Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ois

    Vinha perguntar a vossa opinião pessoal, visto que este assunto já foi alvo de tantos estudos mas parece que não há consenso.

    Media tensao, alta tensão... quais as diferenças? Tem a ver com a frequencia/intensidade dos campos electromagnéticos?

    No "meu" terreno passa uma linha de média tensao... se fosse de alta tensao nem punha aqui o post, nao comprava mesmo. Mas media, nao sei... fiquei preocupada, devo comprar?

    VOCES comprariam um terreno no qual existisse, a cerca de 30 metros, um poste de media tensao??

    Obrigada!
  2.  # 2

    Eu nunca compraria um terreno c\ cabos seja de alta ou média tensão.
    O valor comercial dessas propriedades vai descer cada vez mais.
    O que conta é a distãncia entre as pessoas e o cabo.
    Não há nada provado cientificamente, não vale a pena procurar, mas existem fundadas suspeitas de que podem provocar cancro.
    Depois, parece que a EDP pode em qualquer altura actualizar esse cabo para alta-tensão, e o cabo é deles, embora o terreno seja seu. É como se alguem mandasse no seu terreno, e você nõ pode fazer nada.
  3.  # 3

    Os monitores ficam verdes, os telemoveis perdem o visor e os animais pequenos que estejam doentes pioram à distancia de 63 metros de um poste e média tensao - é esta a experiencia que eu tenho de uma pessoa próxima. Para além disso os postes fazem barulho, um pequeno frenezim electrico que deixa qualquer pessoa com um estado de nervos a médio prazo.

    Fora isso e na minha opinião profissional o projecto tem que ir à REN consultar, para eles darem o parecer, e tendo uma habitação nas proximidades desconfio que o parecer será certamente desfavorável. Com um parecer deles desfavorável nem sequer a Câmara se pode pronunciar positivamente.
    •  
      FD
    • 16 setembro 2008 editado

     # 4

    Leitura obrigatória: https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/164948/1/CEMEBF%20saude%20publica%20e%20linhas%20de%20Alta%20Tensao.pdf

    A minha actual casa foi uma benção. Tive problemas com o construtor, não pude estacionar o carro na garagem durante quase 2 anos, já pintei a casa 2 vezes em 6 anos, os acabamentos são péssimos, oiço os vizinhos perfeitamente em casa, e há cerca de 1 ano plantam uma linha de muito alta tensão a esta distância:

    Cabos alta tensão

    No canto superior direito vêem a esquina da cobertura da minha varanda. Esta é a situação em que me encontro.
    Mas as coisas melhoram: agora vão construir a praça duma portagem aqui mesmo em frente, onde vêem o terreno a ser terraplanado.

    Excelente compra...

    Mas respondendo à pergunta, eis o que concluí de tudo o que li (preocupo-me porque tenho uma menina de 5 anos):

    - a configuração dos cabos e das torres influencia e muito a exposição à radiação electromagnética (deve ler o documento que indico em cima)
    - não existem provas inequívocas e científicas que exista uma relação entre qualquer doença e radiações electromagnéticas
    - mas também não existem provas inequívocas de milhares de milhões de coisas esquisitas que acontecem e no entanto, elas acontecem
    - os estudos existentes não são conclusivos, mas costuma-se dizer que onde há fumo há fogo
    - a prevenção será sempre a melhor solução daí que sempre que possível, se deva evitar a exposição

    Uma linha de média tensão hoje, pode ser uma linha de muito alta tensão amanhã...
    Eu não estou descansado, apesar das linhas estarem desligadas, mas parece que com esta nova autoestrada vão enterrar os cabos. Também sei que os cabos enterrados não resolvem a situação, mas vamos ver...
  4.  # 5

    Fico extremamente baralhada com o que li agora aqui... e um pouco desconsolada tambem. :(

