Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

mesmo assim..... é um grande corredor..... com tanto espaço, a área de acesso aos quartos poderia ser mais ampla..... não sou arquitecta mas acho que corredores são uma aberração numa casa.... é um espaço completamente morto e assustador para qualquer criancinha e, que de nada serve....

Acho que com essa área de construção poderia fazer uma casa muito mais "aberta"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  2.  # 22

não sou arquitecta mas acho que corredores são uma aberração numa casa.... é um espaço completamente morto e assustador para qualquer criancinha e, que de nada serve.

Tive amigos que andavam de bicicleta, jogavam à bola, à apanhada e a tantos outros jogos, nos 35m de corredores lá de casa...
  3.  # 23

Colocado por: AIECRmesmo assim..... é um grande corredor..... com tanto espaço, a área de acesso aos quartos poderia ser mais ampla..... não sou arquitecta mas acho que corredores são uma aberração numa casa.... é um espaço completamente morto e assustador para qualquer criancinha e, que de nada serve....

Acho que com essa área de construção poderia fazer uma casa muito mais "aberta"

Estas pessoas agradeceram este comentário:fernando gabriel arq

AIECR não é, mas podia ser, conseguiu explicar muito mas muito bem uma das coisas que está mal resolvida, e que remetem À reestruturação quase completa da casa.
  4.  # 24

luisvv, fala de apartamentos certo??? o dos meus pais tambem servia para tudo, mas diga-se que bonito não era.....

agora numa casa com quintal e onde se prevê um quarto para os filhos brincarem não me parece que estes vão andar de bike para o corredor..... hehe..

obrigado ao arq Fernando Gabriel pelo comentário, mas foi apenas uma opinião, com nenhum fundamento técnico....
  5.  # 25

Arq. Fernando, a reestruturação quase completa da casa?????!!!!! Eu diria que remetem para um novo projecto, segundo o AoV "a nascente o declive do terreno sobe, e é tudo pinhal encostado, ou seja ficava sem qualquer vista. Na opção que se encontra o quarto fico com uma vista completamente desafogada, o mesmo para a sala de estar e jantar", a mim parece-me que este projecto não está nada agarrado ao terreno (mesmo sem o conhecer), não deve ser mais que um "projecto de gaveta"! Se a nascente temos encosta, provavelmente a sul e poente temos um terreno desafogado, e temos uma moradia que apenas tem uma varanda tímida na frente, confiando os restantes espaços a janelas que só faltavam ser 1mx1m (medida standard), a meu ver e aapenas a ver pela planta que apresenta a moradia não "convive" com a envolvente, o que me parece fundamental, por menos assim me o têm ensinado.
    Eu considero que o problema maior nem está no corredor que tem inicio logo na porta da entrada principal da moradia e termina numa área excelentes para as crianças inverterem a marcha com as Bikes, para mim o problema maior está no que rodeia este corredor. :)

Angelo
    • AoV
    • 17 janeiro 2011

# 26

Uma vez que o j.angelo levanta "projecções" relativamente ao terreno, deixo uma imagem do mesmo do google (onde se vê bem o pinhal). A verde é a parcela do terreno, a vermelho +/- o local da implementação da casa. os números (independentemente da cor), são as cotas do terreno.

Os traçados que estão não são rigorosos, fiz agora a "olho"...
      google.jpg
  6.  # 27

Colocado por: AoVUma vez que o j.angelo levanta "projecções" relativamente ao terreno, deixo uma imagem do mesmo do google (onde se vê bem o pinhal). A verde é a parcela do terreno, a vermelho +/- o local da implementação da casa. os números (independentemente da cor), são as cotas do terreno.

Os traçados que estão não são rigorosos, fiz agora a "olho"...
      google.jpg

acha que lhe vão deixar fazer a casa no meio do terreno, com essa área de terreno e com via publica anexa, e possível via a norte.
  7.  # 28

AoV,
    Apesar de ter indicado alguns aspectos que eu corrigiria nesse primeiro estudo, concordo com os que consideraram o projecto «fraco», nomeadamente o marco1.

E relativamente à relação com a envolvente, depois de ver o terreno a minha primeira impressão piorou.
    • AoV
    • 17 janeiro 2011 editado

# 29

acha que lhe vão deixar fazer a casa no meio do terreno, com essa área de terreno e com via publica anexa, e possível via a norte.

O PDM já está mais que consultado (se subisse a casa mais uns 10m é que já não conseguia). Sim é permitido. Não sei que via se está a referir a norte, mas talvez esteja-se a referir ao caminho particular do lado esquerda da minha futura casa.
  8.  # 30

AoV depois de ver a imagem aérea que envia do terreno, confirmo o que suspeitava, a sua moradia podia estar implantada ali, aprox. 4m acima da cota do arruamento, como podia estar junto ao arruamento 40cm acima da cota deste. não está agarrada ao terreno, nem tem explorada a envolvente.
    Agora ainda estou mais convicto a afirmar que o projecto é fraquissimo, exija muito mais do seu projectista, não o deixe puxar projectos do fundo da gaveta, ou então... Contrate um arquitecto! :)

Atenção que não tenho intenção de ofender ninguém como as minhas palavras, mas acho que devo ter um discurso critico e construtivo (espero eu) perante um projecto destrutivo, já viu que tem uma moradia implantada 4m acima da cota do arruamento, com uma excelente exposição solar e não explora estes aspectos.
  9.  # 31

Colocado por: AoV

devia por os olhos na geração futura na sua área, como o seu futuro (esperemos que sim) colega j.angelo_84, que até têm uma conclusão aparecida a sua

Provavelmente o j.angelo_84 tem bastante disponibilidade, e é simpático, porque perdeu montes de tempo para dizer aquilo que o AoV não queria que se dissesse, "não têm nada que se aproveite", "meta o projecto no lixo e comece um novo" ou "arranje outro arquitecto"
  10.  # 32

Boas!

