Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: rafaelisidoroestá mais que provado que quanto mais se isolar pior

LOL

Colocado por: rafaelisidoroe o que você precisa é renovar o ar da sua moradia

aqui sim estamos 100% de acordo, agora dizer (como disse atrás) que quanto mais se isola pior...

Colocado por: paulofo sr dias tem razao sr two-rok !
    por acaso ja me dei ao trabalho de perguntar esta semana a pessoas especializadas no ramo e e todos me disseram a mesma coisa ,o motivo dos convectores ficar de baixo das janelas e mesmo para iliminar as humidades nas janelas e combater o frio que entra no caso de as janelas serem antigas ,e a casa mantem-se mais quente eu pessoalmente tambem acho k nao fica nada bem de ver numa casa as humidades nos vidros .

não sou um expert de climatização, no entanto, não concordo com esse comentário, a explicação do sr. Luis KW parece-me mto mais lógica do que essa, com um aquecimento ao pé de uma janela que vede mal o sr. está a "mandar" o calor para a rua. Esta ninguém me tira da cabeça.

Colocado por: Luis K. W.Uma coisa é aumentar oisolamento(térmico), outra coisa é tornarimpermeávelao vapor.
    Se em vez de meter a cabeça num saco de plástico meter numa caixa de cortiça, aumentará brutalmente o isolamento TÉRMICO, e não terá nenhuma condensação (porque a cortiça é hiperpermeável).

Nem mais.
  2.  # 42

Colocado por: rafaelisidoro
    está mais que provado que quanto mais se isolar pior

LOL

Colocado por: rafaelisidoro
    e o que você precisa é renovar o ar da sua moradia

aqui sim estamos 100% de acordo, agora dizer (como disse atrás) que quanto mais se isola pior...

estamos a apresentar uma solução e o que eu quero dizer como venho dizendo há muito é que : num termo de inteligencia ninguém tira humidade do ár isolando uma moradia não tem cabimento mas se dá para rir lol ok fico contente ... quando digo que só há condensação ou humidade excessiva por haver muito isolamento enfim ou ´só há humidade ou piora ou se manifesta mais devido ao isolamento ...digo isto convicto de n certezas que não é o facto de estar isolado que faz ter mais ou ter humidade a mais mas sim é o facto de não a fazer sair da moradia precisamente devido ao isolamento que quanto melhor pior e também não sou contra aos isolamentos desde que se faça aplicações de maquinas de renovação de ar absorvendo ar húmido mandando-o para o exterior e projectando ar seco ou com um nível de humidade acessível para o interior, aí sim um isolamento é o melhor para não ter percas acrescidas de energia .
  3.  # 43

Colocado por: rafaelisidoroestamos a apresentar uma solução e o que eu quero dizer como venho dizendo há muito é que : num termo de inteligencia ninguém tira humidade do ár isolando uma moradia não tem cabimento mas se dá para rir lol ok fico contente ... quando digo que só há condensação ou humidade excessiva por haver muito isolamento enfim ou ´só há humidade ou piora ou se manifesta mais devido ao isolamento ...digo isto convicto de n certezas que não é o facto de estar isolado que faz ter mais ou ter humidade a mais mas sim é o facto de não a fazer sair da moradia precisamente devido ao isolamento que quanto melhor pior e também não sou contra aos isolamentos desde que se faça aplicações de maquinas de renovação de ar absorvendo ar húmido mandando-o para o exterior e projectando ar seco ou com um nível de humidade acessível para o interior, aí sim um isolamento é o melhor para não ter percas acrescidas de energia .

Então está a dizer que ou temos uma casa de classificação energética A ou temos uma casa sem humidade? É isso? Temos de optar?

