Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Boa tarde,

    Já ando há uns tempos de volta do forum a verificar os posts sobre AC's e agora decidi avançar para a parte de colocar AC na minha Moradia. Neste momento tenho caldeira a gasóleo para aquecimento e aqs, mas decidi que vou acabar com o gasóleo cá em casa.
    Ainda não tenho orçamentos para a instalação e venho por este meio pedir aos entendidos que digam de sua justiça sobre a quantidade de máquinas a colocar e sua localização -se alguém quiser mandar orçamento também está à vontade :-)

    As plantas de R/C e 1º andar estão em anexo.
    Aqui deixo os dados que me parecem relevantes para a decisão (se precisarem de mais é só pedir) :-)

    - Moradia já construída e habitada sem pre-instalação de AC na zona de Anadia;
    - Moradia geminada de 2 pisos + sótão aproveitado (entrada no escritório) – sótão isolado apenas com roofmate + poliuretano projectado + lambrim;
    - Moradia com parede dupla com roofmate no meio;
    - Janelas com vidro duplo sem corte térmico;
    - Fachadas exteriores Nascente – Sul – Poente;

    Ideias / objectivos:
    - Tinha pensado colocar as máquinas exteriores nas varandas indicadas do primeiro piso (para serem menos visíveis);
    - Tentar não usar calhas técnicas visiveis no interior.

    Obrigado,
    João
      rc.jpg
  2.  # 222

    .
      1andar.jpg
  3.  # 223

    Colocado por: bzidroglioBoa tarde,

    Já ando há uns tempos de volta do forum a verificar os posts sobre AC's e agora decidi avançar para a parte de colocar AC na minha Moradia. Neste momento tenho caldeira a gasóleo para aquecimento e aqs, mas decidi que vou acabar com o gasóleo cá em casa.
    Ainda não tenho orçamentos para a instalação e venho por este meio pedir aos entendidos que digam de sua justiça sobre a quantidade de máquinas a colocar e sua localização -se alguém quiser mandar orçamento também está à vontade :-)

    As plantas de R/C e 1º andar estão em anexo.
    Aqui deixo os dados que me parecem relevantes para a decisão (se precisarem de mais é só pedir) :-)

    - Moradia já construída e habitada sem pre-instalação de AC na zona de Anadia;
    - Moradia geminada de 2 pisos + sótão aproveitado (entrada no escritório) – sótão isolado apenas com roofmate + poliuretano projectado + lambrim;
    - Moradia com parede dupla com roofmate no meio;
    - Janelas com vidro duplo sem corte térmico;
    - Fachadas exteriores Nascente – Sul – Poente;

    Ideias / objectivos:
    - Tinha pensado colocar as máquinas exteriores nas varandas indicadas do primeiro piso (para serem menos visíveis);
    - Tentar não usar calhas técnicas visiveis no interior.

    Obrigado,
    João
      rc.jpg


    Boas,

    Antes de lhe dar alguma opinião gostaria de lhe colocar algumas questões de forma a que lhe possa dar uma opinião mais correcta.

    1- Quais a divisões que gostaria de climatizar? (3 Quartos, Sala e Escritório)?
    2- Que tipo de unidades Interiores está interessado (Mural de Parede, Chão)?
    3- A unidade(s) exterior do R/C também quer colocá-la nas varandas do 1º Piso?

    Para já é tudo...

    Cumprimentos
    Rmarques
  4.  # 224

    Colocado por: rjafonso

    Bem... nao quero ser invejoso, mas realmente tb gostava saber sua opiniao...

    Numa fase, pra fazer o possivél com apenas uma maquina exterior!
    Noutra com duas máquinas exteriores!

    Tenho uma questão... conheçe algum SPLIT (interior) que se possa colocar sobre uma porta e "emane" ar para dois lados? (Envio imagem)
      ac_split.JPG


    Boas,

    Existem unidades interiores que têm capacidade de insuflar em duas direcções... são chamadas cassetes de 2 vias.

    Espero ter esclarecido a sua dúvida.

    Se poder ser útil em mais alguma questão disponha

    Cumprimentos
    Rmarques
  5.  # 225

    Colocado por: rfcm_85Boas,

    Antes de lhe dar alguma opinião gostaria de lhe colocar algumas questões de forma a que lhe possa dar uma opinião mais correcta.

    1- Quais a divisões que gostaria de climatizar? (3 Quartos, Sala e Escritório)?
    2- Que tipo de unidades Interiores está interessado (Mural de Parede, Chão)?
    3- A unidade(s) exterior do R/C também quer colocá-la nas varandas do 1º Piso?

    Para já é tudo...

