Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Herdei dos meus pais uma habitação, com 2 pisos (Rés-do-chão e primeiro andar). O primeiro andar, possui dois quartos, uma sala, casa de banho e cozinha. O rés-do-chão está completamente amplo, mas há o problema do pé-direito, que só tem 2.20m de altura.

No primeiro andar irei procurar fazer o mínimo de alterações possíveis, uma vez que o valor que pretendo gastar, não é muito e pretendo investir mais no rés-do-chão.

1º Andar
    - Como os quartos possuem no chão um taco algo desgastado, e as restantes divisões têm tijoleira, pensei em cobrir tudo com pavimento flutuante laminado AC4 com 8mm de espessura.
    - Alargar a casa de banho que apenas tem cerca de 3,5 m2 para cerca de 5 m2 uma vez que é a principal da casa;
    - Neste momento o acesso ao primeiro andar faz-se por umas escadas exteriores, pretendo dessa forma fazer umas escadas interiores, suportadas por uma viga de aço e degraus em madeira.
    - A cozinha do primeiro andar iria deixar de existir, sendo esse o local em que pensei, para as escadas saírem.

Rés-do-Chão
    - Como o pé-direito é muito baixo, apenas 2.20m, pensei em rebaixar o chão cerca de 40 cms. Já fiz uma fundação e penso ser possível, efectuar esse rebaixamento.
    - Como vêem no desenho, pretendo construir uma cozinha, wc de serviço, lavandaria, sala de estar e sala de jantar. A minha ideia era colocar tijoleira na zona da cozinha, lavandaria e wc, mas para a zona das salas colocava pavimento flutuante laminado.
    - Estava a pensar fazer as divisórias em pladur, revestindo as paredes principais no mesmo material, de forma a isolar uma vez que não tem caixa de ar.
    - Será necessária instalação eléctrica completa, saneamento, canalização de águas.
    - As escadas, pensei em colocá-las a sair da sala de estar, encostadas ao muro.
    - As janelas já são em pvc, com vidro duplo e estores em alumínio.

Dúvidas:
    - Qual será o valor do orçamento, necessário para estas obras?
    - A opção pelo pladur nas divisórias, será a melhor?
    - Qual o melhor sistema para impermeabilizar o chão?
    - A disposição das várias divisões estará a mais correcta?

Sei que o artigo é extenso, mas penso que desta forma, me poderão ajudar mais, tendo uma ideia mais precisa da obra.

Envio em anexo uns "pseudo-projectos" que fiz no floorplanner, para ficarem com uma ideia do que pretendo.

Cumprimentos e agradeço a atenção
      Rés do chão.jpg
  2.  # 2

Primeiro Andar
      Primeiro andar.jpg
  3.  # 3

Vejo que já tem algumas ideias para a elaboração do projecto para a remodelação, de qualquer forma à primeira vista vejo alguns problemas na organização que apresenta, por exemplo:

- No piso 1, o quarto e o escritório não me parecem ter a melhor configuração, bem como a instalação sanitária;
    - No piso de R/C parece-me haver ali algum problema com a escada, ou então pode ser da representação. Relativamente à entrada, não me parece ser a melhor opção entrar directamente para a zona de estar;

Relativamente à sua pergunta dos 40.000€, tudo vai depender dos acabamentos, e do estado actual da habitação.

De qualquer das formas não conheço o terreno nem a envolvente próxima, isso pode condicionar muito o projecto.
    Se estiver interessado teremos todo o gosto em o ajudar na elaboração do seu projecto, pode contactar-nos através do nosso website

P.S. atenção às alterações de fachada, essas carecem de licenciamento na câmara.

