Aqui a questão é que a minha área é muito pequena e talvez seja compensatório tentar fazer, até porque os orçamentos que me deram foi um de 250 euros e outro 350 euros...não duvido que fique melhor do que o que eu vou fazer ou tentar fazer, mas por este preço e por uma área tão pequena não compensa. Como vi algures que fizeram uma área maior por volta dos 100 euros,mas lá está aqui quem manda são as empresas e quem dá os orçamentos é que sabe, quem sou eu para reclamar. Vitrificar,não sei como se faz..ainda vou estudar todo o processo..uma coisa é certa, vai ser impermeabilizada e vai levar um toque com cera/selante ;)
Vitrificação / Cristalização de pedras É o termo usado para descrever o processo que forma uma capa semelhante ao vidro sobre um pavimento de mármore por meio de uma reacção termoquímica de cristalização com a qual se obtém a desagregação superficial do carbonato de cálcio. A vitrificação só deve ser feita se o pavimento estiver bem limpo e seco, e realiza-se pulverizando o pavimento com o vitrificante e passando simultâneamente a enceradora equipada com um disco de lã de aço. À medida que o produto seca com a acção da passagem da máquina, o brilho vai aparecendo. Deve no entanto, pulverizar-se sem encharcar o pavimento, isto é, mais vezes mas menor quantidade de cada vez, bem como a passagem da máquina deve ser em cruzado, ou seja num sentido e no sentido transversal.
Há também que ter em atenção que a partir de determinado uso o disco de lã de aço pode apresentar-se com produto em excesso ou sujo, e deve por isso ser virado do avesso, caso contrário em vez de dar brilho, suja o pavimento, por fim deve o mesmo pavimento ser passado com uma esfregona de franja larga ou uma vassoura macia pois a acção da passagem com o disco deixa restos de lã de aço, o que pode dar um aspecto não inteiramente brilhante.
Este processo, só se usa em mármores (calcário cristalino) e calcários sedimentares para o tornar mais brilhante e resistente ao tráfego.
É importante referir que este processo não se aplica a pedras que não tenham como componente o calcário, tais como granito, dioritos, xistos, quartzito, ónix, etc.
Não tem efeito em granitos, dioritos e xistos por não incluir na sua formação geológica o calcário
Bem comecei a experiência, numa pedra nas traseiras...se correr mal não se vê... Este mármore também não é um mármore completamente branco e nas fotos a diferença que se vê ao vivo não se nota tanto. uma grande parte dos riscos que tinha saiu...agora queria saber aqui as opiniões...como foi lixado o acabamento encontra-se com pouco brilho, basta dar-lhe o impermeabilizador para pedra que tem um ligeiro brilho ou terei de aplicar algum polis próprio???