Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes,
    Acabei agora de me inscrever neste forum precioso. Vivo fora de Portugal há uns bons anos e gostaria de voltar. Estou então a pensar comprar terreno ou terreno/ruina para poder construir uma casa propria assim como uma segunda casa para me poder iniciar em Turismo Rural. Tenho lido algumas coisas sobre o assunto, mas continuo sem saber como pôr um pé á frente do outro.
    Gostaria por exemplo de saber se, para iniciar-me em Turismo, é necessário contactar a Camara da Area para me informar sobre o PDM? Ou se o projecto poderá ser aceite para Turismo rural?
    Quanto tempo em média será necessário para uma Camara de aceitar um projecto de construção? Meses? Anos?
    Se alguem tiver a amabilidade de me dar indicações, ficaria muito reconhecida.
    Paula Grila
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2011

# 2

Eu não posso ajudar mas, acho que há aqui alguém que pode dar umas luzes, o Rogério Gonçalves.
    Leia o porquê aqui: Monte do Regato.
    Experimente responder nessa discussão de forma a alertá-lo para as suas dúvidas aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Grilinha
  2.  # 3

Colocado por: GrilinhaGostaria por exemplo de saber se, para iniciar-me em Turismo, é necessário contactar a Camara da Area para me informar sobre o PDM? Ou se o projecto poderá ser aceite para Turismo rural?
    Quanto tempo em média será necessário para uma Camara de aceitar um projecto de construção? Meses? Anos?
    Se alguem tiver a amabilidade de me dar indicações, ficaria muito reconhecida.
    Paula Grila

pretende concorrer a fundos Paula?
    para saber sobre a viabilidade de construção do terreno do que pode construir é mesmo na câmara, marcando uma reunião com um técnico, ou então como primeiro passo juntamente ou não é interpretando o pdm e a viabilidade do projecto com a ajuda de um arquitecto e economista.
    se não vai concorrer a fundos europeus, não vejo grandes problemas, a não ser os índices de ocupação de solos, e alguma outra particularidade, se está a contar com fundos, pode ser um caminho mais longo e ultimamente mais restrito quanto eu sei.
  3.  # 4

Colocado por: FDEu não posso ajudar mas, acho que há aqui alguém que pode dar umas luzes, o Rogério Gonçalves.
    Leia o porquê aqui:Monte do Regato.
    Experimente responder nessa discussão de forma a alertá-lo para as suas dúvidas aqui.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Grilinha

FD,
    obrigado pela sua ajuda. Vou ler a discussão do Sr. Gonçalves e tentar encontrar informação sobre o início do projecto dele. Paula
  4.  # 5

Colocado por: fernando gabriel

pretende concorrer a fundos Paula?
    para saber sobre a viabilidade de construção do terreno do que pode construir é mesmo na câmara, marcando uma reunião com um técnico, ou então como primeiro passo juntamente ou não é interpretando o pdm e a viabilidade do projecto com a ajuda de um arquitecto e economista.
    se não vai concorrer a fundos europeus, não vejo grandes problemas, a não ser os índices de ocupação de solos, e alguma outra particularidade, se está a contar com fundos, pode ser um caminho mais longo e ultimamente mais restrito quanto eu sei.

Sr. Gabriel, obrigado pela sua resposta.
    Não pretendo recorrer a fundos europeus. Pretendo no entanto informar-me, de algum incentivo camarário ou estatal (se houver) para a contrução de casas ecológicas de baixa energia.
    Por isso então, antes de comprar seja o que for, o melhor será informar-me com a Câmara em questão.
    Sem recorrer a fundos, tem alguma ideia do tempo que poderá levar entre a entrega do projecto e a licença de construção?
    Obrigadíssima!
  5.  # 6

Boa noite,

Faça um pedido de informação prévia, assim verá a viabilidade do que pode ou não fazer no terreno em questão.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  6.  # 7

Colocado por: GrilinhaSr. Gabriel, obrigado pela sua resposta.
    Não pretendo recorrer a fundos europeus. Pretendo no entanto informar-me, de algum incentivo camarário ou estatal (se houver) para a contrução de casas ecológicas de baixa energia.
    Por isso então, antes de comprar seja o que for, o melhor será informar-me com a Câmara em questão.
    Sem recorrer a fundos, tem alguma ideia do tempo que poderá levar entre a entrega do projecto e a licença de construção?
    Obrigadíssima!

