Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Será que me podem ajudar com esta questão?

    Estou a pensar vender uma moradia de que sou proprietária, na zona de Sesimbra (Zambujal), e por mais que compare preços com outras na zona, nos vários (muitos!) sites de imobiliárias que tenho consultado, continuo indecisa quanto ao valor de venda que hei-de pedir.

    É a área do terreno e da casa o factor que mais pesa para a definição desse valor? E os outros factores, como a idade, se precisa ou não de obras, etc?

    Que características se valorizam mais em relação a outras (ex:vidros duplos)? Quais os factores mais determinantes (ex: isolada / geminada)?

    Pela apreciação de outras moradias com características idênticas, já tenho um intervalo de valores para me regular, mas ainda não me consegui decidir.

    Muito obrigada se me puderem dar alguma indicação.
  2.  # 2

    Boa Tarde Teresa_Amaral.

    Os 10 factores mais relevantes para a criação do valor de mercado de um imóvel, são os seguintes:
    (Sempre que comparados com outros imóveis similares, vendidos, preferêncialmente.)
    a)Localização
    b)Estado de Conservação
    c)Qualidade dos Acabamentos
    d)àreas
    e)Acessibilidades
    f)Idade
    g)Qualidade e quantidade da oferta
    h)Nivel de equipamento
    i)Orientação Solar
    j)Qualidade das Vistas

    Nota: De referir que os factores mais importantes serão sempre os 5 primeiros referidos anteriormente.
  3.  # 3

    Muito obrigada, Olipoli, pela resposta.

    Vamos ver...


    a)Localização: a 5 min de Sesimbra, 10 da praia do Meco

    b)Estado de Conservação: Muito bom

    c)Qualidade dos Acabamentos: Muito bons

    d)àreas: Boas (130m2 (2 quartos) + sotão c/ placa para aproveitar); 640m2 de terreno

    e)Acessibilidades: a 50m da estrada nacional

    f)Idade: 10 anos

    g)Qualidade e quantidade da oferta: ?

    h)Nivel de equipamento: Bom

    i)Orientação Solar: sudeste/nordeste

    j)Qualidade das vistas: razoáveis



    Faltará talvez a resposta a g) para poder começar a traduzir estes factores num valor de venda aproximado. :))
  4.  # 4

    boa noite

    se quer uma avaliação, efectuada com rigor, só tem de contratar um perito avaliador ai da zona para lhe fazer a mesma...

    se está doente vai ao medico, se quer uma mesa vai ao carpinteiro, se quer carne vai ao talho.. logo se quer uma avaliação vai a um perito avaliador.. pois acredite ou não é a unica forma de conseguir um valor ajustado ao mercado, e não através de palpites dados aqui no fórum, bitaites de mediadores imobiliários ou opiniões de familiares...

    cumps
  5.  # 5

    Colocado por: costa3333boa noite

    se quer uma avaliação, efectuada com rigor, só tem de contratar um perito avaliador ai da zona para lhe fazer a mesma...

    se está doente vai ao medico, se quer uma mesa vai ao carpinteiro, se quer carne vai ao talho.. logo se quer uma avaliação vai a um perito avaliador.. pois acredite ou não é a unica forma de conseguir um valor ajustado ao mercado, e não através de palpites dados aqui no fórum, bitaites de mediadores imobiliários ou opiniões de familiares...

    cumps


    Claro que tem que pagar, mas o carpinteiro e o homem do talho também cobram.
  6.  # 6

    Obrigada pelas v/ respostas. Tomá-las-ei em consideração.
  7.  # 7

    Cara Teresa_Amaral

    Lamento se não fui suficientemente claro no meu ultimo post, mas a informação que lhe prestei, serve apenas para a esclarecer sobre quais as principais variáveis que serão observadas pelo avaliador (seja perito ou um agente imobiliário) na formação do valor de mercado do seu imóvel.

    Uma avaliação, para ser fidedigna, terá que ser feita sempre por alguém experiente e conhecedor do mercado local.

    A visita do avaliador ao imóvel é imprescindivel.
  8.  # 8

    viva
    eu seguiria um formato de somas parcelares ...

