Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a desenvolver projecto de pequena moradia unifamiliar no Concelho de Oeiras. A exposição solar é um rectângulo virado a Sul. Penso que a maior dificuldade vai ser manter a casa comfortável no Verão (arrefecer) e não aquecê-la no Invernio. Estava a considerar fazer sistema capotto, mas o meu Arquitecto e o Projectista de Térmica estão a falar-me de: fachada ventilada + parede dupla com caixa de ar. Tenho dúvidas em relação ao comforto térmico, à inércia térmica e ao custo.

    Alguém com experiência técnica e de construção me pode dar pistas ?
  2.  # 2

    Para mim, a fachada ventilada é a melhor solução em termos térmicos, e de longe a melhor em aspecto, só que o preço começa aí nos 80€/m2 e pode ir até...até onde quiser.
    O seu arqº quando lhe falou na fachada ventilada, falou-lhe no custo??
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo16062021

    Como assim?


    Experiência. Após viver em várias casas, agora vivo num prédio com fachada ventilada.
  4.  # 4

    Boa noite,

    Que tal umas arvores de folha caduca?

    Causam sobreamento no verão, e deixa passar sol(quando há) no inverno.

    Fica a sugestão.
    Algo mais, estarei disponivel,

    André David, arq
    www.adarq.net
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bob the builder
  5.  # 5

    A ideia das árvores não é possível do lado sul. Mas vai ser solução para poente. Mas a minha dúvida é se faz sentido ter fachada ventilada mais parede dupla com caixa de ar ! Porque não, do ponto de vista térmico (os custos vemos depois), capotto com bloco térmico e sem dupla parede com caixa de ar. Ou então, fachada ventilada e bloco térmico sem a parede dupla e a caixa de ar ? Gostava de ter comentários de pessoas que têm experiência de construção destas soluções ou então de viverem em moradias com estas soluções.

    Muito obrigado

    BtB
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo16062021
    e fazem lixo no outono


    E fazem respirar melhor uma vida!!!!
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021

    Que tipo de isolamento tinha,e que tipo tem agora?


    Não fui eu que as construí, logo não lhe posso responder, só sei que o meu apartamento actual, tem 4cm de poliuretano projectado. E que é que isso importa para esta discussão? Você é que é o especialista, explique lá qual é a melhor solução (utilizando a mesma espessura de isolamento)
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021

    Qual espessura,de quanto estamos a falar?


    Não interessa a espessura, a questão é qual a melhor solução para uma fachada, utilizando a mesma espessura de isolamento?
  9.  # 9

    Meus Caros,

    Só queria um esclarecimento fudamentado. Por favor abstenham-se de entrar em polémica, se isso não servir para o meu esclarecimento, nesta discussão.

    Ob.

    BtB
  10.  # 10

    Fachada ventilada com 4cm de isolamento é melhor do que ETIC com 4cm de isolamento. Tem dúvidas? Agora se for para comparar fachada ventilada com 4cm de isolamento com ETICS com 6cm, já não sei responder.
  11.  # 11

    Colocado por: bob the builderMeus Caros,

    Só queria um esclarecimento fudamentado. Por favor abstenham-se de entrar em polémica, se isso não servir para o meu esclarecimento, nesta discussão.

    Ob.

    BtB


    Ainda não respondeu à minha questão: O arqº quando sugeriu a fachada ventilada, falou no preço?
  12.  # 12

    Caro Picareta

    Se LER bem o post inicial tem lá a resposta, sob a forma da minha própria dúvida.

    O isolamento de 4 cm na fachada ventilada é colocado onde ? Na caixa de ar da parede dupla ? Entre a fachada e o pano exterior da parede (exterior) ?

    Ob.

    BtB
  13.  # 13

    Colocado por: bob the builder

    O isolamento de 4 cm na fachada ventilada é colocado onde ? Na caixa de ar da parede dupla ? Entre a fachada e o pano exterior da parede (exterior) ?


    Se leva fachada ventilada, não vejo necessidade de parede dupla, se quiser gastar dinheiro na parede dupla. a localização do isolamento depende da inércia térmica que pretenda, quanto mais para o exterior estiver o isolamento, maior a inércia.
  14.  # 14

    Caro Picareta,

    Então vê como alternativa térmicamente mais eficiente a fachada ventilada com o bloco térmico ? O isolamento ficaria entre a fachada e o bloco térmico ?

    Ob.

    BtB
  15.  # 15

    Colocado por: bob the builder

    Se LER bem o post inicial tem lá a resposta, sob a forma da minha própria dúvida.


