Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos felicitando-vos pela vossa contribuição para este excelente Forum.


    construí uma vivenda térrea com 230 metros quadrados à 7 anos e desde o primeiro ano que me aparece salitre junto ao rodapé,principalmente nas paredes interiores que a esta altura já se encontra a uns 20 a 30 cms de altura!
    devo dizer que tenho parede exteriores duplas com respectiva caixa de ar e roofmate.
    a casa é sempre fria quer de inverno quer de verão.

    tal como muitos já experimentei vários tipos de produtos milagrosos e constatei que sem ser com obras muito complicadas e também dispendiosas não me vou conseguir vêr livre do problema.
    decidi então começar por forrar os quartos em pladur e pedi orçamento a duas empresas que trabalham em pladur.
    uma das empresas falou-me em que o melhor seria metêr lã de rocha junto à parede e pladur hidrófilo afixado nos respectivos prumos metálicos,
    a outra empresa não me aconselhou lã de vidro mas sim poliestireno projectado e pladur que tem um tratamento térmico interior para este tipo de situações...


    tenho pesquisado bastante para me decidir se meto lã de rocha ou polioretano projectado mas ainda não me consegui decidir. pelo que tenho pesquisado, o polioretano projectado normalmente aplica-se mais nas paredes exteriores ou dentro da respectiva caixa de ar das paredes duplas exteriores.
    a empresa diz que polioretano projectado é a melhor solução visto aguentar mais com a humidade vinda da parede, além de ser melhor isolante térmico e acústico.
    os orçamentos de uma e da outra opção são practicamente do mesmo valor.


    Se houver algum entendido na matéria que pude-se ajudar...

    Obrigado
  2.  # 2

    coloque a primeira opção pladur e manta de la mineral, fica bem servido, tenha especial atenção ver se os profissionais do pladur são mesmo, pois um mão acabamento desse material vai deixa-lo bastante triste
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbinho
    • pbinho
    • 16 janeiro 2011 editado

     # 3

    Será que me podiam dizer porquê?

    A vossa resposta também poderá ser muito interessante para alguém com as mesmas dúvidas que as minhas...


    Muito obrigado pela vossa colaboração
  3.  # 4

    Colocado por: Anonimo16062021

    Porque o poliuretano não se da la muito bem com as humidades a longo prazo


    então porque é usado como método de isolamento? ou está errado o seu uso?
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2011

     # 5

    Vivam!
    Caro pbinho, repetindo exaustivamente o que se diz por aqui, procure alguém que para além dos conhecimentos práticos de ter aplicado durante muitos anos tenha também conhecimentos teóricos e científicos que o ajude, porque senão continuamos a discutir o sexo dos anjos.
    Como entenderá, no seu caso tratam-se de humidades ascensionais que dificilmente vai conseguir debelar. Apenas consegue fazê-lo com drenagens e ou injecções de produtos que lhe obturem os poros capilares que são técnicas relativamente caras e pouca gente domina o assunto no País.
    Como vê também nas suas paredes também aparecem, mais tarde ou mais cedo o tal "salitres" que ou aparece, ou implode a pintura. Bom a ser assim, como não os pode vencer, junta-se a eles.
    O que faço em situações dessas é criar uma câmara em que impossibilitando a circulação do ar evito a evaporação que vai provocar o aparecimento dos sais; Na prática, tapo o mal, deixo o tempo passar e com tempo, os canais capilares acabam por ficar obstruídos porque deixa de haver ascensão de água e os sais que deveriam aparecer em resultado da evaporação da água acabam por obturar os canais. É um pouco como tirar partido da ferrugem que se acumula nas canalizações de ferro para evitar que passe água, ou como acontece connosco quando há colesterol e ele obtura a passagem do sangue.
    Para tapar, terá de o fazer de forma a que nada fique em contacto com a parede, porque senão lá volta tudo ao mesmo e passa a ter humidade na parede que executar.
    Se a sua casa já tem isolamento térmico suficiente, bastará um forro simples com placas de gesso laminado assentes em estruturas auto portantes; Se quer aproveitar a isolar térmicamente, ou reforçar o isolamento térmico, então voltamos à solução que mais uso:" Isolamento continuo em XPS de 30 ou 40mm, seguido de estrutura metálica auto portante de 48mm, preenchida com manta de lã de vidro de 60mm com papel kraft como barreira pára vapor, aos quais se fixariam uma ou duas placas de 13mm de gesso laminado. Sempre com junta perimetral de estanqueidade e com estrutura afastada de 60cm no caso de duas placas e 40 no caso de apenas usar uma placa. No caso de aplicar apenas uma placa, optaria por usar placas de 15mm. Tudo feito por instalador homologado da marca que escolher. Esta solução é uma boa solução, podendo haver outras, melhores ou mais económicas, mas isso depende de cada bolsa."
    Espero ter ajudado.
    "Fassam" parte
    • pbinho
    • 17 janeiro 2011 editado

     # 6

    Acho que vou optar por um forro simples com placas de gesso laminado assentes em estruturas auto portantes pois a largura que terá o revestimento até ao pladur fôr muito larga irá com certeza diminuir a área das divisões.

    O poliuretano não se dar la muito bem com as humidades a longo prazo também é uma novidade para mim!

