Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    O Administrador do meu prédio é o mesmo há vários anos e, apesar de termos uma sala para reuniões de condomínio, as contas são colocadas à disposição dos condóminos na sua loja de venda de artigos de WC e esquentadores onde é extremamente difícil estacionar e a mais de 2 kms de distância do edifício. Este ano, por desconfiança, resolvi ir consultar as contas e apercebi-me que todas as reparações são facturadas ao condomínio pela empresa do próprio Administrador, desde desentupimento de esgotos a substituição de 2 plafonds de luz (€1200,00), ou o empréstimo de um relé que custou €47,00 em que a mesma empresa factura €347,00 de mão de obra e deslocação para o empréstimo, no total, mais de 90% das reparações foram efectuadas por essa empresa (do próprio administrador) sem que exista uma compra directa do condomínio a outra qualquer entidade (excepto água, luz, elevadores, etc...) e sem que tenham sido obtidos outros orçamentos que demonstrem que essa foi a opção que melhor serviu os interesses do condomínio. Os recibos da avença do Administrador (€350,00 por mês) são meros papéis feitos a computador não sendo aceites pelo fisco como tal e, algumas reparações estão documentadas em facturas compradas em livrarias sem qualquer indicação do prestador do serviço.
    Como proceder de modo a impugnar as contas do condomínio na próxima assembleia? Devo pedir uma auditoria independente às mesmas? Devo fazer um relatório acerca das irregularidades e a apresentá-lo à assembleia? Não deveriam as contas estar acessíveis no próprio condomínio?
    Aguardo a V/ opinião.

Cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: João LúcioOs recibos da avença do Administrador (€350,00 por mês)

O normal, é cerca de 5€/mês/fracção. Quantas fracções tem o seu prédio??

Colocado por: João LúcioComo proceder de modo a impugnar as contas do condomínio na próxima assembleia?

O que deve fazer é mudar de administrador.

A culpa deste problema é sua e dos restantes condóminos, o administrador anda à vários anos a enganar-vos, e ninguém fez nada, como por exemplo exigir as reuniões no prédio, apresentação de contas, justificação de todos os custos, procurar saber o custo justo para a administração, etc....
    • RSS
    • 7 fevereiro 2011

# 3

A culpa é do governo!

Pois ... é tão típico do português apontar o dedo a tudo e mais alguma coisa, mas olhar para o desgoverno da própria em casa e fazer algo para o melhorar é que não.

Como é que um condomínio inteiro se deixa enganar dessa forma e ainda continua a pagar?!
    • pom
    • 7 fevereiro 2011

# 4

Colocado por: João LúcioBom dia.
    Como proceder de modo a impugnar as contas do condomínio na próxima assembleia? Devo pedir uma auditoria independente às mesmas? Devo fazer um relatório acerca das irregularidades e a apresentá-lo à assembleia? Não deveriam as contas estar acessíveis no próprio condomínio?

O que se impugna são as deliberações contrárias à Lei.
    As contas ou se aprovam ou não se aprovam.
    Levante, em assembleia, todas as questões sobre as contas de forma a que todos fiquem inteirados da situação e solicite todos os documentos para serem visualizados.
    Depois decidam e votam.
  3.  # 5

O prédio tem 45 fracções
  4.  # 6

350/45=7.8€/fracção. É caro.

Enganar 45 de uma vez é obra, afinal o administrador é mesmo bom.
  5.  # 7

O problema é que na Assembleia o Administrador apresentou uma série de procurações que lhe conferiram a maioria dos votos. Ou seja votou as contas favoravelmente apesar da maioria dos presentes estar contra e votou em si para Administrador, o que não sei se é legítimo, uma vez que aqueles que lhe concederam as procurações desconhecem as irregularidades cometidas pelo administrador e que foram tornadas publicas na Assembleia, nomeadamente a ausência de Fundo Comum de Reserva desde sempre e a adjudicação directa de todas as reparações a uma empresa sua sem qualquer tipo de orçamento e sem quantificar os materiais, as referências e as horas gastas nas reparações.Todos os anos essa sua empresa subtraíu ao condomínio ente 4 a 8 mil euros.
  6.  # 8

Colocado por: João LúcioO problema é que na Assembleia o Administrador apresentou uma série de procurações que lhe conferiram a maioria dos votos.

