Colocado por: SkinkxEsse é o vidro base que eles metem em orçamento, a MC Murta tem um procedimento similar, se não estou em erro. É o que acontece em todas as caixilharias de alumínio, para ganharem obras muitas vezes até metem é vidros 4/-/4 e siga para bingo.
A Maciça, a pedido (tal como a MC Murta), fornece qualquer tipo de vidro, obviamente.
Colocado por: SkinkxPor acaso o perfil da Maciça não é muito adequado para albergar vidros de elevadas espessuras, pois acho que só recebe vidros até cerca de 32 ou 34 mm de espessura total. E pelo que tenho visto, este é um problema comum a quase todos os fabricantes de caixilhos em madeira, a pouca amplitude em termos de espessura máxima dos vidros.
Quanto à opção por vidro baixo emissivo, totalmente de acordo, é meter uma capa planitherm num desses 2 vidros e fica muito mais bem servido, seja que caixilharia for.
Colocado por: SkinkxNota pessoal: "casa em cima do mar" cheira-me a casa orientada a Poente, com especial usufruto na época alta. Eu pensava seriamente, mesmo que leve estores ou portadas exteriores, em meter vidro de controlo solar nesse quadrante Poente. Acho que o preço entre baixo emissivo e controlo solar deve ser desprezável, mas não posso confirmar isto.
Colocado por: fmratoO bloco voltado a nascente tem vãos maiores e acaba por estar menos exposto ao sol no Inverno (está numa zona mais sombria) pelo que vai necessariamente haver climatização neste modulo, devo optar por controlo solar (panitherm na face interior do vidro exterior) e baixo emissivo nos demais, é isso / concordam?
Colocado por: fmratoCom as tempestades de inverno / sueste, todas as fachadas / janelas voltadas a nascente são fustigadas pela chuva / agua do mar / salitre, por outro lado o sol é "agressivo" no verão => o revestimento exterior a "Esmalte Branco Becker Acroma" será suficiente? De quanto em quanto tempo é que será necessário manter / repintar? Com tanto salitre não é recomendável um revestimento exterior a alumínio, certo?!
Colocado por: pdscom tecnologia de controlo solar
Colocado por: two-roksendo o alumínio um material resistente e que não oxida
Colocado por: mhpinto
Corrijam-me se estiver enganado, mas isto só é importante se o sol incidirdiretamentenos vidros no verão, certo?
Colocado por: SkinkxNão, mesmo com palas e com estores há sempre radiação difusa ou momentos em que os estores estão abertos... em edifícios com elevada proporção de vidro, para mim é imperativo o recurso a vidro de controlo solar. Mesmo quando tenham protecções solares exteriores ou palas...
Colocado por: Bricoleiro
Casa dos meus pais, 40 anos alumínio = como novo, nunca teve manutenção.
Minha casa, pvc Shuco = 10 anos garantia do instalador.
Ok, mas colocando vidro de controlo solar, no inverno desaproveita-se parte do calor que se poderia obter por via solar, certo?
Pesando as duas coisas, creio que prefiro suportar essa radiação difusa no verão (terei palas) a ter de gastar em aquecimento para compensar aquilo que perco no inverno.
Se estiver a pensar mal, agradeço esclarecimento.
Colocado por: SkinkxOs desgraçados dos nórdicos, que passam meses sem ver a luz do sol, usam e abusam de vidros de baixa emissividade, perdendo com isso cerca de 1/3 da radiação que incide sobre o vidro.
Colocado por: SkinkxParece-me que você toma muitas decisões baseadas em algo que já pré-determinou antes de sequer discutir o tema.
Colocado por: Skinkxmas se você estiver pouco receptivo para as absorver, de que valem essas explicações?
As minhas desculpas se me expliquei mal, mas a minha oposição, e isto para o meu caso em particular, era à opção de controlo solar, não a opção de baixa emissividade, ou estou a confundir conceitos? Se bem percebi a coisa, baixa emissividade faz sempre sentido na medida que o calor que entra a menos é compensado pelo que é retido a mais.
