Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealveserrado muito errado

2º lei de Newton, F = m x a

Para uma mesma força, quanto maior a massa, menor a aceleração.
      Captura de ecrã 2025-01-31 144256.png
  2.  # 2

Colocado por: coelhinho78Um maciço funciona porque é tão maciço que o equipamento não tam “força” para o fazer vibrar.

Ou então experimentar como já referi no outro dia aqui no fórum.

Por 4 ou 5 garrafões de água em cima do AC para alterar a sua frequência natural.

Se funcionar, substituir por algo mais definitivo com o mesmo peso.

Isso para mim não faz o minimo sentido.

Sendo um maciço vai transmitir muito facilmente toda a ressonância.
  3.  # 3

Colocado por: coelhinho78

2º lei de Newton, F = m x a

Para uma mesma força, quanto maior a massa, menor a aceleração.
      Captura de ecrã 2025-01-31 144256.png

Falamos de ressonâncias e não de forças.
  4.  # 4

Colocado por: paulosFalamos de ressonâncias e não de forças.

Grande confusão.

Uma vibração é uma força aplicada a um objeto com uma determinada frequência. Um corpo so se mexe, "ou vibra", se lhe aplicarmos uma força, caso contrario fica parado.

A ressonância ocorre quando um é aplicada uma força a um objeto com uma frequência que ele "gosta", cada objeto tem uma frequência "preferida" que varia de objeto para objeto.

Um bom exemplo é empurrar um baloiço, se aplicarmos uma força sincronizada com o movimento do baloiço ele acelera cada vez mais, efeito ressonância.

Se aplicarmos essa mesma força mas dessincronizada, o baloiço tem um movimento muito menor.

Se nao lhe aplicarmos força nenhuma ele nao se mexe.
    • paulos
    • 31 janeiro 2025 editado

# 5

Mas isso não faz sentido. Um sinobloco é exatamente o contrário do que quis dizer com o maciço.

Não sei, mas seja como for fazer maciços etc está fora de questão, a obra está concluída e terá de ser por outra opção mais simples.
  5.  # 6

Colocado por: paulosMas isso não faz sentido. Um sinobloco é exatamente o contrário do que quis dizer com o maciço.

Não sei, mas seja como for fazer maciços etc está fora de questão, a obra está concluída e terá de ser por outra opção mais simples.

Já propus uma outra solução uns post mais acima. Experimente e depois conte os resultados.

Um sinobloco é um amortecedor serve para absorver a amplitude da vibração (enfraquece-la), tornar a vibração mais "fraca".

No exemplo do baloiço era como se metesse um elástico tanto a frente com atras a a segurar o baloiço.

Mas a vibração com aquela frequência continua lá, tem é menos força. Como tem menos força, a massa que já existe pode ser suficiente para absorver a vibração, mas também pode nao ser.
    Concordam com este comentário: paulos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  6.  # 7

Arranjei um género de anilhas de borracha com 5mm e coloquei em cima dos cinoblocos que lá estavam. De momento não ouço nada de nada a máquina a funcionar, na altura estava a consumir 2400w por isso não estava propriamente ao ralenti. Amanhã vou testar novamente colocando todas as máquinas interiores a 25° para tentar perceber as diferenças.
    • eu
    • 31 janeiro 2025

# 8

Agora imagine se arranjasse cinoblocos a sério.
  7.  # 9

Colocado por: paulosArranjei um género de anilhas de borracha com 5mm e coloquei em cima dos cinoblocos que lá estavam. De momento não ouço nada de nada a máquina a funcionar, na altura estava a consumir 2400w por isso não estava propriamente ao ralenti. Amanhã vou testar novamente colocando todas as máquinas interiores a 25° para tentar perceber as diferenças.

