Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou começar a construir a minha futura casa dentro de pouco tempo, e só estou à espera da aprovação dos projectos de especialidades.

Estou com dúvidas em relação à cozinha, que não me parece bem resolvida e, por isso, resolvi pedir ajuda aqui no forum.

No layout que anexo, o problema reside na localização da despensa e no facto de cozinhar de costas para uma janela (a Norte). Pelo ângulo da placa, pouca vista para o exterior terei através das portas localizadas a poente, que comunicam com uma zona onde estará o churrasco e o forno. Será este o layout mais funcional para o espaço?

A porta de correr a Sul, dará para uma zona mais formal de refeições, sendo que gostava de ter mesa na cozinha, na mesma.

Na cozinha, não terei tratamento de roupas.

Tendo como objectivo uma ilha onde se possa estar à volta e preparar refeições, estou com problemas em inserir a despensa e em colocar armários de uma forma simples e funcional, mesmo com estas dimensões da cozinha...

Aceitam-se sugestões e críticas (mesmo as mais desagradáveis ;) ).
  2.  # 2

talvez assim ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LiMatos
  3.  # 3

Eu penso que será qualquer coisa assim parecida, marco 1. Obrigada.

Já tinha pensado noutas opções, onde se poderia considerar alterar a janela Norte. O problema é que isto continua a parecer-me demasiado desarrumado.

Anexo aqui o que tinha pensado, mas acho que estas soluções perdem por deixar de ter a despensa ligada a uma bancada. Mas, para ter espaço de circulação entre bancada e ilha, pensei nisto. parece-me é que a dispensa continua mais isolada...
  4.  # 4

engraçado... mas o seu desenho realmente não me parece resultar muito bem, apesar da enorme área da cozinha!

acho que o problema reside na despensa, de facto.. pessoalmente julgo que a 1ª hipótese seria a melhor, mas diminuia o espaço entre banca e ilha para 1,50m, e aumentava a largura da ilha para 1,35m

eu entendo a sua preocupação, pois a minha cozinha apesar de ter 4,50x5,00 tem a porta da despensa a condicionar tudo, e ainda não decidi se devo por ilha, ou criar somente um balcão...
    é que ainda por cima o frigorifico só pode ficar por trás da ilha, junto á porta de acesso á sala... e assim a minha cozinha não vai ficar muito prática de verdade...
    este facto era amenizado caso prescindisse da ilha e só fizesse um balcão!

deixo aqui as minhas opções, apesar daquela indicada como "cozinha balcão" ter lá a ilha ainda, provavelmente esta desaparecerá..
  5.  # 5

Não gosta de península?

O problema das ilhas é garantir espaço de circulação à volta delas.

Alinhando a península com a largura da janela, vai poder lavar loiça e olhar para a janela na mesma e, se fizer a ilha larga o suficiente, pode colocar os tais bancos de balcão. Não consegue alinhar os móveis com aberturas de vãos?

Parece-me pouco proporcional e pouco "arrumada". Desculpe a sinceridade...
  6.  # 6

E assim?

A porta da despensa podia abri era para o sentido oposto.
  7.  # 7

Precisa mesmo da despensa como divisão?

Porque não colocar aí armários e assim a ilha já fica com espaço suficiente à volta.
    Concordam com este comentário: Ed-l
  8.  # 8

Eu acho que a despensa é útil para guardar coisas que se compram em quantidades, garrafões de água, o balde das batatas, o balde e a esfregona, os vinhos que ficam no escuro...

Posso colocar armários e arrumar lá tudo, mas acho que não é bem a mesma coisa, porque irei ter de abrir vários armários.

O espaço à volta da ilha não é um problema, porque a ilha tem 1.20*3.00 e à volta tem sempre 1.20m. Não consigo é dar um ar "limpo" à disposição dos armários.
  9.  # 9

Com umas portas de correr poderia reduzir a profundidade do despensa a metade ou menos, consoante a largura de prateleiras que quisesse ter.
  10.  # 10

Poderia colocar portas de correr, e a solução ficaria bem melhor.

A minha dúvida persiste em relação ao lava-loiças, ao fogão, à disposição dos móveis e respectivas alturas. Não sei se hei-de ter lava loiça junto à janela e ficar de costas para o resto da cozinha, ou se devo integrá-lo na parede de móveis junto á entrada da cozinha.

Isto tudo parece-me pouco "limpo"...
  11.  # 11

LiMatos

se puder mexer na janela grande aqui vai outra ideia, embora sem rigor
  12.  # 12

Ignore a despensa. Com uma cozinha deste tamanho bem que pode aproveitar 2 torres como despenseiro.

Vá a uma casa especializada de cozinhas, apresente a sua planta e eles desenvolvem-lhe um plano.

Com esse tamanho de cozinha, certamente que o orçamento não é problema :)
  13.  # 13

Olá Limatos

Na minha opinião, essa dispensa está a estragar uma boa área de cozinha, onde poderia ter uma ilha em condições. Como tem ali aquela esquina, tudo fica condicionado! No meu caso, abdiquei da despensa, tendo armários com arrumação para esse tipo de utilização que lhe pretende dar...