    1) Terreno

    Sesimbra, Terreno 500 a 1000 m2, valores médios pedidos pelos Vendedores:
    137,711.97 eur 204.74 eur/m2 (pesquisa www.homegence.com sobre 1061 imoveis)

    Média a pedir por comparação do valor do terreno: 640 x 204.74 = 131,039.58 eur

    2) Moradia ...
    3) Garagem ...
    4) Arrumos ...
    5) Barracões ...
    etc

    Boa sorte
    www.homegence.com
    A division of www.sidegence.com
  9.  # 9

    Colocado por: Teresa_AmaralBoa noite a todos,

    Será que me podem ajudar com esta questão?

    Estou a pensar vender uma moradia de que sou proprietária, na zona de Sesimbra (Zambujal), e por mais que compare preços com outras na zona, nos vários (muitos!) sites de imobiliárias que tenho consultado, continuo indecisa quanto ao valor de venda que hei-de pedir.

    É a área do terreno e da casa o factor que mais pesa para a definição desse valor? E os outros factores, como a idade, se precisa ou não de obras, etc?

    Que características se valorizam mais em relação a outras (ex:vidros duplos)? Quais os factores mais determinantes (ex: isolada / geminada)?

    Pela apreciação de outras moradias com características idênticas, já tenho um intervalo de valores para me regular, mas ainda não me consegui decidir.

    Muito obrigada se me puderem dar alguma indicação.


    Eu parece-me que já tem uma ideia de preço, mas provavelmente estava a pensar que era mais. Se tem um intervalo de preços por onde se regular, pode começar a tentar vendê-la pelo valor mais elevado desse intervalo e se não o conseguir, pode ir decrescendo o valor gradualmente.
  10.  # 10

    Cuidado com estas avaliações de "caldeirão", nomeadamente quando reportam apenas a valores de oferta, podem ser perigosamente enganadoras.

    Vou dar um exemplo prático de uma avaliação de "caldeirão", com valores actuais de oferta (estes terrenos estão realmente em venda).

    Numa pesquisa mais criteriosa, que é o procedimento normal de quem procura activamente um imovel para comprar, encontrei facilmente num raio de 5km(dentro da mesma freguesia) os seguintes terrenos:

    Rua do Pocinho, Maça: Lote com 616m2: 50.000€
    Charneca da Cotovia: Lote com 402m2: 62.500€
    Casais de Sampaio: Lote com 585m2: 70.000€
    Aiana: Lote com 5000m2:70.000€
    Aldeia do Meco: Lote com 561m2: 79.000€

    Ora fazendo o somatório das áreas e divindo-o pelo somatório do valor, dará um valor médio por m2 de: 46,2€\m2
    Agora se retirar o terreno com 5000m2 da equação, o valor será de: 120,8€\m2, o triplo.

    Agora imagine o erro subjacente a um caldeirão com mais de um milhar de imoveis (por exemplo, no portal da apemip (casayes) encontrará várias centenas com preços que variam entre os 16.000€ e os 9.000.000€.

    o que interessa para ter uma avaliação correcta, não é o número de comparáveis, mas sim a qualidade destes.

    E que essa avaliação seja feita por alguém com experiência,
  11.  # 11

    Sim, claro, deduzi que o seu comentário fosse nesse sentido.

    Já marquei para este fim de semana um avaliação e vamos ver como corre. Obrigada.

    Colocado por: olipoliCara Teresa_Amaral

    Lamento se não fui suficientemente claro no meu ultimo post, mas a informação que lhe prestei, serve apenas para a esclarecer sobre quais as principais variáveis que serão observadas pelo avaliador (seja perito ou um agente imobiliário) na formação do valor de mercado do seu imóvel.

    Uma avaliação, para ser fidedigna, terá que ser feita sempre por alguém experiente e conhecedor do mercado local.

    A visita do avaliador ao imóvel é imprescindivel.
  12.  # 12

    Muito obrigada pelo comentário.

    Certamente estará mais dentro dos valores do que eu, mas pelo que tenho visto não me parece que os valores de venda de moradias sejam feitas em termos de parcelas. Se fossem porventura as moradias estariam mais valorizadas do que na realidade estão. Acho eu. Pelo menos nesta zona de Sesimbra.

    Colocado por: machado2010viva
    eu seguiria um formato de somas parcelares ...

