Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já li os tópicos mais antigos sobre construção de piscinas (já os tinha acompanhadp na altura), mas agora que está na altura das decisões preciso de um "refresh"...
    Estamos a ponderar construir uma piscina 6x3 num cantinho lá de casa - é mesmo um tanquinho para as miúdas se entreterem. Estou a começar a pedir orçamentos e tenho uma ideia do que posso esperar, pelas discussões anteriores, mas enfim, sendo Inverno e com a crise, será que posso ambicionar algo abaixo dos 8000 euros (escavação excluída)?
    Igualmente importante: quem já tem piscina, quanto gasta por mês em manutenção? A água será de rede e a preço de ouro, infelizmente...
    Obrigada pela ajuda! A piscina será construída na Guarda, o que me inibe de contactar empresas de muito longe, pois penso que com a deslocação nunca poderão fazer orçamentos competitivos - estarei errada?
    •  
      MRui
    • 31 janeiro 2011

# 2

Colocado por: becasquem já tem piscina, quanto gasta por mês em manutenção?

Um balúrdio. Depende de vários factores como por ex. se a manutenção é feita pelos próprios ou se é contratada. Depende se é sistema de cloro ou outros, etc. Não esqueça que o motor para filtragem vai estar a trabalhar pelo menos 8h por dia (a EDP agradece).

Colocado por: becasA água será de rede e a preço de ouro,

Ui ui... no Verão com a evaporação.

Prepare a carteira.
  2.  # 3

Pronto, MRui, já me desmoralizou...
    A manutenção seria feita por moi même, e o sistema pensado seria o sal...
    •  
      MRui
    • 31 janeiro 2011

# 4

Colocado por: becasPronto, MRui, já me desmoralizou...

Nada demais para quem está no 10º escalão?!...

Colocado por: becaso sistema pensado seria o sal...

Para mim, ao sal... só o robalo.

Faça lá a piscina e não pense nos custos, "quem vier atrás que feche a porta".
  3.  # 5

Colocado por: MRui
    Nada demais para quem está no 10º escalão?!...

Para mim, ao sal... só o robalo.

Faça lá a piscina e não pense nos custos, "quem vier atrás que feche a porta".

Qual 10º escalão, caro MRui?! Eu não sou professora do secundário...e a minha progressão na carreira fica mesmo por aqui, posso desunhar-me à vontade (se não passar para os disponíveis é uma sorte...já dizem que o FMI vai obrigar a fechar/fundir instituições de ensino superior...eu acho que não vai ser o FMI, mas um governo qualquer não tarda muito...). Rendimentos, só a diminuir, e são muitas bocas para alimentar, dentro de casa e fora dela...

Acredite ou não, bem que me tenho interrogado se fizemos bem em construir esta casa ...a piscina é uma gotita de água (vá, uns milhões de gotitas), mas eu sou quase sempre racional nestas coisas de gastar dinheiro.

Mais palpites, pessoal?! Deixam-me sozinha com o MRUI neste tópico (não que eu me importe com a companhia, pelo contrário!)
  4.  # 6

Colocado por: becas

Qual 10º escalão, caro MRui?! Eu não sou professora do secundário...e a minha progressão na carreira fica mesmo por aqui, posso desunhar-me à vontade (se não passar para os disponíveis é uma sorte...já dizem que o FMI vai obrigar a fechar/fundir instituições de ensino superior...eu acho que não vai ser o FMI, mas um governo qualquer não tarda muito...). Rendimentos, só a diminuir, e são muitas bocas para alimentar, dentro de casa e fora dela...

Acredite ou não, bem que me tenho interrogado se fizemos bem em construir esta casa ...a piscina é uma gotita de água (vá, uns milhões de gotitas), mas eu sou quase sempre racional nestas coisas de gastar dinheiro.

Mais palpites, pessoal?! Deixam-me sozinha com o MRUI neste tópico (não que eu me importe com a companhia, pelo contrário!)

Cara colega

Caso necessite de ajuda estou aqui. Devemos ser solidários. Faça lá a piscina, ou então não faça, e compre já feita.
  5.  # 7

Boa ajuda...!!!
  6.  # 8

Se alguém que tiver piscina puder ajudar com valores aproximados da manutenção, agradeço.
    Se alguém tiver valores para a construção da piscina, também agradeço.
    Se não...fica a tentativa.
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2011

# 9

Colocado por: becasMais palpites, pessoal?! Deixam-me sozinha com o MRUI neste tópico (não que eu me importe com a companhia, pelo contrário!)

Quando tiver uma piscina, eu ajudo. :)
    •  
      MRui
    • 1 fevereiro 2011

# 10

Colocado por: becasAcredite ou não, bem que me tenho interrogado se fizemos bem em construir esta casa ...a piscina é uma gotita de água (vá, uns milhões de gotitas), mas eu sou quase sempre racional nestas coisas de gastar dinheiro.

