Antes de colocar a dúvida, deixo as seguintes ressalvas: 1. Desconheço quase totalmente as problemáticas de Ar Condicionado; 2. Não costumo colocar "posts" em foruns, pois normalmente as dúvidas já estão respondidas.
O que me trás aqui é ter 3 opções bastantes distintas em termos de dimensionamento e como tal, com orçamentos bastante diferentes.
Moro num apartamento (último andar) muito antigo (finais da década de 60) T3 com 69m2. Levou obras ligeiras: * Janelas com alumínios sem corte térmico com vidros duplos; * Estores em alumínio com isolamento * chão em soalho flutuante
Apesar de ser um T3, só pretendo climatizar dois quartos (11 e 10m2) e a sala (junta com a cozinha, com acesso à porta de entrada e a um corredor pequeno - cerca de 35m2).
As opções que me colocaram são as seguintes: 1. 1 multisplit exterior de 3 vias (que interliga a 3 unidades interiores) Samsung Neo Forte (Total com IVA a 21% com istalação - 2018.442): - Exterior: MH060FXEA3B..........................1052.7 - Interior: MH020FNEA (duas unidades).........202.554 MH035FNEA (uma unidade)..........260.634
2. 3 unidade exteriores e 3 interiores Mitsubishi (Valor sem IVA com instalação 2.163,00 - com iva: 2617,23): - MSH-GE25VB (duas unidades)..................521,00 - MSH-GE35VB (uma unidade)....................626,00
Ainda me foi fornecida outra opção mais cara e com níveis de potência superior.
A segunda opção peca por ter que ter as unidades exteriores junto aos equipamentos interiores e por consequencia perderia o estendal, o que não é do meu agrado. A primeira opção foi-me dada por um amigo que trabalha numa empresa internacional de projectos de Ar Condicionado no departamento de assistência e dimensionamento.
Em termos de fiabilidade, têm-me chegado opiniões de que a Mistsubishi é referência. Mas em termos de valores são mais 600€!!!
Em termos de ruído não consigo uma comparação muito certa, visto os níveis de ruído serem medidos de forma diferente. Para os samsung tenho o ruido da unidade exterior e em separado os das unidades interiores, enquanto que para os mitsubishi apenas a combinação das duas (interior + exterior).
Relativamente ao coeficiente energético (COP e EER) o Samsung ganha (quanto maior, melhor... certo?) COP Samsung - 4,5 COP Mistusbishi - 3,66 e 3,63
EER Samsung - 3,69 EER Mistsubishi - 3,23 e 3,21
Posto isto tudo, e apesar do dimensionamento dos samsung estar "à pele" que me aconcelhou garantiu-me que era o bastante para as áreas do meu apartamento e disse que tipicamente os instaladores têm a "mania" de sobredimensionar um pouco para garantir que o cliente fica satisfeito...
Com ambas as soluções tem o seu problema resolvido e depois vai andar com problemas de excesso de calor:)
Eu tenho uma solução Samsung, pelo que não sou isento :) Tenho para um aproveitamento de sotão de 90m2 com mau isolamento, uma MH060 e três unidades interiores (duas MH026 e um MH035) e funcionam na perfeição. Possivelmente poderá em vez das duas MH020, colocar duas MH026 para ajudar e a diferença no preço é irrisória.
Se quiser mais informação sobre este assunto, poderá ver aqui