Iniciar sessão ou registar-se
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 41

Desculpe e espero não levar a mal o que vou dizer

Não, não levo a mal, como disse sempre, todas as opiniões, mesmo negativas, desde que fundamentadas são válidas.

mas o seu projectista não é arquitecto

Não é arquitecto de facto, mas também não é um simples desenhador. Encontrei muitos desenhadores, que depois nem eram eles a assinar o projecto. O meu é ele mesmo a assinar o projecto. Não sei o grau académico dele, mas penso ser Eng. (até será ele a ser a assumir a direcção de obra) com uma especialização em Arquitectura. Mas não sei dar pormenores. A escolha perante ele, foi devido a ter visto algumas obra dele que gostei, e também me ter sido recomendado por construtores amigos/familiares.

Agora, resumidamente, o estudo apresentado pode estar abaixo das expectativas, poderá ter muita coisa mal, mas ressalvo que é o 1º estudo, ou provavelmente nem isso, é uma "proposta". O projectista fez este estudo apenas com base na topografia que lhe entreguei do terreno. Só durante esta semana virá mesmo ao terreno para se inteirar do mesmo, e a partir daí sugerir alguma coisa completamente diferente.

Veremos....

Aceito e continuo a aceitar todas as opiniões.
  1.  # 42

Colocado por: AoV

O projectista fez este estudo apenas com base na topografia que lhe entreguei do terreno. Só durante esta semana virá mesmo ao terreno para se inteirar do mesmo, e a partir daí sugerir alguma coisa completamente diferente.

Perdeu tempo a fazer aquele desenho, e só agora é que vai ao terreno??? Devia ter sido a primeira coisa a fazer. Já fiz a avaliação do projectista que tem,... mas não lhe digo.
    • P+V
    • 18 janeiro 2011

# 43

Colocado por: AoVEncontrei muitos desenhadores, que depois nem eram eles a assinar o projecto.
    Claro, não podem.

Colocado por: AoVNão sei o grau académico dele, mas penso ser Eng. (até será ele a ser a assumir a direcção de obra) com uma especialização em Arquitectura.
    Duvido, quando muito ATAE.

Colocado por: PicaretaPerdeu tempo a fazer aquele desenho, e só agora é que vai ao terreno??? Devia ter sido a primeira coisa a fazer. Já fiz a avaliação do projectista que tem,... mas não lhe digo.
    Somos dois.
  2.  # 44

Colocado por: AIECRAoV
    Desculpe e espero não levar a mal o que vou dizer, até porque como já referi não só arquitecta nem nada parecido....mas o seu projectista não é arquitecto..... e daí não haver milagres.... Possivelmente a capacidade criativa de desenho de um projectista seja ele qual for, fica muito aquem da de um arquitecto, para alguma coisa deverão servir os 5 anos de faculdade....

Eu quando me dói qualquer coisa tambem me armo em médica e faço automedicação, se vejo que não passa vou a um médico de verdade..... Desculpe mas as coisas são mesmo assim: "Cada macaco no seu galho".

Eu recorri a um arquitecto para fazer a minha casa, que está agora a construir. Situa-se no centro tradicional de uma vila. O terreno é muito pequeno e a zona bastante limitada arquitectonicamente, no entanto o arquitecto consegui arranjar-me n soluções todas viáveis, o que de inicio com o projectista não era possivel....porque nao poe aqui a sua planta
    aqui nunca dizem bem ,sempre q nao foi arquitecto que fez . a ver qdizem da sua ,cumps

NOTA: Não estou aqui como advogada de defesa dos arquitectos, é preciso que se veja...... também há uns que fazem coisas feinhas..... mas lá está o que é feio para mim é bonito para outros..... a beleza é muito relativa...
    aqui estou de acordo consigo ,
  3.  # 45

AoV não conheço nenhuma especialização de Engenharia em Arquitectura, alguém deste fórum conhece?! Para mim ou se é Arquitecto ou se é Engenheiro...

