Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Este é o meu primeiro tópico e a questão que vos ponho é a seguinte

    Para vocês qual a importância das imagens 3D num projecto de arquitectura?

    Obriagado
  2.  # 2

    Vender um produto imobiliário. Para quem está a desenhar a sua casa, pode induzir em erro. Experimentar um espaço implica uma percepção de 4 dimensões, que nenhuma fotografia, por muito boa que seja, lhe pode proporcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveirand
  3.  # 3

    Concordo, mas neste caso referia-me a um projecto ainda no papel para o cliente ou mesmo o arquitecto terem uma noção maior de como poderá ficar o produto final ou mesmo experimentarem materiais,cores etc.
  4.  # 4

    Boa tarde,

    nada melhor que uma maqueta. Falo por mim, é uma necessidade e faz parte integral do processo de trabalho.
    quanto a imagens fotorealistas, sou da opinião que também ajudam, mas já num processo de maturação avançado do projecto (fase de acabamentos). Serve mais sim para promoção imobiliária, mas também temos o video.

    Cumprimentos,
    www.adarq.net
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveirand
  5.  # 5

    Penso que o 3D que é produzido em software BIM é suficiente para esse tipo de estudos, desde que se tenha a noção das limitações dos media. O recurso a software especializado (Cinema 4D ou 3D Studio) representa um custo que creio não compensar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveirand
  6.  # 6

    A maqueta na maior parte dos casos é fundamental, mas torna-se limitada quando é preciso proceder a alterações além de ser um meio bem mais demorado.
    O 3D Studio é das ferramentas mais poderosas e com maior nível de qualidade e realismo quando bem utilizado.
    Convido-vos a visitar...

    http://oliveirand.carbonmade.com/
  7.  # 7

    sem duvida que é poderoso. mas a questão é o 3d como apresentação,ou 3d como trabalho? eu também uso o 3d. mas para apresentação prefiro o video, para trabalho continuo a preferir a maquete, cola...descola...corta....etc...

    cumprimentos,
    www.adarq.net
    •  
      MRui
    • 7 janeiro 2011

     # 8

    Para a promoção imobiliária é muito vantajoso e no caso dos apartamentos quase substitui o clássico andar modelo. Pelo que tenho visto já há softwares muito bons para o desenvolvimento desses trabalhos, mas também se vê ainda ainda coisas muito rudimentares. Dei uma vista d'olhos no seu site e gostei do que vi.
  8.  # 9

    Na grande maioria das situações as imagens fotorrealistas são essenciais para apresentação ao cliente de projectos. Tanto para apresentação da parte funcional, como para propor materiais, cores e acabamentos.
    Sem dúvida que muitas vezes um bom 3d "vende" um projecto.
  9.  # 10

    apesar de muitas vezes um bom 3D esconder um mau projecto.
  10.  # 11

    Era interessante colocarem aqui alguns exemplos dos 3D´s que cada um faz.
  11.  # 12

    Colocado por: oliveirandA maqueta na maior parte dos casos é fundamental, mas torna-se limitada quando é preciso proceder a alterações além de ser um meio bem mais demorado.
    O 3D Studio é das ferramentas mais poderosas e com maior nível de qualidade e realismo quando bem utilizado.
    Convido-vos a visitar...

    http://oliveirand.carbonmade.com/


    estragou a Casa koshino do Tadao Ando com essa decoração :)
    • arch3d
    • 11 janeiro 2011 editado

     # 13

    Boa tarde, sou novo por aqui mas tenho a opinião e já constatei essa situação em que a maior parte das pessoas não conseguem visualizar um projecto a duas dimensões, falo de plantas alçados e cortes.
    Não percebo como alguém pede a um arquitecto ou projectista um projecto da sua casa e só depois quando está em fase de acabamentos é que entende finalmente o projecto.
    [pub]Trabalho na área do 3D, agradeço a visita
    www.arch3d.net[/pub]
      arch3d.jpg
  12.  # 14

    acho muito importante essa tecnologia, eu lido com alçados e plantas quase diariamente (entre outras coisas tambem faço orçamentos e como tal são um "mal necessário" para mim), mas acho que quando construir uma casa não é com um 2D que consigo "visualizar" a mesma, acho que o 3D me dará aquela "visualização" necessária para tomarmos certas decisões.

    arch3d: mas que belo 3D :-)
  13.  # 15

    Colocado por: AugstHillPenso que o 3D que é produzido em software BIM é suficiente para esse tipo de estudos, desde que se tenha a noção das limitações dos media. O recurso a software especializado (Cinema 4D ou 3D Studio) representa um custo que creio não compensar.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:oliveirand



    O Blender é grátis e dá para fazer umas coisas engraçadas.

    http://www.google.pt/images?q=blender+in+architecture&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-pt&tab=wi&biw=1280&bih=615
  14.  # 16

    rjmsilva, até concordo consigo caso o 3D seja só para estudo interno ou para se perceber volumetrias, agora comprar uma pagina num jornal, fazer um outdoor ou outro tipo de publicidade já não concordo.
  15.  # 17

