Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    ... normalmente nestes casos a Câmara aprova, mas avisa que as infra-estruturas de saneamento, se as quiser terá de pagar do seu bolso (bolso do dono de obra, claro...)
    •  
      FD
    • 22 outubro 2007

     # 22

    migjac,

    Quanto ao empréstimo é como já disseram, os bancos têm muitos produtos, alguns emprestam para o terreno, outros só para a construção, etc.

    Sobre essas câmaras, infelizmente não posso ajudar. Mas em Março parece-me que com a entrada em vigor de nova legislação talvez as coisas fiquem mais ágeis em todas.
    Mas acho que a câmara a que pertence deve ser o último factor na escolha de um terreno. ;)

    Mas se quer escolher entre essas, pense também no IMI a pagar.
    • OLGA
    • 25 outubro 2007

     # 23

    O Terreno que eu gostei está em Avos mas com projecto de urbanização adequado ás soluções urbanisticas, que foi aprovado no plano de pormenor aplicavel ao terreno, isto foi-me dito pelo vendedor, será seguro comprar este terreno?Gostava q me ajudassem.Obrigado
    •  
      FD
    • 25 outubro 2007 editado

     # 24

    É melhor falar com alguém da Câmara... ver o plano de pormenor do PDM e expor a questão.

    Há algum documento que suporte essas informações do vendedor?

    Já agora... http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=83752&idselect=9&idCanal=9&p=94
    • OLGA
    • 29 outubro 2007

     # 25

    Obrigado pelo conselho.Vou esta semana á Câmara
    •  
      FD
    • 30 outubro 2007

     # 26

    Depois diga qualquer coisa. :)
  2.  # 27

    Fui visitar um terreno muito bom mas tem um problema: a um terço passa uma vala hidraulica subterranea. Segundo a proprietária não se pode construir nada em cima (nem passeio) e a habitação tem que ser construida a 3 metros de distância. Alguém me sabe dizer se isto é mesmo assim e o porquê?
    Obrigado.
    • LM
    • 1 novembro 2007

     # 28

    Olá
    Pretendo comprar um terreno e segundo fui informado, só o proprietário pode requerer ligação a rede publica de abastecimento de àgua. Como antes de comprar o terreno quero ter certeza que posso ter àgua canalizada, pretendia saber há algum métudo 100% seguro para saber se existe àgua no subsolo de modo a ser feito um furo artesiano. Será que alguém me pode ajudar?...
    Obrigado.
    •  
      FD
    • 2 novembro 2007

     # 29

    dominio,

    Pelo que sei, uma vala hidráulica é um caminho de água que leva água a algum lado. Por isso tem dois problemas à partida:

    - fundações da casa: podem apresentar diversos problemas, quer pela impossibilidade de as fazer quer pelos riscos inerentes
    - manutenção da vala hidráulica: se algum dia for necessário abrir e fazer intervenções nessa vala, seria difícil fazê-lo com uma casa em cima :)

    E atenção que o terreno pode sofrer transformações por causa dessa mesma vala. Imagine um cenário de inundações em que essa vala fica sujeita a altas pressões...

    Não sei exactamente se será assim, mas parece-me lógico que seja.
    •  
      FD
    • 2 novembro 2007

     # 30

    LM olá e benvindo/a!

    Para saber se um terreno pode ter água no subsolo (um lençol freático), só contratando um empresa de sondagens. E, normalmente, o trabalho não fica muito barato (e sem quaisquer garantias de sucesso). Além disso, pode ser um trabalho moroso. O custo depende de muitos factores, como por exemplo, a profundidade e o número de tentativas. Depois há que ter em atenção a qualidade da água, que devido a inúmeros factores poderá servir apenas, por exemplo, para lavagens, regas, etc. Mas isto tudo depende muito do local e da zona onde o terreno fica.

    Quanto a mim, um furo artesiano é uma boa possibilidade, mas como recurso (a não ser que estejamos a falar de zonas muito remotas).

    Não percebo muito bem o que diz com o facto de apenas o proprietário poder requirir água à rede pública... Se vai comprar o terreno, ficará como proprietário certo? O melhor a fazer é ver a distância a que o terreno se encontra de um ramal de acesso e saber quanto é que lhe custa a ligação. Não se esqueça também que a Câmara vai cobrar taxas pelas infraestruturas realizadas!

    Se quiser mais ajuda diga.
    • LM
    • 3 novembro 2007

     # 31

    Olá!...
    Começo por enaltecer a existencia deste espaço que me parece ser de grande utilidade. Em relação a minha questão que por não estar bem explicita suscitou algumas duvidas ao FD, passo a explicar:
    _ O que eu pretendo, é antes de efectuar o contrato promessa compra e venda, saber com certeza se o S.M.A.S. autoriza a ligação a rede publica, dado que se trata de um terreno rustico. Segundo fui informado, não é garantido que o requerimento para esse efeito seja despachado favorávelmente. Ora se o não for a alternativa seria um furo artesiano. O problema que se me depara, é que antes de me comprometer queria ter certeza que o terreno em causa, vai dispor de àgua para rega e uso doméstico.
    Obrigado pela vossa colaboração.
    Luis Miguel.
    •  
      FD
    • 6 novembro 2007

     # 32

    Então é só uma questão de ir ao serviço de abastecimento de água da zona e pedir um orçamento de ligação ao ramal da rede pública de água. :)
    O custo costuma ser inferior a 50€ (em Sintra, por exemplo, é 26€).

