Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite
    Rogo opiniões acerca deste orçamento.
    Refere-se a uma instalação de gás, fornecimento, pré-instalação e montagem de um esquentador vulcano, de um kit solar cf da vulcano e ar condicionado LG. Tudo para uma pequena moradia com 66m2.

Os meus antecipados agradecimentos a que tiver a gentileza de comentar.
  2.  # 2

Boa Noite

Os valores parecem-me estar dentro da lógica, portanto aceitáveis, como desconhecemos a metragem de tubagem a colocar uma vez que colocam por itens, dou o beneficio da dúvisa.
    Mas atenção,que ao adquirir o Kit solar de circulação forçada o valor do IVA é de : 13% na globalidade, e não só nos painéis como descriminam, não se deixe enganar.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  3.  # 3

Mas atenção,que ao adquirir o Kit solar de circulação forçada o valor do IVA é de : 13% na globalidade, e não só nos painéis como descriminam, não se deixe enganar.

Realmente não me parece que tenha havido a tentativa de me enganar. Passo a esclarecer: De conjunto com o orçamento foi-me dito que no kit solar só podia beneficiar do IVA a 13% no painel porque tinha escolhido um painel horizontal. Se escolher o painel vertical posso beneficiar de IVA a 13% em todos os items do kit (uma diferença de 350€. Para dizer a verdade, isto parece-me um bocado esquisito... mas o que importa é que fui avisado.
  4.  # 4

olá.

olhe sou novinho aqui e nestas andanças mas se eu estiver errado que alguém me corrija sff.

o meu primeiro reparo vai para: já que vai investir nisso tudo, compre um esquentador dos novos Sensor que lhe fazem uma gestão "milimétrica" do gás, àgua e respectiva temperatura. faça a água do acumulador passar pelo esquentador antes de ir para as torneiras e vai ver que terá uma poupança enorme de gás. (Pelo menos é o que dizem os fornecedores...vá lá, a tecnologia é facil de entender)

Segundo, dê prioridade a boas práticas construtivas e eco-sustentáveis e vai ver que investimentos com AC podem ser dispensados na generalidade da construções no nosso país (então de verão é absolutamente dispensável)

cumprimentos

dica: deixe a instalação feita para levar uma misturadora termoestática à entrada da máquina de lavar louça e de lavar roupa. poupará imenso em electricidade.
  5.  # 5

o meu primeiro reparo vai para: já que vai investir nisso tudo, compre um esquentador dos novos Sensor que lhe fazem uma gestão "milimétrica" do gás, àgua e respectiva temperatura.

Tanto quanto julgo saber o modelo que escolhi tem exactamente essas características (ou estou errado?).
    Foi-me sugerido pela mesma empresa o modelo ventilado da vulcano (WTD 11 31), sugestão que, em princípio, vou acolher.

dica: deixe a instalação feita para levar uma misturadora termoestática à entrada da máquina de lavar louça e de lavar roupa. poupará imenso em electricidade.

Não percebo nada do assunto mas parece-me que a ideia aqui é a de pré-aquecer a água com energia solar. Falarei nisso ao instalador, parece-me uma muito boa ideia que também lhe agradeço!
  6.  # 6

Segundo, dê prioridade a boas práticas construtivas e eco-sustentáveis e vai ver que investimentos com AC podem ser dispensados na generalidade da construções no nosso país (então de verão é absolutamente dispensável)

O projecto tem cert. en. A, sem A.C, ... tenho estado a pensar exactamente a mesma coisa. Acho que farei apenas a pré-instalação e se me arrepender...
  7.  # 7

Colocado por: Pedro_fdica: deixe a instalação feita para levar uma misturadora termoestática à entrada da máquina de lavar louça e de lavar roupa. poupará imenso em electricidade.

Eu também sou apologista desta situação que a maior parte das pessoas desconhecem, mas atenção que terá que regular a válvula termostática para um valor baixo o que significa que as máquinas irão sempre completar com arranque do termostato mas não deixa de poupar electricidade, o problema é também nos programas que as donas de casa utilizam porque tem programas mais quentes e aí é complicado, o ideal é comprarem máquinas bitérmicas que já se comercializam no mercado e praticamente ao preço das normais e aí utilizar-se a energia solar térmica directamente nas máquinas é ouro sobre azul!

