Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 11 agosto 2009

     # 101

    Vivam!
    Pedro Barradas o que quero dizer é que em todo o lado vejo que relativamente ao isolamento em EPS ou XPS, normalmente são Euroclasse E, mas de acordo como 220/2008 e a portaria do RT 1532/2008, em edíficios de pequena e mádia altura (a totalidade das casas unifamiliares) o sistema do tipo etics completo deverá ser classificado por C-s3-d0 ou B-s3-d0 (Quadro V do anexo I (ou II?)) e eu foi "passear" pela rede nos fornecedores mais comuns do sistema e não vejo em lado nenhum as caracteristicas de resistencia ao fogo do sistema. Porque será?
    "Fassam" parte e boas férias.
    • eu
    • 11 agosto 2009

     # 102

    alv, está a dizer que o EPS é vulnerável ao fogo?
    • 123
    • 12 agosto 2009

     # 103

    viva a todos mas chego ao fim não comento mais quem estiver a fazer digamos a sua casinha quer aplicar cappoto aplica
    quem não quiser não aplica faz o tradicional se agora que temos uns dos melhores isolamentos termicos e acustico aparece tantos problemas em grandes predios o que vemos o famoso litoceri a cair (azuleijo as tirinhas) normalmente ve-se nos passseios
    fitas de segurança para ter cuidado as casas tradiocionais reboco e areado a fissuras por tudo lado e sou empreiteiro geral
    se tm problemas com fogo o que não tem onde passa o fogo digamos que não deixa rastos acidentes acontacem onde menos esperamos realmente que mania de portugueses!!! podem e responderei so mail ... [email protected]
    •  
      alv
    • 12 agosto 2009

     # 104

    Vivam!
    Piso radiante, obrigado pela "correcção".
    Mas continuo sem saber onde está, preto no branco, o valor respeitande à resistencia ao fogo dos sistemas de revestimentos de fachadas pelo exterior, seja capoto, ou ventilada.
    "Fassam" parte.
    • 123
    • 12 agosto 2009

     # 105

    aprendi uma coisaa na vida não venham com essa tretas eps euroclasse xps o cappoto ardeu curuioso só ardeu por fora do predio tenho dizer que não me parece que tenha acontecido em Portugal teoria facil pratica e que dificil volto a referir
    não comento mais tenho mail abraço a todos
    •  
      alv
    • 12 agosto 2009

     # 106

    Vivam!
    Caros foristas: Do Eps e Xps serem calsse de reacçãso ao fogo E, todos sabemos, pois é o que consta na bibliografia das diferentes marcas e isso cumpre o disposto no RT do SCIE.
    O que não consta na bibliografia, e deveria constar para nosso descanso, é nas marcas de capoto ou etics, ou mesmo nas fachadas ventiladas qual a classe de reacção que terá de ser no mínimo C-S3-d0, segundo a mesma portaria para o sistema completo!
    "Fassam" parte.
    • 123
    • 19 agosto 2009

     # 107

    nada como como as empresas como VIERO
  1.  # 108

    Colocado por: Ricardo
    É mesmo o sistema da Weber! Grande olho! ;)
    O sistema de acabamento é o weber plast decor em que o ultimo barramento é dado já á côr da nossa escolha.
    Não lhe consigo dizer o preço por m2 porque está incluido na empreitada geral, mas eu vou perguntar ao construtor o valor final já com mão de obra incluída.


    Ricarod, boa tarde,
    tb estou interessado em colocar o sistema weber na minha moradia. podia-me p/f informar qual a empresa que lhe fez a colocação. já agora qual a espessura utilizou? optou somente por colagem ou tb fixação com buchas?
    Obrigado desde já
  2.  # 109

    Boas gostaria de saber o preço por m2 de capoto a ser aplicdo na zona de Aveiro. E possíveis empresas para efectuar o trabalho numa moradia de rés do chão.