    Colocado por: arch3drjmsilva, até concordo consigo caso o 3D seja só para estudo interno ou para se perceber volumetrias, agora comprar uma pagina num jornal, fazer um outdoor ou outro tipo de publicidade já não concordo.

    está a falar do blender?
  16.  # 18

    Não estava a falar do Blender, até acho bastante interessante.
    Devo ter percebido mal pois o que li foi o post de o utilizador AugstHill em que diz
    "Penso que o 3D que é produzido em software BIM é suficiente para esse tipo de estudos, desde que se tenha a noção das limitações dos media. O recurso a software especializado (Cinema 4D ou 3D Studio) representa um custo que creio não compensar."
    E percebi que a intenção dele era que não valia a pena ter imagens fotorealistas, qualquer maqueta feita só com volumetrias servia.
  17.  # 19

    Yep. Uma coisa é a comunicação com o cliente, de forma que este consiga compreender os espaços que se estão a projectar. Outra coisa é a apresentação comercial para vender um imóvel.
  18.  # 20

    Bom dia,

    Tenho seguido este forum já há imenso tempo e só agora fiz o meu primeiro comentário (o nome de utilizador é o que resta de uma grande lista já esgotada).
    E está em breve a chegar a hora de também eu construir o meu lar.
    No entanto fico impressionado negativamente pela pouca evolução dos arquitectos em níveis informáticos (corrijam-me se estou enganado), pois com tanta facilidade em adquirir um computador e com tantos softwares de arquitectura, pensava que já eram poucos os arquitectos que não usavam o computador para plantas e depois usar uma impressora (plotter) para imprimir a planta e detalhes.
    Eu conheço um software já há alguns anos que tem evoluido (vai agora na versão 13, ou X3) e tenho usado a versão trial, o programa chama-se Chieft Architect, não é publicidade mas como eu já usei o programa (nunca o comprei porque ainda são 2 mil dollars (ou euros com taxas)).
    Nesse programa eu facilmente (sem usar regras de arquitetura pois sou engenheiro mas não arquitecto) desenhei a minha casa com bastante precisão, e se quiser adicionar um piso ou remover um piso, mudar telhados, divisões, faço-o em poucos segundos.
    Além disso o programa faz automáticamente (após configuração dos custos unitários) o cálculo volumétrico e respectivo peso e custo dos materiais usados.
    Além disso posso em tempo real desenhar as paredes já com todas as camadas e caso queira muda-las basta-me em menos de 20 segundos mudar todas as paredes da casa.
    Além disso tem ray tracing e etc, todas as cenas que se pode pedir.
    Dá para fazer desenho de interiores com objectos já costumizados ou pode-se molder um novo item atraves dos mesmos métodos usados em programas 3D mas dentro deste mesmo programa.

    Isto não é de modo algum publicidade, mas a minha altura de me dirigir a um arquitecto está a chegar e tenho enorme receio que ele demore imenso tempo a mostrar-me a ideia da casa que me quer apresentar e que se eu quiser alterar alguma coisa ele demore imenso tempo.
    Com este programa acho que os arquitectos teriam toda a vantagem pois teriam maior productividade e poderiam alterar as coisas a pedido do cliente no momento em tempo real.

    A sério que nenhum dos arquitectos aqui do forum utiliza ou conhece este software?
    visitem www.chiefarchitect.com

    E se alguem aqui presente utilizar esse programa, que diga onde trabalha para que finalente quando eu me dirigir a um arquitecto seja alguem com esse programa.

    Volto a frisar que não é publicidade mas eu conhecendo o programa à tantos anos, pensei que passando esses mesmos tantos anos em portugal já os arquitectos estivessem familiarizados com isso. Mas em lugar disso usam Google Sketchut (eu sei que é gratuito) que demora 10 vezes mais tempo a desenhar um esboço simples de uma casa do que nesse programa.

    Esqueci-me de informar que nesse programa as dimensões são todas calculadas automáticamente (altura, comprimento, largura, área, etc...)

    Vejam a casa que desenhei sem qualquer conhecimento de arquitectura, não sei quantas regras estarei a violar, mas é só para terem uma ideia.
    (a imagem é no modo casa-de-vidro, mas tem imensos outros modos, normal, extendido com sombras, ray tracing...etc....)
    Também dá para fazer videos de tours pela casa/terreno.

    Eu também conheço o 3D Studio Max, Blender e afins, e o trabalho que dá para desenhar uma casa e fazer fotos e videos entre esses programas e este que falo não têm comparação nem sequer na ordem de grandeza. Eu sei que este software é caro mas se eu fosse arquitecto ponderava seriamente.

    Já agora que software usam de facto para fazer as plantas e o respectivo modelo em 3D? Ou não usam nenhum e é só "papel e caneta"?

    Espero não ter sido muito rispido, mas assusta-me que este sector não tenha evoluido (talvez a culpa também sejam das empresas que desenham software).

    Obrigado por lerem.
      glassview.jpg
 
0.0258 seg. NEW