Santa ignorância!!!! quem não pode ir a uma assembleia de Condóminos, passa uma procuração a algum condómino em que tenha confiança, ou simplesmente falta e não dá procuração a ninguém, agora procuração ao administrador NUNCA. O que deve fazer é uma carta tipo, (igual para todos) e manda para todos a explicar a situação, vai ver que retiram a procuração ao administrador. Aliás, acho até que essas procurações poderão ser falsas, já as viu???
  7.  # 9

Huuum... será que aguentam mais um tópico em que tenho uma opinião diferente. Ou devo guardá-la para mim? Não queria aborrecer ninguem,,,
  8.  # 10

Colocado por: Princesa_Huuum... será que aguentam mais um tópico em que tenho uma opinião diferente. Ou devo guardá-la para mim? Não queria aborrecer ninguem,,,

Não seja egoísta, partilhe...
  9.  # 11

Porque dizem que ele enganou os condóminos? Por adjudicar á "sua empresa" os serviços? Por adjudicá-los sem comparar orçamento? Ou porque acham efectivamente que os serviços foram pagos acima do seu valor normal?
  10.  # 12

O trabalho de um administrador é isso mesmo, gerir o condomínio e adjudicar os serviços a quem considere que, pela qualidade do trabalho, pelo preço ou demais características será a melhor opção.

É natural que adjudique a uma "sua empresa" os serviços... Pois melhor do que ninguém deve acreditar na sua qualidade. E ter adjudicado a "si" não significa que tenha feito falcatrua... Pode ter adjudicado a um valor baixo, ou normal. Certo?

Isto sucede com todas as grandes empresas de gestão de condomínios. Desde logo a Loja do Condomínio cobra por cada lâmpada trocada, contrata esse serviço como administradora, a si mesma enquanto prestadora de serviços. Não me choca essa contratação só por si. Já me chocará se me disser que o faz ao dobro do preço normal de mercado...

Por outro lado á condóminos que "confiam" na Administração e que, por a quererem reeleger, emitem procuração em seu favor. Não me parece errado e também acontece com muita frequência...

Confesso que ainda não percebi bem porque acham que era uma má Administração, com os elementos que temos aqui...
  11.  # 13

Nota: os papeis feitos a computador servem como facturas ou recibos para o fisco. Depende tão só de preencherem os requisitos para que sirvam para o efeito.
  12.  # 14

Colocado por: Princesa_Porque dizem que ele enganou os condóminos? Por adjudicar á "sua empresa" os serviços? Por adjudicá-los sem comparar orçamento? Ou porque acham efectivamente que os serviços foram pagos acima do seu valor normal?

Uma empresa de administração de condomínios pode fazer as reparações por administração directa, tem é que apresentar as contas, com bastante clareza, coisa que não fez, ainda por cima trata-se de uma "ditadura", visto que tem procurações de muitas fracções. Comigo isso nunca acontecia, ainda por cima o valor para administração do condomínio é caro.
  13.  # 15

Sim, no valor concordo, é caro.

Mas e mais: ditadura com procurações? Se existe procuração o poder estálegitimado. Há quem confie no trabalho dele. E ele apresenta as contas em Assembleia Geral Ordinária (no mínimo uma vez por ano) certo? Porque diz que não apresentou as contas com clareza?
  14.  # 16

Qqr dia mudo o nick para "Do Contra" ou "Patinho Feio".
  15.  # 17

Colocado por: Princesa_Porque diz que não apresentou as contas com clareza?