Cumprimentos
    Márcio Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: falmeida1981
    • ARIG
    • 6 janeiro 2011

# 4

Bom dia.
    Ideia do seu projecto eu acho muito interessante. Sempre e melhor confirmar todos os pro-minores no local de obra. Por minha experiência durante as obras sempre aparece ideias novas e cada-vez com perspectivas melhores. Gostava de saber localização e dispor de orçamentar a obra.
    Podemos conversar mais detalhado sobre todos os pormenores: [email protected]
    Cumprimentos
  4.  # 5

- Será o orçamento de 40000€ suficiente para estas obras?
    um conselho que tambem ja dei aqui no forum " nunca dê valores, pergunte sempre quanto acham que podera ficar esta intervenção? ao dar valores esta a dar entender quanto tem para gastar e isso para os "gulosos" e bom
    - A opção pelo pladur nas divisórias, será a melhor?
    e uma opção que quando cumpre todas as regras e muito bom, menos lixo e menos trabalho
    mas penso que desta forma, me poderão ajudar mais, tendo uma ideia mais precisa da obra.
    eu próprio depois de 27anos ligado a construção " fui daqueles que poderia ser arquitecto mas o dinheiro era escasso" chego a conclusão que seja qual for o projecto devera obrigatoriamente contratar um arquitecto, pois eles são fundamentais para ambas as partes envolvidas
  5.  # 6

Agradeço a todos quantos gentilmente comentaram esta discussão que lancei, e sei que além de mim, muitos outros poderão estar na mesma situação, podendo dessa forma aproveitar as sugestões para si.

Caro m.carvalho, como verificou as ideias que tenho para elaboração do projecto para a remodelação, ainda são muito precoces, apenas constituem algumas linhas orientadoras, contudo e para evitar que o orçamento dispare, no que concerne ao piso 1 a questão do quarto e escritório, são um pouco condicionadas pela disposição actual. O quarto já tem essa localização, a questão do escritório seria uma forma de aproveitar o espaço que irá restar da actual cozinha, aquando da remoção de parte dela para as escadas. Quanto à instalação sanitária, queria evitar alterar a canalização desse andar,e neste momento é assim que está instalada, e como sabe, o valor para colocar uma canalização nova é elevado, depois o problema de ligação ao saneamento público.

No que diz respeito ao R/C, a representação da escada não está mesmo a mais correcta, mas isso irei deixar para o técnico da obra, uma vez que como sugere, uma obra desta dimensão já carece licenciamento na câmara e como tal terei de recorrer a um arquitecto.
    Relativamente à entrada, já pensei vezes sem conta na melhor forma, cheguei a ponderar fazer um hall de entrada no lugar da lavandaria, mas a minha noiva acha muito útil uma divisão assim e eu concordo. Pensei em criar uma espécie de hall de entrada na entrada para a sala de estar recorrendo a um biombo, ou até a um vaso com canas de bambu, só para evitara entrada directa, como bem alerta deve ser evitada;

Irei apontar o seu contacto, mas eu sou da zona de Guimarães não sei se será distante do seu atelier.

Sr. pdavidmarques, atendendo ao seu conselho retirei o valor que mencionei, até porque fruto da sua experiência, sabe como alguns construtores são mesmo gulosos, os orçamentos fazem os profissionais da área, nós clientes concordamos ou discordamos, o mercado é mesmo assim.
    Nunca deixe de sonhar, com 27 anos na área, uns anos de estudos, e teria o que de melhor existe num arquitecto, considero eu claro, teoria associada à prática.

Sr. Arig, sem dúvida que só in loco podemos ficar com uma ideia mais precisa dos pormenores, e das melhores opções para a obra, e mais uma vez concordo que a experiência, vivências passadas de situações semelhantes, são fundamentais. A obra está localizada em Guimarães.

Caro Paulo Raminhos, ainda estou indeciso acerca da ideia de optar por uma firma pequena, ou pedir orçamentos por especialidade.

Dúvidas:
    -Será melhor ideia, pedir orçamentos globais, a construtores, que incluem todas as especialidades, ou pedir individualmente?
    -Uma obra com estas características, é muito complicada de acompanhar?
    -No que concerne ao chão, como vai ser totalmente removido, que sugestões me dão, em termos do material a utilizar? Queria evitar problema de humidade, assim como de barulhos, típicos dos pavimentos flutuantes mal instalados.
    -Qual o pavimento flutuante mais apropriado para um piso com estas características?
    -Mesmo sem acesso a todos os dados, e com as devidas reservas, quanto poderá ficar uma obra assim?
    - Esta casa foi avaliada em 60000€, valerá a pena uma remodelação tão profunda?
    - Nas paredes, e dado que já existem alguns problemas de humidade numa das paredes, o pladur com isolamento de lá de vidro será a melhor solução ou sugerem outra?