Porque não dar uso aos oscilo-batentes das caixilharias? Abri-los na posição de ventilação durante 1 hora diária é bom para a casa e para a nossa saúde. E assim usufruir de uma casa bem isolada e sem humidades loucas.
  4.  # 44

boas
    eu tambem nao sou expert neste assunto mas pergunto a quem sabe e com expriencia ,pois posso lhe garantir que nos paises no centro da europa è da forma k eu digo ja hà muitos anos ,mesmo onde tem portas para varandas os radiadores sao metidos ao lado das portas .
    se vcs quiserem ver algumas fotos eu posso as colocar aqui.
  5.  # 45

não podemos comparar realidades diferentes...
    para fazermos essa comparação primeiro veja qual o valor média de humidade relativa nesses locais e em Portugal...
    Mesmo em países com neve a humidade relativa é muito inferior à nossa.
  6.  # 46

Será que não existe uma norma para definir algo tão importante? É que parece-me que cada um colocar como lhe dá na cabeça, nunca poderá ser benéfico.
  7.  # 47

norma acho que não há...

parece óbvio que as casas devem ter bom isolamento, mas muito importante é ter mecanismos de renovação do ar...
    caso tenha um isolamento excelente sem renovação de ar (forçada ou natura) o que vai acontecer são condensações... não há volta a dar... isto é ciência!!

Dizer que quanto pior for o isolamento menos condensação tem é verdade... é extremista mas é verdade... o meu telheiro lá em casa não tem condensação, porque? porque como não tem isolamento a temperatura é mesma dentro e fora....

Claro que não é correcto dizer que existe isolamento a mais... ele nunca é a mais... a ventilação é que é quase sempre a menos.

Esta questão cientifica agrava-se em alguns países como o nosso, que apesar de não ser dos mais frios tem humidades relativas bastantes altas... por isso a comparação com outros países nem sempre é um bom exercício...

O meu conselho é ao construírem as vossas casas e pensarem no isolamento pensem sempre no isolamento e na ventilação... senão vão construir uma caixa hermética que só servirá para causar maus cheiros, bolores e no limite doenças respiratórias...

bale?
  8.  # 48

Colocado por: Nene2011caso tenha um isolamento excelente sem renovação de ar (forçada ou natura) o que vai acontecer são condensações... não há volta a dar... isto é ciência!!

Eu continuo sem perceber porque é que não se abrem as janelas diariamente, nem que seja por pouco tempo.
  9.  # 49

Colocado por: Nene2011bale?

Desculpe mas não sei dançar (sorry não resisti) :P
  10.  # 50

Boas

O meu conselho é ao construírem as vossas casas e pensarem no isolamento pensem sempre no isolamento e na ventilação... senão vão construir uma caixa hermética que só servirá para causar maus cheiros, bolores e no limite doenças respiratórias...

bale?

Bale

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  11.  # 51

estou admiradissimo sempre pensei k em portugal os chamados 7 artes já tinham acabado mas afinal estou enganado .
  12.  # 52

Colocado por: j cardosoBoas

Bale

cumps
    José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:alv

O que está aqui é muito discutível...apenas generalizado(exemplo)vapor de água nos cosinhados...pois existem muitas chaminés que puxam e bem...logo em muitíssimos casos este problema não se coloca e está muito longe disso(outra)muitas casas arejam e de que maneira...basta observar estores de fita em todas as divisões...logo pelo arquivo do LNEC a questão de falta de arejamento não se pode colocar...pois essas casas mesmo com arejamento demais têm muitas vezes humidade demais...basta arejar uma casa com humidade na rua.

Cumps
    Rocha
  13.  # 53

Boas

O que está aqui é muito discutível...apenas generalizado(exemplo)vapor de água nos cosinhados...pois existem muitas chaminés que puxam e bem...logo em muitíssimos casos este problema não se coloca e está muito longe disso(outra)muitas casas arejam e de que maneira...basta observar estores de fita em todas as divisões...logo pelo arquivo do LNEC a questão de falta de arejamento não se pode colocar...pois essas casas mesmo com arejamento demais têm muitas vezes humidade demais...basta arejar uma casa com humidade na rua.