    1) Terreno

    Sesimbra, Terreno 500 a 1000 m2, valores médios pedidos pelos Vendedores:
    137,711.97 eur 204.74 eur/m2 (pesquisawww.homegence.comsobre 1061 imoveis)

    Média a pedir por comparação do valor do terreno: 640 x 204.74 =131,039.58eur

    2) Moradia ...
    3) Garagem ...
    4) Arrumos ...
    5) Barracões ...
    etc

    Boa sorte
    www.homegence.com
    A division ofwww.sidegence.com
  13.  # 13

    Por acaso até estava a pensar que era menos... :) Ainda bem que iniciei esta discussão.

    Colocado por: Gonçalo

    Eu parece-me que já tem uma ideia de preço, mas provavelmente estava a pensar que era mais. Se tem um intervalo de preços por onde se regular, pode começar a tentar vendê-la pelo valor mais elevado desse intervalo e se não o conseguir, pode ir decrescendo o valor gradualmente.
  14.  # 14

    Ora foi exactamente este o meu ponto de partida.

    Há cerca de dois ou três meses que tenho seguido de perto as várias casas colocadas na net para venda, e os valores são muito díspares. Daí que iniciei esta discussão para ver se encontrava (será que existe?) um método para limitar ao máximo o factor de subjectividade, e achar um valor de venda enquadrado na realidade, e que me permitisse vender bem a minha casa.

    Estou a ver que o factor subjectividade irá sempre existir. Mesmo um avaliador com experiência, terá de ter uma espécie de feeling para dizer um preço e não outro.



    Muito obrigado a todos.

    Colocado por: olipoliCuidado com estas avaliações de "caldeirão", nomeadamente quando reportam apenas a valores de oferta, podem ser perigosamente enganadoras.

    Vou dar um exemplo prático de uma avaliação de "caldeirão", com valores actuais de oferta (estes terrenos estão realmente em venda).

    Numa pesquisa mais criteriosa, que é o procedimento normal de quem procura activamente um imovel para comprar, encontrei facilmente num raio de 5km(dentro da mesma freguesia) os seguintes terrenos:

    Rua do Pocinho, Maça: Lote com 616m2: 50.000€
    Charneca da Cotovia: Lote com 402m2: 62.500€
    Casais de Sampaio: Lote com 585m2: 70.000€
    Aiana: Lote com 5000m2:70.000€
    Aldeia do Meco: Lote com 561m2: 79.000€

    Ora fazendo o somatório das áreas e divindo-o pelo somatório do valor, dará um valor médio por m2 de: 46,2€\m2
    Agora se retirar o terreno com 5000m2 da equação, o valor será de: 120,8€\m2, o triplo.

    Agora imagine o erro subjacente a um caldeirão com mais de um milhar de imoveis (por exemplo, no portal da apemip (casayes) encontrará várias centenas com preços que variam entre os 16.000€ e os 9.000.000€.

    o que interessa para ter uma avaliação correcta, não é o número de comparáveis, mas sim a qualidade destes.

    E que essa avaliação seja feita por alguém com experiência,
  15.  # 15

    Colocado por: olipoliCuidado com estas avaliações de "caldeirão", nomeadamente quando reportam apenas a valores de oferta, podem ser perigosamente enganadoras.

    Vou dar um exemplo prático de uma avaliação de "caldeirão", com valores actuais de oferta (estes terrenos estão realmente em venda).

    Numa pesquisa mais criteriosa, que é o procedimento normal de quem procura activamente um imovel para comprar, encontrei facilmente num raio de 5km(dentro da mesma freguesia) os seguintes terrenos:

    Rua do Pocinho, Maça: Lote com 616m2: 50.000€
    Charneca da Cotovia: Lote com 402m2: 62.500€
    Casais de Sampaio: Lote com 585m2: 70.000€
    Aiana: Lote com 5000m2:70.000€
    Aldeia do Meco: Lote com 561m2: 79.000€

    Ora fazendo o somatório das áreas e divindo-o pelo somatório do valor, dará um valor médio por m2 de: 46,2€\m2
    Agora se retirar o terreno com 5000m2 da equação, o valor será de: 120,8€\m2, o triplo.

