Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Boa tarde,

Estive a ler atentamente o seu "post" e de facto, para as alterações que pretende será sempre necessário submeter-se um projecto de arquitectura à Câmara Municipal. Quanto a custos de projecto, geralmente os de raiz costumam ser mais elevados. Neste caso, trata-se de apenas desenhar o existente, a partir de um levantamento topográfico que terá mesmo que mandar fazer e depois desenvolver-se os desenhos do que pretende, com a sobreposição dos amarelos e vermelhos (diferença entre o antigo e o novo). Uma vez que já sabe bem aquilo que quer, deixo-lhe aqui o meu contacto para o caso de estar interessada.

Com os melhores cumprimentos,

Sofia Lago | Arquitecta
    telf: 96 444 76 11
    e-mail: [email protected]
    site: www.sofialago.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: geny
  2.  # 62

Boa tarde Abelhamaia,

Fico com uma duvida na questão que coloca, diz que na Câmara Municipal existem elementos dessa construção, nomeadamente em relação à sua dimensão e que acabou por ser construída com uma dimensão mais reduzida, existe algum projecto no arquivo, ou apenas uma comunicação de trabalhos de construção para a referida moradia?
    Relativamente à ampliação que pretende, e apesar da construção em que pretende intervir ser de longa data, logo anterior à entrada em vigor do Plano Director Municipal (PDM) do concelho onde se encontra construída, é fundamental ver se tal alteração cumpre com os índices definidos em PDM ou no regulamento municipal, importa referir que com esta alteração toda a área de construção (existente + proposta) passa a ser contabilizada ao abrigo dos referidos índices. A restante informação já foi aqui mencionada pelos colegas.
    Na questão que coloca do valor do projecto, cada caso é um caso e deve ser encarado como tal, para definir um valor do seu custo, os elementos que apresenta são insuficientes.

Qualquer esclarecimento adicional disponha.

Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
    Visite-nos em www.flash-arquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: geny
    • geny
    • 5 outubro 2011

# 63

Colocado por: abelhamaiaOlá sou nova no forum e aproveito para tirar aqui algumas dúvidas.
    comprei uma casita com um terreno maravilhoso de cerca de 700m2.a casa existente é de antes de 1950 e portanto segundo sei está isenta de licença de habitação.tenho documentos da camara que comprovam a data em questão.
    agora queria renovar a casa e pedi uns orçamentos para esse efeito que ainda estou a analisar.
    a questão é que na altura em que a casa foi feita ficou na camara com umas determinadas dimensões mas depois o que realmente foi construido foi mais pequeno.a "base" da casa tem uma dimensão mas depois ela é mais pequena.ora eu queria aumentá-la um pouco.para além disto a casa não tem os telhados todos ao mesmo nivel e eu queria era fazer uma cobertura toda igual para a casa toda,pois o telhado que lá existe está miserável e já que tenho que mudar fazia tudo por igual.um dos empreiteiros que me deu orçamento disse-me que se eu aumentasse apenas dois metros à casa não precisaria de projecto,bastaria uma comunicação à camara mas eu não estou muito convencida e tenho medo de começar a obra e depois dar bronca com algum fiscal.é mesmo assim?posso aumentar dois metros e renovar o telhado nos moldes que mencionei sem licença de obras e projecto e tudo isso?

Estou numa situação meio como essa e sem duvida que precisa de arquitecto não só para ajudar com o o projecto e as licenças mas também para ajudar com a parte da obra.eu como vi logo que não percebia nada da matéria ando a contactar com um gabinete de arquitectura que trabalha na zona e vou deixar que me tratem de tudo.
  3.  # 64

abelhamaia,

Quanto a valores de projecto cada caso é um caso. Depende da "complexidade do problema" (área de construção, viabilidade do que pretende, etc).
    Caso pretenda saber valores, necessitaria de mais informação sobre o que pretende. Caso seja de seu interesse, faça-me chegar um e-mail. Terei todo o gosto em ajudar.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 65

