Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a construir uma moradia e ando a pesquisar sistemas de aquecimento. Falaram-me em painéis radiantes para paredes da marca Caleting Confort e gostaria de saber se alguém tem informação sobre este tipo de aquecimento?
    Parece-me excelente mas não conheço ninguém que o conheça na prática e pelo que leio não encontro nada nomeadamente sobre a certificação deste tipo de produtos.
    Se for assim tão vantajoso porque é tão pouco explorado? Estranho...
    Fico a aguardar comentários por favor...
    Obrigada
    Ana P. Sousa
  2.  # 2

Bem a EDP fez uma enorme campanha sobre o assunto e na realidade associados á tarifa bi-horária, podem ser uma solução vantajosa.
  3.  # 3

Boa noite,
    Não é a esses aparelhos da EDP que me refiro, esses são acumuladores de calor e são os que tenho actualmente em casa. O sistema que falo são umas "peliculas" que se colocam antes do reboco e não ficam visíveis. Alguém conhece este tipo de aparelhos?
    • kami
    • 9 setembro 2008

# 4

Boas

Daquilo que tenho ouvido.. as paredes radiantes podem ser com essas peliculas eléctricas... em tudo iguais às aplicadas para piso radiante eléctrico... mas também pode colocar paredes com sistema hidraulico, ou seja, em tudo igual ao piso radiante hidraulico!!

Pelo que tenho lido é um optimo sistema... o único problema é se quer colocar quadros ou moveis suspensos... pois corre o risco de danificar o aquecimento... na parede eléctrica pode provocar curto circuito... na hidraulica... imagine uma mangueira rota dentro de uma parede!!!!!

Quero dizer que tem de ser muito bem planeado os locais onde o vai aplicar... pois vão ser locais que não vão poder levar furos nessas zonas... ou então marcar as zonas que se podem furar...

Cumps

Kami
  4.  # 5

Boa noite,

Este tipo de paineis em mica permitem que as paredes possam ser furadas, podem ser encontados móveis (se bem que não convém devido à menor libertação de calor).
    Pois se a coisa avaria e está dentro da parede...não sei o que fazer...
  5.  # 6

Eu tenho aquecedores radiantes ha ja 3 anos e estou muito contente com eles, pois são muito economicos. Comprei em espanha pois são muito mais baratos. Durante o inverno estão sempre ligados, calro que a factura da edp subiu mas nada de alarmante. No meu caso a factura mensal subiu de 90 €, mas cada caso é um caso. Estou disponivel para dar mais informações.
  6.  # 7

JOANA disse:
    jÁ AGORA ANA

Referiu que tinha os aparelhos da EDP e que tal???relação custo/qualidade? são precisos quantos mais ou menos, agradeço se nos puder dar o seu testemunho...

desculpe mas sobre a sua dúvida não sei ajudar
  7.  # 8

Estes nao são da EDP ( os da EDP são acumuladores de calor) estes são designados como "aquecedores radiantes ou placas solares". Este sistema de aquecimento consiste no seguinte : enquanto os aquecedores convencionais aquecem o ar, estes aquece as madeiras, as paredes... ou seja tudo que seja solido, se abrir a janela o calor nao sai. A nivel de preço pode-se considerar barato com 600€ adquiri aquecedores para toda a casa.
  8.  # 9

A experiência que tenho com os acumuladores de calor é excelente, tenho sempre a casa a uma temperatura agradável e é constante, deito-me com a casa aquecida e levanto-me e está igual e o custo não é nada por ali além. O nº de aparelhos depende da áreas, na sala tenho um aparelho maior e nos quartos os médios.

Agora como vou fazer uma casa nova e tendo a possibilidade de colocar os painéis de mica na parede, não sendo visíveis a ideia agrada-me mais.

Pergunto ao Victoraf, os aparelhos que tem são Calinteg Confort? E pôs na construção ou aplicou-os depois?

Obrigada
    Ana P. Sousa
  9.  # 10

Viva,

estou neste momento a decidir quais as melhores soluções para o aquecimento de minha casa.

Li aqui nesta discussão sobre a solução que eu vejo como mais interessante.

Será que alguém já instalou este sistema? Qual a vossa opinião.