Verdade. As minhas decisões são baseadas na premissa de resistir ao máximo a tudo o que seja "novidade", "moderno", "toda a gente agora faz assim", "por pouco mais fica muito mais bem servido" etc, ou seja, recusar por princípio todos os "grãozinhos" que, somados no final, fazem com que no final gaste mais 20, 30, 50% ou mais do que aquilo que inicialmente se estipulou que se iria gastar para fazer a casa.
Apenas cedo quando vejo uma clara mais-valia financeira, seja no imediato seja a médio ou longo prazo, ou então que é um investimento com elevado retorno em termos de conforto ou comodidade, sempre e quando seja em aspetos que eu valorize, claro está.
O que refiro atrás não significa que não estou recetivo, longe disso. Significa apenas que os argumentos usados terão de ser inquestionáveis, ou perto disso.
Argumentos como "em edifícios com elevada proporção de vidro, para mim é imperativo o recurso a vidro de controlo solar" pouco ou nada me dizem, pois há inúmeras questões que ficam por responder, como por exemplo:
1 - Imperativo porquê?
2 - Quais os ganhos energéticos do vidro de controlo solar, em valores que alguém pouco informado consiga perceber?
3 - Existe grande diferença nesses ganhos em relação a vidros sem essa opção? De quanto?
4 - A existir uma diferença significativa, até que ponto justifica o investimento? Ou seja, quanto se gasta a mais por optar por controlo solar vendo aquilo que terá de se gastar para atingir o mesmo grau de conforto por outros meios? Por exemplo, vale a pena o investimento, por pequeno que seja (e vocês já sabem que eu meço tudo em potenciais mariscadas) quando, se calhar, para eliminar o calor que entrou a mais em casa no Verão me basta arejá-la por mais 5 ou 10 mins, ou melhor ainda, me basta fazer uso do forte potencial de arejamento que o arquiteto teve em atenção quando definiu a colocação das janelas?
5 - Não será esse mais um investimento que apenas fará verdadeira diferença naqueles muito poucos dias por ano (e isto quando os houver) em que, na zona onde vou construir, o calor é de facto tanto que mesmo arejando a casa não se consegue obter uma temperatura confortável?
Só obtendo resposta a estas questões (e outras me poderão surgir) é que considerarei estar o suficientemente informado para optar por essa solução.
Colocado por: fmratoo revestimento exterior a "Esmalte Branco Becker Acroma" será suficiente? => referia-me ao revestimento exterior dos vãos / do perfil de madeira das janelas.
Colocado por: pdsTenho estado a assistir a esta discussão com muito interesse e já descobri muita coisa que não fazia ideia que existia. Já percebi que vidros baixo emissivos e com tecnologia de controlo solar é algo muito importante para manter o conforto térmico de uma casa. Existe uma grande diferença de preços entre vidros com e sem estas tecnologias?
Por exemplo, para uma janela/porta de correr com as dimensões de 2m x 2.1m (dois paineis de 1m x 2.1m), qual seria a diferença de preço expectável entre usar vidros com e sem estas tecnologias?
Colocado por: mhpintoCorrijam-me se estiver enganado, mas isto só é importante se o sol incidirdiretamentenos vidros no verão, certo?
Colocado por: euNa realidade, o alumínio oxida. E é precisamente o óxido de alumínio que se forma à superfície que o protege da corrosão...
Colocado por: SkinkxNão, mesmo com palas e com estores há sempre radiação difusa ou momentos em que os estores estão abertos... em edifícios com elevada proporção de vidro, para mim é imperativo o recurso a vidro de controlo solar. Mesmo quando tenham protecções solares exteriores ou palas...
Colocado por: mhpintoOk, mas colocando vidro de controlo solar, no inverno desaproveita-se parte do calor que se poderia obter por via solar, certo?
Pesando as duas coisas, creio que prefiro suportar essa radiação difusa no verão (terei palas) a ter de gastar em aquecimento para compensar aquilo que perco no inverno.
Se estiver a pensar mal, agradeço esclarecimento.
Colocado por: two-rok
Não trabalho com caixilharias de madeira, muito menos pintadas.
Depende sempre bastante das películas escolhidas e do que é necessário para cada vão devido à orientação e exposição solar, mas num vão desses conte sempre com uns 70€ (podendo ser bem mais até, mas na maioria dos casos, para essa medida, entre 70€ a 110€).