    Aquele poste de que falo (acho mesmo que vou tirar fotografias, para verem), é tão simples, tão imperceptivel que mais parece de baixa tensao, se nao me dissessem recentemente que era uma linha de media tensao, nao sabia.
    Tem 3 cabos e não passam por cima do meu terreno, é numa lateral (na fronteira com o terreno vizinho)
    De facto tenho um filho pequenino e preocupa-me muito este assunto. Estou encantada com o terreno, mas este "urso" está a incomodar-me a ponto de nao saber se compro o terreno.
    As pessoas com quem tenho falado dizem-me todas a mesma coisa: que estamos todos, e todos os dias sujeitos a frequencias electromagnéticas, electricidade está em todo o lado, e realmente olho para todo o lado e vejo estes "bicharocos". Até por baixo do chão, temos cabos de alta tensão! Que as antenas dos telemoveis sao dezenas de vezes mais prejudiciais, etc etc etc... já nao sei o que pensar...

    Outra coisa que li aqui e que me deixou em sobressalto: podem passar aquela linha de media para alta tensao??? Assim, sem mais nem menos?? e há alguma forma de me proteger disso (no caso de comprar o terreno na mesma)??

    obrigada.

    PS: ola Daniela :)
  5.  # 6

    É verdade, tambem estive perto deste poste e não ouvi barulho nenhum... e até levámos uma lampada (disseram-me que ficava acesa se a pusessemos lá de baixo) e não sucedeu nada... imagino que isto seja uma especie de "mito urbano". E mesmo que acendesse tambem não era prova de nada em concreto... julgo eu :S

    sinceramente nao sei o que fazer.
  6.  # 7

    Colocado por: danielaportela
    Fora isso e na minha opinião profissional o projecto tem que ir à REN consultar, para eles darem o parecer, e tendo uma habitação nas proximidades desconfio que o parecer será certamente desfavorável. Com um parecer deles desfavorável nem sequer a Câmara se pode pronunciar positivamente.


    Presumo que isso só aconteça se se tratar de um poste de alta tensão, pelo menos foi a informação que nos deram. Neste terreno concretamente não é preciso o parecer da REN, mas já que alertas sobre isso vou investigar.

    obrg.
  7.  # 8

    FD, realmente... que azar!

    Não consigo entrar nesse link... está a falhar!!
    •  
      FD
    • 16 setembro 2008

     # 9

    Fiz o upload para si aqui: http://rapidshare.com/files/145793822/CEMEBF_saude_publica_e_linhas_de_Alta_Tensao.pdf.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deinhac
  8.  # 10

    O que deve saber é os afastamentos regulamentares que estão definidos em relação a estas linhas, tanto na horizontal como na vertica.
  9.  # 11

    Colocado por: marco1O que deve saber é os afastamentos regulamentares que estão definidos em relação a estas linhas, tanto na horizontal como na vertica.


    Quando liguei para a REN (para saber que linha era aquela), disseram-me que o afastamento aconselhado era cerca de 4 metros... só isso. Ainda questionei o homem que me atendeu sobre as radiações, etc e ele obviamente minimizou o problema, disse que não havia perigo nenhum de viver perto de linhas de media tensão, que electricidade há em todo o lado. E é verdade... para todo o lado onde olho, há postes. A energia tem de ser transportada...

    O poste em questão não é de transformação, é de distribuição. Só tenho receio de estar a deitar a perder um negocio que me aparenta ser bom, com um pormenor que, às tantas, é insignificante. Haverá alguma empresa que possa avaliar este assunto a quem eu possa recorrer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  10.  # 12

    Boas,

    Acho que se estã aqui a "misturar" um pouco os vários tipos de transporte de energia.

    Os postes e cabos de média tensão são bem diferentes dos de Alta e Muito alta tensão. As linhas de média tensão estão afectas à EDP (distribuição) e as de Alta e Muita Alta já são da REN (transporte).