Mais uma vez agradeço a todos a sugestões e irei apontar os contactos pois são sempre importantes.
  6.  # 7

-Será melhor ideia, pedir orçamentos globais, a construtores, que incluem todas as especialidades, ou pedir individualmente?
    e sempre melhor um empreiteiro a executar tudo, caso de haver problemas quando são muitos descartam-se sempre uns com os outros
    -Uma obra com estas características, é muito complicada de acompanhar?
    uma obra e sempre difícil acompanhar...
    -No que concerne ao chão, como vai ser totalmente removido, que sugestões me dão, em termos do material a utilizar? Queria evitar problema de humidade, assim como de barulhos, típicos dos pavimentos flutuantes mal instalados.
    e uma questão de aconselhar-se com o arquitecto responsável, pois cada empreiteiro tem a sua ideia formada ( uns falam mal de uma coisa e vice versa)
    -Mesmo sem acesso a todos os dados, e com as devidas reservas, quanto poderá ficar uma obra assim?
    entre os 30000 e os 35000
    - Nas paredes, e dado que já existem alguns problemas de humidade numa das paredes, o pladur com isolamento de lá de vidro será a melhor solução ou sugerem outra?
    note o pladur e sempre uma boa opção como tudo o resto se for seguido todas as regras básicas, e depois terá de avaliar que tipo de humidade tem, para se chegar a conclusão se e melhor o isolamento pelo exterior ou interior "ou ambas"
  7.  # 8

ja agora de que zona de Guimarães ?
  8.  # 9

as paredes da casa são de pedra? ou a estrutura é de betão?
    se forem de pedra, alias mesmo de alvenaria, cuidado ao rebaixar o r/c, terá de ver onde e como assentam as paredes neste momento, e arranjar uma solução caso seja necessário dar consistência às paredes.
  9.  # 10

- A casa localiza-se na zona de S.João de Ponte, perto de Caldas das Taipas.

- As paredes são de betão, além disso já fiz 4 buracos no chão da casa, e verifiquei que assentam numa cinta de betão, localizada a uma profundidade de 50 cms, contornando todo o perímetro da casa.
  10.  # 11

muito boa zona .passei a minha infancia em donim
  11.  # 12

Colocado por: falmeida1981- As paredes são de betão, além disso já fiz 4 buracos no chão da casa, e verifiquei que assentam numa cinta de betão, localizada a uma profundidade de 50 cms, contornando todo o perímetro da casa.

atenção à profundidade, não descalce completamente essa cinta, não convém
    esses 50cms são onde começa a cinta? ou onde acaba?
    deixe alguma terra a tapar a cinta, terra acima da base da cinta, e compacte muito bem a terra, assim como deve isolar o chão e rematar o isolamento nessa cinta/ou acima, era o que eu fazia, mas posso estar enganado.
    um engenheiro sabe melhor.
  12.  # 13

Donim, conheço bem caro Paulo Raminhos. Famoso pelo seu S.Bento, grandes festividades são celebradas lá no Verão. Boa terra sem dúvida.

Já me haviam chamado à atenção da questão do descalçar da cinta! Esses 50 cms são onde começa a cinta! Essa parte do isolamento também me preocupa, já ouvi falar numas telas betuminosas, será isso o ideal? Com o pavimento flutuante, seria um problema dos diabos caso a humidade chegasse lá.

Agradeço mais uma vez os comentários.
  13.  # 14

Colocado por: falmeida1981Já me haviam chamado à atenção da questão do descalçar da cinta! Esses 50 cms são onde começa a cinta! Essa parte do isolamento também me preocupa, já ouvi falar numas telas betuminosas, será isso o ideal? Com o pavimento flutuante, seria um problema dos diabos caso a humidade chegasse lá.

se é onde começa não terá problemas visto precisar de no máximo 40cms, não acho que precise mais.
    Isolamento: se não atingir a cinta, basta isolar o terreno, compacte bem a terra coloque brita e coloque uma membrana drenante de polietileno de alta densidade-tela pitonante, e essa membrana que dobre nas paredes.
  14.  # 15

falmeida1981, o que mencionei relativamente ao projecto que apresenta foram pontos que numa análise rápida e sem o conhecimento das condicionantes da obra, me pareceram necessitar de uma revisão. Em relação à sua obra se localizar em Guimarães, não vejo qualquer inconveniente nisso, até porque já realizamos obras em locais bem mais distantes.

