Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pdavidmarques33.450/1.23
    27.195 para os trabalhos que mencionou é pouco dinheiro e muita obra, já agora peço desculpa os materiais (ladrilhos loucas) ta incluido?
    a taxa reduzida na mão de obra só se aplica quando o volume de mão de obra é superior a 80% do valor global, pelo que me dá a entender não é o caso da sua obra, logo é taxado a 23%

Não, Pedro!
    Se o trabalho for 20.000 de mão de obra e 13.450 de materiais, os 20.000 serão taxados a 6% e os 13.450 serão taxados a 23%.

Geny,
    Acho que não há problema em revelar o «texto» da proposta de orçamento que lhe enviaram.

Aqui entre nós, É ABSURDO aceitar um orçamento em que não quantificam quanto custa CADA parcela ou, pelo menos, cada "capítulo" (pinturas, tectos falsos, estuque, assentamento de azulejos e mosaicos, electricidade, canalizações, caixilharias, carpintarias, ...).
    E deviam esclarecer MARCAS e REFERÊNCIAS dos materiais que propõem aplicar.

Por último, aposto que faltam: Alvará, seguro de acidentes de trabalho, seguro de responsabilidade civil, técnico responsável, e... projecto aprovado e licença da Câmara.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
  2.  # 2

Colocado por: Luis K. W.Não, Pedro!
    Se o trabalho for 20.000 de mão de obra e 13.450 de materiais, os 20.000 serão taxados a 6% e os 13.450 serão taxados a 23%.

Olhe que não. O Pedro tem razão....80% de mão de obra.
    • geny
    • 26 setembro 2011

# 3

Colocado por: Luis K. W.Não, Pedro!

Geny,
    Acho que não há problema em revelar o «texto» da proposta de orçamento que lhe enviaram.

Aqui entre nós, É ABSURDO aceitar um orçamento em que não quantificam quanto custa CADA parcela ou, pelo menos, cada "capítulo" (pinturas, tectos falsos, estuque, assentamento de azulejos e mosaicos, electricidade, canalizações, caixilharias, carpintarias, ...).
    E deviam esclarecer MARCAS e REFERÊNCIAS dos materiais que propõem aplicar.

Por último, aposto que faltam: Alvará, seguro de acidentes de trabalho, seguro de responsabilidade civil, técnico responsável, e... projecto aprovado e licença da Câmara.

Não tenho problema em postar o texo do orçamento,vai já de seguida.Só não menciono o nome da empresa porque acho que não o devo fazer.De qualquer modo obrigada a todos.
    Orçamento:

designação de trabalhos

*remoção de paredes para novas areas

*remoção de telhados e reparação da mesma

*picar todas as paredes da casa para receber novo estuque

*fabricação de duas novas casas de banho

*limpeza geral do terreno
    *reparação geral de muro da rua com portões novos

*aberturas de roço em toda casa para :electicidade, agua e esgotos

execução dos trabalhos:

*novas canalizações de esgoto em toda casa

*novas canalizações para àgua em toda casa com novas tubagens multicamadas

*electricidade em toda casa com novo quadro electrico embutido na parede

*construção de tres quartos sendo um com swuite(casa de banho) e possivel reparação de sótão

*novas areas da cozinha

*tectos falsos em toda casa com focos electrificado

*assentamentos de azulejos nas paredes de casa de banho até ao tecto(cliente a escolher)

*mosaicos no piso da sala, cozinha, casas de banho(cliente a escolher)

*alisamentos e pinturas das paredes da casa tanto interior como exterior

*novas portas em carvalho ou faia

*piso exterior em boa parte do terreno da casa

*rebocos e pinturas de todo o muro a volta da casa

*ladrilho rustico no muro da entrada

*tubagem completa para salamandra

*intercomunicador

*iluminação na parte de trás terreno

*cozinha planejada sob medida

*pavimentos flutuantes nos quartos

*roupeiros embutidos nos 2 quartos c/ portas de correr

*reparação completa de dois anexos no quintal com tectos falsos e focos de iluminação

loiças p/ casas de banho

2 sanitas completas

2 bidês

2 móveis lavatórios

2 polibans com cabines duche de 1.20

entrega chave na mão com obra completa e concluida ,garantia de 10 anos

o valor global do orçamento é de: 33.458.00€ (trinta e tres mil quatrocentos e cinquenta e oito euros).

condições de pagamentos:

30% na adjudição do trabalho

40% com metade do trabalho feito

30% na fase final do trabalho

cumprimentos
    • geny
    • 26 setembro 2011

# 4

Colocado por: genye possivel reparação de sótão

Só mais um pormenor,o sotão não vai ser feito ,por enquanto,e os portões são à parte por decisão minha.
  3.  # 5

Colocado por: PicaretaOlhe que não. O Pedro tem razão....80% de mão de obra.

