Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    hfviegas,

    O projecto inicialmente incluia uma piscina dita "normal" (enterrada e em betão). Mas não foi possivel concretizar por já termos ocupado a area de impermeabilização máxima com a restante edificação.

    Posto isto, e como não pretendia abdicar da dita, a solução encontrava foi piscinas amovíveis (borracha, chapa ou madeira) montadas acima do solo.

    A ideia é "embutir" uma piscina em chapa ou madeira dentro de uma estrutura me deck como na foto - http://www.gre.es/archivos_noticias_concurso/JORDI%20MONJONELL.jpg - desde que seja legal.
  2.  # 22

    Colocado por: CMartinNo meu caso especifico, não quero enterrar a piscina no pátio por questões estéticas e práticas. O pátio é demasiado pequeno para comportar as 3 áreas que pretendo criar: refeições, piscina, zona de estar (com umas chaise longue, por exemplo, ou aqueles conjuntinhos de mesinha e duas cadeiras em ferro fundido - muito giro!). O pátio são 50 m2. Ainda quero obviamente ter espaço de circulação.
    Não me quero "comprometer" com uma solução "fixa" que passado um tempo pode resultar não ser a ideal - ás vezes as soluções não resultam e depois de feitas e "vividas" é que nos apercebemos do erro, e depois se quiser mudar a posição da piscina (...).
    Por razões de estética, acho também que um pátio tão pequeno, não é valorizado por uma piscina embutida, não é o que fica mais bonito, a meu ver - tenho visto alguns exemplos em que o fizeram e não gosto.

    Gostava de uma piscina quadrada, saída do solo, forrada a madeira, e a minha ideia era por muita vegetação à volta da piscina, assim quase género um "oásis".
    Mas precisava de saber onde encontro este tipo de piscinas.


    Cmartin, acho que é a primeira vez que os nossos gostos se encaixam :-) Adorei aquela piscina quadrada, com aquela estrutura em madeira à volta. Tambem vou andar à procura para colocar no meu terraço. Se encontrar avise que eu farei o mesmo.
    Concordam com este comentário: Tocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  3.  # 23

    Fico contente hfviegas, nem que seja só por uma vez, de ter encaixado no gosto de alguém :o)
    Fica combinado, quem encontrar primeiro, diz onde!
    Obrigada.
  4.  # 24

    Também vou estar atento!....:)
    Saudações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  5.  # 25

    Elas existir existem, agora comprar num site destes hummmm

    http://portuguese.alibaba.com/product-gs/square-swimming-pool-300275863.html
    • pbfb
    • 2 julho 2010 editado

     # 26

  6.  # 27

    no ultimo site tem 3 piscinas, depois é fazer a estrutura em madeira à volta

    http://www.telepiscinas.com/catalog/index.php/cPath/106_138_142
  7.  # 28

    mgrocha:

    Liguei para um colega meu de Almada e a regra aí mantém-se.

    hfviegas:

    "Ligeiramente acima do solo" não vale. :D E não será por ter casa de máquinas...

    O Regulamento Jurídico de Urbanização e Edificação diz:

    (...)entende-se por:

    a) «Edificação» a actividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com carácter de permanência; (...)

    Logicamente se tem casa das máquinas (que suponho estar enterrada) e a piscina está encastrada no terreno, com tubagens para as máquinas, a construção está incorporada no solo com carácter de permanência. E é isso que interessa neste caso.
    Se não for assim, é como se fosse um móvel (também móvel) no jardim.

    Cumprimentos

    P.S. gostei da foto que colocou a CMartin. E é relativamente fácil de fazer em chapa forrada a deck.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgrocha
  8.  # 29

    Quanto poderá custar todo o processo de licenciamento/legalização de uma piscina junto da Câmara?
    Saudações.
  9.  # 30

    Colocado por: RC | ARQ:S Essa pergunta já está respondida, mais do que uma vez, acima neste tópico, e em outros parecidos... :S mas aqui vai mais um "bitaite":

    Esse pessoal para vender... há que reconhecê-lo, são uns espertalhões. É que dizem meia verdade, e a meia mentira fica para depois o "autóctone" resolver.