    Por exemplo, aqueles "barulhos" que já li atrás referidos, nas linha de média tensão não se ouvem (pelo menos nas que conheço). Onde estão colocados postes de Alta e Muito Alta tensão não há vegetação (relva, plantas, etc) que cresça, enquanto que nos de média (a minha avó tem um no fundo do quintal, cheio de verduras à volta) não se dá esse fenómeno.

    É bom uma linha de média tensão por cima de nós? Claro que não!
    Mas apesar de tudo parece-me BEM diferente daqueles postes enormes cheios de cabos das linhas de Alta e Muito Alta tensão.
  11.  # 13


    Haverá alguma empresa que possa avaliar este assunto a quem eu possa recorrer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte


    Ora bem, cá está uma reacção tipica de muitos compradores: andam que nem baratas perdidas (desculpe-me o termo) à procura de alguma eminência parda que lhes diga para estarem descansadas que as linhas de alta tensão não fazem mal a ninguem.
    Por favor entenda o seguinte: não existe até agora nenhuma prova cientifica concreta de que os campos electromagnéticos das linhas de alta tensão fazem mal, e não vale a pena andar de Pôncio para Pilatos à procura de alguem que saiba mais, pois se essa pessoa existisse era Prémio Nobel. Existem SIM muitos estudos estatísticos que mostram que as pessoas sujeitas a estes campos têm uma probalidade superior de vir a ter cancro, há um estudo Sueco com milhares de pessoas onde isso é demonstrado. Contudo, nem os Suecos nem ninguem ainda conseguiu descrever o maquinismo biológico que está por detrás do aparecimento das Leucemias etc nestes casos. Enquanto este maquinismo não estiver descoberto, nem as companhias de seguros, nem a EDP se responsabilizam por nada. Estes estudos estatísticos são na verdade preocupantes e leva a que governos de alguns países a adotem o que eles chamam "evitação prudente" dessas linhas de alta tensão.

    Aprendam com a história: até há cerca de 10 anos não havia prova científica de que o tabaco faz cancro. Havia sim MUITOS estudos estatisticos que comprovavam isso. Então há cerca de 10 anos descrobriu-se o maquinismo biológico que faz aparecer o cancro devido ao tabaco. A partir da´foi possivel responsabilizar as tabaqueiras, pôr aqueles avisos nos maços de tabaco, retaurantes sem tabaco etc etc.

    Alguem aqui disse que estaria tudo bem se cabos estivessem à distância de lei.
    Mas quem estabeleceu esta distância? É apenas uma orientação e pode a qualquer momento ser revista e reduzida.

    Pessoalmente creio que lá virá o dia em que se confirmará que estas linhas de alta tensão são prejudiciais para a saúde.

    Perguntar à EDP se os cabos de alta tensão fazem mal à saúde não será o mesmo que perguntar ao padeiro se o pão faz mal à saúde....há perguntas que não vale a pena fazer, pura e simplesmente
    Concordam com este comentário: SusanaCMRR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
  12.  # 14

    Paramonte,

    Tem razão no que diz. Mas uma vez mais chamo a atenção que a deinhac está afalar de um poste de MÉDIA tensão.

    Talvez não esteja a visualizar bem o que é, mas são bem diferentes dos de ALTA e MUITO ALTA tensão. No entanto não quer dizer que não faça mal...

    Também tennho quase a certeza que as horas que passo ao telemóvel não me devem fazer lá muito bem, e no entanto...

    Cump.
  13.  # 15

    Pedro concordo consigo, e para termos uma visão mais clara penso que a deinhac devia postar aqui uma foto do dito cabo. Será que o cabo é apenas uma ligação a um domicilio fixo? urbanização? cidade? Isto é importante
  14.  # 16

    É claro que não pode ser de ligação a um domicílio fixo, a electricidade transportada nesses cabos tem que ir dar a um Posto de Transformação algures para depois derivar para Baixa tensão, que é o que entra em nossas casas.