Entendo-a e sei que é complicado. Em relação à piscina, e ao contrário do que eu pensava, as "crianças" à medida que vão crescendo vão-se desinteressando da piscina. O tempo útil anual de utilização da piscina, restringe-se aos meses de Julho e Agosto. Se a família passar um mês de férias fora de casa ou na casa da praia durante esse período, é fazer as contas a quanto tempo resta de possível utilização. No ano passado, aqui na barraca, apenas utilizámos a piscina uma ou duas vezes. Está a ficar uma "peça decorativa" bastante cara. Mas há sempre a alternativa de a encher com terra e fazer uma horta triológica, porque as biológicas já deram o que tinham a dar.
    •  
      MRui
    • 1 fevereiro 2011 editado

# 11

Colocado por: becasSe alguém que tiver piscina puder ajudar com valores aproximados da manutenção, agradeço.

Com toda a sinceridade, não sei. Há já algum tempo que deixei de fazer contas a uma série de coisas para não me chatear.

Itens: cloro ou sal; produto para limpeza da linha de água; produto anti-algas; produto para regular o PH; kits de controlo de qualidade da água; reposição do nível de água; energia eléctrica para motor de filtragem (8h/dia - um balúrdio no final do mês); manutenção do motor (rolamentos, rebobinagens, etc.); manutenção do filtro (mudança de areia); lavagens do filtro; aspirador e mangueiras de aspiração; cabo extensível para aspirador e apanha-folhas; cabo com "argola" de segurança em caso de SOS; limpeza semanal de skimers e da piscina. De certeza que me esqueci de mais alguns itens.
  7.  # 12

Bom dia,

Amigo Mrui, realmente o Sr. das duas uma...ou é anti-piscina ou de alguma maneira, foi muito enganado que está assim tão revoltado.

Becas,
    Uma piscina tem despesa como um carro tem a sua manutenção ou outro equipamento qualquer mas, ok, o carro é um mal necessário...sim mas, também podemos dizer que passamos de Maio a Outubro momentos felizes na Piscina com amigos ou com a família...

Claro está...imaginem que todos tivessem a mesma ideia sobre as coisas.

Becas, a despesa da Piscina, está muito mais em conta que à uns anos atrás.

Partimos do principio:

Encher a Piscina 1ª vez: 150€ (após 7 ou 8 anos teremos a mesma despesa ou semelhante)
    Mantendo o nível de água: 3 a 10€
    Electricidade (Bomba de Filtração): 4 a 8€ (consumo menor que um frigorifico)
    Produtos Quimico por ano: 2 ou 3 sacos de sal, 2 embalagens de pH, 2 embalagens de anti-algas, 2 embalagens de floculante: 75 a 100€ de produtos por ano.
    Outras despesas, podem haver como também não. Depende de muitos factores.

Tudo o resto que o amigo Mrui falou...esqueça.

Becas, se realmente tiver oportunidade para a construção de uma piscina...não se massacre tanto com as despesas futuras porque não existe motivo para isso e avance com a construção.

Não é por ter uma empresa de Piscinas que dou este conselho é simplesmente a minha opinião pessoal que muita gente tem agradecido e comprovado.

Obrigado,
    Ricardo
    •  
      MRui
    • 1 fevereiro 2011

# 13

Caro resiric,

Com o devido respeito, não crie ilusões que não correspondem à realidade, nem confunda piscinas com alguidares. Eu não estou revoltado nem fui enganado com a minha piscina, apenas sou daqueles que pagam as contas e não ficam a dever. Compreendo que como vendedor queira "dourar a pílula" dos custos de manutenção de uma piscina, mas quem tem piscina sabe muito bem os custos que elas representam, mesmo que como eu não somem todos os itens no final do mês.

De castigo, o resiric devia ser obrigado a tomar banho numa piscina na Guarda em Maio ou Outubro e depois fornecer os produtos com os preços que indicou em embalagens normais (floculante 5Kg e regulador PH 20l).

becas,

Tem uma solução muito simples para aferir as razões esgrimidas: peça propostas de preços a empresas credíveis da sua zona para produtos de manutenção e compare-os com os indicados pelo resiric; fale com 3 ou 4 pessoas da sua zona que tenham piscina e peça-lhes a opinião se hoje com a experiência que têm construíam piscina. Melhor sugestão não lhe posso dar.

Nota: a reposição de água numa piscina não é só devida ao fenómeno da evaporação, durante as aspiração regista-se uma perda de água significativa. As piscinas devem ser aspiradas todas as semanas no Verão e de quinze em quinze dias no Inverno. Só em água, se for da "companhia", é fazer as contas.
  8.  # 14

Cara becas piscina é interior? aquecida? é que se não for na guarda acaba por a utilizar apenas um mês durante o ano.

nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 15

Amigo MRui,

Quando falei em Maio a Outubro generalizei no nosso País, porque realmente e, também infelizmente com a instabilidade existente no nosso clima, podemos usufruir da piscina todos estes meses.