Porque o João Lúcio, para ver as contas teve que ir à loja de artigos de WC, e não devia ser assim, o administrador devia entregar as contas aos condóminos, e como é uma empresa sua que faz a maior parte dos trabalhos, esse cuidado deveria ser redobrado.

Colocado por: Princesa_Se existe procuração o poder estálegitimado.

Pois está. Mas a Princesa só vê a parte legal da coisa, provavelmente um defeito profissional, mas eu não queria viver num condomínio destes em que o administrador faz o que quer e lhe apetece porque tem procurações de muitos condóminos. A princesa gostava? Também é evidente que uma situação destas é mais propicia a situações menos claras.
  16.  # 18

Não há absolutamente nada na lei que refira que as contas devem ser fornecidas (os documentos entenda-se) aos condóminos. Há é a obrigação de ter aprovação para as contas e apresentar as mesmas em Assembleia Geral Ordinária. Julgo, pelo que se escreveu, que a pessoa que aqui está, não compareceu a esta Assembleia, estou errada!? Se comparecesse não necessitaria de ir à loja de artigos de WC para as consultar...

Picareta, não acho que seja um defeito de profissão. Eu consigo é afastar-me de preconceitos ao máximo. Tudo o que aqui se escreveu leva-nos a duvidar de imediato da gestão , não é? Mas objectivamente falando, ainda não me deram um argumento para que possa considerar que o Administrador violou os seus deveres como Administrador. Eu dou o "benefício da dúvida". É grave por exemplo dizer-se que este Administrador anda a "roubar" os condóminos quando se calhar até pode praticar com o condomínio, preços menos elevados do que se praticam no mercado. Essa comparação tem que existir para se afirmar qualquer coisa nesse sentido.

As procurações são isso mesmo, procurações. Quem tem uma procuração age no nome e por conta de outra pessoa. Como tal, se os condóminos conferiram, existe legitimidade do Administrador, se ele quiser, para se reeleger até. É legal e não é invulgar nos condomínios.

Existe uma desconfiança terrível sempre e generalizada de qualquer Administrador de Condomínio, o que nem sempre corresponde à verdade. Mas também é verdade que por incúria de muitos condóminos, há Administradores a fugir com as contas dos condomínios para o Brasil...
  17.  # 19

Caros, boa tarde,
    Se os condóminos que outorgaram as procurações não sentiram a possibilidade de ver violada qualquer situação que possa colidir com conflito de interesses, a situação de eleição do Administrador está correcta. Quanto aos desmandos que, menos èticamente lhe são apontados, resultam da falta de civismo para acusar alguém, só porque tem a qualidade que tem, Administrador de condmínios. Cumptos, [email protected]
  18.  # 20

Princesa, eu comprei um relé que se avariou por €47 e entreguei-o ao Administrador. O mesmo administrador cobrou €347,00 ao condomínio pelo empréstimo de um relé que foi buscar a outro prédio (na mesma cidade e não na China)!! Para colocar 2 plafonds no hall da entrada cobrou €1.200, facturas da sua empresa que não descriminam nem o tipo de materiais aplicados nem os €800,00 de mão-de-obra!! Pagámos €1.200 pela substituição das tampas da TV Cabo e da EDP mas não temos referências das tampas nem em que pisos foram trocadas!! Um condómino rebentou uma ligação de uma torneira e a casa alagou bem como o poço dos elevadores. O condómino chamou os bombeiros mas o Administrador disse que o seu empregado retiraria os 2 dedos de altura de água dos elevadores. Para tal cobrou €250,00!! se tivessemos activado o seguro teríamos pago 2% de franquia - ou seja só pagaríamos os €250 se o sinistro fosse de €12.500!
    Se isto não é roubar, eu vou ali e já volto... é lógico que não são todos os Administradores. Como em todas as profissões existem bons e maus e este é especialmente...vigaro. Mas tal como a Fátima Felgueiras, o povo sabe que rouba mas faz muito pela cidade...

0.0217 seg. NEW