Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desde já queria saudar todos os participantes deste fórum pela disponibilidade em ajudar quem precisa ou tem dúvidas.
    Há pouco tempo ajustei uma moradia a um empreiteiro chave na mão, e o que queria saber é de quem é a responsabilidade em pagar a electricidade e a água gasta durante o tempo da construção. Saber qual a legislação que regula esses temas.Obrigado.
  2.  # 2

Legislação para isso não há. A menos que exista uma clausula no contrato que defina quem paga por norma é aceite que é o Dono de Obra o responsavel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: §apo§port
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaLegislação para isso não há. A menos que exista uma clausula no contrato que defina quem paga por norma é aceite que é o Dono de Obra o responsavel

Até porque os contadores de água e electricidade estão - geralmente - em nome do Dono de Obra.
  4.  # 4

Colocado por: Luis K. W.
    Até porque os contadores de água e electricidade estão - geralmente - em nome do Dono de Obra.

Tudo bem mas se é chave na mão não terá mais lógica ser o empreiteiro a suportar esses custos, até porque é contador de obras.
  5.  # 5

Colocado por: §apo§portqueria saber é de quem é a responsabilidade em pagar a electricidade e a água gasta durante o tempo da construção.

Esta é fácil, como é evidente quem paga a electricidade e a água é quem requisita e assina o contrato de fornecimento.
    • eu
    • 17 fevereiro 2011

# 6

Quando nada está definido no contrato, não é de resposta fácil esta questão...
    • adarq
    • 17 fevereiro 2011

# 7

Boa noite,
    Vinha descriminado no contrato da prestação de serviços "chave na mão" que todos os custos de obra eram suportados pelo empreiteiro?
    Se assim não for, julgo que terá de pagar o Dono de Obra, neste caso o §apo§port.

Cumprimentos,
    André David,
    [email protected]
  6.  # 8

Colocado por: PicaretaEsta é fácil, como é evidente quem paga a electricidade e a água é quem requisita e assina o contrato de fornecimento.

Agora a sério. Se é chave na mão paga o empreiteiro, ele é que necessita da água e da luz para cumprir o contrato.
  7.  # 9

Colocado por: Picareta

Agora a sério. Se é chave na mão paga o empreiteiro, ele é que necessita da água e da luz para cumprir o contrato.

Pois é isso que me parece ser o mais correcto, até porque eu enquanto não for para lá morar não preciso da água nem da luz, porque é que tenho que ser eu a paga-la.
  8.  # 10

O empreiteiro paga sempre a água e a electricidade. SEMPRE. O que acontece é que na construção de moradias é só ilegalidades, tipo um empreiteiro entrega o alvará na câmara para levantar a licença, e só faz a estrutura, depois o dono de obra é que contrata as outras especialidades, mas continua na câmara o alvará do empreiteiro das estruturas, que nem sabe os riscos que está a correr. Enfim só ilegalidades. Nestes casos é evidente que tem que ser o dono de obra a pagar a água e a luz, senão andavam todos os meses a mudar os contadores.
  9.  # 11

Colocado por: PicaretaO empreiteiro paga sempre a água e a electricidade. SEMPRE. O que acontece é que na construção de moradias é só ilegalidades, tipo um empreiteiro entrega o alvará na câmara para levantar a licença, e só faz a estrutura, depois o dono de obra é que contrata as outras especialidades, mas continua na câmara o alvará do empreiteiro das estruturas, que nem sabe os riscos que está a correr. Enfim só ilegalidades. Nestes casos é evidente que tem que ser o dono de obra a pagar a água e a luz, senão andavam todos os meses a mudar os contadores.

Pois mas não é o meu caso ele só sai de lá quando tiver a casa pronta embora ele também tenha que contratar os técnicos das outras especialidades.
    Também tenho essa opinião se no caso fosse eu a contratar cada especialidade teria de ser eu a pagar a luz/água.
  10.  # 12

Colocado por: §apo§portTambém tenho essa opinião

Pudera.....ninguém esperava outra coisa.
  11.  # 13

Colocado por: Picareta

Pudera.....ninguém esperava outra coisa.

Pelos vistos á aqui no fórum muitos empreiteiros lool.
  12.  # 14

Colocado por: §apo§port
    Pelos vistos á aqui no fórum muitos empreiteiros lool.

És o único que concordas comigo.
    • adarq
    • 18 fevereiro 2011

# 15

Qual é a sua responsabilidade como dono de obra?
  13.  # 16

Colocado por: adarqQual é a sua responsabilidade como dono de obra?

Pagar o estipulado no contracto.
  14.  # 17

Colocado por: adarqQual é a sua responsabilidade como dono de obra?

Pagar a conta ao fim do mês:-))))
  15.  # 18

Quase que coincidiam as respostas.
  16.  # 19

Colocado por: PicaretaQuase que coincidiam as respostas.

É verdade lol.
    • adarq
    • 18 fevereiro 2011

# 20

Então continue assim e não se preocupe com nada!
    Nem sequer acompanhe a obra, não meta lá os pés e deixe que o empreiteiro trata de tudo.
    Ou seja, não "fiscalize", não lhe diga nada e apareça no final só para pagar e receber a "chave na mão"!

Porque se preocupa??
    Não percebo...Paga o que está estipulado no contracto e pronto!

....Depois se encontrar na chave "surpresas",...admira-se!!!

0.0212 seg. NEW