Em suma, um projecto que é feito sem sequer haver uma deslocação ao terreno para perceber o local de intervenção, não é projecto, é algo que caiu ali porque quando se meteu a mão á gaveta era este que estava ao de cimo nos "tesourinhos deprimentes"... estar ali ou na china (com todo o respeito que tenho pelos chineses) é praticamente a mesma coisa. Mas não necessitava de ter dito que o seu técnico não tinha ido ao local, isso foi muito evidente quando aqui postou a imagem aérea com algumas coordenadas do levantamento.
    No mínimo o técnico deveria ter ido ao local para lhe dar um valor justo para ambas as partes na proposta de honorários, segundo me consta esta é sempre a primeira abordagem do arquitecto ao terreno...

Um concelho pegue em todas as dicas que lhe foram dando e comece a pensar contratar alguém que lhe faça aquilo que você precisa... UM PROJECTO DE ARQUITECTURA, porque hoje não podemos cair no ridículo de achar que alguém faz um projecto para aquecimento, e que a seguir é que vai entrar no jogo...

Na sua zona não há arquitectos? Frisou que tinha consultado vários desenhadores, e arquitectos consultou alguns?

Não quero com isto ser um critico destrutivo, mas sim construtivo...
    • AoV
    • 18 janeiro 2011 editado

# 46

Na sua zona não há arquitectos? Frisou que tinha consultado vários desenhadores, e arquitectos consultou alguns?

Sim também consultei um arquitecto (que por acaso encontrei e peguei o contacto aqui no fórum), e gostei do "bla bla bla" dele, no entanto não optei pelo mesmo, porque não tinha qualquer referência, nem consegui encontrar nenhuma obra do mesmo. Esteve em dúvida, até me apresentar o valor dele para ficar com a direc. de obra (excluí-o quando me apresentou esse valor).

Duvido, quando muito ATAE.

Peço desculpa a ignorância, mas ATAE = ???

AoV não conheço nenhuma especialização de Engenharia em Arquitectura, alguém deste fórum conhece?!

Pelo que sei é Eng., mas ele disse-me que estava a concluir uma especialização/complemento em Arquitectura. Provavelmente algum curso, não sei!

Um concelho pegue em todas as dicas que lhe foram dando e comece a pensar contratar alguém que lhe faça aquilo que você precisa...

Não sei se fiz a melhor escolha, na maioria das vossas opiniões, não. O senhor pode também ainda não ter tido tempo de mostrar o seu melhor, não sei! Mas também acho que seria eticamente incorrecto da minha parte dizer que já não quero mais trabalho nenhum dele. Acho que posso e devo exigir mais, sem dúvida. Mas agora do fim de entregar o trabalho, partir para outra, não faz parte de mim enquanto pessoa! É a minha opinião! Ou estarei a ser demasiado ingénuo?
  4.  # 47

já agora se puder dizer, qual foi o valor que o engenheiro lhe propôs para fazer essa planta que apresentou?
    se disser, eu disponho-me a dizer quanto eu levava para fazer exactamente o mesmo que apresentou...

Colocado por: AoVespecialização/complemento em Arquitectura

não há especializações em arquitectura propriamente dita, por parte de outras licenciaturas.
    é como dizer que existe um curso CEAC (por correio) de arquitecto ou engenheiro.
  5.  # 48

Acho que posso e devo exigir mais, sem dúvida. Mas agora do fim de entregar o trabalho, partir para outra, não faz parte de mim enquanto pessoa! É a minha opinião! Ou estarei a ser demasiado ingénuo?

Tenho criticado o projecto, e também acho que lhe deve dar mais uma oportunidade, mas não se esqueça do mais importante: esta será a sua casa, onde eventualmente passará o resto da sua vida, e também provavelmente será o maior investimento da sua vida. Se chegar à conclusão que não serve, procure outro, não tenha dó nem piedade, o dinheiro que já perdeu com este projectista é insignificante, quando comparado com o total que vai gastar na casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AoV
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 49

já agora se puder dizer, qual foi o valor que o engenheiro lhe propôs para fazer essa planta que apresentou?
    se disser, eu disponho-me a dizer quanto eu levava para fazer exactamente o mesmo que apresentou...