    Se tal não for possível (apenas em 7% do território nacional):

    Pretendendo recorrer a um furo para abastecimento da minha habitação, dada a impossibilidade de integração na rede pública, o que devo fazer?

    A captação de água para consumo humano está sujeita à obtenção de licença, que pode ser outorgada pelo prazo máximo de 10 anos, no caso de abastecimento particular.
    O pedido de licença deve ser apresentado na respectiva Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e instruído com os seguintes elementos: 1) Identificação do requerente; 2) Finalidade da pretensão; 3) Planta de localização na escala 1:25 000; 4) Plantas e cortes em escala adequada, com a localização do pedido relativamente a linhas de água, albufeiras ou praias. É, ainda, necessário apresentar uma memória descritiva e justificativa do projecto que inclua, entre outras, a declaração da câmara municipal respectiva da impossibilidade de integração na rede de abastecimento de água.
  3.  # 33

    - O que pode ser feito numa parte do terreno que não tem viabilidade de construção? Relvado, àrvores, piscina? O que pode ser feito para se aproveitar essa área?

    - IMPORTANTE: Quais são exactamente os custos envolvidos na compra de um terreno? Imaginando um terreno de 60.000€... para além deste valor pagarei mais o quê? Já ouvi falar em IMT, IMI e outros mas não percebo nada disso.
    •  
      FD
    • 13 novembro 2007 editado

     # 34

    Acho que as piscinas têm que ser aprovadas... de resto depende muito de como o terreno está classificado. Se estiver na RAN (Reserva Agrícola Nacional) ou na REN (Reserva Ecológica Nacional), etc.

    Os custos? Se for só para comprar terreno e mais nada, apenas tem que se pagar o IMT, os custos da escritura e do registo.

    Se for um terreno rústico, paga 5% de IMT sobre o valor da venda. Se for terreno urbano paga 6,5%... Uma fortuna eu sei...
    Num terreno de 100.000€ são 5.000€ limpinhos. :(

    Os custos do registo e das escrituras estão aqui: http://www.dgrn.mj.pt/legislacao/RERN.pdf
    É só decifrar... :D

    Entre fotocópias, registos, escrituras, certidões, publicações, blá, blá, blá, nunca se percebe muito bem o que há para pagar. Mas apontava aí para uns 500€ a 1.000€.

    Se entretanto alguém tiver comprado um terreno e quiser esclarecer quanto pagou só em despesas, ficaria muito grato! :)
  4.  # 35

    Boas a todos.
    Sou novato neste forum, e n sei bem se é aqui que devo colocar a minha duvida, mas se não for podem apagar...
    Eu tenho um terreno herdado, em que queria construir lá casa...mas tenho um grande problema, passa mesmo no centro do terreno os fios de alta/média tensão e o poste é mesmo em frente ao terreno(pegado)...como posso resolver este caso? será que a edp vai aceitar mudar o poste e os fios? quanto tempo irá ser preciso pa resolver isto?
    Cumprimentos a todos
    obrigado
  5.  # 36

    Eu acho que pode pedir para alterar, mas tem que pagar os custos dessa alteração que são elevados...

    Alguém me sabe dizer entre que preços varia o m2 de um pinhal? Mais ou menos... só mesmo para ter uma ideia.
    •  
      FD
    • 16 novembro 2007

     # 37

    Olá mala_gueta e benvindo!

    Se são cabos de alta/média tensão não é a EDP responsável por eles, mas sim a REN. Duvido muito que haja qualquer possibilidade de alterar o percurso dos mesmos porque são considerados de interesse nacional. Veja-se o caso em Silves e em Sintra, as pessoas também queriam que o percurso fosse alterado mas nada feito.

    Aliás, a construir, o proprietário ainda deverá ter a obrigação de guardar distância dos postes...
    Mas o melhor sítio para perguntar isso mesmo é na Câmara Municipal, junto do balcão de urbanismo.
    •  
      FD
    • 16 novembro 2007

     # 38

    Colocado por: dominioEu acho que pode pedir para alterar, mas tem que pagar os custos dessa alteração que são elevados...

    Alguém me sabe dizer entre que preços varia o m2 de um pinhal? Mais ou menos... só mesmo para ter uma ideia.

    m2 de pinhal, como assim?
  6.  # 39

    Sim... pinhal ou terreno florestal... entre que valores variam o m2?
  7.  # 40

    Gostava de dar aqui umas dicas em relação ás variadas questões que foram colocadas por aqui.

    Em relação ao Pedro Barradas, gostava de lhe perguntar qual é o problema dum terreno ter uma hipoteca. Com todo o respeito não está por dentro dos tramites de como se efectua uma transação imobiliaria. É absolutamente indiferente, se há ou não hipotecas. Desde que a venda cubra a hipoteca, é absolutamente comum. Quantos de nós aqui temos imoveis com hipoteca? Quantos de nós já vendemos imoveis com hipotecas?

    Alguem falou também do problema dos postes da EDP. Há 2 modos de tentar resolver a questão. Eu proprio tenho o mesmo problema em fase de resolução.
    Faça uma exposição á EDP, reclamando que a colocação dos postes o prejudicam, e que foram colocados contra a sua vontade. Como o herdou, não poderia ter reclamado antes de serem seus. Portanto, é hora de reclamar. Invadir propriedade provada, é crime. A EDP é obrigada a retirar os postes, pois foram colocados sem autorização. Pelo menos do actual proprietário.
    Caso não vá por esta via, a EDP vai-lhe cobrar por retirar os postes.
 
0.0256 seg. NEW