Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: Vespita

    uns 50


    contas por alto isso gasta uma média de 7kg por hora?
  2.  # 162

    Colocado por: sergyio

    contas por alto isso gasta uma média de 7kg por hora?


    Não vai querer que ainda esteja a verificar se as suas contas estão certas pois não?????
  3.  # 163

    Sabem-me dizer porque a caldeira roca deita um liquido que parece alcatrão? obrigado
  4.  # 164

    Colocado por: joedualmarSabem-me dizer porque a caldeira roca deita um liquido que parece alcatrão? obrigado
    Provavelmente é da lenha que utiliza, evite lenhas resinosas e molhadas.
    Tem instalado válvula anti condensação?
  5.  # 165

    Sim provavelmente, é uma mistura de acacia e pinheiro. Não tenho válvula de condensação, para que serve já agora e onde se instala? obrigado
  6.  # 166

    A válvula anti condensação evita o choque térmico provocado pela entrada de água fria na caldeira na caldeira proveniente do retorno dos radiadores, misturando agua quente ao retorno, evitando a condensação no interior da caldeira, prolongando assim a vida util da mesma. Faça algumas pesquisas sobre válvula anti condensação ou grupo anti condensação para caldeira e vai ficar a perceber melhor o seu funcionamento e suas vantag€ns.
    Já agora a título de curiosidade qual o consumo médio de lenha por hora, ou relação por horas de funcionamento por cada carga de lenha.
    Esse líquido preto que se agarra às paredes da caldeira é combustível, raspe um pouco desse alcatrão em quente com o ferro de mexer a lenha enquanto a caldeira está ligada e depois coloque o ferro junto à chama vai ver que arde.
    As opiniões dividem-se no que toca ao registo de tiragem de fumos, há quem defenda a abertura total do registo evidenciando que a combustão pode ser rica ou pobre mas controlando apenas a admissão de mais ou menos ar, o carro para gastar menos também se lhe tapa o escape? e há quem defenda o fecho parcial do mesmo a fim de provocar efeito de estufa e concentração de calor na caldeira evitando que o calor seja enviado em maior concentração para a chaminé, aumentando assim também a concentração de fumos e gases no interior da caldeira os tais que provocam mais resíduos na câmara de combustão e nas condutas de passagem de fumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita
  7.  # 167

    tenho optado pelo registo de fumos quase todo fechado, por vezes não defuma bem, principalmente quando está suja, este fim de semana fiz uma boa limpeza, mas vou optar por estar parcialmente aberto, ela não gasta muita lenha, talvez uma carga aguente 2 a 3 horas, até porque está aquecer piso radiante, tenho as coisa mais ou menos controladas para a temperatura não subir muito, embora a casa tenha 182 mt2... Já agora sabe-me dizer onde posso encontrar um forro que a caldeira roca p30 leva nas portas interiores, é uma espécie cabedal, penso que seja à prova de fogo, não sei bem? obrigado
  8.  # 168

    Colocado por: joedualmartenho optado pelo registo de fumos quase todo fechado, por vezes não defuma bem, principalmente quando está suja, este fim de semana fiz uma boa limpeza, mas vou optar por estar parcialmente aberto, ela não gasta muita lenha, talvez uma carga aguente 2 a 3 horas, até porque está aquecer piso radiante, tenho as coisa mais ou menos controladas para a temperatura não subir muito, embora a casa tenha 182 mt2... Já agora sabe-me dizer onde posso encontrar um forro que a caldeira roca p30 leva nas portas interiores, é uma espécie cabedal, penso que seja à prova de fogo, não sei bem? obrigado

    Ou será uma espécie de cordão inifugo?
    Faça a experiência de abrir o registo de fumos na totalidade por uma semana e veja se diminuiram os resíduos tenha em atenção ao controlar a entrada de ar na câmara de combustão ao mínimo após atingir a temperatura de serviço pré definida.
    Quando refere 2 a 3 horas de autonomia fico pensativo em você ter uma autonomia tão baixa, que tipo de lenha usa? A minha caldeira não é Roca, mas é de 25kw e funciona com temperaturas na ordem dos 80°C para alimentar radiadores de AQS e consigo autonomias de 8horas com temperaturas interiores na ordem dos 23°C. Utilizado oliveira e 2 ou 3 cavacas de pinho para iniciar combustão.
  9.  # 169

    não, o cordão eu sei, é colocado em volta das portas, vou colocar hoje um novo, mas na porta tinha uma espécie de forra que ocupava toda a porta interior e não sei se faz diferença ou não, o representante da roca em aveiro quer 22 euros mais iva por cada forra, mas acho caro.... a autonomia penso que seja bem mais, 8 horas talvez não mas 6 sim, mas já a carreguei à noite tipo 11 horas e de manhã estava ainda brasido, ainda não vi bem com atenção, neste momento gasto lenha de acacia e pinheiro
  10.  # 170

    Colocado por: joedualmarnão, o cordão eu sei, é colocado em volta das portas, vou colocar hoje um novo, mas na porta tinha uma espécie de forra que ocupava toda a porta interior e não sei se faz diferença ou não, o representante da roca em aveiro quer 22 euros mais iva por cada forra, mas acho caro.... a autonomia penso que seja bem mais, 8 horas talvez não mas 6 sim, mas já a carreguei à noite tipo 11 horas e de manhã estava ainda brasido, ainda não vi bem com atenção, neste momento gasto lenha de acacia e pinheiro
    Essa forra não será vermiculite? placa que servem para irradiar o calor para o interior da caldeira evitando menor dissipassao de temperatura para o exterior da porta

    Ah ok, então está explicada a autonomia, a acácia é melhor que o pinho desde que esteja seca pois irradia mais calor, se estiver verde farta-se de espumar no topo dos toros e o rendimento é pouco.
    Se for oliveira, carvalho, sobro ou azinho a autonomia aumenta.
  11.  # 171

    é isso mesmo vermiculite, onde posso arranjar isso, sabe? obrigado
  12.  # 172

    A pouca autonomia é outra das consequências da falta da válvula anti-condensacao.
  13.  # 173

    é isso mesmo vermiculite, onde posso arranjar isso, sabe? obrigado
  14.  # 174

    Colocado por: joedualmaré isso mesmo vermiculite, onde posso arranjar isso, sabe? obrigado

    Em lojas ou fábricas de fogoes/ recuperadores.
    Mas sei que isso não é barato.
  15.  # 175

    Viva

    A Roca P30 está pronta para iniciar mais uma época de inverno. Este será o seu 9º ano a funcionar e até agora 0 problemas.
  16.  # 176

    Aproveitando o tópico, estou interessado em substituir uma caldeira a gasóleo por uma a lenha (apenas para aquecimento) e tenho encontrado no OLX umas fabricadas em Portugal, não consegui perceber qual a marca, por pouco mais de 1000 EUR, acham que são razoáveis?

    Também encontrei umas usadas importadas da Alemanha.

    Procuro uma solução simples e que não sejam muito cara.
  17.  # 177

    Essas nacionais são Solzaima
  18.  # 178

  19.  # 179

    • Arcade
    • 9 outubro 2019 editado

     # 180

 
0.0439 seg. NEW