Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tenho uma pequena grande dúvida em relação às areas de habitação, quando falam aqui no forum que um quarto com 12m2 já é jeitoso é a contar com o roupeiro de embotir ou sem roupeiro?

    Outra dúvida, a largura de um corredor de acesso para não ser nem exagerado, nem retraido deve ter quanto de largo?

    Grato pela atenção. Cumps
  2.  # 22

    Tenho sala de estar + Jantar com 37m2, penso que seja muito, mas toda a gente diz que me vou arrepender de a reduzir, a cozinha é pequenina...
  3.  # 23

    bem quando se fala em medidas nos quartos é a fazer conta com o espaço do roupeiro.

    o melhor é pegar numa fita métrica e começar a medir quartos de casas que conheçe para ter um termo de comparação

    para mim um quarto com 12m2 (4*3) se for para levar apenas a cama e o roupeiro, fica com espaço suficiente, mas se tiver que levar
    uma cómoda, o espaço já pode ficar curto.

    quanto à sala, depende para o número de pessoas foi pensada, para 2 é grande, para 20 é pequena. mais importante do que as áreas, são as dimensões. Uma sala com 32m2 (8x4) pode ter mais arrumação do que uma sala com 36m2 (6x6).

    se diz que a cozinha é pequenina, é porque vai fazer as refeições na sala, certo? se em dias de festa tiver que encostar os sofas à parede e aumentar a mesa, tb ninguem morre por isso. As casas devem ser feitas para quem mora nelas, e não para aqueles poucos dias do ano em que temos a casa mais ocupada.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 24

    12m2 não é um quarto, é um buraco.
    Concordam com este comentário: lmatos
  5.  # 25

    Colocado por: Diogo99912m2 não é um quarto, é um buraco.
    Concordam com este comentário:lmatos

    Acho um exagero dizer se que um quarto com 12m2 é um buraco, ainda para mais quando os filhos hoje em dia só estao em casa dos pais praticamente até aos 18 anos, depois fica um casarão ao" abandono" e com os encargos a terem se de pagar.

    O maximo 13m2 e penso que já sejam jeitosos...
    Concordam com este comentário: mhpinto, DR1982, CC_C&C
  6.  # 26

    Colocado por: Diogo99912m2 não é um quarto, é um buraco.
    Concordam com este comentário:lmatos


    buracos eram os quartos das casas dos nossos avós com 6m2, em que tinham uma cama encostada a uma parede, e um espaço mínimo ao lado.

    um quarto com 12m2 não é um quarto grande, mas tb não é um quarto pequeno. uma cama de casal tem normalmente 1.8m de largura e 2m de comprimento, se criar um espaço de circulação de 80cm à volta de toda a cama, tem um espaço com 9,5m2 de area, se juntar um roupeiro, vê que 12 m2 chega para um quarto de casal, se tiver apenas a cama e o roupeiro.
    Concordam com este comentário: DR1982, CC_C&C
  7.  # 27

    Colocado por: Diogo99912m2 não é um quarto, é um buraco.
    que exagero!
    Concordam com este comentário: mhpinto, Jota5, Anonimo09092021, DR1982
  8.  # 28

    Os quartos são para dormir. Se o roupeiro estiver embutido, 12m2 serve para uma cama de casal e respetivas mesinhas de cabeceira.
    Concordam com este comentário: mhpinto, Jota5, DR1982, fredcunha, CC_C&C
  9.  # 29

    Cláudia é umas fotos da sua casa? Gostava bastante de ver?
  10.  # 30

    tenho que tirar, actualmente já lá estou a morar. Mudamo-nos no dia 14. Ainda a meio gás pois ainda faltava terminar os moveis da cozinha, agora é só meter os puxadores e rodapés. Falta também fechar a chaminé do recuperador..
    Por fora ainda está tudo revirado. Ando é com imensas centopeias em casa, um horror.
  11.  # 31