    Espero ser ajudado,

    sem outro assunto,
    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 110

    Colocado por: manuelcarlosBoas gostaria de saber o preço por m2 de capoto a ser aplicdo na zona de Aveiro. E possíveis empresas para efectuar o trabalho numa moradia de rés do chão.

    Espero ser ajudado,

    sem outro assunto,
    abraço
    boa noite,e possivel ser aplicado na sua moradia,eu trabalho em cappoto e terei muito gosto em deslocar me aveiro para lhe dar 1 orçamento se assim o pretender,deixo o meu contacto-939564901
  4.  # 111

    Para um leigo absoluto como eu que se preocupa com questões que a maior parte das pessoas não colocam vão umas dúvidas que gostaria de ver esclarecidas.

    # 1 A matéria isolante que é mais vezes referida neste tópico acerca do sistema capoto é o esferovite espero que não seja efectivamente esse produto de tão mau indice de isolamento térmico e de resistência mecânica que as empresas de qualidade utilizam, o poliestireno e especialmente o poliuretano bem como os aglomerados de cortiça apresentam muito melhores características fisicas, eu como não conheço siglas gostaria de ler respostas de quem conhece acerca do que são realmente os produtos usados tratados pelo seu nome.

    # 2 A aplicação de uma camada externa para cobrir o isolante implica acréscimo de peso que apenas será fixo com colagens ao isolamento ou nalguns casos (???) com recurso a pontos de fixação em plástico se falamos de isolantes com propriedades mecânicas pobres onde é conseguida a robustez para suportar o peso de um revestimento com pelo menos a espessura suficiente para resistir às agressões normais (excluo passaros, formigas e ratos pelo seu lado anedótico)?

    # 3 A aplicação de capoto sobre uma construção existente representa um acréscimo na espessura das paredes, do ponto de vista de acabamento alguém tem conhecimento das soluções usadas para integrar as cantarias?

    # 4 Ao ser projectada uma casa para ser revestida a capoto parece-me que é possivel idealizar pontos de apoio para a sustentação do capoto e do respectivo revestimento que criarão no entanto pontos de condução térmica, sendo Portugal um país de clima temperado será assim tão grave prolongar 5 ou 6 Cm as lajes para receber o apoio do isolamento e/ou revestimento?

    # 5 Ao existir um dano na face ou num ponto de terminação do revestimento o uso de materais isolantes de célula aberta existe a possibilidade de infiltração de água com as suas propriedades condutoras, esse facto e o aumento de peso que se verifica com o encharcamento do isolamento preocupam-me ao ponto de me fazer ponderar ainda mais acerca da opção que tomarei na hora de erigir a minha habitação, que está neste momento a ser idealizada, existem experiencias e soluções que possam ser partilhadas aqui?

    # 6 É certo que se fala por aqui de certificações e de normas mas em linguagem que eu e os restantes leigos entendam qual é na realidade o comportamento de um revestimento em capoto perante uma fonte de calor intensa e perante as chamas, existe derretimento, combustão, deformação?

    # 7 Numa prespectiva de investimento em habitação nova quais as mais valias e os custos que apresenta o capoto face às outras opções de isolamento quando levamos em linha de conta a localização geográfica nacional com o seu clima brando?

    # 8 Quando falamos de compostos isolantes e de colagens a experiencia de quem desenvolve a aplica é determinante mas as obrigações de cumprimento de prazos podem mandar que as montagens sejam feitas em condições adversas, será possivel manter a qualidade do trabalho mesmo em condições meteorológicas não ideais ou as empresas deste ramo terão uma actividade sazonal?

    Se tiver respostas claras e sérias a estas questões acredito que não só eu mas muitos mais utilizadores do forumdacasa tirarão bom partido da informação colhida por iso agradeço que as visões mercantilistas caso apareçam sejam claras assumindo o seu interesse no capoto ou nas alternativas.

