Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Gostaria de recolher algumas opiniões sobre este tipo de construção modular.

    Caso pretendam algumas informações.
    Celso Mourato
    914025713 / 965652007
      0911230023 (2).jpg
  2.  # 2

    Serve para Aveiro, péssima para Beja.
    Segue as propostas de Italo Calvino para o novo milénio, leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência, pelo que tem as condições para vingar. Há um senão, que é o fraco partido que pode tirar da energia solar.
    •  
      janus
    • 12 fevereiro 2011

     # 3

    Pode explicar porque serve para Aveiro e não para Beja?
  3.  # 4

    eu pessoalmente não gosto muito de módulos, vejo mais interesse é na evolução dos sistemas construtivos que possibilitem mais liberdade nas soluções e que sejam mais económicas e mais expeditas na execução.
    É que as soluções tipo uma casa x que pode ser x+x2 parece-me algo hermético e como resposta arquitectónica poder ser ....limitativa?
    • adarq
    • 12 fevereiro 2011

     # 5

    Boa noite.

    Como costumo dizer: Cada caso é um caso, tal como cada casa é uma casa!

    Cumprimentos,

    André David, arq
    [email protected]
  4.  # 6

    Pelo que tenho visto no fórum a diferença de preço para a trdicional não é muito significativa, logo não compensa....
  5.  # 7

    Colocado por: AC59Pode explicar porque serve para Aveiro e não para Beja?


    Pode acompanhar a discussão noutros tópicos deste forum (inércia para que te quero, por exemplo) mas vou tentar resumir.
    Esses sistemas costumam ter baixa inércia térmica. Que costuma funcionar pior quanto maior for a amplitude térmica do clima. E não costuma dar-se bem (sobretudo se acompanhada por grandes vãos envidraçados) em ambientes mais quentinhos.
  6.  # 8

    Na minha opinião, a construção modular só faz sentido numa situação de emergência que seja necessário albergar rapidamente as pessoas que por via de alguma catástrofe ficaram sem casa, como por exemplo um terramoto, uma guerra, etc.
    No entanto esta solução será sempre provisória, porque as pessoas são ali depositadas como se animais de galinheiro se tratassem. Está em causa a própria identidade do ser humano, do amor ao seu lugar de morada, etc, etc.
    Como já aqui foi dito, cada caso é um caso.

    Cmps
  7.  # 9

    A construção modular tem-se expandido, mas ainda não está assim tão generalizada que permita conclusões absolutas. Contudo já se vão conhecendo algumas vantagens e desvantagens:

    Vantagens:
    - Prazo de execução da obra. Afirma-se que uma casa de 100000 euros pode ficar pronta em apenas 3 meses.
    - O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado.
    - Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa.

    Desvantagens:
    - O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites. Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio...
    - Menor flexibilidade criativa a vários níveis.

    (http://www.engenhariaeconstrucao.com/2011/02/casas-modulares-vantagens-e.html)

    Os preços, pelo que diz quem percebe mais do assunto, não são assim tão sedutores em relação à construção tradicional. Mas nada como se comparar uns casos práticos.
    •  
      janus
    • 18 fevereiro 2011

     # 10

    "Construção modular será o futuro?"

    As casas préfabricadas na versão "construção modular" - casas construídas no local da obra e não transportadas em chassis - são constituídas (normalmente) por um ensoleiramento tradicional em betão e depois tudo é construção leve, seca, tecnologicamente evoluída, rápida de construir e com baixos custos de manutenção, etc... São construídos em ambiente fabril e montados em obra (como os tijolos na construção em alvenaria).
    Em termos econõmicos e ambientais podemos considerar que a evolução dos processos construtivos aponta para aqui. De qualquer modo, quem tem capacidade económica constrói em alvenaria (tradicional) com os mesmos níveis de desempenho térmico ou acústico ... só que demora um ano ou mais a edificar o edifício.


    Colocado por: JCM | ARQNa minha opinião, a construção modular só faz sentido numa situação de emergência que seja necessário albergar rapidamente as pessoas que por via de alguma catástrofe ficaram sem casa, como por exemplo um terramoto, uma guerra, etc.
    No entanto esta solução será sempre provisória, porque as pessoas são ali depositadas como se animais de galinheiro se tratassem. Está em causa a própria identidade do ser humano, do amor ao seu lugar de morada, etc, etc.
    Cmps


    Compreendo a sua preocupação profissional, mas está enganado quanto ao conceito de "construção modular". Como arquitecto, deveria ser mais preciso e imparcial!