Em relação á manutenção, não existe um valor fixo mas, dando o exemplo de uma manutenção que tenho em Coimbra, uma piscina 10 x 5 a sal, em 3 anos, utilizei 1 Emb. de Cloro Choque 35 € + 2 Emb. Floculante 9 x 2= 18€, 3 embalagens de pH - 11 x 3= 33 € e, por descuido da governanta deixou a água a correr, levou 6 sacos de sal 6 x 5 = 30€.

O consumo que houve foi de electricidade e água, sendo que a água é só durante o Verão.

Agora, lamento imenso que a sua piscina tenho custos elevados e, agradeço imenso, que seja uma pessoa cumpridora com contas mas, não pinte de negro as piscinas pelo seu infortúnio. Em relação aos produtos, depende da qualidade da água e a água da rede pode ser mais cara mas por outro lado, sendo um água tratada, terá menos necessidade de quimicos mas, também isto depende da sua manutenção.

Ah, e já agora, pergunto-me porque uma embalagem de 20 L de pH é considerado "uma embalagem normal"
  10.  # 16

Becas, se efectivamente ponderar fazer a piscina considere o seguinte:
    -uma piscina 6x3 não dá para grandes "mergulhos" da gente crescida, muito menos para os efectivamente grandes mergulhos (agora sem aspas) dos miúdos já crescidos.
    - a piscina poderá realizar o propósito que descreve (para as miúdas) nesta fase em que uma piscina 6x3 chega...mas pondere o investimento versus duração efectiva da utilizadade desse investimento (quantos anos as miúdas irão usar a piscina ?)

Tenho alguma experiência na construção de piscinas e sua manutenção (maioritariamente uso tratamento ultravioletas) e pessoalmente não consideraria o investimento rentável. Obviamente que algo com 8x4 ou 10x5 já seria outra história uma vez que o custo de construção e equipamento não é proporcionalmente superior (é quase a mesma coisa) e trata-se de um tamanho com futuro.

Nesta situação ponderaria a aquisição de uma piscina de montagem de paineis (daquelas qe ficam montadas acima do solo). O custo é muito menor e quando já não servir...desmonta e arruma.

Uma solução com mais utilização e mais futuro é um jacuzzi.
  11.  # 17

Agradeço a todos o contributos que vieram trazer para a nossa decisão.
    Em relação à manutenção, o que me assusta não são os preços dos produtos de tratamento, mas de electricidade e de água (sobretudo esta última). Quando o Resiric fala em encher a piscina pela 1ª vez com 150 euros...bem, não fiz as contas mas isso é definitivamente impossível...
    Claro que a grande questão vai sempre dar à relação custo-benefício! Se eu estivesse no Algarve nem hesitava mas aqui os Verões são curtos (não exageremos, doisarquitectos...pelo menos Julho e Agosto, com sorte também Junho e Setembro) e durante este período não estamos sempre cá. Não temos casa de férias, mas saímos pelo menos 15 dias, as miúdas também vão para a avó uns dias, aos fins de semana acabamos por ir aqui ou acolá...
    É mesmo como o MRui diz, como peça decorativa tende a ficar cara...e se transformar aquele espaço numa horta triológica (gostei!) ainda posso rentabilizar o m2. O trabalho tb é de considerar, nem para o jardim eu tenho tido tempo!
    Finalmente, Ruimoreira, o espaço que tenho dava para esticar um bocadinho mais, e talvez chegasse ao 8x4, mas nunca seria uma piscina de natação, claro. Olhe, eu até nado mal e nunca quereria uma piscina sem pé!
    O vizinho da frente tem uma piscina. É uma pessoa bastante reservada, mas vou encher-me de lata e fazer-lhe umas perguntas, até porque quem me deu este 1º orçamento construiu a dele (que eu nunca vi). Na urbanização, só há mais um com piscina (mas esse , em termos de rendimento, é de outro campeonato) e um 3º está a construir agora. Solução ideal? Ser íntima (com o devido respeito) dos vizinhos!!!
    Para acabar: o orçamento, recebido hoje, está em 8 000 euros mais IVA sem escavação.
  12.  # 18

Boa noite,

Porque não executar um espelho de água para as miudas se entreterem?

Cumprimentos,

André David, arq
    [email protected]
    •  
      FD
    • 2 fevereiro 2011 editado

# 19

E que tal comprar uma dessas de hipermercado de 200~300€ e ver o uso que se lhe dá e a manutenção que é necessária?
    Com base na experiência, a partir desse momento seria possível perceber se valeria a pena investir em algo mais sério...

Algo como a CMartin fez, mas um pouco mais barato: Piscinas em kit.
  13.  # 20

Becas,

Acha mesmo impossível considerar 25 m3 de água com uma despesa de 150€.

Um conselho: pelo menos em Coimbra dá, ir ao site do Fornecedor da Água da Rede e provavelmente terão uma tabela com todas as taxas. 25 m3 será regularizado já com a taxa máxima para aquele mês e, verá, que 150€ até é uma valor um pouco alto.

Em relação ao orçamento, penso que o valor que lhe enviei no sussuro será mais em conta mas...é a minha opinião.

0.0232 seg. NEW