    Cumprimentos
    Rmarques


    Em resposta às suas questões:
    1. Cozinha+copa e Sala no RC - penso que 2 máquinas para esta zona! 3 Quartos + escritório no 1º piso - aqui não sei se 1 máquina para cada ou outra opção com máquina no hall por exemplo !?!.
    2. Mural de parede.
    3. Sim era mesmo essa a ideia.

    Obrigado,
    João
  6.  # 226

    bzidroglio

    a minha casa é idêntica, instalei há poco tempo os AC e no 1ºandar optei por colocar só 1 no hall com uma orientação que me paece ir "resolver" o problema...o ideal seria 1 para cada divisão talvez...mas para já vou exprimentar assim...hoje tá um dia de calorão e vou ver como se comporta o do 1ºandar

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bzidroglio
  7.  # 227

    Colocado por: m.paulobzidroglio

    a minha casa é idêntica, instalei há poco tempo os AC e no 1ºandar optei por colocar só 1 no hall com uma orientação que me paece ir "resolver" o problema...o ideal seria 1 para cada divisão talvez...mas para já vou exprimentar assim...hoje tá um dia de calorão e vou ver como se comporta o do 1ºandar

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bzidroglio


    Obrigado m.paulo

    Já agora quantos BTU's tem essa máquina?
    A área do meu primeiro andar é de 90m2 aproximadamente. A tua é igual? De onde és?

    Obrigado,
    João
  8.  # 228

    Colocado por: bzidroglioNeste momento tenho caldeira a gasóleo para aquecimento e aqs, mas decidi que vou acabar com o gasóleo cá em casa.

    não compensava montar uma bomba de calor HT?
    ou também precisa de arrefecimento?

    uma ideia de aplicação seria colocar uma unidade múltipla na varanda poente a ligar com 1 maquina na sala, 1 maquina no quarto principal e outra no escritório, as tubagens no quarto podiam circular dentro do roupeiro e a maquina ficar na parede lateral esquerda em relação á entrada do quarto, na sala e no escritório depende da disposição dos moveis, mas na parede interior confinante com a parede onde ficaria a unidade exterior poderia ser uma solução,
    na varanda dos quartos poderia levar a maquina exterior e dar para os 2 quartos e tambem para a cozinha e para a copa,
    em termos de potencias o ideal para os quartos pequenos seriam 2,5Kw\9KBtu´s, para o quarto maior seria 3,5Kw\12KBtu´s, para a cozinha uma maquina de 3,5Kw\12Kbtu´s, assim como para a copa, a sala o ideal seria uma maquina de 5Kw\17KBtu´s,

    ainda que estas potencias sejam padrão, nada como uma vista de um técnico para melhor aferir destas e outras possibilidades,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bzidroglio
  9.  # 229

    Colocado por: rfcm_85Existem unidades interiores que têm capacidade de insuflar em duas direcções... são chamadas cassetes de 2 vias.

    e como é que consegue com uma maquina destas fazer isto?
    que se possa colocar sobre uma porta e "emane" ar para dois lados?

    que seja pratico e sem remendos,
  10.  # 230

    Caríssimos,

    Gostaria da vossa ajuda...

    Tenho um Quarto com cerca de 13 m2, ao qual está ligado um Closet e Casa de Banho, sendo que estes em conjunto têm cerca de 8 m2. Não existe porta entre o Quarto e o Closet, entre o Closet e a Casa de Banho existe porta.

    Tenho alguns problemas com humidades nas paredes, e aparecimento de bolores no roupeiro do closet e nos móveis do quarto. Assim gostaria de instalar um equipamento de ar condicionado, procurando não só uma solução de aquecimento/arrefecimento, mas principalmente desumidificação.

    Qual o local que acham mais indicado para a colocação do ar condicionado e qual o equipamento mais adequado? Devo colocar no Closet? Devo colocar no Quarto? Em que local do Quarto?

    Já pedi um orçamento, que foi o seguinte:

    AC Samsung SPL. INV. Neoforte - AQV12PSA: 820€ (iva e montagem incluídos) + Bomba de Condensados 130€ (iva e montagem incluídos)

    O que acham?

    Agradeço desde já a vossa ajuda, segue aqui uma planta da casa (a parte do closet e wc foi uma montagem não estando por isso à escala).

    Mais uma vez obrigado.
      Casa AC.png
  11.  # 231

    Colocado por: jorgealves
    não compensava montar uma bomba de calor HT?
    ou também precisa de arrefecimento?


    Boas,

    Obrigado pelos seus comentários.
    No que diz respeito ao AC foi de acordo com o que eu tinha pensado no que diz respeito à colocação das máquinas, parece-me de facto a melhor opção se for para colocar uma máquina em cada divisão.
    Em relação à hipótese da bomba de calor HT seria de considerar mas parece-me que o preço é muito elevado comparando com o AC, e de facto o arrefecimento também poderá dar jeito.
    Mas já que falou nessa hipótese qual seria a potência necessária para uma bomba de calor HT para o meu caso? e quais o preço aproximado da solução?
    A bomba de calor HT também faz aqs? Se sim que equipamento adicional é preciso para a aqs? Depósito e que mais?

