Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma casa, já tem +ou- 6 anos, na zona de Braga e queria climatizà-la.
    A casa tem:
    1- R/chão e andar
    2- Acesso ao piso superior por escada livre
    3- Construida c/ parede dupla c/ isolamento
    4- Caixilharia de aluminio e vidros duplos
    5- Tem vaos grandes de vidro
    6- Estores interiores(não recomendo,é só bonitinho)
    7- S/ pré-instalação de AC
    8- Exposição solar boa(nascente do lado da cozinha e poente do lado da sala)

Penso não me ter esquecido de nada, se houver alguma duvida, exponham-na.
    Junto foto da casa.

Qual seria a vossa disposição de elmentos externos e internos?
    Sei que isto de marcas é polémico(pelo que consegui apurar do que li no forum), mas não resito. E marcas?
    Gostava de ouvir a vossa opinião.

Obrigado

5-
  2.  # 2

Boa noite,
    Alguém me pode ajudar a climatizar este espaço?

Obrigado
  3.  # 3

ora viva caro amigo
    assim a primeira vista nao é facil mas se quiser um orçamento mais tecnico consulte este site www.macolis.pt e peça aos serviços tecnicos um orçamento.
    penso que trabalham com aparelhos sanyo e roca york.
    se precisar de ajuda disponha
  4.  # 4

Viva,

Eu tb tenho uma casa com dois pisos em que os quartos estão em cima e a sala e a cozinha em baixo. Durante o dia estamos sempre no piso de baixo e a noite vamos dormir para o piso de cima. Assim sendo, faz sentido separar os dois pisos, não é por isso necessário aquecer um piso que não esta a ser usado metade do dia.

Para poupar energia, eu instalava dois sistemas multi-split com três unidades cada. Envio em anexo a planta com a minha opinião. Foi assim que fiz em minha casa e estou bastante satisfeito, consigo aquecer um piso inteiro em cinco minutos. De salientar que para compensar o uso de sistemas destes, devem ser ligados todas as unidades interiores de cada piso para aquecer mais rapidamente.

No que diz respeito às unidades exteriores do que entendi da sua planta, instalava na varanda que assinalei a vermelho. Fica longe dos quartos evitando assim o barulho e vibrações/ressonâncias das mesmas. Além disso ficam escondidas e de fácil acesso para manutenção se necessário.

A disposição dos elementos internos depende do trajecto dos tubos, mas logo que não fiquem virados para as camas, sofás e mesas, tudo o resto é aceitável. Por exemplo no meu caso nos quartos, ficaram na parede oposto da entrada para a WC (suite), assim não só aquecem os quartos, como aquecem as WC e ajudam com a humidade existente nas mesmas. Mas cada caso é um caso e isso só mesmo no terreno estudando as várias possibilidades.

Quanto às marcas, eu não sou comercial nem trabalho nesta área, mas tenho Samsung e por enquanto estou contente, mas se for para marcas como Daikin, ou ME fica possivelmente mais bem servido. No seu lugar, instalava duas unidades do tipo das Samsung MH060 que gastam cada 1400W para aquecer um piso inteiro, com todas as unidades interiores ligadas. Mais barato é difícil :)

Para mais informações pode ver este tópico, em que eu, o Pedro Fernandes e muitas outras pessoas partilhamos as nossas experiências, aqui

Conte com 3500€ a 4000€ para equipamento (os dois pisos) e pelo menos 800€ para instalação.

Cpts

Paulo
      ACforumdacasa.jpg
  5.  # 5

Colocado por: monheGostava de ouvir a vossa opinião.

Boas, em relação á colocação de unidades, vamos tecer aqui alguns cenários:

1º Solução split´s recorrendo á solução apresentada pelo nasei_27, sendo que envolve algum trabalho de tubagem á vista, ainda que dentro de calha,

não concordo com o nasei_27 quando diz
    "Daikin, ou ME fica possivelmente mais bem servido"
    porque é certo que são diferentes, mas porque é que não fica também satisfeito com outras? como por exemplo a que referiu Samsung, na minha óptica uma solução é satisfatória se cumprir aquilo que se pretende e se o comprador estiver ciente de aquela ser a solução que se adequa ao seu caso, a instalação\localização das unidades também é muito importante para o grau de satisfação,

nem todos gostamos de Maybach (marca de luxo da Mercedes), agora se o que queremos é um Maybach e nos vendem Mercedes, e dizem que faz o mesmo e até tem o mesmo preço e é feito na mesma fabrica, lógico que ai algo esta mal (lembrei-me desta analogia por acreditar ser a mais correcta)

2ª solução que envolve mais obras: 1 unidade de condutas em cada piso, embutida em tecto falso a criar com saídas (grelhas 400x120) em TODAS as divisões por exemplo por cima das portas e a maquina no hall de entrada, e se tiver extracção mecânica dos WC(ventiladores) até pode colocar uma boca de 125mm nos WC´s,