Certo.
Estamos a falar de caixilharias, caro eu. Alguma vez viu uma caixilharia de alumínio em bruto? Eu já vi muita coisa mal feita, mas isso nunca vi. ;)
Isto depende muito do uso que cada um dê à habitação. Se colocar vidros de controle solar em todos os vãos o certificado energético pode sair prejudicado na nota atribuída, pois eles têm em conta os ganhos energéticos extra no inverno.
Está a pensar bem, especialmente tendo palas.
Aí, o que lhe posso aconselhar é colocar vidros temperados (além de baixo emissivos) para prevenir quebras por choque térmico, que podem ocorrer nos vidros quando estão parcialmente à sombra e parcialmente ao sol. Sendo temperados serão muito mais resistentes nestas situações.
Colocado por: fmratoCarissimos,
Volto ao forum para mais um esclarecimento:
[O CONTEXTO]
Para resumir:
1) casa no Algarve, 2 módulos em V com alguns vãos: o (A) mais envidraçado voltado a norte, o outro (B) voltado a sudoeste - fazendo sombra / actuando como pala sobre o (A) à tarde;
2) utilização sazonal - principalmente no verão, mas com ocupação significativa no outono e primavera, pontual no inverno.
3) estimativas de custo em arrefecer maiores do que em aquecer (i.e. objectivo => optimizar para ser fresco, não descurando manter ameno no inverno);
4) fornecedor e projectista propõem: SGG Securit Planilux 6 + 14 + Planilux 4 (em Vãos de Madeira)
5) colegas no forum sugerem: SGG Securit Planitherm XN 6mm + 16 (se tecnicamente possivel) + Planilux 4mm
[A MINHA QUESTÃO]
Ao questionar o projectista sobre a alternativa sugerida pelo forum, obtive:
1) "(...) o vidro proposto já contempla alguma componente de 'protecção solar' (...)" => confirma-se?
2) "(...) essas películas dão sempre uma certa 'tonalidade' / 'cor' ao vidro e por isso estão fora de questão do ponto de vista da arquitectura (...)" => confirmam a cor?
3) "(...) vamos ter que usar cortinas (...)" => não me convinha nada, mas já li aqui no forum acerca deste hábito: vão 'desprotegido' + blackout
O que me sugerem?
Sendo que, do ponto de vista económico / analise de longo prazo, o foco é em manter fresco devo privilegiar a "baixa emissividade" e desconsiderar qualquer "controlo solar" é isso?
Obrigado de antemão.
Colocado por: fmratoCarissimos,
Volto ao forum para mais um esclarecimento:
[O CONTEXTO]
Para resumir:
1) casa no Algarve, 2 módulos em V com alguns vãos: o (A) mais envidraçado voltado a norte, o outro (B) voltado a sudoeste - fazendo sombra / actuando como pala sobre o (A) à tarde;
2) utilização sazonal - principalmente no verão, mas com ocupação significativa no outono e primavera, pontual no inverno.
3) estimativas de custo em arrefecer maiores do que em aquecer (i.e. objectivo => optimizar para ser fresco, não descurando manter ameno no inverno);
4) fornecedor e projectista propõem: SGG Securit Planilux 6 + 14 + Planilux 4 (em Vãos de Madeira)
5) colegas no forum sugerem: SGG Securit Planitherm XN 6mm + 16 (se tecnicamente possivel) + Planilux 4mm
[A MINHA QUESTÃO]
Ao questionar o projectista sobre a alternativa sugerida pelo forum, obtive:
1) "(...) o vidro proposto já contempla alguma componente de 'protecção solar' (...)" => confirma-se?
2) "(...) essas películas dão sempre uma certa 'tonalidade' / 'cor' ao vidro e por isso estão fora de questão do ponto de vista da arquitectura (...)" => confirmam a cor?
3) "(...) vamos ter que usar cortinas (...)" => não me convinha nada, mas já li aqui no forum acerca deste hábito: vão 'desprotegido' + blackout
O que me sugerem?
Sendo que, do ponto de vista económico / analise de longo prazo, o foco é em manter fresco devo privilegiar a "baixa emissividade" e desconsiderar qualquer "controlo solar" é isso?
Obrigado de antemão.