Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    É só mandar vir as publicações do site da livraria do LNEC.

    Não entendo que informação mais quer que eu partilhe.
    Não insinuei nada... Acho fui bastante claro. Não dá para resumir. Uma publicação, ou melhor conjunto de publicações que elas próprias abordam diversas soluções... O resumo é ter as publicações. As publicações são o resultado sistematizado da investigação sobre os temas.
  2.  # 62

    É só mandar vir as publicações do site da livraria do LNEC


    Pesquisando um pouco na internet, talvez se consiga obter estas publicações em pdf.
    Tal como eu consegui.(:
  3.  # 63

    Fixe... Eu tive de as comprar.
  4.  # 64

    Colocado por: Pedro BarradasÉ só mandar vir as publicações do site da livraria do LNEC.


    Num meio amador como este, é uma sugestão perfeitamente enquadrada e bastante construtiva.


    Colocado por: Pedro BarradasNão dá para resumir


    :)


    Colocado por: RiscadorPesquisando um pouco na internet, talvez se consiga obter estas publicações em pdf.
    Tal como eu consegui.(:


    Obrigado pela dica! Não foi nada difícil, aparecem logo como 1º resultado no DuckDuckGo e até no Google.

    Parecem ter informação muito interessante, até para nós, leigos.
  5.  # 65

    Ótimo, depois partilhe o que acha possível como resumo.
  6.  # 66

    De acordo!

    Entretanto, para o tal resumo das áreas para os quartos, até encontrei um quadro interessante:
      Annotation 2020-03-22 231309.png
  7.  # 67

    pguiherme

    vai-me desculpar mas também acho que esta temática acaba por ser um pouco oca, repare que basta ler um ou dois artigos do RGEU e tem lá a base ( os mínimos) do que por lei pode fazer em termos de áreas, a partir dai cada um deve "sentir" do que precisa efetivamente
    poderão haver normas tabelas etc,, mas pela lei tem desde logo resumido o quadro de áreas mínimo ( que foi determinado com base em critérios certamente bem estudados), tudo o mais para alem disso já obedecerá a critérios pessoais.
  8.  # 68

    Colocado por: DR19822 Quartos com 3.50x3.50m + roupeiros
    Suite com 4 x 3.50m + closet
    Sala de estar + sala de jantar com 7x4m
    Cozinha 5x3

    Consideram divisões assim tao pequenas? É que eu pra mim ainda fazia mais pequeno...

    Dr, gostava de ajudar mas estou um pouco baralhado. No conjunto acima tem cerca de 80 m2 de construção e refere que no total não quer ultrapassar os 150. Não fica muito claro o que vai fazer com os 70 que faltam?
    Fica a impressão que pretende construir um Apt e não uma moradia...
    Por outro lado, está a equacionar 1.250€/m2, para uma moradia com micro divisões.
    Na minha opinião 28m2 de sala comum, com aberturas para portas, janelas, zonas de passagem, é pequeníssimo. Como aliás tudo o que for inferior a 40m2. Lembre-se que a casa vai ter 3 quartos, certamente não é para viverem apenas 2 pessoas.
    A cozinha não vai ter zona de refeições rápidas, certo? Porque com uma ilha de trabalho de 4m2 a coisa ficaria curta.
    Quanto aos quartos. 2 vão partilhar WC, certo? E tirando a suite nada com pelo menos 12m2...:(

    Respondendo à sua questão. Eu não seria cliente para esta casa de 150 m2.
    Em termos de dimensões a minha expectativa mínima seria:
    3 suites >= 12m2 + WCs
    Sala comum +- 40m2
    Cozinha 15m2 sem ilha, 20m2 com ilha

    Espero ter ajudado e ter interpretado corretamente os dados que postou.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 23 março 2020 editado

     # 69

    Kduvidas, em relação ao orçamento é com base nos muitos por ca falados 1000€/m2 + iva, dessa forma o que posso gastar e para ainda ficar com margem para algo que corra mal não me permite mais do que 150m2 brutos, se no fim fizer por menos, melhor!😀

    As areas que falei acima sao uteis, e pretendo nao ultrapassar os 150m2 brutos, logo os tais 80m2 uteis + 2 wc’s (suite e quartos) caso seja possível e se justifique uma wc de serviço, pequena lavandaria/ casa de maquinas e circulação acho que os 150m2 brutos ja nem chegam...

    Sim os 2 quartos partilham a mesma WC e a ilha nao terá lugares sentados para as tais refeições rapidas, mas sendo openspace
    Com a mesa mesmo ao lado nao sei se faz assim tanta falta...

    As areas sao um pouco maiores das que tenho atualmente no apartamento, somos 3 e esperamos futuramente ser 4, sinceramente a area dos quartos até podia ser menor por mim, ja em sala e cozinha tenho atualmente 27m2 (18+9) e ainda nao sentimos necessidade de mais, mas claro que depende de cada um e por isso mesmo perguntei opiniões por ca...
  9.  # 70

    marco1

    Importante distinguir:

    a) Preferências pessoais
    b) Guia de padrões tipificados
    c) Requitos legais

    É obvio que o nosso gosto pessoal deverá ser mais importante do que qualquer guia teórico e abstracto. Isso vai sem dizer.
    Por outro lado, é fácil idealizar uma situação, legal em âmbito de RGEU, mas completamente atípica e extravagante.
    Assim, um ensaio sobre as condições para casos tipo parece útil. Mas secalhar até nem é e aceito bem esse ponto de vista.