    Colocado por: AugstHill
    Pode acompanhar a discussão noutros tópicos deste forum (inércia para que te quero, por exemplo) mas vou tentar resumir.
    Esses sistemas costumam ter baixa inércia térmica. Que costuma funcionar pior quanto maior for a amplitude térmica do clima. E não costuma dar-se bem (sobretudo se acompanhada por grandes vãos envidraçados) em ambientes mais quentinhos.


    Os sistemas construtivos em aço, por exemplo, podem realmente ter baixa inércia térmica, pelas características dos materiais usados ( madeira e aço ), mas este facto é compensado pelo isolamento o que reduz as trocas térmicas entre o interior e exterior da habitação.
    É importante realçar que o processo construtivo modular em aço, por exemplo, recorre a lajes com betonilha (onde pode ser instalado o sistema de aquecimento) e tiram partido disso para ganharem a inércia térmica que refere.

    Cumprimentos ao forum
    • asn
    • 18 fevereiro 2011

     # 11

    Boas

    estou cem por cento de acordo com os comentários do utilizador anterior.

    o futuro passa pela construção económica, tecnologicamente evoluída e auto-sustentável.
    • adarq
    • 18 fevereiro 2011

     # 12

    Construção modular não é o Futuro, nem vai ser.

    Construção eficiente sim, isso vai ser o futuro.


    Cumprimentos,
    André David,
    [email protected]
  8.  # 13

    boa noite

    parece que há aqui umas misturas, confundem construção em aço com contrução modular, e se já disseram bem o projectar modular tem o seu objectivo específico, nunca será o futuro, a não ser que encontrem um modelo que responda bem as todas as envolvências, a todos os climas, todas as exiGências presentes de território para território.

    Mas que ainda ssim projectassem alguns modulos que por si fizessem um padrão interessante e adaptável as todas essas exigências específicas ou genérias, nunca satisfariam os imensos indivíduos que querem a sua personalidade na sua casa, querem a sua casa e não o modulo pré-definido. Já o é assim há seculos, e há muito tempo que existem as casas modulares.

    por isso no meu ver elas vão melhorar, marcar mais presença no mercado, nunca vão ser melhores que uma casa individual projectada para um certo indivíduo, cuja sustentabilidade também deriva do uso que cada um lhe dá e a vivencia, e nem os seus custos serão melhores.

    concluindo também não acho que construção modular seja o futuro.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      janus
    • 19 fevereiro 2011

     # 14

    Colocado por: doisarquitectosboa noite

    Mas que ainda ssim projectassem alguns modulos que por si fizessem um padrão interessante e adaptável as todas essas exigências específicas ou genérias, nunca satisfariam os imensos indivíduos que querem a sua personalidade na sua casa, querem a sua casa e não o modulo pré-definido. Já o é assim há seculos, e há muito tempo que existem as casas modulares.
    www.doisarquitectos.com


    As casas modulares em aço respondem a qualquer das exigências que o arquitecto possa pensar, sem limites. E como sabe, não é assim há muito tempo. Antes existiam limitações à criatividade dos arquitectos. Eram sistemas rígidos, sendo os mais conhecidos as casas "contentorizadas". Hoje não é assim.
    Hoje, um bom sistema de construção modular é o maior amigo do arquitecto. Utiliza os materiais mais flexíveis e evoluídos que respondem a qualquer conceptualização criativa.
    Temos de distinguir a concepção criativa da sua comercialização, que pode ter tipologias pré-definidas para o cliente escolher... mas essa é apenas a estratégia do construtor, é a forma como ele estrutura o seu negócio.

    Os processos construtivos do futuro, não ficam pela "espuma", personalidade do individuo, necessidades do indivíduo, e outros egoismos.
    Os sistemas/processos construtivos do futuro estarão orientados para a satisfação das necessidades individuais mas enquadrados por restrições que contribuem para um maior bem-estar colectivo.
    Deste modo, são vencedores no futuro aqueles que conseguirem:

    Melhor resposta na eficiência energética;
    Maior eficiência na utilização dos recursos naturais;
    Passem da eliminação dos resíduos para a reciclagem e a recuperação dos resíduos;
    Evitem a acumulação de poluentes que afectem as gerações futuras;
    Acompanhem o mercado no sentido da sustentabilidade.
  9.  # 15

    Colocado por: asnBoas

    estou cem por cento de acordo com os comentários do utilizador anterior.

    o futuro passa pela construção económica, tecnologicamente evoluída e auto-sustentável.


    Esclareça-me o que é isso de autosustentável.

