Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Aqui estão as duas ferramentas que serão muito utilizadas na obra, uma serra circular para cortar e fazer esquadria e uma serra que me permitirá cortar as ripas de acabamento mais finas e mais compridas e que não se consegue fazer com a serra de esquadria.
      35-Serra Circular+serra.JPG
  2.  # 42

Aplicação de espuma no tecto
    Um dos elementos fundamentais na execução do tecto e que não me coibi de gastar, foi de espuma de polietileno, por forma a isolar alguns ruídos e a evitar perdas de temperatura.
      36-Aplicação_Espuma.JPG
      37-Aplicação_Espuma.JPG
  3.  # 43

Brevemente colocarei mais imagens da obra
  4.  # 44

Louvo o seu post... mas não posso deixar de comentar (negativamente)

Essa instalação eléctrica.. está com "bom" aspecto.... um dia quem sabe, a espuma de poliuretano, o XPS e por fim a madeira entram em combustão.

Está a colocar PU, sem necessidade nenhuma, excepto a de gastar dinheiro.
    Vai ser um terror limpar/ lixar esse PU que transborda das pranchas de madeira... Vai ficar assim, ou ainda vai levar mais uma camada de revestimento de madeira.
  5.  # 45

Bom Dia

Em relação à instalação eléctrica, alguns cabos foram mudados e realmente na altura não me lembrei de colocar calha, ou tubo anelar e tinha sido melhor por inúmeras razões, só que quando me lembrei já era tarde, porque quando nos pomos mãos à obra, geralmente até tento pensar em quase tudo até ao infimo pormenor, neste caso concordo consigo neste aspecto pequei um pouco, embora tenha para as cablagens de mais exigência colocado outro tipo de cabos, mas esta parte falhou nalguns pontos sem dúvida.
    É assim, eu estou a apresentar neste caso a obra que fui fazendo passo a passo, porque quando a estava a fazer o tempo era pouco para ir à net, descarregar fotos e vídeos e colocar on-line, dai eu ter guardado tudo e estou a apresentar este pequeno projecto.
    Posso é referir que a espuma foi fácil de limpar, não ficou com o aspecto que está a ver, ficou tudo muito limpinho e em relação a se vai levar mais um revestimento de madeira, se reparar na sequência do trabalho, eu já estive a preparar os lambrins para aplicar agora no tecto, que será a minha fase seguinte.
    E posso-lhe dizer que no final verá como ficou este tecto e é de deliciar os olhos a quem por cá vem, está mesmo excelente, mas depois quando chegar a essa parte poderá ai comentar o que lhe estou a dizer.

Obrigado pelas suas notas que são sem dúvida sempre bem vindas e úteis, quer para mim, quer para quem aqui passa.

Abraço e Continuação de uma boa semana
  6.  # 46

Ok. certo, mas poderia ter optado por (economia de recursos):
    colocar manta em lã de vidro antes dos sarrafos e em vez do XPS (pelo menos isolava acústicamente a cobertura e é barato).
    Aplicar o lambril, directamente sobre os sarrafos, sem colocar qq prancha de madeira.

Cá espero o restante trabalho.
  7.  # 47

Boas
    Estive para colocar lã de vidro em vez do XPS, mas enfim, pois, o material era mais barato e para este efeito seria o melhor.
    Já agora diga-me uma coisa? Onde habito a humidade é o pão de nosso de cada dia, qual destas duas soluções, seria a melhor para a humidade? É que mesmo a telha que tenho forrada com espuma, a humidade sempre se fez sentir por cá, agora muito menos, mas neste caso Pedro, por qual optarias, tendo em conta a humidade. Geralmente quando faço qualquer obra por aqui, leio, como li, neste caso muita coisa e acabei por optar pelo XPS.
    Também estou a questionar, porque mais tarde, irei fazer o mesmo num armazém que tenho e que quero fazer uma espécie de museu e lá, o esquema é o mesmo, o tecto é igual e se poder ficar melhor, pelo menos em termos de isolamento e de protecção, é sempre melhor, dai a minha questão.

Abraço
  8.  # 48

Olá fazpaginas

Só agora vi o desenvolvimento do post, os meus parabéns pelo trabalho.