Cumprimentos
  8.  # 8

o ideal é comprarem máquinas bitérmicas que já se comercializam no mercado e praticamente ao preço das normais e aí utilizar-se a energia solar térmica directamente nas máquinas é ouro sobre azul!

Outra coisa que não sabia!
    Aqui, estamos sempre a aprender. :-)
  9.  # 9

Colocado por: dutilleulescolher o painel vertical posso beneficiar de IVA a 13% em todos os items do kit (uma diferença de 350€. Para dizer a verdade, isto parece-me um bocado esquisito... mas o que importa é que fui avisado.

Diga que quer um sistema em Kit solar e veja que o iva é de 13%, não tem nada a haver com colectores horizontais ou verticais, estão a dar-lhe os preços por artigo e aí sim é de 23%.
    Dou-lhe um exemplo:

Quando me refiro ao KIT solar, este kit deve ser adquirido no mesmo fornecedor, o que acontece é que muitos instaladores compram os painéis a um fornecedor, o acumulador a outro porque é mais barato, o grupo de bombagem a outro pelas mesmas razões e aí sucessivamente e obviamente que estão a comprar tudo a 23% de IVA e daí a razão porque lhe querem sacar IVA a 23% e não se esqueça de pedir um comprovativo do Kit solar para colocar em IRS como beneficios fiscais com base em energias alternativas. Consulte a legislação!

Um abraço
  10.  # 10

Pesquisei sobre as máquinas bitérmicas e descobri esta lista aqui ( http://ecocasa3.Blogspot.Com/2010/03/maquina-de-lavar-roupa-bitermica.Html )

“balay
    3ts-758xt
    3ts-651a
    3ts-746a
    3ts-940b

miele
    w 3525 wps allwater

whirlpool(a opção de entrada de água quente não está disponível em portugal, mas em inglaterra sim)
    awo 10971
    awo 10761
    awo 10561
    awo 3771
    awo 3571
    awo 3761

samsung(entrada de água quente como opcional)
    q1044
    q1044s
    q1244at
    q1244v
    q1457at
    esta lista já é um pouco antiga provavelmente já existem até mais”
  11.  # 11

Colocado por: ?.é ouro sobre quê??

Aí é prata!
  12.  # 12

Colocado por: ?e nos dias em que o sol já era???...é ouro sobre quê??

electricidade sobre a carteira? :)

Ao que me dizem vários utilizadores, os painéis solares mais recentes providenciam (em média)as necessidades de água quente durante oito meses ao longo do ano... se tivermos de nos socorrer da edp apenas para os restantes parece-me um bom negócio.
  13.  # 13

Colocado por: ?tenho "duas" com alimentações independentes...não precisa nada disso

Bem as suas são especiais, realmente está-se sempre a aprender!

Gostava de saber aonde aplicou o sensor de temperatura, para ver se também inventava algumas, talvez os meus clientes agradecessem!
    Ou será que está distraido com a leitura de consumo da electricidade!
    Possivelmente até sou ignorante, quanto eu sei e é garantido as máquinas normais não lêem a temperatura da água à entrada, por isso arranca sempre o termóstato. Talvez aqui no forum exista alguém com conhecimentos técnicos sobre máquinas que nos possam esclarecer melhor!
  14.  # 14

tenho "duas" com alimentações independentes...não precisa nada disso.

Eu apenas me estava a referir à grande maioria das situações para a grande maioria das máquinas.
    Tudo porque apenas é uma solução simples com uma boa finalidade. Agora é óbvio que se existem já outros sistemas mais eficientes...força...usem-nos. Só posso falar do que conheço.

Colocado por: ?
    e nos dias em que o sol já era???...é ouro sobre quê??

Neste aspecto...a conta é tão básica quanto esta...cada grau Cº que é aquecido pelo Sol é menos um grau em que tenho que aquecer com recurso a outra energia. logo...Concordo plenamente que é sempre ouro sobre azul.
  15.  # 15

sabem de onde vem a água quente para esta máquina de lavar roupa???

