Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Eu que também sou leiga na matéria mas li umas coisas, eliminava logo qualquer empresa que me propusesse vidro da mesma espessura dos dois lados depois de eu ter falado de latido de cães.
  2.  # 622

Se notarem , e por lapso o vidro proposto no cabeçalho do orçamento foi o base 4-16-4 , mas se tomarem atenção à descrição particular de cada posição , ele inclui o vidro laminado 3+3-14-4.
    Em relação às janelas de correr " lateralmente", não são indicadas para qualquer tipo de isolamento, a solução apresentada passa pelo oscilobatente.
    Já agora Lobito :
    Para que todos fiquem esclarecidos em relação ao facto, podia explicar o porquê de eliminar a empresa que lhe propusesse vidro da mesma espessura dos dois lados ?? ( que não foi o caso, nem empresa sequer...aliás o orçamento não refere nenhum local nem nenhuma empresa, o que elimina a "solução mercantilista" do alain.cunha )
    O preço que referido no orçamento inclui montagem, e é um preço que na minha zona se pratica correntemente devido à forte concorrência, não descura de modo nenhum a qualidade do material nem a reputação da marca associada. Não pretendo aqui levar nenhum a cabo um negócio, apenas informar e ajudar a ter uma ideia dos preços dos materiais pretendidos.
    • lobito
    • 29 julho 2009 editado

# 623

De facto, eu vi que havia propostas com dois vidros diferentes e propostas com vidros iguais. Se foi lapso, tudo bem. Mas se eu dissesse especificamente que queria fazer barreira ao som de cães a ladrar e me propusessem uma solução com dois vidros da mesma espessura, eu mantenho que eliminava imediatamente quem me fizesse tal proposta porque para frequências agudas é uma ma proposta (e o B A BA da questão).

Ja agora, as minhas conclusões , de tudo o que tenho lido, são as seguintes: para isolamento acustico, janelas bem vedadas são essenciais (e as vezes basta fazer isso com tiras de espuma, etc nas janelas existentes para resolver boa parte dos problemas), é melhor um vidro simples de grande espessura do que dois vidros normais da mesma espessura, e quanto maior for a espessura maior é o isolamento acustico. No caso do isoalmento térmico, a espessura dos vidros é praticamente irrelevante, o que é importante é a espessura da câmara de ar (e, claro, no caso do aluminio, o facto de a parte exterior do caixilho não tocar a parte interior porque o aluminio é bom condutor; se se tratar de PVC ou madeira, os caixilhos em si são por natureza maus condutores do calor, claro, no caso da madeira, variando um pouco de umas madeiras para outras).

Se estou errada, agradecia que me corrigissem!
  3.  # 624

Mas a bem da verdade, os ruídos que eu oiço de um lado do meu apartamento, não os oiço no lado oposto.

E se o ruído num dos lados não constitui problema, para que investir em vidros de diferentes dimensões se o problema acústico, não se coloca?

O "problema das janelas" é um dos "obcessos" deste fórum (entre outros...............................)!
  4.  # 625

Colocado por: lobitouma solução com dois vidros da mesma espessura, eu mantenho que eliminava imediatamente quem me fizesse tal proposta porque para frequências agudas é uma ma proposta (e o B A BA da questão)..... é melhor um vidro simples de grande espessura do que dois vidros normais da mesma espessura

Se pudesse juntar elementos elucidativos a comprovar....o forum agradecia
  5.  # 626

E já agora, considerando, o que prefeririam entre 2 orçamentos:

Vidro laminado silence 3+3-12-4 para todas?

ou

Janelas 6-18-4.4 silence (4.4 é um laminado também)

Obrigada.
    • jma
    • 29 julho 2009

# 627

sem preços, o segundo... com preços talvez o primeiro ;).. ou não?
  6.  # 628

São diferenças na ordem dos 15€ entre um e outro por m2
  7.  # 629

Não encontrei nenhuma informação não comercial em português. Baseei-me nestas informações de uma associação belga:

http://www.curbain.be/fr/renovation/information/isolationbruitsexterieursfenetres_IAC.php

O site é muito informativo, para quem souber francês.
  8.  # 630

Em termos de preços,
    Bom, estou a tentar negociar para que a diferença seja mínima ou até nula.Neste momento o diferencial de preços já quase não justifica a primeira opção (e até já me parece bastante menos do que os 15euros m2, Gustavo).
    E assim sendo, conseguindo sucesso na negociação, penso que a segunda opção será a óptima.

Um dos rumores era que a de 18mm é demasiado grande e que pode partir no caso de levar postigo, não o suportando (?) obviamente dito pela concorrência do fornecedor de 18mm.
  9.  # 631

lobito,
    De facto interessante o site, e não comercial, mas repare que há sempre interesses por trás destes estudos.
    Podem nem ser interesses comerciais: podem ser interesses de manter património histórico sem alterações (aconselhando a não substituir as janelas originais e em casos até proibindo-o, como acontece, por exemplo, em algumas zonas da Escócia; em Portugal como se quer vender toca a aconselhar substituição de todas as janelas e sejam de que material forem, as originais..mas, em antítese, de preferência por umas que durem bastante porque o consumidor quer que durem uma vida e o mercado sabe disso; em países onde é importante manter as árvores em vez de abatê-las não haverá a tendência de promover a utilização de madeira na caixilharia em janelas), e etc., e blabla. O que eu quero dizer é que cada cabeça sua sentença.

