal hehe.

Colocado por: cargadetrabalhosSr. Vitocril, peço que não coloque mais fotos porque já estou cheio de inveja!

Amigo cargadetrabalhos (e outros) obrigado,
    Não tenha inveja porque isto para alem de ser muito desgastante psicologicamente, também o é financeiramente, a esperança é de que na utilização futura, se venha a comprovar de que valeram a pena estes esforços e que se comprovem os devidos retornos nos custos energéticos e conforto habitacional.

Cumps
    vitocril
      P1020936 (Small).JPG
    • MENGN
    • 24 fevereiro 2011

# 77

O facto do corte térmico se situar por baixo do perfil da caixilharia, não poderá ser um foco de infiltração caso exista água sob a caixilharia, por exemplo batida pelo vento.
    • Expat
    • 24 fevereiro 2011

# 78

Eu nao percebo nada disto, mas o comentario do MENGN faz sentido para mim.
  17.  # 79

Olá a todos,

Sem grandes comentários a acrescentar ao que já foi explicado anteriormente, conforme o desenrolar dos trabalhos e a minha disponibilidade, irei continuar a disponibilizar imagens para se comentarem.
    Cumps
    vitocril
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
      P1030224 (Medium).JPG
      P1030225 (Medium).JPG
      P1030226 (Medium).JPG
  18.  # 80

e continuando;
      P1030227 (Medium).JPG
      P1030228 (Medium).JPG
      P1030369 (Medium).JPG

0.0336 seg. NEW