Eu estou à espera que diga... Amanhã tenho que me levantar cedo!
  16.  # 16

Tenho acompanhado várias discuções, pisos radiantes, A/C, tubos, ect, e QUASE sempre encontro comentários do ? em dá entender que sabe muito do assunto (E acredito que sabe). Mas raramente o vejo a dar alternativas, está sempre a colocar questões, tipo "sabe o que é Isto?, sabe o que aquilo?, Sabe...?.

Não leve isto como uma crítica pessoal, visto que eu não o conheço de lado algum, mas peço que faça comentários, com conteudo e com sujestões, e não apenas comentários desse género que acima referi.

Obrigado
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: António Costa
  17.  # 17

Colocado por: ?sabem que fonte de calor alimenta esta máquina de lavar roupa?????
    ou melhor,sabem de onde vem a água quente para esta máquina de lavar roupa???

Vejo 2 pontos de água com paters e um florão c/record curvo estriado para engatar uma mangueira e máquina nem vê-la!

Se calhar vem de algum esquentador, não me diga que trocou o tubo de alimentação fria e colocou quente, é que eu já vi pessoas a descarregarem o autoclismo e em seguida dispara o esquentador!
  18.  # 18

Colocado por: Pedro_finvestimentos com AC podem ser dispensados na generalidade da construções no nosso país (então de verão é absolutamente dispensável)

não sei como é que consegue fazer isto no interior do pais, Alentejo, Ribatejo e Algarve com temperaturas de 30º e mais no verão, que em alguns anos dura 5 meses, e pensando somente em arrefecimento,
  19.  # 19

Colocado por: jorgealvesnão sei como é que consegue fazer isto no interior do pais, Alentejo, Ribatejo e Algarve com temperaturas de 30º e mais no verão, que em alguns anos dura 5 meses, e pensando somente em arrefecimento,

1) primeiro de tudo e mais importante!aplicar dispositivos de obstrução solar nos envidraçados (e não estou a falar da porcaria dos "blackouts") de forma a evitar a penetração da luz solar directa durante o dia. Eu sei que os projectistas há muito que decidiram eliminar esses dispositivos porque "fica feio" mas depois...aí sim, obrigam a AC.
    2) Abrir as janelinhas à noite para criar correntes de ar e permitir o arrefecimento natural do edifício.
    3) em construção, tenha preocupações com a inercia térmica da casa.
    4)usem uma daquelas ventoinhas que se compram por meia dúzia de euros e usem-na quando necessário (por exemplo quando estão a trabalhar numa secretária ou a ver um filme). "Ai é coisa de pobre!" pois é! mas eu sou mesmo isso...não nado em dinheiro
    Quatro, já morei 6 aninhos em Vila Real (Trás-os-Montes) e asseguro-lhe que faz um bom calor no verão.

por fim, mais básico que isto não pode ser...como é que viviam os nossos antepassados quando não havia AC??morriam? não!implementavam o tipo de medidas que enumerei acima e outras mais que de momento desconheço.

apenas na era actual desenvolvemos tecnologias que permitem um certo conforto e então achamos que sem isso estamos perdidos. Para esses, só tenho pena que a electricidade não seja bem mais cara.

l
  20.  # 20

Colocado por: Pedro_fAbrir as janelinhas à noite para criar correntes de ar e permitir o arrefecimento natural do edifício.

concordo com todas as medidas que apresentou,

agora isso é como a historia do ar condicionado nos carros, eu antes de ter o primeiro dizia que não fazia falta nenhuma e quem tinha ac no carro era rico, depois de deixar de rapar viagens com + de 50º e de ter que esperar pela hora de menor calor para viajar nunca mais quis outra coisa,

e nas casas é a mesma coisa pode-se e deve-se diminuir em tudo o máximo possível a insolação e o aquecimento directo e indirecto, mas sem a maquinazinha a trabalhar é impossível ter temperaturas abaixo dos 45º em pleno verão e não é so no Alentejo, mas em grande parte do pais, e se a isto adicionar-mos o aquecimento, já era do passado não ter AC ou outra solução equivalente
    Concordam com este comentário: two-rok

0.0231 seg. NEW