    Obrigado,
    João
  12.  # 232

    Colocado por: jorgealves
    e como é que consegue com uma maquina destas fazer isto?

    que seja pratico e sem remendos,


    Boas,

    É simples a unidades tipo cassete de 2 vias são unidades de encastrar.
    Agora relativamente ao prático e sem remendos sinceramente essa não percebi...
    Talvez possa me explicar o que entende por remendos.

    Cpts
  13.  # 233

    Colocado por: rfcm_85É simples a unidades tipo cassete de 2 vias são unidades de encastrar.
    Agora relativamente ao prático e sem remendos sinceramente essa não percebi


    como é que a monta por cima de uma porta a debitar para dois compartimentos separados?
  14.  # 234

    Colocado por: hugodinisQual o local que acham mais indicado para a colocação do ar condicionado

    no quarto sem duvida, até porque é a divisão maior e a mais utilizada, como não tem porta para o closet vai acondicionar também este espaço e quando abrir a porta da casa de banho ainda vai passar qualquer coisa para aí,

    Colocado por: hugodinisEm que local do Quarto?

    como falta a indicação da porta do quarto, o melhor seria colocar em frente à "porta" do closet de modo a poder beneficiar o closet e a casa de banho, mas sempre com atenção de NUNCA colocar na direcção ou por cima da cama,

    Colocado por: hugodinisBomba de Condensados 130€ (iva e montagem incluídos)

    carissimo, uma bomba pequena e de qualidade custa em media 75€ a 90€,
  15.  # 235

    como é que a monta por cima de uma porta a debitar para dois compartimentos separados?


    Se tiver porta não é viável montar... Mas estava-me a referir ao facto de haver esse tipo de equipamentos no mercado....
    Por acaso não reparei que no desenho tinha porta mas agora que vejo com mais atenção de facto está lá uma porta de correr.

    cpts
  16.  # 236

    Colocado por: bzidroglioEm relação à hipótese da bomba de calor HT seria de considerar mas parece-me que o preço é muito elevado comparando com o AC, e de facto o arrefecimento também poderá dar jeito.

    se o arrefecimento também dá jeito, esqueça por completo a bomba de calor HT porque pode custar mais do dobro

    Colocado por: bzidroglioMas já que falou nessa hipótese qual seria a potência necessária para uma bomba de calor HT para o meu caso?

    por exemplo uma Daikin HT 16Kw

    Colocado por: bzidroglioe quais o preço aproximado da solução?

    na casa dos 11000€,

    Colocado por: bzidroglioA bomba de calor HT também faz aqs?

    pode fazer se levar deposito acumulador e também pode ter ligação a painéis solares com sistema drainback em opção, com preços algo elevados no meu ponto de vista,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bzidroglio
  17.  # 237

    Boa noite. Moro em Tomar e estou para instalar 4 AC no meu apartamento.
    Estou indeciso em relação a 2 marcas, Samsung e Panasonic. Qual me aconselham?
    Os AC são para instalar em 3 quartos e numa sala, com 14 m2, 14m2, 16m2 e 25 m2 respectivamente.

    Quanto à Samsung, tenho 2 orçamentos:

    A) 2850 € Iva e montagem incluída
    Máq. Exterior: 7KW - Samsung - RJ070F4HXEA
    Máq. Interiores Série Crystal: 2 KW + 2,5 KW + 2,5 KW + 3,5 KW

    B) 3300 € Iva e montagem incluída
    Máq. Exterior: 8 KW – Samsung - RJ080F4HXEA
    Máq. Interiores: Série Crystal : 2,5 KW + 2,5 KW + 2,5 KW + 3,5 KW

    Quanto à Panasonic:

    A) 3400 € Iva e montagem incluída
    Máq. Exterior: 6,8 KW – Panasonic – ****-4E23LBE
    Máq. Interiores - modelo ETHEREA: 2,5 KW + 2,5 KW + 2,5 KW + 3,5 KW

    B) 3800 € Iva e montagem incluída
    Máq. Exterior: 8 KW – Panasonic – ****-4E27CBPG
    Máq. Interiores – modelo ETHEREA: 2,5 KW + 2,5 KW + 2,5 KW + 3,5 KW


    Relativamente ao 1.º orçamento da Samsung está uma unidade interior de 7000BTUS, porque de acordo com a tabela de compatibilidade apenas poderia ligar à Unidade Exterior 1 unidade de 12000 btu, 2 de 9000 btu e 1 de 7000 btu.