Estimado Fernando, não estou neste tópico a discutir preço(s), posso dizer que foi um preço pouco inferior ao apresentado pelo arquitecto que consultei. A diferença fez-se que depois o arquitecto queria mais 1000€ pela dirc. técnica da obra, enquanto com que fechei, já a têm incluído, que será ele mesmo a fazer.

Também não revejo o Fernando a dar um valor para o que eu apresentei, uma vez que não se identifica com tal. Seria bem mais interessante saber, pelo valor que tenho, o que é que o Fernando propunha para o espaço em questão.
  6.  # 50

Desde a minha primeira mensagem que venho assinalando estes pontos:
    custo da obra, desperdício de áreas, (falta de) qualidade do projecto, e ligação das áreas interiores ao exterior.
    Colocado por: AoV ...A diferença fez-se que depois o arquitecto queria mais 1000€ pela dirc. técnica da obra, enquanto com que fechei, já a têm incluído, que será ele mesmo a fazer.
    Já reparou que essa diferença de 1000€ equivale a 1 ou 2m2 de área perdida em corredores ? Isto é, Você poupa 1000euros no projectista e gasta-os em obra por causa de um projecto deficiente!

Caro AoV, EU sou Engenheiro Civil, e ao olhar para o seu «1.º estudo» pensei logo que aquilo era um «projecto de engenheiro», no pior sentido da coisa.

E também vi logo que o homem não fazia a mínima ideia de como «agarrar» a casa ao terreno.
    Eu também não faço(*)! Para isso é que servem os Arquitectos.

Também acho um completo disparate perder-se tempo a fazer um «primeiro estudo» sem sequer ir ao terreno!

Essa sua "escolha" baseada no que vai poupar, é como comprar um bólide de 2500cm3 pensando no que vai poupar... em bateria.

Espero que o «2.º estudo» venha bastante melhor...

Boa sorte.

(*) mas sei distinguir um bom de um mau projecto.
  7.  # 51

Estimado Fernando, não estou neste tópico a discutir preço(s), posso dizer que foi um preço pouco inferior ao apresentado pelo arquitecto que consultei. A diferença fez-se que depois o arquitecto

falei em preço, porque o AoV falou,
    Colocado por: AoVEsteve em dúvida, até me apresentar o valor dele para ficar com a direc. de obra (excluí-o quando me apresentou esse valor).

muita gente que vê este forum, escolhe um mau negocio apenas pelo dinheiro, escolhendo pessoas para fazerem o que não sabem nem estão preparados para fazer, que neste caso é arquitectura.
    apenas falei nisso, para dar a minha opinião do que vale em dinheiro/trabalho para mim o que colocou aqui, é uma mera opinião minha e deve assim ser tomada(atenção a isto), balizada no meu trabalho e no que acho que se pode conseguir com um trabalho.
    no que apresentou aqui, em planta incluindo processo todo sem falar em acompanhamento de obra, para mim vale X - de 500€ a 1000€ euros, nunca mais, mas como disse é uma mera opinião minha, opinião apenas para termos um indicador da perspectiva de trabalho, físico e intelectual.

Colocado por: AoVTambém não revejo o Fernando a dar um valor para o que eu apresentei, uma vez que não se identifica com tal

eu não faria diferente ou igual, a casa é para si, o arquitecto apenas o aconselha e passa as suas ideias execuiveis para o papel, o que indica como identificar não é arquitectura, é "trabalho de autor". trabalho de autor é aquele que uma pessoa, artista elabora o elemento total, apenas com indicações suas ou sobre suas regras.

Colocado por: AoVSeria bem mais interessante saber, pelo valor que tenho, o que é que o Fernando propunha para o espaço em questão.

não percebi, como assim?
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 52

não percebi, como assim?