Recomendação de quem tem uma ilha, viu dezenas de cozinhas, adora cozinhar e cozinha todos os dias: Não faça uma ilha pequena, nem sente as pessoas lado a lado tipo bar, não despreze 1m a 1,2m em redor da ilha (passagem de duas pessoas, a que está a cozinhar e outra que passa por trás... ), compre um BOM exaustor (esqueça o poupar neste electrodoméstico),

(Você tem uma área para fazer uma ilha de 3m por 1,2m/1,5m.... Dá zona de refeição e de cozinhar)

Este link tem informação muito interessante sobre o famoso triângulo de trabalho.(lavar, guardar, cozinhar): http://www.maximainteriores.xl.pt/1107/especial/1100.shtml
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, LiMatos
  14.  # 14

Vou meter a colher... mesmo não percebendo nada do assunto:
    LiMatos, considere isto apenas e só um opinião pessoal... eu não gosto de ilhas... até podem ser muito giras e modernas e tal....
    Eu, como gosto de cozinhar, cozinho todos os dias e estou à mesa bastante tempo... aquela coisa da ilha com fogão e mesa incorporados não me parece nada prático... pouco espaçoso... pouco acolhedor.
    Faz-me lembrar os balcões de alguns cafés em que servem as refeições, com aqueles bancos altos... nunca fui capaz de almoçar numa coisa daquelas.... paranóia minha, se calhar!
    Refeição, para mim, implica uma mesa desimpedida, livre... não com os tachos e o fogão todo cheio de gordura de cozinhar ali ao lado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rasira, LiMatos
  15.  # 15

Colocado por: LiMatosE assim?

A porta da despensa podia abri era para o sentido oposto.

Obrigado pela sugestão, gostei!
    Nunca me tinha lembrado de fazer o balcão/península logo desde a janela, nesse sentido!!
    Vamos ver como resulta, já tenho com que me entreter no fds :)

E eu sei que a minha cozinha não vai ficar muito funcional, pois tenho uma má distribuição dos electrodomésticos, mas a isso fui "obrigado" por causa de várias condicionantes:
    - localização da chaminé
    - localização da despensa
    - localização da janela
    - água, esgotos e electricidade já feitos

contudo, apesar disso, se ficar como imaginamos, ficaremos com uma cozinha de acordo aos nossos gostos! apesar de reconhecermos que não fica funcional, e é daí que surge o problema da ilha, ou península...
    é que será este elemento quem proporcionará um bom ou mau funcionamento da cozinha, depois daquelas condicionantes...
  16.  # 16

Se está condicionado às infraestruturas, terá que simplesmente aceitar o que já foi feito, fazendo ligeiras correcções/adaptações...

Eu, como gosto de cozinhar, cozinho todos os dias e estou à mesa bastante tempo... aquela coisa da ilha com fogão e mesa incorporados não me parece nada prático... pouco espaçoso... pouco acolhedor.

scazevedo

Compreendo que essa seja a sua opinião, mas não quer dizer que sejam todas as cozinhas assim... A minha ilha tem fogão, mesa para 5 pessoas e tem imenso espaço... Apenas resalvo que o banco elevado pode não ser dos mais práticos, mas pessoalmente, não gosto de ver ilhas com duas "alturas" (uma para cozinhar e outra para comer). Daí ter tudo à mesma altura. Quanto ao tamanho, tem 3,2m x 1,2m, garanto-lhe, que é bastante espaçoso! ;)
    Quanto à funcionalidade, a minha tem-se mostrado muito funcional. Mas, toda a cozinha foi pensada para ser funcional ainda em projecto, de modo a que as infraestruturas (chaminé, águas/esgotos, electricidade, etc) ficassem adaptadas à disposição pretendia!

E depois, uma boa cozinha, com maus cozinhados, não existe design nem marcas que lhe valham... :):)

Coisas da Casa
  17.  # 17

Adriano... está a querer dizer que sou má cozinheira, por acaso?! :)
    E depois, uma boa cozinha, com maus cozinhados, não existe design nem marcas que lhe valham... :):)
  18.  # 18

Claro que não! é um comentário genérico, não é para si! Estou a dizer que o "acolhedor" pode ser o ambiente criado por um bom tinto do douro a respirar, misturado com o aroma de uns coentros acabadinhos de meter no tacho... ;)

(Procuro e não encontro as fotografias que meti aqui da minha cozinha.... :| )

EDIT: Aqui vê-se uma ou outra foto: https://forumdacasa.com/discussion/2867/1/pedras/

Coisas da Casa
  19.  # 19

Colocado por: AdrianoPSe está condicionado às infraestruturas, terá que simplesmente aceitar o que já foi feito, fazendo ligeiras correcções/adaptações...

essas pequenas correcções ainda passíveis de serem feitas são justamente a orientação da ilha, e a localização do lavatório (desde que próximo da janela) ;)
  20.  # 20

a localização do lavatório

... na cozinha, diz-se: banca! :)))))))))))))))

0.0250 seg. NEW