Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já criei um tópico mas não obtive resposta.

Depois de testar os AC de casa cheguei à conclusão de que a velocidade do ventilador que está programada de origem é um exagero e queria redefinir valores até para atenuar o ruído do mesmo.

Há alguma tabela ou algo que me possa guiar para ajustar aquilo? Já descobri os menus onde se ajustam esses parâmetros mas poderá não ser o ideal o que coloquei.

Entre a saída da máquina e a grelha de saída não vai mais que 1 ou 1.5m, tendo condutas daquelas em XPS com prata (não sei o nome técnico) feitas no local.

As máquinas em questão são as lg cl09f.n50
  2.  # 2

Ontem por carolice liguei os AC a primeira vez. Tinha a casa a 21 e coloquei no AC a 23.
    Liguei o AC da sala/cozinha que é openspace 12k btu + 9 k btu, o AC da suite 9k btu e o AC do quarto do meu filho 9k btu.

Ao fim de 15 ou 20min já os Acs estavam na velocidade minima e pouco depois desligaram-se.
    Fiquei rendido, na casa anterior tinha nenhuma exposição solar e a esta hora já andava a queimar lenha no recuperador a água faz dias.

Não achei nada desconfortável com o que se fala de correntes de ar etc, para mim carregar num botão ter a casa confortável e não ter de andar a carregar lenha, a esperar que a agua aqueça etc é um luxo.

(Tenho instalado um recuperador ADF que estou a ver que vai ser usado aos fins de semana, ao contrario do Romotop da outra casa que era usado todos os dias das 18h até ir para a cama, carregando de lenha antes de deitar)
    • eu
    • 28 outubro 2024

# 3

Colocado por: paulosNão achei nada desconfortável com o que se fala de correntes de ar etc

Isso acontece quando tem a casa realmente fria (por exemplo 15 graus) e liga os AC para 23 ou mais.

Nesse cenário vai ter correntes de ar.

Para mim, usar AC para aquecimento só é confortável se estiverem sempre ligados, a trabalhar no mínimo. O que é perfeitamente aceitável em casa bem isoladas.
    Concordam com este comentário: paulos
  3.  # 4

Boa noite, sei que se tem de fazer manutenção nas unidades interiores frequentemente mas a minha dúvida é na unidade exterior, no meu caso tenho uma máquina exterior com 4 unidades interiores (daikin) tem cerca 2 anos e poucas horas de trabalho porque no inverno utilizo lenha e pellets para o aquecimento. Agora a duvida é quais os cuidados a nivel de manutenção com a unidade exterior que devemos ter, como por ex penso que máquina trabalha com 1 lubrificante misturado com o gás, esse mesmo lubrificante não é preciso substituir!!
  4.  # 5

Colocado por: Mendes dinisesse mesmo lubrificante não é preciso substituir
    não é substituivél nem requer reposição ou outro serviço assim como o refrigerante que não deve ser intervencionado sem a certeza absoluta de ser necessário sendo de exclusiva intervenção por pessoal certificado ao serviço de uma empresa certificada.

a manutenção preventiva resume-se a limpeza do equipamento.
  5.  # 6

Colocado por: jorgealvesnão é substituivél nem requer reposição ou outro serviço assim como o refrigerante que não deve ser intervencionado sem a certeza absoluta de ser necessário sendo de exclusiva intervenção por pessoal certificado ao serviço de uma empresa certificada.

a manutenção preventiva resume-se a limpeza do equipamento.

VEjo videos no youtube que andam de mangueira de baixa pressão no "radiador", será isso mesmo necessário ou bastará um soprador?
    • eu
    • 30 outubro 2024

# 7

Eu tenho Daikin há 10 anos e noutro dia fui ver como estavam as unidades exteriores.

Por dentro estavam impecáveis, nem sequer precisaram de limpeza.

A única coisa que foi preciso mexer foi o isolamento dos tubos de cobre. Estavam completamente desfeitos pelo sol. Coloquei novo isolamento e usei um truque que aprendi aqui no fórum: revesti o isolamento com película de alumínio aderente. Acho que assim o sol já não vai destruir o isolamento.
  6.  # 8

Vou aceitar este orçamento e deixar mais pesquisas, pelo menos a firma tem uma boa assistencia pos venda/instalação.

UNIDADES MULTI-SPLIT, “MITSUBISHI ELECTRIC”

GAMA HR

1 - Sistema Multi-Split, Bomba de Calor,
    tipo Mural, Inverter, Classe A++/A+,
    R32, com comando infravermelhos,
    combinados c/os seguintes modelos:
    1x MXZ-2HA40VF
    1x MSZ-HR25VF
    1x MSZ-HR35VF
    PELO PREÇO DE: ............................................................................. € 1.780,00 + IVA 6%
  7.  # 9

Colocado por: euEu tenho Daikin há 10 anos e noutro dia fui ver como estavam as unidades exteriores.

Por dentro estavam impecáveis, nem sequer precisaram de limpeza.