Refiro-me a placas radiantes de parede da marca Calinteg Confort em mica, em que o aquecimento é feito através de electricidade.
    Uma das vantagens que os produtores apontam é que pode ser perfurada sem qualquer tipo de danificação
    na condução de electricidade...

Verifiquei que a Sra. Ana Sousa também verificou isto, será que têm alguma experiência com a utilização
    destas placas?

Agradecia ajudas,
    Atentamente
    André N.
  10.  # 11

Tem esta solução também.

http://www.****.pt/documentos/radiante.pdf

Placa Radiante da ****.
  11.  # 12

Viva,

O sistema por radiação de parede, seja ele hidráulico ou eléctrico, apenas é aconselhado para construções de grande complexidade em termos de construção e condições atmosféricas exteriores adversas.
    A forma como é disponibilizada a transferência de calor ao meio ambiente do edifício torna-a num sistema semelhante aos de convenção tradicionais (radiadores) apenas com a vantagem de dispersar a radiação de calor num ponto fixo, portanto nunca pode ser considerado o melhor sistema de climatização, uma vez que as curvas ideias de distribuição de temperatura dentro do edifício convergem em muito das da optimização ideal.

Falando da inércia das paredes radiantes, é de considerar que ambas apresentam capacidades de armazenamento térmico muito reduzido, uma vez que o reboco da parede não excede os 2cm de cobertura do sistema, aumentando significativamente a sua capacidade de resposta por radiação.
    No entanto, outro pormenor preocupante que deve ser considerado neste sistema, é o facto do sistema apresentar pontes térmicas em todos os sentidos, uma vez que o uso de isolamento é muito reduzido (por vezes mesmo inexistente), preocupação que acresce com as zonas de dilatação e como elas estão expostas entre si. Se o dimensionamento da estrutura radiante não for adequada, a estabilidade das argamassas com o passar dos anos vão sofrer grandes degradações….

Cumprimentos.
  12.  # 13

Boa tarde,

obrigado pela explicação Ricardo. Contudo surgiram algumas dúvidas sobre a sua resposta... Infelizmente não sou técnico nesta
    área... Vou tentar condensar as minhas questões.

- Quando assemelha as placas radiantes aos sistemas de convecção tradicionais. Penso que esteja a dizer
    que o piso radiante e as placas radiantes são iguais... aos sistemas de convecção tradicionais? Estava
    na ideia de que um piso radiante(eléctrico) emana calor da mesma forma que este tipo de placas radiantes,
    será que estou a tirar as conclusões erradas?

- Se não aconselha este sistema então que sistema aconselha?
    Só vejo três opções, ar condicionado, placas radiantes ou piso radiante. Estou a excluir o ar condicionado
    devido ao alto consumo e ao facto de criar correntes de convecção, estou a excluir o piso radiante devido
    ao elevado consumo de energia, pelo que apenas me resta as placas radiantes... Qual destes aconselha?

- Por ultimo, penso que percebi a questão das pontes térmicas, mas estas não surgem apenas se for numa
    parede que esteja em contacto com o exterior? Nas paredes exteriores eu tenho projectado isolamento
    com Poliuretano logo não teria que me preocupar com o isolamento... além disso estou a pensar nas placas
    apenas para paredes interiores, assim continuo a ter problemas com as pontes térmicas?

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade para responder às minhas questões,

Cumprimentos,
    André N.
  13.  # 14

Boa tarde,

Quando assemelha as placas radiantes aos sistemas de convecção tradicionais. Penso que esteja a dizer
    que o piso radiante e as placas radiantes são iguais... aos sistemas de convecção tradicionais? Estava
    na ideia de que um piso radiante(eléctrico) emana calor da mesma forma que este tipo de placas radiantes,
    será que estou a tirar as conclusões erradas?

Não estamos a falar de radiação por piso radiante mas sim por Parede radiante, sistemas "parecidos" mas diferente na forma como disponibiliza a temperatura no edifício.

Se não aconselha este sistema então que sistema aconselha?
    Só vejo três opções, ar condicionado, placas radiantes ou piso radiante. Estou a excluir o ar condicionado
    devido ao alto consumo e ao facto de criar correntes de convecção, estou a excluir o piso radiante devido
    ao elevado consumo de energia, pelo que apenas me resta as placas radiantes... Qual destes aconselha?

sem duvida o piso radiante . Elevado consumo de Energia, pode explicar melhor?