    Muito agradecido desde já!
  5.  # 112

    Boas
    Colocado por: Anonimo16062021insulamento com placas EPS

    Não me parece que encontre muita informação sobre "insulamento," a não ser o próprio comentário do Anonimo16062021, LOL.
    Cumprimentos,
    Carlos
  6.  # 113

    Muito obrigado, não só as explicaçõies pertinentes dadas pelo "piso radiante" mas também os "encaminhamentos" que foram colocados foram muito elucidativos, entretanto com a comparação de preços e condutividade térmica que encontrei pelo forumdacasa estou quase decidido acerca do método a utilizar no pedido de projecto, pelos vistos os sistemas etics ainda não conseguem, em parede corrida, a performance de isolamento que se atinge com a tradicional caixa de ar coadjuvada pelo isolamento, além disso o custo aparenta ser superior na solução mais novedosa por estas bandas...

    Porque me parece ainda ser extemporâneo confiar na maioria dos assentadores de isolamento externo devido à escassa oferta com provas dadas com trabalhos cujo "envelhecimento" tenha sido comprovadamente nobre e porque é certamente mais fácil encontrar empreiteiros habituados a fazer bem o trabalho de isolamento tradicional estou a pender sériamente para a solução que é mais comum, resta garantir que todos os pontos de condução directa de calor serão devidamente eliminados e que a ventilação das paredes será devidamente implementada para anular a condensação, será que para garantir estes pontos o custo do material e da mão de obra continua a ser inferior ao custo do capoto?

    Sou sempre um acérrimo defensor do que é nacional e por isso considero a hipótese de usar como isolante o aglomerado de cortiça se ninguém me mostrar definitvamente as vantagens do sistema etics (este não poderá hipoteticamente ser realizado com aglomerado de cortiça? pelo que me parece as certificações não o abrangem, mas tecnicamente não vejo onde possa ter desvantagem...volto no entanto a referir que sou leigo.) será que os aglomerados de cortiça perdem muito em competitividade térmica e no aspecto financeiro para os poliestirenos? O poliuretano projectado é considerável numa comparação equitativa ou as suas desvantagens são muito notórias? Porque não se consideram as placas de espuma de poliuretano nas construções, afinal em densidades 25/30 têm coeficientes K excelentes, não pode a diminuição da espessura do isolamento com espuma de poliuretano compensar o preço superior do produto quando comparado com o poliestireno? Também a colagem com resinas é certamente mais barata do que a necessária para aderir o poliestireno às paredes de alvenaria ou os construtores abdicam da fixação colada das placas ao pano?

    Garanto que não tenho 6 ou 7 anos, esta série de perguntas pode indiciar o contrário, mas eu sempre preferí parecer ignorante a manter-me com essa característica escondendo-a...
  7.  # 114

    # 7 Numa prespectiva de investimento em habitação nova quais as mais valias e os custos que apresenta o capoto face às outras opções de isolamento quando levamos em linha de conta a localização geográfica nacional com o seu clima brando?


    Nunca fiz as contas mas estou certo que o Senhor com algum trabalho e alguns pedidos de orçamento e chegará a boas conclusões.
    As principais vantagens têm a ver com o comportamento térmico ( não o desempenho térmico que é semelhante à construção tradicional). Quando me refiro ao comportamento refiro-me a como a casa se comportará devido ao aumento da inércia pelo facto de ter o isolamento pelo exterior.
    Depois terá ainda a correcção das pontes térmicas que acabam por contribuir para alguma poupança; diminuição das condensações, etc. Pesquise um pouco que encontrará alguma informação.



    ...mania de que Portugal só é Lisboa!!!
    Venham cá para o Nordeste e depois digam-me que o clima é "brando"!!!! :)
  8.  # 115

    <
    ...mania de que Portugal só é Lisboa!!!
    Venham cá para o Nordeste e depois digam-me que o clima é "brando"!!!! :)


    Ou venha até à costa entre Aveiro e o Porto (é a que conheço bem) e veja a aragem que por vezes corre a que chamamos "nortada" e veja se é brando :-)
  9.  # 116

    Qual a espessura do cappoto que recomendam pois como tenho a casa efectuada em pedreiro com parede dupla e rufmate entre elas e dizem que 4 cm é o suficiente para ter um bom isolamento acústico e térmico.