Colocado por: abelhamaiaem que é que isso me pode ajudar a diminuir custos na construção?ouço falar que com um bom projecto se podem diminuir custos mas eu sinceramente não vejo a ligação entre uma coisa e outra.

primeiro tem mesmo de licenciar o que pretende fazer, aumentar área em perímetro sobre a existente leva a licenciamento
    um bom projecto tem tudo a ver com custos... em todas as variáveis, espaços, soluções, materiais...
    ao escolher cada um destes factores está a escolher um custo.
  5.  # 66

Colocado por: flash_arquitectosico com uma duvida na questão que coloca, diz que na Câmara Municipal existem elementos dessa construção, nomeadamente em relação à sua dimensão e que acabou por ser construída com uma dimensão mais reduzida, existe algum projecto no arquivo, ou apenas uma comunicação de trabalhos de construção para a referida moradia?

Ainda estou a tentar perceber,para lhe poder responder!
  6.  # 67

Boas,
    design solution,alguém conhece esta empresa?
    Referências,seviços prestados,etc?
  7.  # 68

Boa noite abelhamaia,

Ainda está tentar perceber o quê, a minha questão? É fácil, você diz isto "a questão é que na altura em que a casa foi feita ficou na câmara com umas determinadas dimensões mas depois o que realmente foi construído foi mais pequeno", a minha questão é saber em que factos você se baseia para dizer isto?! Para saber isso ou tem de haver um projecto no arquivo da câmara municipal (não acredito muito), ou uma comunicação de trabalhos de construção para a referida moradia, onde esteja referida a sua dimensão/área (era usual nesta data este método, a marcação das construções era feita com o fiscal da câmara).
    Como vê a questão é simples, a resposta é que pode ser mais complicada...

Cumprimentos,
    Visite-nos em www.flash_arquitectos.com
  8.  # 69

Colocado por: flash_arquitectosBoa noite abelhamaia,

Ainda está tentar perceber o quê, a minha questão? É fácil, você diz isto "a questão é que na altura em que a casa foi feita ficou na câmara com umas determinadas dimensões mas depois o que realmente foi construído foi mais pequeno", a minha questão é saber em que factos você se baseia para dizer isto?! Para saber isso ou tem de haver um projecto no arquivo da câmara municipal (não acredito muito), ou uma comunicação de trabalhos de construção para a referida moradia, onde esteja referida a sua dimensão/área (era usual nesta data este método, a marcação das construções era feita com o fiscal da câmara).
    Como vê a questão é simples, a resposta é que pode ser mais complicada...

Cumprimentos,
    Visite-nos em www.flash_arquitectos.com

LOL,a questão eu percebi.O que ainda estou a tentar certificar-me é do que efectivamente está na camara,porque sobre esse assunto falei com o proprietário actual e ele não estava própriamente muito certo,portanto terei que ir à camara e certificar-me eu própria.Era isso que eu queria dizer com "ainda estou a tentar perceber..."
  9.  # 70

Bom dia abelhamaia,

Não a quis ofender com o meu comentário. Numa construção desses anos, dependendo do município onde se insere a construção (alguns arquivos são para esquecer...) vai ter de batalhar um bocadinho! :) Mas a julgar pelo que é usual nessa época só deve haver mesmo a comunicação que lhe referi anteriormente!

Cumprimentos,
  10.  # 71

Boa noite,

desde já desculpem estar a intrometer-me nesta discussão, mas é que sou nova por aqui e não sabia bem onde colocar a minha duvida.

Foi deixada em herança aos meus pais um terreno e uma casa antiga. Deixo em anexo a planta do rés-chão - esta tem também primeiro piso composto por duas divisões (a A e a B do desenho).

A minha duvida essencialmente é os custos.