Relativamente ao rebaixo do R/C penso que uns 30cm será suficientes, assim sobrescrevo o que disse o Fernando relativamente à impermeabilização

Cumprimentos
    Márcio Carvalho
  15.  # 16

Qual o valor que consideram necessário, para fazer um projecto destas dimensões? Se fosse possível gostaria que me pormenorizassem, o valor a pagar pela documentação da câmara e outras entidades em que seja necessário e o valor médio que cobram para o trabalho de arquitectura ( incluindo fiscalização da obra).

Quais os passos que devo dar e os valores implicados, desde a fase de desenho do projecto, câmara, orçamentação e obra propriamente dita até à sua conclusão?
  16.  # 17

Colocado por: falmeida1981Qual o valor que consideram necessário, para fazer um projecto destas dimensões?

para isso é preciso saber mais dados concretos como área total e suas intenções em síntese.

Colocado por: falmeida1981e fosse possível gostaria que me pormenorizassem, o valor a pagar pela documentação da câmara e outras entidades em que seja necessário e o valor médio que cobram para o trabalho de arquitectura ( incluindo fiscalização da obra).

isso depende, não se pode dar um valor concreto, terá de pedir orçamentos de projectos a arquitectos ou gabinetes e saber que taxas são aplicadas na câmara, cada câmara tem suas taxas.

Colocado por: falmeida1981Quais os passos que devo dar

contrate um arquitecto é o primeiro passo, se já está decidido em construir/remodelar é esse o primeiro passo.
  17.  # 18

Como disse o Fernando, para ser atribuído um valor para o projecto será necessário mais alguma informação, mesmo depois dessa informação certamente irá receber valores diferentes e outros "bem diferentes", e aqui voltamos a um tema já muito discutido aqui no fórum, que é o "valor certo" ou " valor justo" para um projecto, nessa altura antes de por de parte qualquer proposta de prestação de serviço compare o que cada uma inclui, para não ter surpresas no final.

Relativamente ao valor a pagar nas entidades/câmara, como disse o Fernando, isso depende da câmara, e mesmo assim dentro da mesma câmara já me aconteceu projectos muito idênticos terem taxas bem diferentes! (a Gaiurb tem destas coisas...)

Colocado por: fernando gabriel arq
    contrate um arquitecto é o primeiro passo, se já está decidido em construir/remodelar é esse o primeiro passo.

Cumprimentos
    Márcio Carvalho
  18.  # 19

Sem dúvida que uma obra desta dimensão exige a colaboração de um arquitecto, contudo essas questões que coloquei foram apenas no sentido de ter uma noção dos preços que são praticados actualmente. Tinha a percepção de que poderia haver uma espécie de tabela ainda que não oficial, acerca dos preços praticados pela maioria dos arquitectos. Claro que depende muito da Câmara e infelizmente pelo que me dizem em Guimarães as coisas não são fáceis em termos de taxas.

Para uma obra como a que descrevo no início desta discussão, já me falaram em 5000€. Consideram este valor aceitável? Acho algo elevado, dado não é necessário projecto de raiz em termos de licenciamento, projecto de ferro ou algo assim.

Cumprimentos a todos e agradeço os comentários sempre bem vindos
  19.  # 20

Ola Sr. Almeida
    Se necessitar do orçamento da parte de Carpintaria,(Portas, Roupeiros, Flutuante, rodapé, móveis de W.C, escadas, revestimentos de paredes interiores e exteriores), de uma empresa em grande crescimento na zona de Famalicão, não excite em contactar...ou até podiamos marcar uma ida a obra..

[email protected]

Cumprimentos

0.0238 seg. NEW