Paula se não vai recorrer a fundos do QREN então o essencial é a escolha do terreno, incentivos só mesmo os fundos do QREN que estava a falar, além disso só incentivos-deduções em aparelhos de energia limpa, painéis fotovoltaicos por exemplo.
    sim antes de comprar e ainda mais neste caso especifico, sempre informar-se do que se pode construir, informar-se na câmara e informar-se com intervenientes na área, arquitecto, construtor etc.
    o tempo de licenciamentos, varia de câmara para câmara, se for câmara pequena aponte 3 a 6 meses(arquitectura e engenharias) , câmaras maiores 6 meses a um ano.
  7.  # 8

Cara Paula

Se não pretende recorrer a financiamento externo, torna o processo mais rápido, quanto à rapidez de projecto depende do projecto em si e da camara municipal onde o terreno estiver inserido, meses é certo que demora, agora anos, esperemos que não.

Não sei se tem algum local escolhido, mas eu conheço uns sitios lindissimos que precisavam mesmo desse tipo de intervenções. Além disso já estive envolvido num processo semelhente nos açores. Se quiser posso-lhe dar mais indicações sobre isso por mail.

procure-nos no site

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 9

Se fôr só uma casa de habitação para alugar, muito simples obter o AL (Alojamento LOcal). Tem que ter o cuidado de, se pedir empréstimo dizer saber os termos correctos para figurarem na escritura. Se fôr turismo rural a música é outra, normalmente pressupõe váriaos alojamentos de turismo numa mesma propriedade. Para obter o AL basta que a casa esteja conforme as normas que se aplicam à habitação normal.
    • Mac
    • 9 fevereiro 2011

# 10

Oa requisitos para a actividade de turismo rural estão no Dec-Lei 169/97.
    Na câmara vai precisar de uma liença de construção.
    O projecto a apresentar para licenciamento deve ser elaborado prevendo a futura utilização.
    Julgo que primeiro deve pedir uma licença de construção na câmara e depois da casa pronta pede uma licença de utilização para a actividade de turismo rural.

http://dre.pt/pdf1sdip/1997/07/152A00/32903295.pdf
    Cumps
  9.  # 11

Olá a todos!

Vou ler sobre a legislação actual a que se refere as diferentes actividades de alojamento turistico e dai poder decidir qual o tipo que se adaptará melhor ás minhas necessidades e possibilidades financeiras.
    O desejo de partida seriam 2 casas separadas (total de 250-300 m2), com um maximo de 4 quartos de hospedes numa das casas. Penso começar a procurar terreno a seguir ao verão deste ano.
    Agradeço imenso a todos pelas vossa preciosa ajuda e pelo tempo que hoje me consacraram :-)!

Tenham uma boa semana!
    Paula
  10.  # 12

11.  # 13

Boa sorte nessa sua iniciativa.

Cumprimentos,
    André david, arq
    [email protected]
  12.  # 14

Depois da escolha do Concelho verifique qual é o GAL - Grupos de Acção Local, julgo que ainda funcionam e são provávelmente os mais indicados para lhe explicarem tudo e receber fundos, mesmo se não pretender receber fundos pelo menos fica com uma ideia

GAL - Grupos de Acção Local
    http://www.proder.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=455&exmenuid=454

Julgo que este link está desactualizado em termos de legislação, e confina-se ao Alentejo. Mas para começar pode dar uma ideia BASTANTE mais clara e sucinta do que começar já a ler a legislação toda:
    http://www.consulpixel.pt/pdf/Cap.D-TIPOS_PROJECTOS_TURISTICOS.pdf