    Realmente não é precisoLICENÇA. E o zé esfrega logo as mãos e confia logo no vendedor das piscinas. "Eles sabem o que estão a dizer". Pois sabem...

    Omitem (por ignorância ou chico-espertismo) é que é precisa umaCOMUNICAÇÃO PRÉVIAÀ CÂMARA! Que envolve projecto(s). Que é preciso comunicar às finanças. E que é um processo muito simples, e que o IMI (ver contas feitas pelo hfviegas acima) não é assim tão pesado. E que evita chatices no futuro.

    Leia bem: Qualquer construçãoincorporada no terrenopassa a ter carácter de edificação. E "edificação" é sujeita a controlo por parte da Câmara. Mas se calhar o tipo das piscinas de fibra tem o RGEU o RJUE e o RMEU "na ponta da língua" (ou será na ponta do pé?) :D

    Agora, cada um acredita em quem quer... depois não diga que não foi avisada...

    Nota: Não conheço a realidade de todos os Municípios do nosso Portugal... pode haver algum caso extraordinário em que não seja preciso. Mas em TODAS as Câmaras em que trabalhei o processo é o mesmo.

    Cumprimentos.

    Nota (para que não me chamem nomes): RGEU, RJUE e RMEU são regulamentos Gerais, Jurídicos e Municipais respeitantes a edificações.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:P+V ARQ




    E no caso dum apartamento com piscina?
  10.  # 31

    Colocado por: CMartinTenho um pátio pequeno (50m2) e gostaria de colocar lá uma piscina. Tem que ser pequena, porque tenho lá uma zona de refeições, e outra com plantas, e queria que fosse "amovível".
    Vi esta solução num link que colocaram neste tópico. É da Gre, mas não me lembro de ver à venda em lado nenhum.
    Sabem onde posso encontrar esta da Gre ou de outra marca mas com este feitio porque também quero encostar a uma das paredes, e não pode ser muito alta visto o pátio ser um pátio interior ?
    Queria fazer no pátio precisamente a solução da imagem.
    Obrigada


    No seguimento deste comentário que fiz há dias, resumo o que optámos por fazer, e o resultado:

    Decidi-me por uma piscina da Gre, a que coloco na imagem (com a diferença que o liner da nossa é azul, muito mais bonita!).
    O modelo e tamanho (raio de 3mts. Por altura de 1,20mts.) pareceu-me o ideal para o tamanho do pátio que, entretanto, por medição, descobri que tinha 30m2 e não 50m2 conforme na planta, as casas antigas recuperadas têm destas coisas incongruentes.
    Optei, ao contrário do que tinha previsto, pelo modelo redondo, parecendo-me que algo quadrado acabaria por ocupar bastante mais espaço, e também porque, com uma altura standard para piscinas em kit de 1,20mts, encostar às paredes com era a minha ideia inicial estava fora de questão: uma das paredes é em vidro (deixaria de conseguir lavar janelas) e a outra parede tem janela, deixaria de conseguir abrir as portadas (!)

    A montagem da piscina é (foi) muito trabalhosa, demorou-nos, a mim e ao meu marido, 10 horas, (e falta-nos colocar a bomba, o limpa-fundos, o filtro); só a escada de acesso à piscina, diz nas instruções de montagem, demora uma hora, o que achámos ridículo mas provou ser verdade: arredondando, são, mínimo, 12 horas para montagem de piscina e escada. Ainda não enchemos a mesma.
    Há pormenores na montagem que dificultam em muito, nomeadamente: a base redonda da piscina em forma de aro, no nosso caso, era maior do que a chapa de aço galvanizado que tem que entrar neste aro que serve de base – tivemos que cortar o excesso para que coubesse. A nós pareceu-nos estranho porque achamos que estes kits deveriam vir todos à medida prontos a montar, e então estivemos bastante renitentes em cortar estes cerca de 8cms.em excesso, mas concluímos que realmente de outra forma não seria possível caber as paredes de aço na piscina na sua base que é um aro plástico e ….bem que tentámos que coubesse, insistimos até não mais poder!.
    Os parafusos para “fechar” a piscina de lado, fazendo a junção das duas pontas da chapa de aço galvanizado onde se encontram de lado são curtíssimos e tivemos que comprar uns maiores. Onde se faz a junção tem furos de cima a baixo em ambos os lados para que se encaixem os parafusos, mas a dada altura estes furos acabam por não se encontrar, o meu marido teve que furar a chapa, de fora para dentro para que os novos furos não ficassem visíveis do exterior.

