Quantas vezes está a pensar em ter de se deslocar à camara municipal, ao ACT, etc.?A pergunta é para mim?
Colocado por: El pasoA média cobrada por um arquitecto é de 6% do valor da obra.
Colocado por: fernando gabriel
média? talvez há décadas atrás fosse, de onde tirou esse número?
Colocado por: j.angelo_84
El Paso, era bom que assim fosse... Vive em que mundo? neste não é certamente...
Colocado por: AoV
Felizmente apresentou 1/4 desse valor
Colocado por: AoVA pergunta é para mim?
Colocado por: j.angelo_84Picareta, o seu comentário foi com ou sem projecto de especialidades?? :)
Colocado por: AoVVou responder ao El Passo e ao Picareta em simultâneo :
Todos os orçamentos que obtive, era para o projecto de arquitectura e todas as especialidades, e todo o tratamento junto da câmara ou outras entidades necessárias. As taxas camarárias, valor da licença e o valor das vistorias, seriam suportados por mim.
No orçamento que pedi ao arquitecto, havia também, a parte, caso pretendesse, o preço para o projecto de execução e caderno de encargos.
Colocado por: j.angelo_84
custa-me saber que estudamos durante 7 anos (5+1+1)
Colocado por: El pasoQuando falo em 6% é para:
- projecto arquitéctónico
- Licenciamento camarário
- projecto de execução
- cadernos de encargos
- coordenação dos projectos de especialidade
- desenhos d epromenor
...
e muito importante, assistência técnica
Colocado por: El pasoA média cobrada por um arquitecto é de 6% do valor da obra.Piada do mês.
Colocado por: El pasoEntão qual é a média cobrada por um gabinete de arquitectura por todos os trabalhos listados?
Quanto cobram vocês em média?
Já sei que depende de muita coisa, mas o que se pede aqui não é um orçamento mas um valor médio.
Não é indexado ao valor de construção?
Colocado por: AugstHill
Não. É indexado ao valor do mercado. No tempo das vacas gordas era indexado ao número de fogos que o projectista (fosse ele quem fosse) conseguia aprovar.
Colocado por: El pasoSe não é indexado ao valor de construção é indexado a quê?
Colocado por: FD
Ao volume de trabalho e às horas previstas a despender no mesmo?