    Cmps
  10.  # 16

    por mim casa modulares já são feitas por muito arquitectos... (só que eles não admitem)
    não fazem nada de original, contra mim falo...

    acho uma boa aposta as casas modulares, para construções económicas!
    •  
      janus
    • 20 fevereiro 2011

     # 17

    Colocado por: Rui_ARQacho uma boa aposta as casas modulares, para construções económicas!


    Arquitecto, discordo da sua opinião.
    As casas modulares (actuais) são mais económicas NÃO SÃO CASAS ECONÓMICAS.

    Eu sei que isto custa a aceitar, mas acredite que estão a acontecer transformações profundas nos processos construtivos devido à pressão tecnológica, ambiental e às restrições económicas (acesso ao crédito). O mundo da construção, na moradia unifamiliar, está a mudar e os arquitectos que não perceberem isto estão condenados. Edifícos em altura e obras de arte estão, para já, fora desta discussão.

    Estamos a falar de "construção sustentável" considerando, neste conceito, os meios para construir e fazer a manutenção dos edifícios com os custos mais baixos possíveis.
    Como é isto possível, Sr. arquitecto?
    Temos de ir substituindo, progressivamente, a eliminação de resíduos pela sua reciclagem e reaproveitamento dos materiais (o chamado ciclo de vida dos materiais).
    A vivenda unifamiliar sustentável do fututro envolve três dimensões: saúde humana, valores sociais e valores culturais.

    Mas por favor, não vamos misturar as coisas: as casas modulares são mais baratas e sustentáveis, mas NÃO SÃO CASAS ECONÓMICAS. Este é o embuste, de interesses profundos, mas não de pessoas esclarecidas e honestas.

    O conceito de "construção sustentável" não está ligada à construção modular em aço, envolve todos os materiais que possibilitam, com um custo mais baixo, maximizar o ciclo de vida dos materiais, contribuindo, para a preservação da saúde humana, o bem-estar social e dos valores culturais.

    Depois, estamos em Portugal, onde todos "opinam" mas ninguém faz. E quando alguém faz, todos criticam. O velho do restelo, do tempo da epopeia (quando fomos grandes no mundo), existia nessa altura e agora ... que somos o que somos, mais se sente a sua presença.

    Mas, existe sempre alguém que resiste, não no sentido da "letra da canção", para fazer andar para a frente o país.
  11.  # 18

    Bom dia

    Meus caros eu continuo a insistir, há séculos que o crescimento das cidades fez em algum ponto da sua história um arquitecto desenhar um tipo de habitação, uma casa modular que construida em massa criaria um padrão e definia um quarteirão, ou então outro conceito de casa modular em que como corbusier era projectada tendo em conta as dimensões do corpo humano.

    Para mim a verdadeira casa modular é aquela que responde a um tipo definido e que pode e permite responder a programas diferentes, como por exemplo ser a mesma casa mas ser t2 ou t3, etc.

    Construção em aço e materiais que respondem a parametros pré-definidos não admite que a casa seja modular, sou completamente de acordo com casas construidas de modo mais sustentável, mais económico etc, mas isso está muito longe de ser modular. Afinal os tijolos também tem medidas pré-definidas e nem por isso a sua construção resulta numa casa modular.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      janus
    • 21 fevereiro 2011

     # 19

    Caro arquitecto,

    O conceito de modular (multiplos módulos) que o arquitecto refere é do género que é apresentado neste vídeo: http://vimeo.com/5510736.
    É uma construção "transformista" e evolutiva. É um conceito expectacular sem dúvida, mas com problemas no domínio construtivo.

    O conceito de construção modular apresenta outras variantes, como as casas "móveis" sobre chassis, as casas modulares de paredes estruturais e outras tipologias.

    As casas modulares em aço compreendem uma estrutura porticada em aço (patente portuguesa) onde as secções da casa são preparadas em fábrica (pilares, vigas, paredes, caixilharias/janelas, lajes, coberturas, revestimentos, etc) e depois são aplicadas no local da edificação sobre um ensoleiramento de betão.
    A concepção arquitetónica trabalha sobre um modelo reticular e as secções são de dimensões padrão que se conjugam como as peças "lego" para construir uma habitação que não se distingue de uma igual em alvenaria.
    Apenas são mais económicas, mais eficientes em termos energéticos, podem ser evolutivas e respeitam as condições de sustentabilidade ... e são muito rápidas de construir.
    Um nome ajustado seria talvez "construção painelizada" em vez de "construção modular", mas todo o mundo classifica este tipo de construção de módulos ou secções assim, para quê inventar ou ser diferente?
  12.  # 20

    Mais eficiente em termos energéticos, na medida em que...?
 
0.0249 seg. NEW