    Colocado por: Diogo99912m2 não é um quarto, é um buraco.
    Concordam com este comentário:lmatos
    Eu tenho 3,70mx3m sem contar com o roupeiro e cabe perfeitamente o que é necessário, cama e mesinhas, ainda havemos de caber num buraco bem mais pequeno :)
  12.  # 32

    Eu tenho com 4*3 e 4*4 , neste maior até tenho sofa no quarto....
  13.  # 33

    Colocado por: Pedro Barradas... para os não profissionais, estas são as áreas uteis de referência que costumo utilizar (mas dependerá muito do tipo de exigências do cliente/ promotor):
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jonh,CC_C&C

    Pedro Barradas, se eu pretender construir um T2+1 (2 quartos + 1 escritório com cerca de 6m2) isso é possível? É que no RGEU não encontro essa possibilidade (Artigo 66º do capítulo III)
    Obrigada!
  14.  # 34

    Pode... o RGEU não fala nessa possibilidade, nem tem de falar. Há que saber é interpretar a legislação.
  15.  # 35

    isso de T2+1 não "existe" em termos de regulamento. o que existe/possível, é T2 mais um espaço de arrumos ( não lhe chame escritório) que pode ter 6 m2 ou o que for, depois existe é T3 em que chame-lhe escritório ou o que for tem de ter no mínimo ( num T3) 9 m2 . Tem ainda que as divisões devem poder no mínimo inscrever nela um circulo com 2.40 m de diâmetro.
  16.  # 36

    pode chamar escritório, sala de leitura, arrumos, sala de costura... desde que seja abaixo dos 9.00m para essa tipologia não pode ser considerada T3.
    Concordam com este comentário: marco1
  17.  # 37

    nem T2+1, isso é designação para o mercado imobiliário.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • DR1982
    • 22 março 2020 editado

     # 38

    Volto a reavivar este topico no sentido de perceber o que são dimensões aceitáveis para a maioria das pessoas, até porque sei o que é suficiente como áreas para mim mas caso futuramente precise de vender podem achar as areas demasiado pequenas!

    Dessa forma e com base no que tenho agora, penso que as dimensões da minha futura casa terao algo tipo isto:
    2 Quartos com 3.50x3.50m + roupeiros
    Suite com 4 x 3.50m + closet
    Sala de estar + sala de jantar com 7x4m
    Cozinha 5x3

    Consideram divisões assim tao pequenas? É que eu pra mim ainda fazia mais pequeno...
  18.  # 39

    por exemplo ter um quarto com 3.5 X3.5 a mim não me acrescenta nada em relação a ter um com 3.5 X 3

    uma cozinha com 5 X3 também não me convence em relação a uma com 5 X 2.5, por vezes ainda nem é a área em si que conta mas sim os espaços de circulação gastos nos espaços, ou seja como os layouts se organizam, os acessos que condicionam o espaço, então por vezes até poderemos ter menos área mas de tal forma e interligação dos espaços que funcionam melhor.
    por exemplo ainda se pensarmos num quarto de solteiro com x tipo de cama e com o y conceito isso pode determinar diferentes áreas necessárias em relação a outro conceito de cama de casal, etc.…
    mas sim de uma forma geral as suas áreas parecem o suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 22 março 2020 editado

     # 40

    Os quartos com 3.5 é para o caso de se colocar a cama com 2m e quiser ainda colocar algum móvel em frente á cama tipo aparador para tv ou cómoda por exemplo, eu tenho neste momento apenas 3m de largura e chega, mas nao tenho cómoda nem uso tv nos quartos!

    A cozinha queremos ter uma ilha com placa e lava louça, pelo que tenho pesquisado para isso preciso de uma ilha com 3x 1.20m no mínimo, mais 1m de circulação preciso de 5x2.20 mais o espaço para os armarios altos atras da ilha vai para os 5x3m
 
0.0223 seg. NEW