Pessoalmente gosto muito mais da 2ª hipótese, pois não deixa maquinas á vista, e permite ter toda a casa com circulação de ar, mesmo sem a maquina aquecer ou arrefecer, a nível de humidades é completamente diferente, e em aquecimento consegue criar um ambiente mais estável sem diferenças de temperatura de divisão para divisão e também para zonas comuns,
    Claro que é uma solução aplicável somente em alguns casos, pois vai depender da sua vontade de fazer mais ou menos obras,
  6.  # 6

Colocado por: jorgealves

porque é certo que são diferentes, mas porque é que não fica também satisfeito com outras? como por exemplo a que referiu Samsung, na minha óptica uma solução é satisfatória se cumprir aquilo que se pretende e se o comprador estiver ciente de aquela ser a solução que se adequa ao seu caso, a instalação\localização das unidades também é muito importante para o grau de satisfação,

Jorge,

Concordo consigo a 100%, a minha intenção ao escrever o que escrevi, foi apenas uma forma de dizer que não estava preso a uma marca em particular, sendo que todas elas tem vantagens e desvantagens. Dei o exemplo da Daikin e da ME, apenas porque foi as que me lembrei, mas poderia ter escrito qualquer outra. Além disso, queria evitar aquela discussão usual que da Samsung vs Daikin e ME .... para mim são todas boas e no que diz respeito estou MUITO CONTENTE com a Samsung.

Abr

Paulo
  7.  # 7

Essa ideia das condutas de ar não gosto muito.
    É mais bonita, mas baixa o rendimento do AC e no futura vai dar muita manutenção (leia-se limpezas). Senão é um ninho de doenças, basta pensarmos nos AC's centrais dos edificios: escritorios Centros comerciais etc...

Boas, em relação á colocação de unidades, vamos tecer aqui alguns cenários:

1º Solução split´s recorrendo á solução apresentada pelo nasei_27, sendo que envolve algum trabalho de tubagem á vista, ainda que dentro de calha,

nem todos gostamos de Maybach (marca de luxo da Mercedes), agora se o que queremos é um Maybach e nos vendem Mercedes, e dizem que faz o mesmo e até tem o mesmo preço e é feito na mesma fabrica, lógico que ai algo esta mal (lembrei-me desta analogia por acreditar ser a mais correcta)

2ª solução que envolve mais obras: 1 unidade de condutas em cada piso, embutida em tecto falso a criar com saídas (grelhas 400x120) emTODASas divisões por exemplo por cima das portas e a maquina no hall de entrada, e se tiver extracção mecânica dos WC(ventiladores) até pode colocar uma boca de 125mm nos WC´s,

Pessoalmente gosto muito mais da 2ª hipótese, pois não deixa maquinas á vista, e permite ter toda a casa com circulação de ar, mesmo sem a maquina aquecer ou arrefecer, a nível de humidades é completamente diferente, e em aquecimento consegue criar um ambiente mais estável sem diferenças de temperatura de divisão para divisão e também para zonas comuns,
    Claro que é uma solução aplicável somente em alguns casos, pois vai depender da sua vontade de fazer mais ou menos obras,
  8.  # 8

Colocado por: system32Senão é um ninho de doenças, basta pensarmos nos AC's centrais dos edificios: escritorios Centros comerciais etc...

sem manutenção todos os sistemas são "ninhos de doenças", e uma habitação não é comparável com a utilização de um espaço comercial, e com os materiais e tecnicas adequadas não tem nenhum tipo de problema,

Tem uma enormíssima vantagem, mantém todo o espaço envolvente á mesma temperatura, todos os utilizadores de split´s conhecem o problema de ir de uma divisão para outra e ter diferenças de 4º a 6º de temperatura ou ainda mais, nesta solução isto não existe, quando bem calculado e instalado o diferencial anda na casa dos 2º,
  9.  # 9

Apesar de isso tudo , não é a mesma coisa, nem que seja porque tem muito mais area para manter limpo que apenas o interior do split!!
    Quanto às diferenças entre divisões , tudo depende da afinação. Tambem podemos ter areas bastante mais quentes que outras, quando usamos condutas. Twenho um exemplo desses lá onde trabalho!! Não vá por ai!!
    Quanto aos custos são certamente maiores com as condutas, e torno a dizer que é menos eficiente do que splits.

sem manutenção todos os sistemas são "ninhos de doenças", e uma habitação não é comparável com a utilização de um espaço comercial, e com os materiais e tecnicas adequadas não tem nenhum tipo de problema,

Tem uma enormíssima vantagem, mantém todo o espaço envolvente á mesma temperatura, todos os utilizadores de split´s conhecem o problema de ir de uma divisão para outra e ter diferenças de 4º a 6º de temperatura ou ainda mais, nesta solução isto não existe, quando bem calculado e instalado o diferencial anda na casa dos 2º,
  10.  # 10

Colocado por: system32Twenho um exemplo desses lá onde trabalho!! Não vá por ai!!

por certo todos teremos maus exemplos para mostrar,
    respeito a sua opinião que é tão ou mais valida que a minha,

não existem sistemas perfeitos, compete a cada um em consciência, escolher aquele que melhor se adapta ao seu perfil,

0.0176 seg. NEW