Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Picareta
    Se o caderno de encargos tiver tolerâncias nas prumadas e alinhamento do reboco, um fiscal pode perfeitamente mandar remover um reboco e fazer de novo.
    Concordam com este comentário:zedasilva

E é preciso haver um documento escrito a especificar que um reboco fissurado não será aceite? Ou que uma parede desempenada não será aceite? Ou que uma porta empenada não é aceite?

O bom senso não pode ser substituído por nada. Eu "ainda sou do tempo" em que o director de obra/fiscal manda reparar todos os trabalhos que não lhe pareçam ter sido executados em conformidade com as "boas regras da construção".
  2.  # 42

Colocado por: SkinkxEu "ainda sou do tempo" em que o director de obra/fiscal manda reparar todos os trabalhos que não lhe pareçam ter sido executados em conformidade com as "boas regras da construção".

Isso era no bom tempo, vá agora para as obras fazer isso sem ter uma base legal a ver o que lhe acontece.
    Mesmo quando está tudo preto no branco à chatices.
  3.  # 43

Colocado por: zedasilva
    Isso era no bom tempo, vá agora para as obras fazer isso sem ter uma base legal a ver o que lhe acontece.
    Mesmo quando está tudo preto no branco à chatices.

Só há chatices com trabalhos imprevistos. Trabalhos com defeito não tem chatice nenhuma.
  4.  # 44

Colocado por: zedasilva
    Qual a diferença de uma obra publica para uma obra particular?
    Só se for o fato de um fiscal em obra pública nunca ser responsável por coisa nenhuma, se não está no CE ou no contrato é trabalho a mais, ótimo vou receber mais uns trocos com isso.

Cada trabalho deve ser pago pelo seu justo valor. Existem fiscalizações de 1000€ que nem 10 valem.
    Por outro lado existem projetos de 10.000€ que valem cada tostão que se pagou por ele

Eu falo por mim. Se tivesse dinheiro para construir casa, não me importava NADA, mas nada mesmo de pagar 10k à fiscalização.

Desde que você pudesse me garantir que a minha casa não iria ter nenhuma patologia, nenhum erro, nenhum acidente nem incidente.

Consegue me garantir isso?
  5.  # 45

Colocado por: SkinkxE é preciso haver um documento escrito a especificar que um reboco fissurado não será aceite? Ou que uma parede desempenada não será aceite? Ou que uma porta empenada não é aceite?

Obvio que sim, se chegar ao pé de um pedreiro e dizer que não aceita o empeno do reboco, ele vai dizer que assim está muito bem e que sempre fez assim e nunca teve nenhum problema, e o reboco vai ficar como está. No dia em que ele começar a picar rebocos e a fazer de novo vai começar a aprender.
    Já fiz muita obra onde eram utilizadas as fichas de inspecção e ensaio, que eram preenchidas depois de cada tarefa executada, e se todos os itens não fossem verificados, tinham que ser corrigidos.
  6.  # 46

Colocado por: Skinkx"boas regras da construção"

As boas regras de construção tem que estar escritas, porque o que é bom para sim, para mim pode não ser.
  7.  # 47

Eu fazia fichas por cada pilar descofrado
  8.  # 48

Colocado por: Tyrande

Eu falo por mim. Se tivesse dinheiro para construir casa, não me importavaNADA, mas nada mesmo de pagar 10k à fiscalização.

Desde que você pudesse me garantir que a minha casa não iria ter nenhuma patologia, nenhum erro, nenhum acidente nem incidente.

Consegue me garantir isso?

Não, não, não e não. São as 4 respostas às suas 4 situações.

Uma boa fiscalização diminui a probabilidade de ocorrerem erros e problemas em obra. O mesmo se passa com um bom projecto, um bom caderno de encargos, até um bom mapa de quantidades (mais na vertente financeira).

Mas no fundo, o mais importante é SEMPRE quem executa. Sempre. É certo que muita coisa pode ser prevista e até corrigida a tempo, mas não há projectista opu fiscal que o vá salvar eternamente de um empreiteiro incompetente.
  9.  # 49

Colocado por: TyrandeDesde que você pudesse me garantir que a minha casa não iria ter nenhuma patologia, nenhum erro, nenhum acidente nem incidente.

Isso não se pode garantir, o que se pode garantir, é que se aparecer um problema, resolve-se sem você se preocupar com isso.
  10.  # 50

Dia de betonagem, betão do camião x cubos de ensaio do dia x, não conformidade na descofragem, ficha de resolução de incorformidade do pilar etc etc etc etc
  11.  # 51

Tinha capas e capas daquela ****
  12.  # 52

As boas regras de construção tem que estar escritas, porque o que é bom para sim, para mim pode não ser.