Olhe que não, Picareta.
    É como eu escrevi:
    . Se MAIS de 80% da factura for mão de obra, a TOTALIDADE da factura é taxada a 6%.
    . Se MENOS de 80% for mão de obra, a m-o é taxada a 6% e o material é a 23%.

Quanto à proposta feita à Geny, mantenho o que escrevi e acrescento:
    - é uma casa de um só piso com cerca de 10mx11m ?

- Qual o valor de cada uma das parcelas?

- Não menciona o IVA e, aposto, para esse empreiteiro, o IVA é um imposto que o dono de obra paga.

- "a reparação do telhado" não explica em que consiste. Se é para arranjar uma telha, ou se é para fazer um telhado todo novo, com ou sem subtelha e isolamento térmico, em madeira ou em vigotas e abobadilhas, etc.

- não fala em prazo de execução (...)

- o que quer dizer por «novas áreas de cozinha» e «cozinha planejada por medida»?

- etc. mas por hoje já chega ;-)
  4.  # 6

tudo o que colocou ai nada faz sentido veja

intercomunicador qual que marca? valores?

sanitas, bidés, resguardos e outros que marca e modelos? valores?

ladrilhos a escolher pelo cliente agora pergunto até que valor?2€m2?

Julgo não ser necessario explicar mais nada, já deu para entender certo? isso não é orçamento nenhum, esse valor é baseado no que está ai descrito?

desculpe a sinceridade mas isso para mim e para muitos outros que por aqui andam isso que tem ai não é nada senão um monte de problemas mais tarde
    Concordam com este comentário: Luis K. W., naar
    • naar
    • 26 setembro 2011

# 7

condições de pagamentos:

Porque razão é que com metade do trabalho feito já teve que pagar 70% do mesmo??
  5.  # 8

Colocado por: naar condições de pagamentos:

Porque razão é que com metade do trabalho feito já teve que pagar 70% do mesmo??
    Ora....
    Pela mesma razão que paga 30% com zero trabalho feito !
    Homessa !
    :-)
    Concordam com este comentário: pcaliano, pdavidmarques
  6.  # 9

Colocado por: Luis K. W.Olhe que não, Picareta.
    É como eu escrevi:
    . Se MAIS de 80% da factura for mão de obra, a TOTALIDADE da factura é taxada a 6%.
    . Se MENOS de 80% for mão de obra, a m-o é taxada a 6% e o material é a 23%.

Amanhã já vou confirmar....espero não ter que despedir o contabilista :)

Quanto ao orçamento.....uma desgraça, tipo cheque em branco.
  7.  # 10

Colocado por: genyBoas,depois de muitas dúvidas entre construir de novo ou remodelar algo,decidi-me por comprar usado para remodelar.Neste momento estou já em fase de aguardar escritura para aquisição de casa com 110 m2 para remodelar profundamente,ou seja,as paredes estão aproveitáveis,tudo o resto quero fazer de novo,incluindo telhado novo em que algumas partes desse telhado terão que ser elevados para ficar tudo ao mesmo nivel.
    Tenho neste momento um orçamento de 33 450 eur,que inclui isto tudo.Será melhor também contratar arquitecto?Não quero ter problemas,se for necessário faço-o.
    O orçamento que tenho é de uma empresa de remodelações e quando perguntei se era necessário projecto ele disse-me que para alterar a configuração da casa ele próprio o faria.Mandou-me entretanto um esboço que me agradou mas eu não sei o que faça

parece-me que fez uma boa escolha
    sim deve contratar arquitecto até porque poderá precisar de licenciar essa obra (que é o que me parece) e evitar coimas.
    • naar
    • 26 setembro 2011

# 11

Colocado por: Luis K. W.Ora....
    Pela mesma razão que paga 30% com zero trabalho feito !
    Homessa !
    :-)
    Concordam com este comentário:pdavidmarques

Homessa! N~~ao! :))

Os 30% de adiantamento, ok!
    Mas depois porque n~~ao factura mensal dos trabalhos realizados a deduzir 30% sobre o valor da mesma referente ao adiantamento?