- Por ultimo, penso que percebi a questão das pontes térmicas, mas estas não surgem apenas se for numa
    parede que esteja em contacto com o exterior? Nas paredes exteriores eu tenho projectado isolamento
    com Poliuretano logo não teria que me preocupar com o isolamento... além disso estou a pensar nas placas
    apenas para paredes interiores, assim continuo a ter problemas com as pontes térmicas?

sim, haverá sempre pontes térmicas nas extremidades da parede(paredes exteriores, chão e tectos)

cumprimentos.
  14.  # 15

Boa tarde,

em relação ao piso radiante estou a referir-me a um piso radiante eléctrico, que consome vários euros de
    energia por mês, pelo menos no inverno.

Estou a excluir os pisos radiantes hidráulicos.

Em relação às pontes térmicas, será que posso eliminá-las através de um isolamento exterior?

Cumprimentos,
    André N.
  15.  # 16

Viva,

quando falei nas pontes térmicas nas paredes radiantes, não me referi às pontes térmicas do meio exterior para o meio interior do edifício, uma vez, e à partida que estas devem seguir as normas dos estudo térmicos RCCTE, eliminando ao máximo as partes expostas do interior da casa com as do exterior com o uso adequado de isolamento.

As paredes radiantes, ao contrário do piso radiante estão em contacto directo com o chão, tecto e paredes não climatizadas, logo as extremidades da mesma em contacto com estas zonas estão constantemente a ser sujeitas à absorção térmica.(pontes térmicas)

Com o piso radiante consegue-se reduzir todas as pontes térmicas, constituindo-a numa lage de radiação térmica flutuante, uma vez que esta se encontra suspensa, flutuando sobre todo o isolamento que descende nela, cedendo uma "única ponte térmica", a radiação de temperatura para o meio pretendido (todo o isolamento direccionará a temperatura para a zona pretendida).
    Também, a dilatação/contracção do piso flutuante não sofre nas suas extremidades degradação por efeitos de compressão/recessão dos materiais envolvidos, uma vez que esta se encontra em livre movimentação.

Cumprimentos
  16.  # 17

Boa tarde,

ok, consegui entender o seu ponto de vista em relação às pontes térmicas e isso parece-me sem dúvida um problema
    das paredes radiantes.

Obrigado pela explicação, penso que vou escolher o piso radiante eléctrico.

Atentamente,
    André N.
  17.  # 18

Viva Sr. Anonimo16062021,

não consigo responder à sua questão pois foi o que o arquitecto colocou no projecto, posteriormente
    enviado para a câmara e também verificado por um construtor. É possível que exista outro tipo de material
    que eu desconheça.

Independentemente desse aspecto, agradecia dicas em relação ao tipo de aquecimento que devo usar.

E agradecia o "input" de alguém que tenha o sistema de parede radiante.

Atentamente,
    André N.
  18.  # 19

Colocado por: JonhBladeSó vejo três opções, ar condicionado, placas radiantes ou piso radiante. Estou a excluir o ar condicionado

???!!!
    Elimina provavelmente os dois sistemas mais económicos que existem, com o argumento que consomem muita energia??
    Qd descobrir mais económico, não se esqueça de partilhar com o fórum....
  19.  # 20

Viva,

as placas radiantes têm uma voltagem de 650W a 800W por placa, sendo que a de 800W tem 2m quadrados,
    penso que estas voltagens nem se comparam às voltagens usadas pelo ar condicionado, radiadores comuns.

Não tenho contudo informação referente às voltagens requeridas pelo piso radiante, baseio a minha opinião
    de elevado consumo energético com base na opinião das pessoas que usam estes sistemas em casa. E se
    estas últimas indicam que o piso radiante consome muito, das duas uma, ou não foi aplicado isolamento
    da forma correcta ou o mecanismo envolve mesmo elevados consumos. Nenhuma destas opções me agrada...

Em relação à degradação dos materiais pela placa radiante é de facto muito preocupante, a minha questão
    vai no sentido de saber a que temperaturas o material se degrada? Alguém tem ideia? Se bem me lembro
    os produtores destas placas indicaram-me que a temperatura normal deste equipamento vai até aos 23-24 graus...

Obrigado pelas vossas sugestões,

Atentamente,
    André N.

0.0229 seg. NEW