Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ola!
    ja escolhi o recuperador que quero, ou pelo menos, indeciso entre 2!!!
    mas agora estou a ver qual a melhor forma de montar o recuperador na sala.
    tem aqui duas imagens para verem como era a minha ideia de montar.
    http://pt.ruadireita.com/images/product/9493/10fa214f30bb3568db3d83554a735ec8.jpg
    http://images03.olx.pt/ui/1/88/13/14608513_3.jpg
    agora, que materiais devo escolher?
    que pedra devo colocar? eu gosto das pretas, mas ja me disseram que sao muito caras.
    como sou leigo na materia peço a vossa ajuda.
    abraço a todos
      l2.jpg
      l1.jpg
  2.  # 2

Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoPintoReis
  3.  # 3

Ao que vejo antes demais, precisas de contratar alguém para te fazer o trabalho de pladur, para a caixa de ar (hotte) e chaminé...
    depois disso feito, encaixas lá o recuperador e metes as pedras, sei lá...
    mas eu começava por fazer as coisas em pladur.
  4.  # 4

Colocado por: treladocaoAo que vejo antes demais, precisas de contratar alguém para te fazer o trabalho de pladur, para a caixa de ar (hotte) e chaminé...
    depois disso feito, encaixas lá o recuperador e metes as pedras, sei lá...
    mas eu começava por fazer as coisas em pladur.

ola!
    e vai ter uma estrutura em pladur.
    mas estava a pensar em revestir uma mesa de apoio, ao lado, com uma pedra. e a pedra aparecia tambem por baixo do recuperador na parte da frente da estrutura em pladur.
    mas tambem nao vou ser eu a montar. quem vem montar o recuperador é que vai montar tudo!!
  5.  # 5

Eu punha pedra e nada de lã de rocha/vidro (mau para a saude)
  6.  # 6

Colocado por: Paramontee nada de lã de rocha/vidro (mau para a saude)

Para mim, esta questão de colocar (ou não colocar) a lã mineral está a tornar-se um mito urbano!

Fará ou não fará mal???

Não consigo chegar a uma conclusão (minha)!
  7.  # 7

Ok, decidi não criar mais uma discussão sobre isto, o aviso está dado
  8.  # 8

Ao colocar esta questão não estou a querer "picar" ninguém.

O problema é que não consigo chegar a nenhuma conclusão!
  9.  # 9

10.  # 10

Colocado por: Paramontever

Fiquei esclarecido!!! Não quero lã de rocha!

Uma dúvida, porque trocou de um recuperador para salamandra???

Outra questão que aproveito o tópico para colocar é: E lã de rocha entre a laje e o pladur? Qual é a Vossa opinião?

Antecipadamente grato!
  11.  # 11

Troquei de recuperadoe para salamandra e não podia estar mais satisfeito.

A salamandra aquece muitíssimo mais a sala, de tal modo que c\ 2 troncos de lenha temos q abrir a porta da sala pq o calor é excessivo. Qdo tinhamos o recuperador vai lá vai...

Eu contesto muito o conceito por detrás dos recuperadores: fechar numa hotte uma coisa q é suposto dar calor para fora parece-me contraditório do ponto de vista técnico. Acho que o conceito já teve o seu tempo e é puramente estético. Agora já existem soluções melhores, mesmo c\ recuperador.

Dois conselhos: Não vá na patranha dos instaladores que dizem que a lã de rocha está protegida por folha de alumínio, pois a minha (qdo tirei o recuperador) tinha o alumínio queimado e encaracolado.

Se optar por recuperador compre de tamanho idêntico ao tamanho normal dos recuperadores.

Se alguém quiser trocar um bom recuperador Chizelles por uma salamandra diga...( o meu está na garagem)
  12.  # 12

13.  # 13

E que Salamandra comprou? valores e em q loja, pode-se saber?

Antecipadamente grato!
  14.  # 14

Optei pela salamandra da invicta (marca francesa) nada têm a ver c\ o Porto são enormes: A sedan15 julgo ser das maiores do mercado, a minha é a antaya (escolha da esposa, como sempre preferem a estética), são 15 Kw, e junte ainda o calor do tubo dos fumos que está à vista e é aproveitado.
      poele_a_bois_antaya.jpg
  15.  # 15

ola!
    isso é a marca que tem a venda no leroy merlin.
    ja agora, a salamandra é ventilada ou nao?
    cumprimentos
    joao reis
  16.  # 16

Nunca encontrei uma salamandra ventilada, mas talvez existam, não sei.

Julgo que não precisam de ser ventiladas, dado que estão ao "ar livre" e não dentro de uma hotte. Posso garantir-lhe que o calor circula e bem
  17.  # 17

Tenho um irmão que tem uma salamandra ventilada em casa.
  18.  # 18

uma pergunta: se a la de rocha é aplicada por fora do recuperador de calor para fazer uma maior acumulaçao dentro do mesmo e nao haver perdas de calor para a estrutura que envolve o recuperador, porque é que dizem que se libertam essas tais particulas da la de rocha? e como é que elas saiem para fora se o espaço é selado?
    abraço
    joao
  19.  # 19

O espaço não é selado, pq senão haveria acumulação perigosa de calor.

Vai ter grelha de entrada(s) de ar em baixo na hotte para entrar o ar frio (ou então no próprio recuperador, ventilado ou não), e saída de ar quente numa grelha em cima, o ar quente sobe). Duma maneira ou doutra há muita circulação de ar à volta do recuperador e na lã de rocha. Devo recordar que a lã de rocha já não é (ou está em vias) de ser proibida no Canadá e França.
  20.  # 20

Colocado por: treladocaoTenho um irmão que tem uma salamandra ventilada em casa.

Poderá saber a marca ?

0.0194 seg. NEW