Queria dizer, sem falarmos em valores, e imaginado que era o Fernando o meu projectista/arquitecto, sabendo que o terreno é aquele que aqui apresentei, sabendo o nº de peças que pretendo para a casa são aquelas que foram apresentadas, que quero uma casa com telhado (quero dizer com telhas), que detesto ilhas nas cozinhas, e que obra o preço total não deverá passar os 200mil€ (tudo isto foram as informações que passei ao meu projectista). O que é que me aconselhava se eu fosse seu cliente? (Não estou a dizer para me fazer um projecto, nem que venha aqui colocar um estudo, estou a pedir-lhe, se quiser, que partilhe em alguns items, aquilo que no seu entender se enquadrava melhor naquele terreno).
  8.  # 53

Queria dizer, sem falarmos em valores, e imaginado que era o Fernando o meu projectista/arquitecto, sabendo que o terreno é aquele que aqui apresentei, sabendo o nº de peças que pretendo para a casa são aquelas que foram apresentadas, que quero uma casa com telhado (quero dizer com telhas), que detesto ilhas nas cozinhas, e que obra o preço total não deverá passar os 200mil€ (tudo isto foram as informações que passei ao meu projectista). O que é que me aconselhava se eu fosse seu cliente? (Não estou a dizer para me fazer um projecto, nem que venha aqui colocar um estudo, estou a pedir-lhe, se quiser, que partilhe em alguns items, aquilo que no seu entender se enquadrava melhor naquele terreno).

primeiro tinha de me dizer mais sobre o que queria, dizer como vive o seu dia a dia com a casa e o exterior, se precisa de este espaço ou aquele, se prescinde de algum espaço, mostrar-me nem que seja imagens do que gosta ou acha que gosta.
    mesmo com isto tudo não é fácil descobrir o que um cliente quer, depende muito da pessoa também, e ao longo do percurso vai-se descobrindo de um lado e de outro.
    depois teria de estar no terreno pelo menos duas vezes, em intervalos distanciados.
    teria de me dizer se queria espaço de cultivo ou não, se existem poços ou não, quais os acessos ao terreno e em que aspecto, pedonal, automóvel. etc,
    esquecendo-me de um ou outro pormenor:
    eu diria que tem ai um excelente terreno para desfrutar através da casa e com base na casa; a localização desta, neste projecto como noutros é importante, mas neste será mesmo muito importante, seria um projecto com limitações de zonas de terreno pois há espaço para isso.
    mais não posso dizer pelo que já disse que era preciso para tecer mais considerações.
  9.  # 54

A média cobrada por um arquitecto é de 6% do valor da obra.
  10.  # 55

Colocado por: El pasoA média cobrada por um arquitecto é de 6% do valor da obra.

média? talvez há décadas atrás fosse, de onde tirou esse número?
  11.  # 56

Colocado por: fernando gabriel
    média? talvez há décadas atrás fosse, de onde tirou esse número?

Não devo andar actualizado, quanto é agora?
  12.  # 57

El Paso, era bom que assim fosse... Vive em que mundo? neste não é certamente...
    O AoV diz que tem um plafon de 200.000,00 então pela lógica do El Paso o arquitecto que o Aov consultou apresentou-lhe uma proposta de 12.000,00.
  13.  # 58

É muito acima ou muito abaixo :-(
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 59

Colocado por: j.angelo_84O AoV diz que tem um plafon de 200.000,00 então pela lógica do El Paso o arquitecto que o Aov consultou apresentou-lhe uma proposta de 12.000,00.

Se apresentasse esse valor, imediatamente teria-lhe agradecido pela disponibilidade e virava as costas, e nem sequer olhava mais para proposta! Felizmente apresentou 1/4 desse valor, e foi uma proposta que teve sempre "em cima da mesa" até a última decisão.
  14.  # 60

Quando falo em 6% é para:
    - projecto arquitéctónico
    - Licenciamento camarário
    - projecto de execução
    - cadernos de encargos
    - coordenação dos projectos de especialidade
    - desenhos d epromenor
    ...
    e muito importante, assistência técnica

0.0262 seg. NEW