A única coisa que foi preciso mexer foi o isolamento dos tubos de cobre. Estavam completamente desfeitos pelo sol. Coloquei novo isolamento e usei um truque que aprendi aqui no fórum: revesti o isolamento com película de alumínio aderente. Acho que assim o sol já não vai destruir o isolamento.

No meu usaram fita de aluminio à volta do isolamento.
    • eu
    • 30 outubro 2024 editado

# 10

Colocado por: canario12Vou aceitar este orçamento

Um AC de grande qualidade a bom preço.

Boa escolha !
  8.  # 11

Colocado por: canario12Vou aceitar este orçamento e deixar mais pesquisas, pelo menos a firma tem uma boa assistencia pos venda/instalação.

GAMA HR

1x MXZ-2HA40VF
    1x MSZ-HR25VF
    1x MSZ-HR35VF
    PELO PREÇO DE: ............................................................................. € 1.780,00 + IVA 6%

No HR wifi é opcional.
  9.  # 12

Colocado por: canario12Vou aceitar este orçamento e deixar mais pesquisas, pelo menos a firma tem uma boa assistencia pos venda/instalação.

GAMA HR

1x MXZ-2HA40VF
    1x MSZ-HR25VF
    1x MSZ-HR35VF

Chegou a ver a série AY, também da Mitsubishi?
    mais eficiente e com wifi (se interessar)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: canario12
  10.  # 13

Colocado por: ARAS79Chegou a ver a série AY, também da Mitsubishi?
    mais eficiente e com wifi (se interessar)?

Um pouco mais caro, para AL penso que este serve, Wifi não tenho interesse. Por outro lado quanto mais pesquisava mais dúvidas ficavam.
    • eu
    • 30 outubro 2024

# 14

Colocado por: canario12para AL penso que este serve,

Até é bom demais ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: canario12
  11.  # 15

GAMA HR

1x MXZ-2HA40VF
    1x MSZ-HR25VF
    1x MSZ-HR35VF

Esse orçamento inclui a instalação?
    É para uma moradia em contruçâo?
    Já tem pré-instalçào feita?
    Ou é para uma habitaçâo existente?
    Em que zona é a empresa que lhe deu o orçamento?

Andei a pesquisar e verifiquei que instalar 3 Mono (3 unidades exteriores e 3 interiores) com potencias semelhantes da mesma série da marca Mitsubishi ficava mais em conta do que instalar um Sistema Multi-Split (3x1).
    Desvantagem de 3 sistemas mono: talvez um maior consumo se tiverem as 3 unidades em funcionamento, necessário mais espaço exterior para acomodar as 3 unidades.
    Vantagens, menor preço total dos equipamentos para as mesmas as potencias, caso uma unidade se avarie apenas fico com uma zona sem a/c, menor preço em caso de substituição em caso de avaria de uma das unidade exterior.
    Como estou a construir uma moradia e não me falta espaço para esconder as unidades exteriores, estou a ponderar instalar sistemas nono em cada divisão, em vez de Multi-Split, o que acham?
  12.  # 16

Colocado por: FTavares

Esse orçamento inclui a instalação?
    É para uma moradia em contruçâo?
    Já tem pré-instalçào feita?
    Ou é para uma habitaçâo existente?
    Em que zona é a empresa que lhe deu o orçamento?

Andei a pesquisar e verifiquei que instalar 3 Mono (3 unidades exteriores e 3 interiores) com potencias semelhantes da mesma série da marca Mitsubishi ficava mais em conta do que instalar um Sistema Multi-Split (3x1).
    Desvantagem de 3 sistemas mono: talvez um maior consumo se tiverem as 3 unidades em funcionamento, necessário mais espaço exterior para acomodar as 3 unidades.
    Vantagens, menor preço total dos equipamentos para as mesmas as potencias, caso uma unidade se avarie apenas fico com uma zona sem a/c, menor preço em caso de substituição em caso de avaria de uma das unidade exterior.
    Como estou a construir uma moradia e não me falta espaço para esconder as unidades exteriores, estou a ponderar instalar sistemas nono em cada divisão, em vez de Multi-Split, o que acham?

Já inclui instalação, é para um apt T1 sem pré-instalação no Alagarve
    • eu
    • 1 novembro 2024

# 17

Colocado por: FTavaresComo estou a construir uma moradia e não me falta espaço para esconder as unidades exteriores, estou a ponderar instalar sistemas nono em cada divisão, em vez de Multi-Split, o que acham?

Se tem espaço para as unidades exteriores, então é uma boa opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FTavares
  13.  # 18

Colocado por: eu

Se tem espaço para as unidades exteriores, então é uma boa opção.

Eu também tenho espaço e coloquei 2 multisplit's.

Nunca iria colocar 7 unidades exteriores.
    • eu
    • 1 novembro 2024

# 19

Colocado por: VarejoteEu também tenho espaço e coloquei 2 multisplit's.

O FTavares está a falar de apenas 3 unidades.
  14.  # 20

Colocado por: Varejote

Eu também tenho espaço e coloquei 2 multisplit's.

Porquê?
    Estética?

Pergunto porque estou na dúvida se instalo 5 mono ou 1 mono e 2 multi (2x1).

0.5176 seg. NEW