    Por acaso não está, e também não precisa de responder. A minha questão era no sentido de perceber, se há arquitectos a aconselhar soluções muito caras, sem referirem os custos, acho isso inaceitável, ou então o bob como é "construtor" deve ser rico, e o aqrº nem falou em custos com receio de o ofender.
  16.  # 16

    Caro Anonimo16062021,

    Isso é bom ou mau ? Quanto mais baixo melhor ? Qual seria o valor para capotto com bloco térmico ?

    Se o isolamento está "agarrado" à "parede", porquê é que se diz que a fachada é "ventilada" ?

    Ob.

    BtB
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2011

     # 17

    Vivam!
    É o que eu sempre digo, todos mandam bitaites, mas saber explicar é difícil, mais ainda, se forem explicações simples para que todos entendamos.

    Por definição fachada ventilada, é-o, isto é, é uma fachada que por ter uma câmara de ar aberta desde a base da parede até ao seu cimo, por efeito de convecção térmica provoca uma corrente de ar ascensional, que faz com que a face interior do revestimento esteja sempre com uma temperatura inferior à face exterior desse revestimento. Assim, e ainda por definição, o revestimento exterior está solto e o isolamento, seja em que material for, está directamente fixo ou aderente à parede.

    è um sistema muito utilizado, embora também me levante algumas reservas, em termos de resistência mecânica, sobretudo quando o revestimento é em pedra natural, granpeada com uma técnica de espigões aplicados na grossura da pedra. Mais ainda quando estamos a falar de pedras grandes e finas. Agora quando se tratam de revestimentos em placas cimentícias ou equivalentes, fixas por colagem ou rebitagem, isso já é outra conversa.

    Em termos de isolamento térmico, bom crua e directamente, em termos de verão é do mais eficiente que se conhece; Mais falando em termos de eficiência para a mesma espessura de isolamento, quando comparado com os capotos ou etics, então não tem comparação: Muito melhor.

    Quanto a preços, falando do que sei, e apenas utilizo e aplico cimenticios, posso dizer com começo nos 100€/m², sem isolamento, que não é nada barato.
    Algumas imagens muito explícitas em:
    http://mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=86
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2011 editado

     # 18

    Vivam!
    Obrigado Anonimo18072022A. Não me atrevo a dizer que cumpre ou não o que especifica o 220/2008. Isso compete aos técnico aferir com base nas certificações dos produtores.
    Concordo que de inverno, também as fachadas ventilados têm um funcionamento menos eficiente que um capoto, mas isso já são amendoins. Suponho, espero não ter sonhado, porque lemos tanto, que por vezes baralhamos, dizia já li algures, que se demonstra que a baixas temperaturas como a circulação por convecção é diminuta, esse efeito é desprezível.
    Anonimo16062021: Lá está você a brincar. Reinadio. Então 50% sobre o que com que espessuras comparado com quê e a que preços?.
    Vá lá não baralhe mais.
    Em conclusão e resumindo: Além do capoto para revestimento e isolamento térmico exterior em fachadas existem as fachadas ventiladas que como qualquer outro sistema, tem imensas vantagens e outros tantos inconvenientes.
    Fico-me por aqui, nestas coisas dos isolamentos exteriores. Dei apenas a minha opinião com a intenção de ajudar o autor da discusão (bob the builder) que tinha este tipo de coisa precrita no projecto dele.
    Sabendo que não sou um adepto incondicional dos isolamentos exteriores, reconheço que por vezes são solução e eu pessoalmente até recomendo e instalo um tipo especial que é exactamente a fachada ventilada com placas cimenticias da Euronit®.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 19 janeiro 2011

     # 19

    Vivam!
    Anonimo16062021: Uma de duas: Ou ficamos por aqui porque não entendo, e bondade sua; ou explique-me melhor já que não entendo a parte do valor dos 50% das condutibilidades térmicas.
    Repare qualquer michordoca de qualquer EPS tem lambadas abaixo de 0.040, para não falar em vulgaríssimos 0.035w/(m.K). Onde estão os 50%?
    É essa coisa da dupla personalidade a deixá-lo mal.
    Fico-me por aqui.
    "Fassam" parte
  17.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021

    Por acaso o alv conhece mais algum isolamento para sistema de ETICS seja ele de que material for que tenha tão baixa condutividade térmica?


    Caro Anonimo16062021, o arquivo em anexo exemplifica um isolamento térmico(Eps) com 0,022 W/mK de condutibilidade térmica. Não pretendo descontextualizar.



    Cumprimentos.
 
0.0213 seg. NEW