    Por isso, este seu comentário teria garantidamente resolvido o tema, caso tivesse surgido antes de "vá ler para trás", "encomende ao LNEC" ou "não é possível um resumo".
    Mas é assim mesmo, um fórum só é possível com a participação de várias vozes e isso é de salutar.
  10.  # 71

    Colocado por: pguilhermeMas é assim mesmo, um fórum só é possível com a participação de várias vozes e isso é de salutar.

    Exacto, concordo em absoluto, mas também com o esforço de cada um.
    Afinal sempre conseguiu pesquisar por si, através das bibliografias que aqui se informaram.

    e acrescento
    d) Proporções do compartimento e sua interação com circulações, acessos, disposição de mobiliário e equipamentos e vãos.

    ...
    reforço, mais uma vez para escrever que as áreas disto ou daquilo, acabam por ser somente indicadores, pois muitas mais coisas há para resolver... e um projecto não é um somatório de rectangulos, mas antes a resolução de um cozinhado de parâmetros a considerar, que não se resumem somente a áreas, um projecto é também resolvido tridimensionalmente. Conciliando o interior, o exterior, a legislação, a tecnica, a aorientação solar, as vistas, etc...
  11.  # 72

    Colocado por: Pedro Barradasum projecto não é um somatório de rectangulos


    Acresce mencionar - e corrija-me se estiver errado - que nem sequer se pode tratar de cada rectangulo de forma isolada, mas sim em sintonia com o todo, o que aumenta ainda mais a dificuldade do exercício.

    Obrigado pela contribuição.

    Bom trabalho a todos.
  12.  # 73

    Colocado por: pguilhermee corrija-me se estiver errado - que nem sequer se pode tratar de cada rectangulo de forma isolada, mas sim em sintonia com o todo, o que aumenta ainda mais a dificuldade do exercício.

    então mas foi o que eu escrevi!? não se percebe?, é linguagem muito técnica?

    Colocado por: Pedro Barradase acrescento
    d) Proporções do compartimento e sua interação com circulações, acessos, disposição de mobiliário e equipamentos e vãos.
  13.  # 74

    Então mas como se começa “o jogo” ?
    Embora o resultado dependa de uma serie de factores, tem que se ter um ponto de partida para começar e depois ir afinando conforme necessário certo?
  14.  # 75

    Colocado por: DR1982Então mas como se começa “o jogo” ?


    O jogo vê isso com o Arquitecto que contratar. Não há regras.. há muitos caminhos, para umas coisas é de uma maneira , para outras é de outra.
    Também já vimos aqui no forum, muitos projectos de arquitectura.. em que nem seqquer houve qq jogo, é toma lá, leva lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 76

    Colocado por: Pedro Barradasd) Proporções do compartimento e sua interação com circulações, acessos, disposição de mobiliário e equipamentos e vãos.


    Onde estão encerradas estas circulações, acessos, mobiliario equipamentos e vãos que se refere?
    Só podem estar dentro dento do rectangulo, porque o contrário não está explícito nem implícito nas suas palavras. A linguagem utilizada não foi demasiado técnica, mas pouco precisa, pouco efeicaz e ambigua.


    @DR1982 com essa pergunta pos-se mesmo a jeito para receber uma das respostas mais típicas :)
  16.  # 77

    pguilherme.. exactamente.. é mesmo ambigua.. porque não há resposta directa. por isso é que se fazem projectos, desenhos, rabiscos, testam-se soluções, não encontra a solução num livro técnico, num gráfico, num Quadro.

    Ainda não entendeu que a arquitectura não é uma ciência, muito menos uma ciência exacta.
  17.  # 78

    Não caia num strawman, pois não escrevi nada que sugira que a arq. seja uma ciência, exacta ou não.

    Uma linguagem clara pode transmitir ideias abertas.
    Já uma linguagem ambigua, dificilmente consegue transmitir o quer que seja.

    Colocado por: Pedro Barradasnão há resposta directa. por isso é que se fazem projectos, desenhos, rabiscos, testam-se soluções, não encontra a solução num livro técnico, num gráfico, num Quadro


    Para além dos requisitos legais, certamente haverão axiomas, regras, padrões e princípios orientadores na arquitectura... ou não?
  18.  # 79

    Gente que continua a pensar o projeto apenas a 2 dimensões...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 80

    Colocado por: pguilhermePara além dos requisitos legais, certamente haverão axiomas, regras, padrões e princípios orientadores na arquitectura... ou não?

    Mas pretende concretamente o quê? tirar aqui, agora, um curso de arqutiectura?
    Eu nem gosto de usar palhinhas.... ;) Muito menos gosto de lançar palha para o s olhos... Pretnede uma resposta direta, já lhe disse que não há. Parece-me que lhe é dificil entender isso.

    Pode ser que haja algum user que consiga sintetizar tudo como pretende.
 
0.0244 seg. NEW