Sobre a casa posso dizer:
    A casa não tem qualquer tipo de ligações eléctricas, agua, gás ou saneamento.
    A fachada é toda de pedra, que gostava de conservar, e uma das divisões é também, com 60cm de espessura na parede.
    O primeiro andar não tem chão (ou seja desde o rés de chão vê-se o tecto do primeiro andar) pois foi tirado pelos antigos donos, restam só as traves.
    O chão entre a Porta 1 e a 2 tem uma inclinação, o que faz com o interior da casa esteja 'afundado' em 1 metro relativamente à rua.
    Ao abrir as duas portas na divisória inclinada, vemos as traves que suportavam o chão do andar de cima a meio do nosso corpo.
    A divisória A tem que se nivelar o chão (também de pedra) pois tem um degrau a meio.

Eu gostava de saber, qual é o custo de deitar as paredes de pedra, no interior da casa, abaixo. E de nivelar o chão da entrada.
    E, como as de tijolo estão muito maltratadas e não tem qualquer tipo de isolamento, tem que vir abaixo. E isso dá me a desculpa de poder alargar a casa para o terreno.

Gosto do local da casa, e parece-me uma boa oportunidade. Mas tenho receio que os valores de deitar abaixo sejam elevados e deixe de compensar re-fazer esta casa. Tenho algumas ideias mas envolvem desfazer a casa quase toda, e aproveitar apenas a fachada exterior. Mas não sei até que ponto compensa =(

Espero ter-me explicado minimamente bem,
    Obrigado pela vossa ajuda,
    Cuprimentos
      Forum.jpg
  11.  # 72

Colocado por: kisabelFoi deixada em herança aos meus pais um terreno e uma casa antiga. Deixo em anexo a planta do rés-chão - esta tem também primeiro piso composto por duas divisões (a A e a B do desenho).
    (...)Eu gostava de saber, qual é o custo de deitar as paredes de pedra, no interior da casa, abaixo. E de nivelar o chão da entrada.
    E, como as de tijolo estão muito maltratadas e não tem qualquer tipo de isolamento, tem que vir abaixo. E isso dá me a desculpa de poder alargar a casa para o terreno.
    Gosto do local da casa, e parece-me uma boa oportunidade. Mas tenho receio que os valores de deitar abaixo sejam elevados e deixe de compensar re-fazer esta casa. Tenho algumas ideias mas envolvem desfazer a casa quase toda, e aproveitar apenas a fachada exterior. Mas não sei até que ponto compensa

O custo será praticamente o mesmo de fazer tudo de raiz.
    Com a vantagem de, por se tratar de uma «remodelação» de uma habitação, a taxa do IVA sobre a mão-de-obra será de 6% em vez dos 23%.
    Quanto a ampliar a casa, a coisa fia mais fino (projectos, autorização da Câmara, etc.).

Essa casa deve ter umas centenas de anos, não? Há fotografias?
  12.  # 73

kisabel,

Percebemos no que quer dizer em preservar as paredes em pedra. Mas estas tem de estar em bom estado de conservação, senão pode trazer problemas tanto a nivel termico como a nivel estrutural. Efectivamente a intenção é boa,(deixar uma referenecia para contar a historia e marcar a identidade da casa). Mas poderá ser um risco. Ou não!
    Quanto à ampliação, nesta fase será a melhor altura para proceder a um planeamento do que pretende para o espaço. Certamente será mais vantajoso. Ao nivel dos custos, dependendo do que quer gastar, sugiro que fale com um arquitecto , apresentando o problema e quanto pretende gastar. Se for executável com os valores que pretende, o arquitecto certamente arranjará a melhor forma de obter o melhor resultado com o menor custo.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  13.  # 74

Boa noite outra vês,

obrigada pelas respostas, eu vou ver se falo com um arquitecto mas primeiro estava a tentar saber mais as possibilidades antes de poder ter ideias mais especificas.

Luis K. W. eu gostava de saber se o facto de ter de demolir paredes de pedra não fará o preço disparar em relação a fazer de raiz. Porque não faço ideia de quanto custa deitar algo abaixo.
    Ah, não tenho fotos mas posso tentar ter.

Cumpts.
  14.  # 75

kisabel,

onde se situa a casa?

algum esclarecimento disponha.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  15.  # 76

Em Gondomar.
  16.  # 77

e qual a área do terreno ?