    Desde já agradeço a quem me puder esclarecer as seguintes questões de forma que possa escolher a melhor solução:

    1) Quais as principais diferenças para os equipamentos da SAMSUNG e PANASONIC, para justificarem esta diferença de preço?
    2) Será que o acréscimo de preço para a PANASONIC vale a pena?
    3) As unidades de AC estão bem dimensionadas para as áreas indicadas?
    4) Será que devo optar pela unidade exterior de 7 KW ou de 8 KW, sendo certo que em princípio não vou ter as 4 unidades interiores ligadas em simultâneo?
    5) Será que uma unidade de 2 KW num quarto de 14 m2 é suficiente?
    6) Qual a marca com a melhor relação preço/qualidade?
    7) Relativamente aos orçamentos, qual a solução que me aconselham, ou aconselham-me outra marca?
    8) Os preços dos orçamentos são aceitáveis?


    Peço desculpa pela extensão do texto, ficando a aguardar, caso seja possível alguém me possa esclarecer, o que desde já agradeço.
  18.  # 238

    Cumprimentos a todos,

    Antes de mais gostaria de felicitar a iniciativa de criar este tópico que é bastante útil e actual, basta verificar que já vai em 8 páginas…

    Neste momento estou a pensar instalar AC no meu apartamento. Quando procurei como dimensionar a potência necessária deparei-me com muita confusão, ambiguidades e falta de rigor. Utilizei várias aplicações disponibilizadas por sites da especialidade, informação disponível on-line, fóruns, conversa com um profissional da marca (Samsung), etc.

    Para o meu apartamento, que é um T2, com: quarto1 (10,9m2) / quarto2 (11,7m2) / sala+cozinha+hall (parti as paredes e ficou tudo amplo – 40m2), os valores que obtive variam entre 20 000 e 46 000 Btus!!

    Pelo que percebi não existe nenhum método claro no cálculo e a maioria dos profissionais sobredimensiona o sistema por razões de precaução, mas cliente é que tem de suportar a factura.

    Assim, optei pela média “mínima” e vou instalar: quartos (7 000Btus cada) e sala+cozinha+hall (12 000Btus), uma vez que me interessa mais o aquecimento do que o arrefecimento. Mas aceito sugestões .

    A minha grande dúvida vai para a escolha da unidade exterior: RJ060F3HXEA ou RJ070F3HXEA. Consultando a tabela de combinações da Samsung http://www.samsungac.co.uk/downloads/2010%20FJM.pdf, com as máquinas interiores de (7 000/7 000/12 000) ligadas em simultâneo obtém-se 130% (RJ060F3HXEA) e 95% (RJ070F3HXEA).

    Um vez que as máquinas interiores não vão exigir a potência máxima, dado estarem ligadas 24/24H, e pelo facto de a RJ060F3HXEA custar menos 300€, gostaria de saber se posso optar por esta solução.

    Obrigado a todos.
  19.  # 239

    Colocado por: fintas4 AC no meu apartamento


    Qual a exposição solar do apartamento?
    È ultimo piso?
    As paredes exteriores têm algum isolamento térmico no interior? qual?
    O uso será fundamentalmente para aquecer ou para arrefecer?
    Tem pré-instalação?
  20.  # 240

    Colocado por: leonelgomesQuando procurei como dimensionar a potência necessária deparei-me com muita confusão, ambiguidades e falta de rigor.

    a "bitola" (expressão curiosa que vi hoje no forum) è habitualmente entre 80W\m2 e 100W\m2 (para arrefecimento) podendo ser maior em casos mais desfavoráveis (paredes muito expostas, sem isolamento térmico, ultimo piso sem isolamento na placa e outras) ou menor em casos mais favoráveis, obedecendo a um calculo mais rigoroso se a maquina TIVER QUE FICAR À JUSTA, todos os instaladores jogam sempre por cima e usam a "bitola" de 100w\m2, mas depende da disposição das divisões no espaço, se é apartamento ou moradia, se é ultimo piso e muito exposto,

    são tudo factores que podem pesar muito na selecção assim como o equipamento em si, por sorte os multisplit adaptam a potencia em função das necessidades e não em função das áreas, como a sua maior necessidade é aquecer nem me preocupava muito com o calculo porque vai ficar sobre dimensionado, pois os cálculos são habitualmente feitos para arrefecimento que é a situação mais desfavorável para as maquinas, exactamente o seu oposto, como tal penso que as potencias mencionadas estão adequadas a uma boa utilização e a maquina exterior pode perfeitamente ser a MH060 que em aquecimento dá conta do recado, claro que estou a partir do principio que o arrefecimento a existir é secundário e de pouca necessidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonelgomes
 
0.0854 seg. NEW