    Por uma questão de reforço: comprámos revestimento em vinyl ao metro para colocar por baixo da piscina, uma vez que o liner fica assente em cima do mosaico achámos uma boa ideia revestir o chão de mosaico para que ficasse mais protegido o liner. O revestimento cortámos à medida da piscina, e então, não se vê.

    Pela positiva: Esta piscina da GRE tem muito bom aspecto, tem “ar” de qualidade, e parece-nos robusta em termos de estrutura. Esteticamente está muito bem conseguida para o produto que é, “disfarça” bastante bem. Nós gostámos.

    Em termos estéticos, para mim, a maior dificuldade de uma piscina em kit, com estas dimensões ou maiores é a sua conjugação no local onde vai ficar. Tem que se fazer alguma “arquitectura paisagística”, se não, simplesmente, não ficará bem, fica uma peça bastante volumosa e estranha a um pátio (ou jardim, ou seja onde for). Tentámos quebrar isto optando por uma piscina galvanizada a cor de madeira, como se vê pela imagem, que nos parece não ser um “mongo”, e com alguma decoração: comprámos um toldo – daqueles gigantes - na cor toupeira (para conjugar com a cor das paredes exteriores da piscina) e que vai proporcionar uma boa sombra ao pátio. As plantas e pequenas árvores, que já tínhamos, colocámos em pontos “estratégicos” – algumas plantas mais altas dos lados atrás da piscina, e criámos mais dois “nichos” de plantas no pátio.

    Encostámos uma mesa de refeições com as respectivas cadeiras, em madeira pintada de branco decape, e uma lanterna gigante também branco decape, a uma das paredes.
    Como já não temos espaço, sem prejudicar passagens e espaço para as pessoas circularem e estarem, penso que desistirei da ideia das espreguiçadeiras e ando à procura de umas almofadas gigantes impermeáveis de chão que serão usadas para deitar em vez das espreguiçadeiras, se não encontrar, mando fazer umas nos mesmos tons – toupeira, por exemplo.

    Acho que apesar do trabalho e irritação que deu, e olhem que deu mesmo bastante, estamos todos convencidos lá em casa com a nossa nova piscina da Gre. Agora falta encher e dar o mergulho inaugural!

    PS. Imagens: a piscina (esta é a da publicidade, não somos nós!), e fiz uma “plantita” do pátio com a piscina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, mafgod, Ugabista
      piscina.jpg
      patiocompiscina.JPG
  11.  # 32

    Boa tarde, alguém sabe dizer onde posso encontrar piscinas com as caracteristicas da GRE mas com formatos em quadrado ou rectangulo. Agradeço antecipadamente algumas informações.
  12.  # 33

    @ CMartin
    Agora é aproveitar o que aínda temos de verão :-)
    Por quanto ficou a brincadeira? ;-)
    Vai colocar aqui umas fotos com o resultado final?
  13.  # 34

    Colocado por: PaulovBoa tarde, alguém sabe dizer onde posso encontrar piscinas com as caracteristicas da GRE mas com formatos em quadrado ou rectangulo. Agradeço antecipadamente algumas informações.


    Aki tem algumas, incluindo a que foi mostrada acima..

    Existem vários tipos de piscinas dessas.. rectangulares parece não haver, mas sempre tem as ovais..

    Tanto no AKI, como em bricomarché, maxmat, izi e lojas do género encontra este tipo de piscinas..
  14.  # 35

    Colocado por: mafgod@ CMartin
    Agora é aproveitar o que aínda temos de verão :-)
    Por quanto ficou a brincadeira? ;-)
    Vai colocar aqui umas fotos com o resultado final?


