Iniciar sessão ou registar-se
  1. Muita informação! E uma unha negra, literalmente 🫣
  2. mais uma achega:
    https://www.facebook.com/reel/1703453427334292
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe
  3. afinal o que é a unha negra?
  4. Era brincadeira, o Jorge tem uma unha negra no polegar. Ou vi mal? 🙃
  5. Colocado por: pcspinheiroEra brincadeira, o Jorge tem uma unha negra no polegar. Ou vi mal? 🙃
    entalei o dedo numa tecla.......
  6. Jorge gostei de o ouvir, obrigado pela sua participação por aqui.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  7. Também gosto de ver gente a falar quando sabe o que diz :)

Entretanto, Jorge, num assunto que já levantei por aqui anteriormente acerca do meu AC mitsubishi novo (menos de 1 ano), depois de me voltar a queixar do barulho tipo fervilhar constante e claramente a piorar, ao ponto de se ouvir dentro de casa pela tubagem, lá vieram ver e encontraram uma fuga, tubo babado de óleo... E onde? Na 3ª saída que nem está a uso e na qual nem deviam ter mexido. Ou seja, um AC novo estava a portar-se mal porque fizeram m**** (a juntar a isso o não terem purgado com azoto quando meteram um sistema R32 a substituir um R410) e pergunto-me se não é esquema feito de propósito para andarem a trocar ACs avariados, porque o anterior Mitsubishi morreu depois de desenvolver sintomas semelhantes, espantem-se, após a mesma empresa lhe ter mexido para instalar outro ao lado... Coincidência?...

Agora nem sei se não tento exigir uma máquina nova, já que desconfio muito da durabilidade futura desta.
  8. Colocado por: pcspinheirouma máquina nova, já que desconfio muito da durabilidade futura desta.
    o unico problema que sofreu foi trabalhar com menores pressões de serviço pelo que não foi afectada em rigorosamente nada.

ps: fugas podem acontecer mesmo sem culpa do aplicador, os tubos de cobre já tiveram melhores dias.
  9. Ok, agradeço o feedback. A fuga era na saída para uma terceira unidade interna que não está nem nunca esteve a uso. Pode efetivamente explicar o ruído anormal desde o início, por já ter perdido carga de gás antes mesmo de ser montado. Por sorte, o meu vizinho de baixo instalou exatamente o mesmo sistema e zero ruído, por isso apertei com eles para virem inspeccionar... De novo.

Em princípio amanhã vem recuperar o gás todo e recarregar com a quantidade de gás novo especificada pelo fabricante.
  10. Bem, não deixando este assunto pendurado, lá vieram fazer o que disseram e apenas conseguiram recuperar 1 kg! dos 2.4 kg que a máquina devia ter 😱. Infelizmente não consegui estar em casa, mas dizem que depois meteram os 2.4 kg de gás novo. O certo é que a máquina faz menos barulho, mas ainda faz (a do meu vizinho, igualzinha, não faz nenhum). E hoje ouvi-a ao ligar e quando o compressor arrancou fez brevemente um barulho estranho, tipo um arranhar que não me parece normal de todo... Não sei o que pensar disto tudo; sei apenas que é um sistema de 3000€ que nem 1 ano tem e que não me dá confiança nenhuma de durabilidade...
    Aparentemente, o instalador abriu um pedido de assistência técnica com a Mitsubishi e já lhes disse que o mantivessem, para vir a marca diretamente verificar isto em garantia.

Edit: consegui apanhar o barulho, apesar do ruído ambiente da passarada e de alguém ligar um carro na rua logo de seguida 😤

https://photos.app.goo.gl/7UNb5Dqsj76gS6om8
  11. Para adicionar à lista, a máquina exterior desliga completamente e volta a arrancar do zero (fazendo sempre o tal barulho de arranhar, aqui outro exemplo: https://photos.app.goo.gl/AJcswfjsZYZQjs696) em vez de estar em funcionamento contínuo reduzido, como era habitual. Carga excessiva de gás desta vez?! E será que repuseram o óleo perdido? De notar que não sou eu quem anda a ligar e desligar a máquina para ouvir o barulho! Ela desliga completamente e volta a arrancar...

Ou a máquina já vinha com problemas de fábrica, ou desconfio de séria incompetência do instalador...
  12. Já agora aproveito para fazer uma questão sobre o posicionamento das máquinas.

Uma máquina que esteja na cobertura, numa zona sujeita a ventos predominante de norte (as famosas nortadas do Minho litoral) devemos virar o ventilador para norte, o radiador para norte, ou na perpendicular? Ou é indiferente?
    Isto porque quando estão ventos fortes se o ventilador estiver virado de frente para o vento trabalha a dobrar
    • eu
    • 11 junho 2026
    Pois, deve provavelmente trabalhar melhor a favor do vento dominante.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13. Se eu tivesse que opinar com o meu zero conhecimento da questão, diria que nenhuma das situações. Devia ser instalado de modo a que não fosse influenciado pelos ventos.
  14. Colocado por: manelvcdevemos virar o ventilador
    regra geral

Colocado por: manelvco radiador para norte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  15. Não imaginaria que virar o ventilador contra os ventos predominantes era a melhor opção 😅
    • SrR
    • 11 junho 2026
    Colocado por: pcspinheiroNão imaginaria que virar o ventilador contra os ventos predominantes era a melhor opção 😅
    n é contra, é a favor
  16. Exatamente, o ventilador como extrai do radiador, deve o radiador ficar do lado dos ventos predominantes, assim o ventilador puxa com a ajuda do vento.

Temos aqui algumas máquinas, todas com os ventiladores viradas contra o vento 🤔
  17. Percebi ao contrário 😅
  18. Hoje liguei as minhas 4 unidades interiores e apenas 2 funcionam, as outras duas ligam mas após 1/2 minutos dão o erro E6 e ficam com os leds a piscar.
    As duas que funcionam estão ligadas a uma unidade exterior as outras 2 que não funcionam estão ligadas a outra unidade. Deixo foto do erro, já desliguei o disjuntor 5minutos e voltei a tentar e dá o mesmo erro.

São unidades interiores mitsubishi Kirigamine 9000btus e 12000btus.
      Screenshot_20260613_003045_Gallery.jpg

0.3215 seg. NEW