Depois se poder coloque umas fotos, pois poderá ajudar outros que se encontrem na mesma situação que o paulos.
    Concordam com este comentário: paulos
  8.  # 10

Colocado por: coelhinho78Já propus uma outra solução uns post mais acima.
    o que propuz só o meu caro é que chama de solução, pois não tem rigorosamente nada a ver com o requerido.
  9.  # 11

existem sinoblocos de diferentes densidades sendo que os mais comuns de pouco ou nada servem para atenuar ruidos parasitas derivados de ressonância interna dos compressores e das tubagens,

as bases de assentamento aborrachadas igualmente têm mau desempenho nesses cenários.

o ideal é arranjar umas bolachas em borracha mais macia nas casas da especialidade (casa das borrachas) com 10x10x5cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos, bluthunder82
    • paulos
    • 1 fevereiro 2025 editado

# 12

Colocado por: euAgora imagine se arranjasse cinoblocos a sério.

Gostava de saber quais até porque o que lá coloquei foram umas anilhas cortadas por mim de um cilindro de borracha que são usadas nas fotocópiadoras e impressoras para puxar o papel, portanto não sei a durabilidade que irá ter ao sol e chuva mas não acredito que durem muito.

Amanhã tiro foto
  10.  # 13

Colocado por: fredlc97Boa tarde pessoal,

Recebi um orçamento para instalação dos seguintes aparelhos:

- 1 x Unidade exterior Midea M30A-27HFN8
    - 2 x Unidade interior Midea MSAGBU-09HRFN8
    - 1 x Unidade interior Midea MSAGBU-12HRFN8

Custo total (com instalação) : 3.794€

Nota: Já tenho pré-instalação na casa.

Também tenho um orçamento da Daikin, mas já é acima do que procurava. Gostava da vossa opinião destes valores, obrigado.

Esse preço acho que é um pouco absurdo.

O meu pai colocou no apartamento onde vive a mesma marca e modelo:

- 1 unidade 12000btu Sala
    - 1 unidade 9000btu Quarto 1
    - 1 unidade multisplit para 2 unidades 9000btu Quarto 2 e Escritório.

3200€ já com iva e instalação.

Apartamento com pré-instalação.
  11.  # 14

Colocado por: paulos

Gostava de saber quais até porque o que lá coloquei foram umas anilhas cortadas por mim de um cilindro de borracha que são usadas nas fotocópiadoras e impressoras para puxar o papel, portanto não sei a durabilidade que irá ter ao sol e chuva mas não acredito que durem muito.

Amanhã tiro foto

Se alguém souber de sinoblocos melhores agradecia.

O ruído melhorou mas não desapareceu.
  12.  # 15

Depois de pesquisar encontrei esta fábrica perto de onde trabalho. Se rolarem para baixo aparecem os suportes. Têm tbm há venda no site do Leroy.

https://moldamargem.pt/produtos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
    • paulos
    • 5 fevereiro 2025 editado

# 16

Colocado por: paulosSerá que uns destes melhorava?

https://www.leroymerlin.pt/produtos/base-de-chao-suporte-anti-vibracao-para-ar-condicionado-pack-2-400x130x50mm-92418764.html
      apoio.JPG

So para deixar feedback, já coloquei estes suportes da marca do comentário anterior, ficou por 25€ os dois com parafusos, são feitos de borracha de pneu reciclado.
    Tive de tirar os lancis, pois não são completamente iguais e provocava um desnível no apoio, ou seja não ficavam 100% nivelados.

Amanhã tiro fotos, hoje já estava escuro.

O ruído desapareceu completamente, mesmo estando a máquina a puxar 4000w não se houve nadinha dentro de casa.
    Abraço
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  13.  # 17

Esqueci de referir que foi nas medidas 450cm largura e 10cm de altura
  14.  # 18

Ando a receber orçamentos para instalação de 2x monosplit (9k e 12k BTU), queria algo nível médio (não é para meu uso direto).

Que marca/modelo acham que tem melhor qualidade preço? Neste momento recomendaram Samsung windfree confort e clivet ez cool..

Obrigado
  15.  # 19

Tenho um ar condicionado suportado numa chaminé, mas tenho que intervir nos rufos da chaminé. Eu posso pegar na maquina e pousar ao lado inclinada no telhado?
    A tubagem tem folga...
    • hangas
    • 6 fevereiro 2025 editado

# 20

Colocado por: manelvcA tubagem tem folga...

Tem folga, mas não deve ser flexivel. ou é? O tubo de cobre se calhar nao aprecia muito andar a ser manobrado com frequência.

0.6635 seg. NEW