    Quer saber o preço da brincadeira toda, ou só da piscina? Enfim aqui tem:
    A piscina tal como disse op Mk Pt, é a do AKI, e é a que tem 3 metros raio por 1,20 mts. altura:
    http://www.aki.pt/2009/index.php?id=70836&tbl=registos&id2=191&pesq=1

    A piscina GRE, preço 695 (catálogo de 2010) inclui o kit completo (com bomba, limpa-fundos, escada, enfim, tudo).

    De resto, também no AKI:
    O toldo marca “Sol” gigante preço 245.
    http://www.aki.pt/2009/index.php?id=68728&tbl=registos&id2=661

    Comprámos 4 pesos em pedra de 25 quilos cada, para o pé do toldo, preço, 25 cada pedra. Estas pedras são indispensáveis pois o toldo é demasiado alto, grande e pesado e não se “aguenta” por si só (quanto mais quando houver vento).
    O revestimento para o chão em viníl, preço 20euros/metro linear, comprámos 7 metros (o rolo tem largura de dois metros o que nos obrigou a comprar mais para perfazer os 3 metros de raio ocupados pela piscina).
    O total ficou em 1.175euros.

    A mobília de pátio já a tínhamos. As plantas também :o)

    Fotos para mim é sempre mais complicado, já prometi imensas aqui no forum, mas, depois do nosso filho de 7 anos destruir a nossa máquina digital comprámos uma nova..para ele (!) e nós ficámos com a nossa avariada. Como ainda não me dei ao trabalho de mexer na dele, é digital, logo deverá funcionar como a nossa, ..embora seja do BenQ (!), um dia faço-o e cumpro todas as minhas promessas. Fica aqui mais esta promessa..!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  15.  # 36

    Ontem foi a inauguração da piscina e quero dizer-vos que foi muito agradável. Tivemos um almoço de família lá em casa e vieram todos prontos para o mergulho na piscina!
    A minha conclusão é que acabei por rentabilizar um espaço “morto” e torná-lo numa actividade gira para todos.

    Algumas sugestões:
    Dependendo do tamanho da piscina, valerá a pena pedir o serviço de enchimento aos bombeiros. Nós fizemo-lo na Sexta e achámos muito prático.

    A minha outra sugestão é que ao comprarem uma piscina destas, peçam serviço de instalação. Como já tinha dito antes, a piscina foi muito trabalhosa para se montar e ainda porque a correcta instalação é garantida por quem presta o serviço/vende e quando somos nós a instalar, embora exista a garantia do produto, no caso de algum problema - a instalação parece que só é garantida quando se prova que se deveu a uma não correcta explicação no manual de instruções.
    Como por lapso eu não sabia, nem me lembrei de tal (pedir instalação!), fizemos a instalação nós, resultou relativamente bem mas acabámos por ter que pedir uma visita da assistência técnica (que pode chegar a demorar 30 dias para qualquer reparação.. lá se ia o Verão!), pois tínhamos um vazamento na zona do skimmer. Felizmente, a assistência foi rápida,e o problema era simples de se resolver (e não me parece que ficaria coberto pela garantia se ao instalarmos tivessemos danificado alguma peça do equipamento da piscina).

    Cumprimentos,
    • Samu38
    • 2 agosto 2010 editado

     # 37

    A piscina tal como disse op Mk Pt, é a do AKI, e é a que tem 3 metros raio por 1,20 mts. altura:


    3 metros de raio? Ou será 1,5 m
    Acho que confunde raio com diâmetro!
  16.  # 38

    Oops, enganei-me, são 3 mts. diâmetro! Obrigada Samu38.
  17.  # 39

    APELO À CMARTIN!
    Como andamos neste dilema constrói piscina não constrói piscina, tinha muito interesse em saber se a boa impressão relativamente à piscina que instalou no pátio lá de sua casa se manteve durante o Verão todo. Parece-me uma solução bem interessante... E agora de Inverno, esvaziou-a, certo?
  18.  # 40

    Boas,vou montar e enterrar uma piscina da Gre 7,30 por 3,70 neste espaço na semana do Carnaval,depois ponho fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
      carqueja18-10-2010 012.jpg
 
0.0302 seg. NEW