    O que acham dos 4 cm? Será suficiente? e a diferença de preço é muita por m2?

    Na zona de Vale de Cambra recomendam alguém para efectuar esse serviço?

    Obrigados antecipados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Draconis
    • eu
    • 26 maio 2010

     # 117

    Qualquer cm a mais de EPS representa uma melhoria considerável do isolamento térmico.

    Como cada euro que gasta a colocar EPS mais espesso vai ser facilmente recuperado no futuro, por necessitar de menos energia para arrefecer e aquecer a casa, porque não colocar EPS de 6cm ou mesmo 8 cm? Gasta mais 1000 a 1200 euros, mas fica com um isolamento de topo!

    E esse dinheiro é recuperado rapidamente...
  10.  # 118

    Boas

    Caro Victor, Já possui isolamento no interior das paredes.
    Algum motivo especial para aplicar capoto?
  11.  # 119

    Bom dia,

    Ainda não efectuei o projecto térmico ainda estou em fase de discussão da planta, mas para a realização de um bom projecto térmico, julgo que como Dono de obra devo ter algum conhecimento para na fase do dito projecto poder ajudar na solução, com este objectivo gostaria de visitar algumas obras zona de Leiria com isolamento pelo exterior tanto Weber, STO e VIERO julgo serem as melhores soluções do mercado. Para esta solução julgo que não nos devemos cingir ás recomendações actuais e optar por uma solução que daqui a 20 seja o recomendado em termos de índices térmicos, nesta perspectiva que solução recomendariam.

    Tijolo
    Bloco
    Espessura do tijolo/Bloco térmico (este tipo de alvenaria não me parece ser fácil para abrir roços )
    XPS (a VIERO não apresenta esta solução)
    EPS
    EPS escuro
    VIERO Corkface
    Lã Mineral ( julgo ser a mais indicada para superfícies não planas)
    E qual a espessura deste isolamento 4, 6, 8 cm julgo serem os mais utilizados aqui no fórum.
  12.  # 120

    Muito Boa Noite,
    Antes de mais, gostaria de agradecer a todos os intervenientes, mesmo nunca tendo participado directamente, a ajuda que me têm dado ao longo destes últimos meses. Estou a construir uma moradia nova, e infelizmente tenho tido tantos problemas que recorro frequentemente ao fórum, na tentativa de obter mais conhecimento, visto que esta área não é de todo a minha. Desta vez, a minha dúvida prende-se com o sistema de isolamento exterior em cappoto. A minha casa é de arquitectura moderna, completamente rectangular, e a lage de piso (pelo desculpa se não sou tecnicamente correcto) tem uma caixa de ar de cerca de 40-50 cm. O cappoto foi colocado até ao solo, pelo que "cobriu" toda a caixa de ar, ficando muito abaixo da cota do piso interior. Todo ele foi iniciado com calha de arranque, e a rede foi dobrada para dentro, para proteger o EPS. A minha dúvida prende-se com o contacto do cappoto com o solo. Após ter lido relatos incríveis de destruição parcial ou total do cappoto por ratos ou pássaros, fico com algum receio de que deveria fazer algo mais para proteger a zona de contacto com o solo. A minha casa não tem soleiras, tijoleiras exteriores, pelo que o cappoto fica em contacto directo com a terra, ou relva, assim que ela nasça. A minha ideia seria criar um pequeno caminho de 20-30 cm em todo o redor da casa, em brita, criando assim até um pequeno dreno e evitando a humidade em permanente contacto com o cappoto. Tenho no entanto receio que alguma humidade possa penetrar, por capilaridade, no EPS, diminuindo a sua longevidade e características térmicas. Acham que deveria tentar isolar mais a parte final do cappoto, com massa, poliuretano ou qualquer outro material que o protegesse do contacto e da humidade?
    Desde já agradeço a ajuda.
    Atenciosamente,
    Luís Queirós
 
0.0352 seg. NEW