Em relação ao vidro, o site da Associação Belga aconselha a que os vidros sejam de espessuras diferentes e nunca iguais, para melhor performance em termos de isolamento, e na realidade portuguesa, não é costume os fornecedores proporem vidros da mesma espessura, não aconteceu em nenhum dos orçamentos que me foram apresentados: os vidros tinham sempre espessuras diferentes, e será pela razão exposta, que eu desconhecia, pela associação belga.

Por outro lado, parece-me que talvez colocar imediatamente de lado um fornecedor que o faça (apresente vidros das mesmas espessuras) com base na informação obtida por este site de uma associação belga (sem saber o que o move, embora aparentemente não seja comercial(?)) será um pouco extremista, afinal, poderá haver razões para ele propor tal que nós desconheçamos, mas que esse fornecedor melhor que ninguém, como fornecedor que é, saiba explicar. Não acha?
  10.  # 632

Colocado por: plsoaresmuito obrigado gustavo,
    este orçamento inclui montagem? você tem alguma empresa perto de lisboa?

uma questão: quais as diferenças principais entre os vidros que escolheu?

esqueci-me de referir que de um lado do prédio tenho os dois quartos , do outro tenho a cozinha e sala e na lateral o wc e que prefiro janelas de correr lateralmente (não sei o nome). os famosos cães da quinta estão do lado da sala e cozinha. isso tem alguma importância na solução que apresentou?

obrigado

Gustavo, eu agradeço o orçamento que me fez porque deu para ficar com uma ideia sobre os preços e materiais. Era precisamente isso que pretendia.

No entanto e depois da explicação que o ponto principal de ruído estão do lado da cozinha e sala, mantinha o mesmo orçamento com o mesmo tipo de vidros?
    Podem me explicar a diferença entre um vidro 3+3-14-4 e um 4-16-4 ? o 3+3 são dois vidros de 3mm?
    As janelas oscilobatentes não são aquelas que abrem para dentro? No meu caso que tenho cortinados em todas as divisões isso seria impraticável.

Obrigado mais uma vez
  11.  # 633

CMartin, claro que o facto de não se tratar de um site comercial não quer dizer que quem o faz não tenha preconceitos num sentido ou noutro (muito mais evidentes são outros sites ainda mais ligados ao patrimonio que praticamente dizem que a madeira tem todas as qualidades e mais alguma sem propriamente fundamentarem a sua argumentação). E pode ainda haver interesses escondidos que eu desconheço. Mas acho na mesma o site informativo e claro.

Quanto à minha afirmação radical mantenho-a, num contexto em que a pessoa disse explicitamente que o barulho dos cães a ladrar (frequências agudas, a menos que se trate de Grand Danois!) a incomodava. Se fossem camiões ou aviões ja a proposta talvez pudesse ter razão de ser, aparentemente.
  12.  # 634

Lobito, por acaso os cães latem num som mais grave do que agudo. Dá-me ideia de um ladrar de pastor alemão. Por vezes uns rafeiros também dão uns toques :)
  13.  # 635

Ah, então ja não sei :-)

Agora a sério, por tudo o que tenho lido, parece ser uma boa ideia usar vidros de espessuras diferentes quando se pretende isolamento acustico. Mas, obviamente, para certos sons é mais eficaz do que para outros.

Ja agora, as oscilo-batentes não costumam abrir tanto que impliquem com cortinas, a menos que elas estejam mesmo, mesmo àa face das janelas (o que me parece que é raro). Além disso, podem sempre abrir-se normalmente, é so mais uma possibilidade de abertura (bastante pratica na minha experiência).
  14.  # 636

Olá! Muito interessante esta discussão! Pessoalmente prefiro o PVC e rersolvi problemas de som e térmicos com isso.
  15.  # 637

Colocado por: lobitoJa agora, as oscilo-batentes não costumam abrir tanto que impliquem com cortinas, a menos que elas estejam mesmo, mesmo àa face das janelas (o que me parece que é raro). Além disso, podem sempre abrir-se normalmente, é so mais uma possibilidade de abertura (bastante pratica na minha experiência).

Serve de resposta para Plsoares, as janelas de batente ( abrir) hoje em dia não implicam muito com cortinados, porque na maioria das vezes estão fechadas, abrem-se ocasionalmente para limpar vidros e quando é necesssário arejamento dá-se uso ao oscilo.
  16.  # 638

Colocado por: plsoaresNo entanto e depois da explicação que o ponto principal de ruído estão do lado da cozinha e sala, mantinha o mesmo orçamento com o mesmo tipo de vidros?
    Podem me explicar a diferença entre um vidro 3+3-14-4 e um 4-16-4 ? o 3+3 são dois vidros de 3mm?

o vidro 3+3 são dois vidros de 3 com uma pelicula ( butiral plástico) colada entre eles, exactamente como o pára-brisas automóvel, que quando parte fica estilhaçado mas não cai ( devido á colagem dos vidros á pelicula)
    que é óptimo pra segurança e também para isolamento acústico quando conjugado com outro vidro e uma camara entre eles.( duplo laminado ) no caso 3+3-14-4
  17.  # 639

Colocado por: Gustavo MendesPara corresponder às suas exigências....nem mais , nem menos ...

desculpe, so uma questao .. a cor que orçamentou e lacado ou capeado?
  18.  # 640

Nem lacado, nem capeado, é um revestimento cor alumínio tipo "escovado" em renolit que saiu há pouco tempo para o mercado.
    Na imagem estão 3 cinzas, os 2 da esquerda são esses tipos de imitação.
      12.JPG

0.2049 seg. NEW