    Agora imagine o erro subjacente a um caldeirão com mais de um milhar de imoveis (por exemplo, no portal da apemip (casayes) encontrará várias centenas com preços que variam entre os 16.000€ e os 9.000.000€.

    o que interessa para ter uma avaliação correcta, não é o número de comparáveis, mas sim a qualidade destes.

    E que essa avaliação seja feita por alguém com experiência,


    está tudo dito.... não podemos fazer avaliações por médias... logo sites como os referidos atrás.. servem apenas para baralhar...

    avaliação sem ir ao local e por um profissional não tem valor rigorosamente nenhum....

    cumps
  16.  # 16

    Mesmo a avaliação de um avaliador pode não ter valor nenhum. Uma casa vale aquilo que alguém está disposto a dar por ela, e isso ninguém sabe, ou como dizia o outro, prognósticos só no fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  17.  # 17

    Tornando um pouco os valores mais ajustados ou 'finos' se preferirem

    1) 'Terreno' significando: Lote, Terreno Misto, Terreno Urbano, Lote para Construção
    Sesimbra, Terreno 600 a 700 m2, valores médios pedidos pelos Vendedores:
    101,029.02 eur 160.79 eur/m2 (pesquisa www.homegence.com sobre 27 imóveis)

    Média: 640 x 160.79 = 102,905.60 eur

    A homegenização de dados (o referido 'caldeirão') serve para projectar uma importância, não um valor final.
    Ou seja tendo as parcelas completas, pode atribuir graus de importancia por parcela

    exemplo: o valor de 640m2 de terreno pode ser 100% num lote para construção (porque é todo valor) e apenas X % do Preço Total num terreno que já tem moradia e ocupa Y % do terreno.

    A meu ver a composição desta técnica parcelar com a comparação do bem (Moradia) principal com outros bens em mercado, de caracteristicas similares,
    é um bom indicador para um particular, iniciar o seu processo de avaliação do que realmente tem.

    Mas nada como um avaliador profissional certificado pela CMVM que terá os valores pelos quais bens idênticos foram vendidos, nos últimos 2 anos,
    para substanciar um Preço Final Justo.

    Boa sorte,
    www.homegence.com
    A division of www.sidegence.com
  18.  # 18

    é vdd Picareta e no fim do dia, médias e demais valem o q valem ...

    mas eu não acredito que alguem ofereca 1000,00 eur pela moradia com 640m2 e o dono vá aceitar ...
    o dono (mais ou menos) sabe que na sua zona valerá X ou Y, agora o que procuramos (todos) é o valor justo, sem pressões de compra nem venda (sem ninguem estar à rasca)

    Tudo de bom,
    www.homegence.com
  19.  # 19

    Colocado por: machado2010

    Mas nada como um avaliador profissional certificado pela CMVM queteráos valores pelos quais bens idênticos foram vendidos, nos últimos 2 anos,
    para substanciar um Preço Final Justo.


    Não me parece que seja assim. Quem tem os valores pelos quais bens idênticos foram vendidos, são as imobiliárias da zona, o facto de ser certificado pela CMVM não garante que tenha conhecimento da zona, e o conhecimento do mercado imobiliário da zona é o mais importante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  20.  # 20

    Colocado por: PicaretaNão me parece que seja assim. Quem tem os valores pelos quais bens idênticos foram vendidos, são as imobiliárias da zona, o facto de ser certificado pela CMVM não garante que tenha conhecimento da zona, e o conhecimento do mercado imobiliário da zona é o mais importante.


    A avaliação deve ser efectuado por um perito avaliador... já nem digo estar ou nao na CMVM... porque ai a unica diferença é que o que esta na CMVM paga um seguro elevado e uma anuidade muito cara...

    Quanto a ser uma pessoa da zona tem toda a razão... a avaliaçao só é mais ajustada à realidade quando e efectuada por alguém da zona...

    mas discordo que deve ser feita por o agente imobiliário.. por uma simples razão de não ser independente.... pois pode ter interesse no negocio...

    quanto ao valor de uma avaliação... e como alguém disse e muito bem... e o valor que alguém esta disposto a dar por algo... pelo que existe sempre um factor subjectivo pelo meio...

    Agora é diferente a pessoa que vai atribuir o valor ser independente... ou não o ser...

    cumps
 
0.0269 seg. NEW