    Obrigado pela vossa ajuda pois tenho que fazer isto em quase todas as paredes interiores da minha casa e que me irá sair bastante dispendioso.
  4.  # 7

    Se tem problemas com a quota a usar e para não retirar mais espaço à sua habitação o melhor é mesmo usar o kerdi-board (desculpe lá alv, mas esta é mesmo a melhor solução) e depois aplicar estuque e pintura.
  5.  # 8

    porque dizem que o poliuretano não se dá bem com as humidades?
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2011

     # 9

    Vivam!

    Está a ver Anonimo16062021, esta é a outra parte da sua dupla personalidade que eu gosto: Esclarecedora, simples, clara, e eficiente.
    Parabéns.
    "Fassam" parte.
  6.  # 10

    entao basicamente é eps ou xps ao poder!!! :)

    já agora, qual a diferença entre eles!! :)
  7.  # 11

    já agora, qual a diferença entre eles!! :)
    O EPS - poliestireno expandido é um plástico celular e rígido, que se pode apresentar numa multitude de formas e aplicações. O EPS é uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos, e é o material utilizado para placas para isolamento na construção civil, para caixas de peixe, para embalagens de electrodomésticos e produtos electrónicos e para muito mais.


    O XPS - poliestireno extrudido, que é também uma espuma rígida de poliestireno, mas diferencia-se do EPS por ser obtida por um processo de extrusão em contínuo e por empregar outros gases expansores. A sua única aplicação corrente é como isolamento na construção civil.
  8.  # 12

    então explicando assim para mim que sou mesmo ignorante... o que se usa mais habitualmente em isolamentos na construção civil é o xps???
  9.  # 13

    Pelo que estou a perceber a melhor opção é: xps junto à parede(wallmate), a seguir lã de rocha e por fim o paldur.

    Ficarei com uma caixa desde a parede até ao pladur aí com uns 10 cms o que me irá roubar bastante área interior.

    Estou lixado.
  10.  # 14

    Estou lixado.
    um conselho peça a uma empresa ou 2 ou 3 para visitar a obra e poder dar uma ideia mais concreta, do que se poderá fazer para ir de encontro com o que deseja
  11.  # 15

    Eu só não percebo é uma coisa.
    Se vc já tem "parede exteriores duplas com respectiva caixa de ar e roofmate" e a "casa é sempre fria quer de inverno quer de verão." Não era suposto isto ter resolvido o problema?

    Podia dizer quais são os cm dos tijolos? da caixa de ar? e do wallmate? que colocou quando construiu a casa?
    É que eu vou colocar a mesma coisa numa recuperação de casa antiga (paredes de terra e pedra) quando levantar as paredes em cima das existentes e tenho salitre numa divisão e o que escreveu está a assustar-me. Na parede que tem mais salitre irá ser acrescentada outra parede em tijolo desde o chão para fazer parede dupla quando a parede começar a subir (porque não há largura suficiente).

    Será que eu tenho de tratar o salitre dessa parede antes de construir a parede em tijolo adjacente?
    Mesmo que a sua casa esteja virada a Norte, e numa zona fria não era suposto que aquilo que contruiu o protegesse?
    Será que foi mal aplicado?
    Poderia ser das janelas e portas mas se diz que também é fria no verão (não deve ser...julgo eu)
  12.  # 16

    Outra pergunta......que talvez seja muito parva

    Numa parede virada a sul. Não será melhor não exagerar no isolamento. Se nos concentrarmos só na questão do frio do Inverno o excesso de isolamento não impede o sol de aquecer a parede? O que no Inverno dá muito jeito.

    Desculpem-me se a pergunta for muito parva.
    •  
      alv
    • 19 janeiro 2011

     # 17

    Vivam

    Colocado por: pbinho.... a seguir lã de rocha.....

    Estou lixado.



    ......, lã de vidro, lã de vidro!!!! e em manta e com papel kraft virada para o interior!!!!
    Quanto ao lixado, bom, está-o efectivamente, mas está bem servido!

    "Fassam" parte
  13.  # 18

    Eu só não percebo é uma coisa.
    Se vc já tem "parede exteriores duplas com respectiva caixa de ar e roofmate" e a "casa é sempre fria quer de inverno quer de verão." Não era suposto isto ter resolvido o problema?

    Podia dizer quais são os cm dos tijolos? da caixa de ar? e do wallmate? que colocou quando construiu a casa?

    As minhas desculpas quanto à lã de rocha porque várias vezes ouvi essa designação mas afinal é lã de vidro



    Sr. Sobreiro eu nem sei o que lhe dizer.

    Tenho paredes exteriores duplas com tijolo de 11 cms , caixa de ar e wallmate que assisti à sua aplicação. Não meti roofmate nem floormate e talvez venha daí ... Na altura o constructor disse que não presisava e como o dinheiro não abundava não meti. Agora estou a pagar caro.
  14.  # 19

    Tenho paredes exteriores duplas com tijolo de 11 cms , caixa de ar e wallmate que assisti à sua aplicação. Não meti roofmate nem floormate e talvez venha daí ... Na altura o constructor disse que não presisava e como o dinheiro não abundava não meti. Agora estou a pagar caro.
    nao meteu o quê? wallmate/paredes Floormate/piso roofmate/telhado
    • pbinho
    • 19 janeiro 2011 editado

     # 20

    Floormate no piso e roofmate no telhado .
 
0.0171 seg. NEW