Iniciar sessão ou registar-se
  1. É normal, não faz sentido começar a mandar ar frio até começar a aquecer.
  2. Boas, nós sistemas inverter. Neste caso nuns LG, e normal medirem a pressão do gás em vez de ser acrescentado gás pela distância?

Cumprimentos
  3. Qual distância, as máquinas já vêm carregadas com gás para até X metros.
  4. Colocado por: flavio9e normal medirem a pressão do gás em vez de ser acrescentado gás pela distância?
    não nem tem qualquer relevância seja em sistemas novos ou antigos.

as cargas devem sempre ser aferidas a peso e quando instalados em novo deverá ser seguido o procedimento recomendado pelo fabricante que usualmente só recomenda adicionar gás a partir de determinada distancia de tubagens.
  5. Provavelmente para aí 15m. Não sei se mais. Sendo que deve ter curvas pelo caminho.os 15m deverá ser para um das máquinas. A outra deverá ser mais ou menos a mesma distância.
  6. Bom dia ,
    Preciso de orçamento para 3 unidades de AC (casa sem instalação) num andar duplex em Valongo (Porto). Alguém me pode indicar algum contacto ?
    Obrigada
  7. É normal ouvir um borbulhar nas tubagens da unidade exterior?
  8. Colocado por: paulosÉ normal ouvir um borbulhar nas tubagens da unidade exterior?
    sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  9. qual a diferença entre estas unidades interiores da Mitsubishi Eletric?
    MSZ-AY25VG
    MSZ-AY25VGK
    MSZ-AY25VGKP
  10. Colocado por: jorgealvesnão nem tem qualquer relevância seja em sistemas novos ou antigos.

as cargas devem sempre ser aferidas a peso e quando instalados em novo deverá ser seguido o procedimento recomendado pelo fabricante que usualmente só recomenda adicionar gás a partir de determinada distancia de tubagens.

Essa distância é o comprimento total do circuito servido pela unidade condensadora ou do equipamento interior mais distante da unidade?
  11. Foi-me proposto so seguinte esquema:
    Unidades Interiores:
    Quadros (13,1m2)
    3un - MSZ-AY20VGK
    Suíte (25,5m2)
    1un - MSZ-AY25VGK
    Escritório (12,5m2)
    3un - MSZ-AY20VGK
    Sala+Cozinha (61m2)
    1Un - MSZ-EF42VGK

Unidades Exteriores:
    MXZ-3F68VF
    MXZ-3F54VF

Total: 5.900€
  12. Colocado por: BigmouseMSZ-AY20VGK

Pelo menos na série AP a 25 embora de dimensões maiores fazia muito menos ruído mínimo comparado com a 20 e também genericamente menor ruído para caudais maiores.

Num quarto o ruído pode fazer a diferença…
  13. Colocado por: taunus

Essa distância é o comprimento total do circuito servido pela unidade condensadora ou do equipamento interior mais distante da unidade?
    habitualmente é o comprimento total das linhas de tubagem.
    • hangas
    • 5 janeiro 2025 editado
    Colocado por: BigmouseSala+Cozinha (61m2)
    1Un - MSZ-EF42VGK

Já aqui, num openspace também com cerca de 60m2 tenho uma de 5kw e nos dias mais frios sabe a pouco. No sentido em que demora um bocado a elevar o espaço de uns 14-15 graus para uns 20.

Chega lá, com o ventilador em regime elevado no início, mas…se calhar esses 4.2 podem-lhe vir a saber a pouco.

Estou a falar em termos de aquecimento.
  14. na AP ou na HR?

no catalogo a AP só tem para 60 e 70.

Colocado por: hangas

Pelo menos na série AP a 25 embora de dimensões maiores fazia muito menos ruído mínimo comparado com a 20 e também genericamente menor ruído para caudais maiores.

Num quarto o ruído pode fazer a diferença…
    • hangas
    • 5 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Bigmouseno catalogo a AP só tem para 60 e 70.

Estou a falar destas. Havia uma versão de 20 tb. Julgo que é igual na AY.

A AY veio substituir as AP uns meses depois de eu ter instalado. Mas são praticamente a mesma coisa.

E possível que tenham ficado ainda as AP para potências maiores que não existem em AY
      IMG_0376.jpeg
  15. deve ter sido isto, pois na tabela resumo só parecem as AP para potencia superiores.

as a nível de ruido nas AY tem a mesma diferença como antes.
    Concordam com este comentário: hangas
      Captura de ecrã 2025-01-05 212231.png
      Captura de ecrã 2025-01-05 212014.png
  16. Olhando para as tabelas da série AY parecem ser a mesma coisa que as AP na altura.

https://library.mitsubishielectric.co.uk/pdf/download_full/4788

Compare por exemplo os valores de de airflow e sound pressure entre as 20 e a 25. -1dB no mínimo e menos 2dB no máximo. Para além disso o caudal em cada uma das velocidades e também maior para menos ruído.
  17. Ok. apesar que para aquecimento também tenho recuperador de calor, que iremos manter para funcionamento.

Colocado por: hangasJá aqui, num openspace também com cerca de 60m2 tenho uma de 5kw e nos dias mais frios sabe a pouco. No sentido em que demora um bocado a elevar o espaço de uns 14-15 graus para uns 20.

Chega lá, com o ventilador em regime elevado no início, mas…se calhar esses 4.2 podem-lhe vir a saber a pouco.

Estou a falar em termos de aquecimento.
  18. Saudações,

Tenciono avançar com a compra e instalação de 3 ar condicionados (3 unidades interiores para 1 unidade exterior), onde efetivamente os equipamento já estão escolhidos mas agora ando com alguma dificuldade no tema da instalação dos mesmos...

A administração do condomínio do meu prédio negou a possibilidade de ter uma unidade exterior na fachada principal do prédio, o que me obriga a avançar com uma obra de colocação de teto falso, consistindo assim a necessidade de uma "pré-instalação" das ligações do ar condicionado.

Das 3 unidades interiores, a da sala sera parede-com-parede com a unidade exterior e não terá grande dificuldade na sua instalação, no entanto as outras 2 unidades ficarão a cerca de 10/12 metros de distância da unidade exterior, sendo necessária toda a cablagem/cobre necessário para cada uma dessas unidades.

Refiro ainda que dos orçamentos que tenho do meu lado, estes andam na ordem dos 1500€ c/ IVA, sendo que questiono se este é um valor justo? Caso considerem caro, têm contactos de técnicos certificados que consigam fazer este mesmo projeto por valores inferiores?

Refiro que isto será um projeto a ser realizado na zona de Lisboa
    Agradeço desde já toda a ajuda!

0.5140 seg. NEW