Hum??? :)
  8.  # 12

Colocado por: naar Homessa! N~~ao! :))
    Os 30% de adiantamento, ok!
    Mas depois porque n~~ao factura mensal dos trabalhos realizados a deduzir 30% sobre o valor da mesma referente ao adiantamento?
    Hum??? :)
    naar,
    Isso é o que uma empresa normal faria.
    Mas uma "empresa" que faz uma proposta de orçamento daquelas nem deve ter capacidade para gerir números que envolva cálculos com percentagens... :-)
    Concordam com este comentário: naar
  9.  # 13

Olá sou nova no forum e aproveito para tirar aqui algumas dúvidas.
    comprei uma casita com um terreno maravilhoso de cerca de 700m2.a casa existente é de antes de 1950 e portanto segundo sei está isenta de licença de habitação.tenho documentos da camara que comprovam a data em questão.
    agora queria renovar a casa e pedi uns orçamentos para esse efeito que ainda estou a analisar.
    a questão é que na altura em que a casa foi feita ficou na camara com umas determinadas dimensões mas depois o que realmente foi construido foi mais pequeno.a "base" da casa tem uma dimensão mas depois ela é mais pequena.ora eu queria aumentá-la um pouco.para além disto a casa não tem os telhados todos ao mesmo nivel e eu queria era fazer uma cobertura toda igual para a casa toda,pois o telhado que lá existe está miserável e já que tenho que mudar fazia tudo por igual.um dos empreiteiros que me deu orçamento disse-me que se eu aumentasse apenas dois metros à casa não precisaria de projecto,bastaria uma comunicação à camara mas eu não estou muito convencida e tenho medo de começar a obra e depois dar bronca com algum fiscal.é mesmo assim?posso aumentar dois metros e renovar o telhado nos moldes que mencionei sem licença de obras e projecto e tudo isso?
  10.  # 14

Não está muito convencida e bem!

Qualquer intervenção de ampliação, carece de licença camarária. Isto porque altera a fachada. Deve proceder à instrução de um processo de ampliação junto de um arquitecto para dar entreada na camara municipal.

Algum esclarecimento disponha.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: geny
  11.  # 15

Colocado por: adarqNão está muito convencida e bem!

Qualquer intervenção de ampliação, carece de licença camarária. Isto porque altera a fachada. Deve proceder à instrução de um processo de ampliação junto de um arquitecto para dar entreada na camara municipal.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

Agradeço a resposta.
    Mas olhe eu não pretendo alterar nenhuma fachada porque o que eu vou aumentar é numa das laterais e nas traseiras.
    Ainda assim é considerado alteração da fachada?
  12.  # 16

Colocado por: abelhamaiaAgradeço a resposta.
    Mas olhe eu não pretendo alterar nenhuma fachada porque o que eu vou aumentar é numa das laterais e nas traseiras.
    Ainda assim é considerado alteração da fachada?

Já agora,seria um projecto todo novo ou apenas um projecto de alterações?os custos são iguais?
  13.  # 17

Sim, isso é alteração da fachada. É ampliação.

Entraria como um projecto de alterações que implica o projecto da arquitectura existente, das alterações e da proposta.

A que custos se refere? À camara? de que municipio se trata? as taxas variam de municipio para municipio.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  14.  # 18

Colocado por: adarqim, isso é alteração da fachada. É ampliação.

Entraria como um projecto de alterações que implica o projecto da arquitectura existente, das alterações e da proposta.

A que custos se refere? À camara? de que municipio se trata? as taxas variam de municipio para municipio.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

Pois aí é que tá o busilis da questão.a casa é anterior a 50.não há projecto nenhum segundo sei.acho que naquela altura era assim,daí a minha pergunta.
    relativamente a custos,sim queria saber a diferença entre projecto novo e o de alterações.
  15.  # 19

nao tem projecto, passa a ter=)
    Dai ter dito que o processo de alterações é composto pelo levantamento da arquitectura existente para apresentar as alterações ao existente e por fim a proposta do "produto final".
    Resumindo, independentemente do ano da casa, se está a intervir no exterior e essa intervenção é uma alteração do edificado, tem de apresentar um projecto na camara.

A diferença do projecto entre o novo e alterações, talvez seja mais vantajoso o projecto de alterações, porque é como tem de ser instruido para a camara e assim fica com o projecto existente e fica com o projecto novo.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  16.  # 20

Colocado por: adarqA diferença do projecto entre o novo e alterações, talvez seja mais vantajoso o projecto de alterações, porque é como tem de ser instruido para a camara e assim fica com o projecto existente e fica com o projecto novo.

e qual a módica quantia que me pode custar esse trabalhinho?digo,o trabalhinho de elaboração do projecto.já agora,em que é que isso me pode ajudar a diminuir custos na construção?ouço falar que com um bom projecto se podem diminuir custos mas eu sinceramente não vejo a ligação entre uma coisa e outra.

0.0262 seg. NEW