    É evidente também que o preço desse terreno deve ser barato e corre o risco de desvalorizar com o tempo. Já fiz projectos em alguns terrenos com esses postes, todos tiveram que ir consultar a REN, para eles verem se tem acesso para manutenção etc, não se trata apenas de saber se é possivel construir nas proximidades. Normalmente a manutenção destes cabos é aérea, mas pode haver necessidade de trocar a torre para alta tensao, ou mesmo para corrigir alguma deficiencia que a estrutura tenha, às vezes ocasionada por aves ou más condições climatéricas.
  15.  # 17

    Ois

    De facto o que questiono são as linhas de média tensão... bem sei Paramonte, que não é nem a EDP nem a REN que me vão sossegar o espírito, provavelmente até diziam que dá saúdinha e faz crescer, e sei que não há nada cientificamente comprovado, por isso mesmo iniciei o tópico pedindo a vossa sugestão, opinião pessoal para os postes e linhas de média tensão. Pelo que já pude constatar, se não há nada provado das linhas de alta e muita alta tensão, ainda menos haverá das linhas de média... é que nem encontro informação sobre isso.

    Por acaso tenho aqui comigo umas fotos do terreno nas quais aparece a tal linha de media tensão e o dito poste. Vou postar a imagem e peço o favor de darem a vossa opinião.
    Sinceramente parece-me inofensiva ... mas percebo lá alguma coisa do assunto! E assustou-me isso de dizerem que a EDP pode, a qualquer altura, fazer um "update" do que lá está para alta tensão... vou ver isso que dizes, Daniela... o terreno não é nenhum balurdio, de facto, mas tambem nao é propriamente uma pechincha.

    Ora vejam:
    distancia mais ou menos do poste até onde ficará a casa.
    vista 1

    outra vista
    vista 2

    vista de longe do terreno (perímetro a amarelo) e da linha de media tensão (a vermelho). E a seta amarela indica o poste, que está na fronteira do "meu" terreno com o vizinho.
    ddd


    este é o poste em questão... tem 3 cabos para cada lado.
    poste
  16.  # 18

    Danielaportela,

    Tenho um poste de média tensão no terreno onde vou construir. O poste está colocado num sitio onde não permite (permite mas fica quase encostado) a construção da casa.

    Como tal é necessário mudar o poste. Isso vai ser feito. Já está tudo aprovado, num processo bem mais simples do que eu próprio esperava. NADA foi tratado na REN. Tudo se tratou na EDP.

    Não há necessidade de deixar acessos específicos para manutenção nem nada. Mais uma vez deve estar a haver confusão com linhas de alta tensão.

    A REN trata do transporte da electricidade em redes de Alta e Muito alta tensão. As linhas de média são já linhas de distribuição, como tal afectas à EDP. Pelo menos por aqui é assim, e foi assim que resolvi o meu "problema".
  17.  # 19

    temos um poste igual a este encostado aos nossos estaleiros. estas linhas são de media tensão usado pela edp para transportar energia até aos transformadores.aos chamados pt e afins.mas isso tenho eu quase certeza que isto é um poste com cabos de média tensão. quanto ao "update" de media para alta tensão nao sei muito bem ate que ponto poderá acontecer isso mas ja nao digo nada...
    •  
      FD
    • 17 setembro 2008

     # 20

    Bem, como fui eu que disse que a linha poderia ser actualizada, vou justificar.

    Aqui na "minha" urbanização aconteceu isso mesmo. Existia uma linha de média tensão como essa que se vê nas suas fotos (será de alta tensão a que tenho aqui?) e, pelo que foi sugerido na imprensa aquando da polémica, a mesma não chegava para as necessidades da população pelo que se fez a instalação desta nova linha. Posso ter compreendido mal, mas foi por esta razão que disse que corria o risco de uma actualização.
 
0.0246 seg. NEW