Relativamente à implantação, parece-me estar numa zona adequada. Eu implantava no mesmo local.
    Relativamente ao projecto em fase de estudo, certamente procurava um novo conceito, já que o terreno tem um enorme potencial para vistas priveligiadas e particulares.

Agarre-se pela implantação para organizar uma arquitectura contemporanea, que se parece enquadrar perfeitamente nesse cenário.

Cumprimentos,
    André David, arq.
    www.adarq.net
    [email protected]
  11.  # 33

luisvv, fala de apartamentos certo??? o dos meus pais tambem servia para tudo, mas diga-se que bonito não era.....agora numa casa com quintal e onde se prevê um quarto para os filhos brincarem não me parece que estes vão andar de bike para o corredor..... hehe..

Era um apartamento de 12 assoalhadas, com quartos para as crianças, salas de jantar e de estar, sala de fumo, quarto da empregada, biblioteca, etc..
  12.  # 34

Luis vv

Desisto.... não sei se fala a sério ou se está a brincar...

Corredores é que não.... é horrivel.... já a sala de fumos parece-me bem, com uma mesa de jogo e uma de bilhar....é um quarto de "brincar" para adultos.... muito bom
  13.  # 35

Luis vv
    Desisto.... não sei se fala a sério ou se está a brincar...
    Corredores é que não.... é horrivel.... já a sala de fumos parece-me bem, com uma mesa de jogo e uma de bilhar....é um quarto de "brincar" para adultos.... muito bom

É a sério. Há muitas casas dessas em Lisboa (Principe Real, São Mamede, Brancaamp, R. Salitre, Alexandre Herculano, etc.), muitas das quais foram sendo adaptadas a centros de escritórios, consultórios, etc.

E lá está: corredores são horrorosos para si, maravilha para outros...
  14.  # 36

Colocado por: luisvv E lá está: corredores são horrorosos para si, maravilha para outros...
    Maravilha!!
    Fartei-me de fazer corridas num desses corredores com uns 20m, com os meus primos, no apartamento dos meus avós, mesmo em frente à Casa da Moeda (Lisboa).

Mas hoje em dia aconselho todos os futuros donos-de-obra a reduzir a dimensão dos corredores...
    Por um lado, porque os miúdos já quase não correm :-) (nota: "corredor" vem de "correr", não é?!?) :-)
    Por outro, porque têm ou deviam ter melhores espaços para o fazer.

PS: ...e para quem pensa que eu sou apenas "nadador", informo que também fui internacional de atletismo (800m e 1500m).
    Quem sabe se por causa do «corredor» da casa dos meus avós? :-))
  15.  # 37

ok.. quem gosta tem, quem não gosta não tem..... parece-me justo...

mas todos esses exemplos são de casas antigas, lá está, onde os pés direitos tinham 3 mts e tal, e as portas eram enormes o que dava outra dimensão ao corredor.... e provavelmente facilitava a construção..... fazia-se um corredor ao meio da casa e portas à direita e à esquerda para as divisões.....

Mas isso desenhava eu que não sou arquitecta.....

Voltando ao que se refere a discussão, e na minha opinião, o corredor é o pior de tudo neste projecto.... e condiciona tudo o resto.....
  16.  # 38

Vá lá, "Luíses", deixem lá de comparar os tamanhos dos corredores das respectivas casas familiares, com mil assoalhadas em pleno centro de Lisboa! Cá o "povo" fica-se todo a roer de inveja :-)))
    Bemmmm...mas por acaso, quando era miúda, havia (há) em casa da minha mãe um corredor não muito grande (uns 7 metros) com 7 portas (!) que servia para eu o irmão jogarmos ao "mata"...basicamente, muníamo-nos cada um de uma bola feita com um par de meias (a "arma") e tínhamos de passar de porta em porta sem sermos "mortos" pelo dito par de meias. Epá, há quanto tempo não me lembrava desta brincadeira!
    • AoV
    • 18 janeiro 2011 editado

# 39

Pessoalmente, também não gosto do corredor, é um facto. Agora a ideia com que fiquei ao falar com o meu projectista, quando olhei para este 1º estudo, é que tendo em conta o nº de peças que pedi, é que não há milagres!
    • AIECR
    • 18 janeiro 2011 editado

# 40

AoV
    Desculpe e espero não levar a mal o que vou dizer, até porque como já referi não só arquitecta nem nada parecido....mas o seu projectista não é arquitecto..... e daí não haver milagres.... Possivelmente a capacidade criativa de desenho de um projectista seja ele qual for, fica muito aquem da de um arquitecto, para alguma coisa deverão servir os 5 anos de faculdade....

Eu quando me dói qualquer coisa tambem me armo em médica e faço automedicação, se vejo que não passa vou a um médico de verdade..... Desculpe mas as coisas são mesmo assim: "Cada macaco no seu galho".

Eu recorri a um arquitecto para fazer a minha casa, que está agora a construir. Situa-se no centro tradicional de uma vila. O terreno é muito pequeno e a zona bastante limitada arquitectonicamente, no entanto o arquitecto consegui arranjar-me n soluções todas viáveis, o que de inicio com o projectista não era possivel.....

NOTA: Não estou aqui como advogada de defesa dos arquitectos, é preciso que se veja...... também há uns que fazem coisas feinhas..... mas lá está o que é feio para mim é bonito para outros..... a beleza é muito relativa...

0.0253 seg. NEW