Força e se conseguires pôr algumas fotos e/ou dúvidas antes de iniciares os trabalhos, talvez possamos dar alguma ajuda (falo por mim), ainda que não sejam expectáveis muitas, há sempre alguém pronto a ajudar;)

Um abraço
  9.  # 49

Boas Noites Cimento

Obrigado pela tua motivação e força. Tb gosto de ajudar e ensinar quando sei como é óbvio. Gosto tb de estar sempre a aprender.
    As imagens seguintes mostram duas ferramentas que adquiri e que já fiz montanhas de serviços com elas, são um verdadeiro espectáculo, ambas são pneumáticas, uma é de agrafar e outra de pregar, são mesmo um espectáculo. Vou colocar uma imagem com ambas, mais a minha em parafusadora e outras ferramentas de trabalho.
      38-Ferramentas_Prego_Agraf.JPG
  10.  # 50

Na imagem seguinte já comecei a colocar o lambrim no tecto
    Posso vos dizer que levei pouco tempo a colocar o lambrim, levei mais tempo a preparar o "terreno" para depois o aplicar.
      39-Inicio_Apli_Lambrim.JPG
  11.  # 51

A imagem seguinte mostra um pormenor que tive de ter em conta na aplicação do lambrim. Fazer três medidas de lambrim diferentes, para desencontro no tecto, por forma a evitar o risco contínuo no tecto e com estas três medidas ficou very good mesmo :)
      40-Inicio_Apli_Lambrim1.JPG
  12.  # 52

Queria dar uma ideia da dimensão do tecto, para isso podem ver a imagem seguinte que corresponde a metade da sala.
    Já está a espuma aplicada, as placas de roofmate aplicadas, os fios de electricidade passados. Esta fase é a fase que antecede a aplicação do lambrim.
      41-Vista_Geral_Tecto_Com_estrutura.JPG
  13.  # 53

Na figura anterior já se podem ver os cabos de ligação das colunas do surround(4 Pontos), 1 saída para paineis foto voltaicos; Uma ligação para placa vitrocerâmica (ilha); Uma ligação para exaustor de futura chaminé (ilha que irei fazer); 1 Saída para a zona de TV (Móvel de canto que irá ser efectuado em Lambrim Também); Saídas para 7 pontos de luzes; 4 dos quais serão encastrados de baixo consumo, em que cada zona destas será comandada de forma independente e terá 3 projectores cada; As outras três zonas serão de luz mais elevada para quando existir necessidade; Enfim penso que pensei em quase tudo para esta pequena área, que quero que quase tudo na casa seja executado aqui, dai as grandes preocupações em que tudo fique em principio bem feito e bem pensado, à excepção de algumas falhas como é óbvio :)
  14.  # 54

faz paginas ou "faz obras" se tem perguntado antes podiamos ter ajudado, ja não falo no desperdicio em pu, mas essa instalação electrica meu deus, tinha comprado cabo fvv 3X1,5 (iluminação) e não deixava isso nesse estado, por vezes fazer não é dificil, dificil é saber fazer, boa sorte com o resto e vamos ver se não está ai a construir uma bombite
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 55

Bom navegando um pouco mais à frente para o projecto não se tornar maçudo.
    Na imagem seguinte podem ver um canto onde tenho uma lareira e que me deu algum trabalho a contornar a mesma com o lambrim, mas fez-se com calma e como podem reparar o tecto vai de vento em popa :)
      42-Inicio_Apli_Lambrim2.JPG
  16.  # 56

Abertura dos buracos para os apliques

Imagem com uma das brocas utilizadas para abrir os buracos (broca craneana), embora tb tivesse utilizado outra melhor para madeira, mas ambas cumpriram a sua missão.
    Imagem com buraco efectuado
      43-Broca_Craneana.JPG
      43-Broca_Craneana_Buraco_tecto.JPG
      44-Broca_Craneana_Buracos_tecto.JPG
  17.  # 57

Um pormenor a ter em atenção nesta fase, é que não nos podemos esquecer de colocar devidamente os pontos de luz nos respectivos sitios, senão ....
      45-Broca_Craneana_Buracos_tecto.JPG
  18.  # 58

bOAS
    Como podem reparar nesta altura já a obra vai de vento em popa.
    Assim que tiver um tempinho coloco mais umas fotos.

Abraço a todos e façam vocês mesmo, se gostam claro
  19.  # 59

Boas Noites PdavidMarques

É sem dúvida a minha grande lacuna nesta parte toda, embora para circuitos mais pesados, embora não apareçam nestas imagens, mas a cablagem é boa(ar condicionado, placa vidrocerâmica, painel fotovoltaico, TV, duas áreas de luz. Na parte da instalação para os circuitos mais leves que são os que ai aparecem, tenho todos divididos, 4, em que cada uma destas sessões consome somente 21w, mas concordo que devia ter feito nesta parte algo melhor, sem dúvida e já respondi a isso em post anterior, podia ter colocado em todas, tubo anelado e tb era mais fácil de substituir ou reparar, uma falha sem dúvida, mas penso que das poucas, embora os circuitos mais fracos, é como já lhe disse, consomem mesmo pouco e nunca ligarei as 4 sessões de 21 w cada, sao separadas e é para dar luz ambiente, posso garantir que ficou um espectáculo, pena é aquilo que referi e que o amigo acabou de referir tb, enfim

Abraço e obrigado pelo apoio e pela sua opinião, da qual eu aprtilho também
    •  
      FD
    • 27 abril 2011

# 60

Não fica aí com pouca altura para colocar os focos de luz?

0.0228 seg. NEW