Mais detalhes:
    http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/AreasActividade/qualificacaooferta/empreendimentoseactividades/empreendimentos/Pages/EmpreendimentosTur%C3%ADsticos.aspx
  13.  # 15

Boa noite,

Em termos de turismo rural, penso que se a sua ideia é um conceito ecológico, a vertente de casa de campo será a mais indicada, dentro do alojamento turistico previsto na legislação. O licenciamento da casa é da exclusiva responsabilidade da câmara municipal onde se insere o imóvel. De qualquer forma, tenha atenção quando optar pela compra de uma casa, ou terreno para construção, pois, no primeiro caso, terá que ter em conta as adaptações necessárias para clientes com mobilidade reduzida (obrigatório para licenciamento).

Os projectos de alojamento turístico, são elegíveis no âmbito do PRODER, até um montante máximo elegível de 200 000,00 eur, e financiado a fundo perdido a 40, 50 ou 60%, dependendo do numero de postos de trabalho criados (existem GAL até 300 000.00 eur)

Se não pretender candidatar-se a fundos comunitários, sugiro que opte pelo licenciamento de Alojamento Local (também na câmara municipal), pois trata-se de um processo mais fácil, e com menos requisitos (não inviabiliza o querer oferecer as melhores condições aos seus futuros clientes), mas não é considerado alojamento turístico.

Caso deseje trocar algumas ideias, o meu endereço é [email protected]

Estou neste momento no processo de construção / licenciamento de uma casa de turismo rural, situado no centro do país (Alvaiázere), pelo que podemos sempre trocar ideias!
    • celc22
    • 13 março 2011 editado

# 16

[pub]Caso seja nos açores, temos terreno , Arq, Engenheiro, e contrução

[email protected][/pub]
  14.  # 17

Eu sou nova neste blog...gostaria de ter uma orientação, se existir alguem que me possa ajudar agradecia!!
    Eu tenho 2 terrenos e gostaria de os rentabilizar...
    Eu pretendia aproveitar para turismo rural, só que não tenho sequer ideia por onde começar...
    Pretendia um turismo rural com casas pré fabricadas, muito rustico mesmo, nada de construções...
    Só que para alem de não saber por onde começar tambem não sei quanto é que teremos de ter para iniciar um projecto deste genero, já tenho uma vantagem de ter os terrenos...

Alguem pode ajudar??

Ana Oliveira
  15.  # 18

Boa tarde anaisa1979,

Onde se localizam os terrenos? Primeiro deve tentar perceber se efectivamente esse tipo de actividade iria rentabilizar-se ou não.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anaisa1979
  16.  # 19

Ola Ana,

De facto primeiro à que ver se os terrenos e a zona são interassantes o suficiente para investir, depois ideias não irão faltar.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  17.  # 20

Boa noite Anaisa1979,

À semelhança do que já lhe foi dito atrás pelos outros colegas deve antes de tudo saber se a localização dos terrenos lhe permitem ter rentabilidade com esta "temática". Porque escolheu o Turismo Rural? Acha que a zona tem Potencial? Qual o publico alvo que quer cativar com este investimento?
    O ponto de partida será saber se os terrenos em questão lhe permitem construir, para isso deve consultar o Plano Director Municipal do Concelho em que vai licenciar as construções.
    Relativamente a este tipo de investimento existem outros factores de relevância, que teremos todo o gosto em lhe esclarecer, mas não sem antes ver e perceber mais alguns contornos da sua intenção. Vai querer candidatar-se a fundo Europeus para a construção das Moradias?
    A Flash_Arquitectos, encontra-se, embora com outra dimensão, a desenvolver um empreendimento de turismo rural para um terreno com aproximadamente 50.000,00m2 de área, onde estão a ser definidos um conjunto de vários factores que vão ajudar o empreendimento a tirar o máximo de rentabilidade e a enquadrar-se no turismo rural.

Cumprimentos,
    rui rodrigues arq e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com

0.0187 seg. NEW