Pois, mas o critério que manda é o do Dono de Obra, que é quem paga. E por delegação, manda o fiscal.

Eu não preciso de um papel para rejeitar um rodapé que tem folga de 3 cms ao piso que remata... ou preciso? Se calhar precisava era dum carpinteiro que soubesse o que anda a fazer.
  13.  # 53

Colocado por: Sergio RodriguesEu fazia fichas por cada pilar descofrado

Ia alguém verificar se a vibração, aspecto do betão, aprum,o alinhamento e dimensão estavam dentro das tolerâncias definidas na ficha de inspecção.
    Ficava registado que o pilar Px no piso y, estava conforme previsto.
  14.  # 54

Ia alguém verificar se a vibração, aspecto do betão, aprum,o alinhamento e dimensão estavam dentro das tolerâncias definidas na ficha de inspecção.
    Ficava registado que o pilar Px no piso y, estava conforme previsto.
    sim era isso que fazia, depois por vezes apareciam os "ratos" aqueles buracos no betão que por vezes falha, lá tinha que fazer outra ficha do problema é resolução
  15.  # 55

Colocado por: Sergio RodriguesTinha capas e capas daquela ****

Continuo sem perceber porque é que as obras públicas, com tudo isso, têm uma bitola de execução tão fraca.

Há coisas que os fiscais controlam melhor e o betão é uma delas. Há muitas outras coisas que não dá, ora porque não chega a esse detalhe, ora porque a competência técnica é insuficiente para liderar a equipa de trabalho, ora porque o técnico sabe muito mais.

Para invocar alguém fora desta discussão, gostava de ver qual era o gajo com tomates para ir realizar uma ficha de inspecção a um soalho do João Dias. Em 2 minutos levava uma rabecada que nunca mais punha os pés em obra enquanto o João lá andasse.
  16.  # 56

Colocado por: Skinkx

Continuo sem perceber porque é que as obras públicas, com tudo isso, têm uma bitola de execução tão fraca.

Há coisas que os fiscais controlam melhor e o betão é uma delas. Há muitas outras coisas que não dá, ora porque não chega a esse detalhe, ora porque a competência técnica é insuficiente para liderar a equipa de trabalho, ora porque o técnico sabe muito mais.

Para invocar alguém fora desta discussão, gostava de ver qual era o gajo com tomates para ir realizar uma ficha de inspecção a um soalho do João Dias. Em 2 minutos levava uma rabecada que nunca mais punha os pés em obra enquanto o João lá andasse.
    não era pública
  17.  # 57

Colocado por: SkinkxMas no fundo, o mais importante é SEMPRE quem executa. Sempre.

Certo, mas não esquecer que um projecto de execução, com caderno de encargos, e mapa de quantidades, afasta logo a maior parte dos patos bravos.
    Ao contrário do que muitos acham, esses papeis encarecem a obra, porque o pessoal começa a ver alguma exigência e não arriscam nos preços baixos.
  18.  # 58

Colocado por: SkinkxEu não preciso de um papel para rejeitar um rodapé que tem folga de 3 cms ao piso que remata... ou preciso? Se calhar precisava era dum carpinteiro que soubesse o que anda a fazer.

O carpinteiro ia-lhe dizer que a culpa foi do gajo que rebocou a parede :-))
  19.  # 59

Colocado por: zedasilvaJá agora fica aqui um desafio
    Srs. DO
    Digam de vossa justiça acerca dos vossos fiscais.
    Estão satisfeitos?
    Se pudessem corriam com eles?
    São uns comedores que só servem para vos fazer gastar mais uns trocos?

Concordámos 4x por mês, foi lá o dobro e não me cobrou nem um cêntimo a mais.
    È pro-ativo e trata sempre de tudo aquilo que necessito.
    Controla o empreiteiro e já me fez poupar uns bons milhares com algumas sugestões/alterações.
    Portanto, para já nada a apontar, logo veremos daqui a uns meses... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, zedasilva
  20.  # 60

Colocado por: Picaretas papeis encarecem a obra, porque o pessoal começa a ver alguma exigência e não arris

Eu não acho que afastem, simplesmente criam alguns entraves a alguns trabalhos mais atabalhoados. Isso eu não consigo contrariar. O que eu acho é que esses documentos são "uma" tábua de salvação e não "a" tábua de salvação. E que tudo tem um racional económico e que em 95% das obras a sua execução não justifica um projecto de 10 k com uma fiscalização de outros 10 k.

Se estivermos a falar da moradia do CR7 no Gerês, mudo de discurso.
    Concordam com este comentário: Jota5

0.0276 seg. NEW