Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá comprei casa usada e depoi de morar lá um mês ardeu-me uma tomada e queimara-se mais 5 para além de humidade que começou a aparecer numa parede interior e bolor nos tectos gostaria de saber se por lei tenho direito a algum tipo de garantia por pare do particular que me vendeu a casa ou se tenho que arcar com as despesas da reparação. falei com um construtor e ele disse que em casas usadas venda particular a particular não tem garantia mas o advogado da imoboliária onde comprei a casa disse que sim.
    quem tem razão ?
  2.  # 2

    O advogado. Aliás, se é advogado da empresa contratada pelo comprador... Nestes casos, pode-se exigir a reparação e inclusivamente a resolução do contrató, ou seja, o vendedor devolve o dinheiro e retoma a casa.
  3.  # 3

    Colocado por: CescaO advogado. Aliás, se é advogado da empresa contratada pelo comprador... Nestes casos, pode-se exigir a reparação e inclusivamente a resolução do contrató, ou seja, o vendedor devolve o dinheiro e retoma a casa.


    Quem não sabe devia estar calado, e não induzir em erro quem procura ajuda. Se a casa tem menos de 5 anos tem a garantia do construtor, se tem mais de 5 anos e foi comprada a um particular, só lhe pode exigir o pagamento da reparação se puder demonstrar que ele tinha conhecimento do problema quando lhe vendeu a casa.
    • pom
    • 7 janeiro 2011

     # 4

    Colocado por: CescaO advogado. Aliás, se é advogado da empresa contratada pelo comprador... Nestes casos, pode-se exigir a reparação e inclusivamente a resolução do contrató, ou seja, o vendedor devolve o dinheiro e retoma a casa.


    E afirma isto tendo como base o quê. Esclareca-nos...
    O advogado precisava era de ser chamado ao órgão respectivo da OA...
  4.  # 5

    O picareta tem toda a razão... infelizmente é mesmo assim...
    Infelizmente, porque muitas vezes o antigo proprietário conheces os problemas e esconde-os para vender... por exemplo pintando as paredes....
    Isto porque nestas situações é praticamente impossível provar que ele tinha conhecimento dos problemas...
    A sua única hipótese é se a casa tiver sido vendida ao primeiro proprietário há menos de 5 anos.
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2011 editado

     # 6

    Está tudo explicado aqui: Garantias sobre apartamentos usados.

    E reforço as mensagens anteriores dizendo que o/a Cesca não tem razão no que afirma, fundamentando com a lei:

    Artigo 914.º
    (Reparação ou substituição da coisa)
    O comprador tem o direito de exigir do vendedor a reparação da coisa ou, se for necessário e esta tiver natureza fungível, a substituição dela; mas esta obrigação não existe, se o vendedor desconhecia sem culpa o vício ou a falta de qualidade de que a coisa padece.

    Código Civil
    • pom
    • 7 janeiro 2011

     # 7

    O que é alegado por todos os vendedores...
 
0.0131 seg. NEW