Ora bolas, e eu que tinha proibido a mulher de fazer cozido à portuguesa por causa da humidade e fico agora a saber que até há chaminés que puxam bem. Alguém devia avisar disso os "dótores" do LNEC - e não só. Coitados, há que tempos que não devem comer um cozido. Será que não têm estores de fita?

cumps
    José Cardoso
  14.  # 54

Colocado por: j cardosoSerá que não têm estores de fita?

Porra este sentido de humor está sempre presente...ainda bem.
    Pelos vistos os tais tipos encarteirados do LNEC também não devem saber fazer uma chaminé com um bom pescoço de cavalo...por isso para eles todo o vapor vai sempre para toda a casa penso eu de que.

Cumps
    Rocha
  15.  # 55

oh j cardoso, desculpe mas fez-me lembrar duas coisas:

-os dótores da nossa politica! Lá pq são dótores, não quer dizer que prestem para alguma coisa!

- os que há meia dúzia de anos opinavam nos debates da t.v. que devíamos olhar para a Irelanda e agora nem se ouvem. Gostava de ter gravado os programas...
  16.  # 56

Lula da Silva foi um mau presidente(não era dótor)
    Os outros presidentes do Brasil foram bons presidentes...(eram dótores)logo os resultados saltaram e saltam à vista...
    Pois Lula da Silva como não encarteirado estúpidamente deixou o Brasil com um crescimento na ordem dos 10% ao ano...vá-se lá perceber.

Cumps
    Rocha
  17.  # 57

Boas

1 - Não tem de pedir desculpa por dar a sua opinião.
    2 - Como em tudo, há "dótores" e "dótores". Agora o que não acredito é que o Jorge Rocha saiba mais que esses "dótores" do LNEC que por acaso têm dado provas de saberem do que falam. Não quer dizer que sejam infalíveis, mas são uma voz a que se deve prestar atenção. Já as observações feitas pelo Jorge Rocha em relação a este assunto ...
    3 - Infelizmente a economia parece não ser uma ciência tão exacta como a engenharia, pelo que as suas previsões são ... o que temos visto. Por algum motivo não existem debates na TV sobre os aspectos técnicos da engenharia.

cumps
    José Cardoso
  18.  # 58

Cá para mim o valor está na qualidade das actitudes de cada um...e em seus resultados...seja dótor,engº,serralheiro ou agricultor.
    penso que o J.Cardoso percebe bem isto...embora às vezes pense que alguns labregos como eu tenha na testa a ideia de contrariar os tais dótores...mas não é o caso,o argumento é que conta.
  19.  # 59

Colocado por: j cardosoPor algum motivo não existem debates na TV sobre os aspectos técnicos da engenharia.

Ia acontecer o mesmo que acontece na economia: Quem só percebe da teoria das coisas tinha tempo de ir à TV . Quem tem experiência e prática, tinha que descansar à noite!

Basta ler as centenas de tópicos no âmbito da eng. civil e constatar as diferentes "correntes" existentes!

Cada vez mais valorizo uma frase que li em tempos:

" Quem sabe faz, quem não sabe ensina!"

Quem aprende com quem não tem prática, e não se dedica a aprender mais, não pode saber muito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  20.  # 60

Colocado por: j cardosoAgora o que não acredito é que o Jorge Rocha saiba mais que esses "dótores" do LNEC que por acaso têm dado provas de saberem do que falam.

Hó J.Cardoso...não acredita porquê?Claro que não sou eu que vou discutir assuntos do foro deles...mas também não serão eles parvos em querer discutir o meu trabalho não é?Isto do saber mais tem que se lhe diga...cada macaco no seu galho.

Colocado por: j cardosoNão quer dizer que sejam infalíveis,

Também não quero dizer que sou infalível.
    E à minha vóz não se deve prestar atenção?Se não porquê?

Colocado por: j cardosoJá as observações feitas pelo Jorge Rocha em relação a este assunto ...

Secalhar até tenho as minha razões...se outros estudam,outros andam no terreno muitas vezes todos os dias a visitar moradias.

Colocado por: j cardosoPor algum motivo não existem debates na TV sobre os aspectos técnicos da engenharia.

Nem de serralheria...

0.0257 seg. NEW