Iniciar sessão ou registar-se
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 61

Bem....

Se formos a contar com a licença camarária, e todas as vistorias exigidas, ou seja resumidamente, tudo o que envolve papeis.... é capaz de não andar longe desse valor! :/
  1.  # 62

Não, as licenças não estão incluidas por norma nestes valores, mas sim o tratamento burocratico.
    Quantas vezes está a pensar em ter de se deslocar à camara municipal, ao ACT, etc.?
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 63

Quantas vezes está a pensar em ter de se deslocar à camara municipal, ao ACT, etc.?
    A pergunta é para mim?
  2.  # 64

Colocado por: El pasoA média cobrada por um arquitecto é de 6% do valor da obra.

Com ou sem projectos das especialidades??

Colocado por: fernando gabriel
    média? talvez há décadas atrás fosse, de onde tirou esse número?

Colocado por: j.angelo_84
    El Paso, era bom que assim fosse... Vive em que mundo? neste não é certamente...

Colocado por: AoV
    Felizmente apresentou 1/4 desse valor

3.  # 65

Colocado por: AoVA pergunta é para mim?

Sim.
  4.  # 66

Picareta, o seu comentário foi com ou sem projecto de especialidades?? :)
    • AoV
    • 18 janeiro 2011

# 67

Vou responder ao El Passo e ao Picareta em simultâneo :

Todos os orçamentos que obtive, era para o projecto de arquitectura e todas as especialidades, e todo o tratamento junto da câmara ou outras entidades necessárias. As taxas camarárias, valor da licença e o valor das vistorias, seriam suportados por mim.

No orçamento que pedi ao arquitecto, havia também, a parte, caso pretendesse, o preço para o projecto de execução e caderno de encargos.
  5.  # 68

Colocado por: j.angelo_84Picareta, o seu comentário foi com ou sem projecto de especialidades?? :)

Tão novinho e já manda umas piadas. Claro que tem especialidades, você não viu porque é arquitecto, aliás aprendiz de arquitecto.
  6.  # 69

Colocado por: AoVVou responder ao El Passo e ao Picareta em simultâneo :

Todos os orçamentos que obtive, era para o projecto de arquitectura e todas as especialidades, e todo o tratamento junto da câmara ou outras entidades necessárias. As taxas camarárias, valor da licença e o valor das vistorias, seriam suportados por mim.

No orçamento que pedi ao arquitecto, havia também, a parte, caso pretendesse, o preço para o projecto de execução e caderno de encargos.

Adjudicou os cadernos de encargos?
    Acompanhamento da obra será feito por quem? Quem será o DT e o fiscal da obra?
    Vai ter coordenador de segurança? Quem vai tratar da documentação com o ACT?
    Podemos saber o valor total que lhe orçamentaram?
  7.  # 70

Picareta às vezes temos de mandar uma piadas para quebrar o gelo! Aproveitei a deixa...:)

Por norma costumo integrar atelier`s de amigos durante os tempos "mortos" da faculdade (para me inteirar do mercado), e um bocadinho no seguimento deste post, custa-me saber que estudamos durante 7 anos (5+1+1) para depois ter-mos de discutir preços entre "curiosos" de arquitectura que praticam preços ridículos de 2.500,00 ou até menos pelo chamado projecto de licenciamento (arquitectura mais especialidades), como é possível????!!!! E depois vermos situações como esta, projectos fracos sem qualquer dedicação.
    Como é que provavelmente 80% dos projectos não tem projecto de execução? Parte-se do principio que todos os projectos são para construir!
    O cliente consegue distinguir um projecto feito por um arquitecto e um feito por um projectista (nome simpático para um desenhador)?
    Quando Vamos ao médico também discutimos preço? Ele espera por nós para a consulta, ou temos de ser nós a esperar por ele para ser consultados?

Assim vai a credibilidade de um ARQUITECTO em terras de Portugal....
  8.  # 71

Colocado por: j.angelo_84

custa-me saber que estudamos durante 7 anos (5+1+1)

Eu estudei 12+5, 7 anos só dá para aprender a fazer rabiscos.
  9.  # 72

Picareta não tenho qualquer duvida disso... Estamos sempre a aprender, quem achar o contrario está enganado...
  10.  # 73

Colocado por: El pasoQuando falo em 6% é para:
    - projecto arquitéctónico
    - Licenciamento camarário
    - projecto de execução
    - cadernos de encargos
    - coordenação dos projectos de especialidade
    - desenhos d epromenor
    ...
    e muito importante, assistência técnica

projecto arquitectónico? é brasileiro? o termo correcto é projecto base, um projecto de arquitectura ou arquitectonico"" como disse, é a soma te todos os elementos, o conjunto.
    os desenhos de pormenor assim como o caderno de encargos fazem parte do projecto de execução, não são itens aparte
    mesmo com os cafés não é esse valor médio que diz.
    • P+V
    • 19 janeiro 2011

# 74

Colocado por: El pasoA média cobrada por um arquitecto é de 6% do valor da obra.
    Piada do mês.
  11.  # 75

Então qual é a média cobrada por um gabinete de arquitectura por todos os trabalhos listados?
    Quanto cobram vocês em média?
    Já sei que depende de muita coisa, mas o que se pede aqui não é um orçamento mas um valor médio.
    Não é indexado ao valor de construção?
  12.  # 76

Colocado por: El pasoEntão qual é a média cobrada por um gabinete de arquitectura por todos os trabalhos listados?
    Quanto cobram vocês em média?
    Já sei que depende de muita coisa, mas o que se pede aqui não é um orçamento mas um valor médio.
    Não é indexado ao valor de construção?

Não. É indexado ao valor do mercado. No tempo das vacas gordas era indexado ao número de fogos que o projectista (fosse ele quem fosse) conseguia aprovar.
  13.  # 77

Colocado por: AugstHill
    Não. É indexado ao valor do mercado. No tempo das vacas gordas era indexado ao número de fogos que o projectista (fosse ele quem fosse) conseguia aprovar.

Perguntas simples para respostas simples:
    E qual é o valor de mercado actualmente?
    Se não é indexado ao valor de construção é indexado a quê?
    Fazer uma casa de 100m2 cobra o mesmo de uma de 500m2?
    Fazer uma casa de 200 mil euros cobra o mesmo e uma de 1 milhão?
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2011

# 78

Colocado por: El pasoSe não é indexado ao valor de construção é indexado a quê?

Ao volume de trabalho e às horas previstas a despender no mesmo?
  14.  # 79

Colocado por: FD
    Ao volume de trabalho e às horas previstas a despender no mesmo?

Anda por aí. Sabendo o custo/hora do atelier, prevê-se o número de horas, multiplica-se e somam-se as despesas com colaboradores externos.
  15.  # 80

El Paso,

a proposta é feita mediante análise do terreno de intervenção e programa previsto, dai deve resultar uma estimativa de horas para desenvolver o trabalho. Depois de feita esta reflexão é multiplicado o numero de horas pelo custo hora do Atelier e somado o valor das despesas com consumíveis (impressões....), resultando o valor total da proposta de honorários. Claro que caso se ultrapasse as horas previstas quem deve acarretar com as despesas adicionais é o próprio gabinete, salvo raras excepções!

Dê uma espreitadela ao Post "Apresentação e Inicio de Projecto", para ver o que um arquitecto não deve fazer, e o porquê de o cliente não conseguir distinguir um projectista de um arquitecto...

0.0293 seg. NEW