Iniciar sessão ou registar-se
    • vcsac
    • 20 fevereiro 2011 editado

     # 1

    Boas.

    Estávamos a pensar construir uma casa e pensei em fazer um esboço do que desejo, mas gostaria de opiniões sobre a funcionalidade, a estrutura, os eventuais custos, etc.

    "Criei" o desenho num site engraçado e a ideia era levar a um arquitecto para fazer o projecto a partir das nossas ideias.

    Podem ver o desenho em

    http://www.floorplanner.com/projects/20548704-novo-floorplan/floors/20962802-andar/designs/22348632-simetrica/edit

    Desde já, obrigada pela vossa eventual colaboração.
    • nunal
    • 20 fevereiro 2011

     # 2

    Onde vai construir?
    • vcsac
    • 20 fevereiro 2011 editado

     # 3

    Colocado por: nunalOnde vai construir?


    Boa tarde.

    A casa é para construir nos Açores. A frente é virada a nascente.
  1.  # 4

    Não sabendo as características do terreno, a coisa que me salta mais à vista é que a fachada sul está muito mal aproveitada. A única divisão que tem janela a sul é... a casa de banho social e a cozinha!

    Sugiro a seguinte estruturação da parte social da casa: colocar a garagem ao lado de onde agora tem o quarto de tv. Fazer a cozinha e as zonas técnicas onde agora tem o quarto de tv, o hall e o wc. Fazer o quarto de tv onde agora tem a area de estar da sala comum. Fazer a sala onde agora tem a area de jantar e a cozinha (roubando um bocadinho de espaço à sala de refeições no alpendre, para que possa ter belas janelas abertas a sul e a poente. O wc de serviço pode ser muito mais pequeno do que é (precisa do bidé? do duche?) e colocado ao fundo do hall de entrada, com janela a poente, por ex. Incluir no hall de entrada armário para casacos e chapéus, se possível a camuflar a entrada para o wc social.

    Outros detalhes que na minha opinião não são muito agradáveis: A entrada para o escritório é feita pelo corredor dos quartos? Porque existe aquela reentrância junto à porta de entrada na fachada principal, se a fachada ja é de si bastante recortada? Os quartos virados a poente deveriam ser mais longos que largos, facilitará a decoração. Os armários ficam melhor na parede da porta de entrada, ajudando assim a isolar rumores e permitindo maior privacidade a quem os usa. A pessoa que dormirá no quarto na esquina noroeste acordaria sempre que alguém usar o autoclismo na casa de banho comum = modifique a posição dos armários, como já foi sugerido, para que a cabeceira da cama possa estar na parede norte. Não me parece que nenhum dos wcs cumpra acessibilidades, mas penso que se pode preocupar com isso numa outra fase de projecto, com o seu arquitecto. A suite é neste momento muito "a la" quarto de hotel. A suite não deve ser apenas um quarto com casa de banho acoplada, mas incluir também outros espaços indispensáveis ao conforto do casal, entre os quais um quarto de vestir que permita que um se arranje de manhã cedo enquanto o outro dorme, e que tenha acesso directo ao wc.

    Divirta-se com o floorplanner. Faça mil e um modelos diferentes de organizaçao das divisões, e seleccione com a sua família dois ou três que reunem maior consenso. Mostre-os ao seu arquitecto, e = muito importante = sublinhe as características que mais vos agradam nessas soluções. Os desenhos não falam sozinhos.

    Abraço,

    I
    • vcsac
    • 20 fevereiro 2011

     # 5

    Boa tarde.


    Passo a explicitar os motivos que levaram à criação do desenho supramencionado. O terreno fica situado na costa norte. A ideia do desenho era privilegiar as vistas que o terreno tem a nascente e a poente, daí que as fachadas sul e norte quase não tenham janelas.
    A ideia de colocar a cozinha na parte de trás da casa teve a ver com a facilidade de acesso de quem cozinha ao exterior, não tendo que passar pela sala comum para o fazer.

    O wc de apoio ficou naquele lado porque caso contrário, quem estivesse na cozinha ou no pátio traseiro teria que percorrer meia casa para ir ao wc - claro que o chuveiro e o bidet são desnecessários... :P

    A porta do escritório está virada para o corredor porque, eventualmente, caso fosse necessário, o escritório passaria a quarto de hóspedes. Assim, ficaria com a entrada resguardada.

    Não coloquei a garagem "à face" da casa porque, inicialmente, o desenho não incluía garagem - apenas a coloquei ali para ver a possibilidade.

    Em relação à suite, queria desenhar um closet, mas não "encaixava" neste desenho, por isso acabei por pôr 2 roupeiros e 1 wc.

    Optei por criar um quarto de TV (media room) porque calculei que em termos de acústica fosse melhor do que na sala comum, mas considerarei as suas sugestões.

    Sei que no Continente se privilegia a exposição a Sul e poente, mas confesso que não prestei muita atenção a esses pormenores quando criei este desenho.

    Obrigada pelas sugestões. Fico a aguardar eventuais alterações.
  2.  # 6

    Olá mais uma vez,

    Não tem de que. O que interessa, no fim de contas, é que a posição de cada divisão e a sua relação com as outras sejam muito bem pensadas, e parece-me que você tem bastantes ideias claras a esse respeito. Mas se quer um conselho de quem já construiu duas casas, não se apegue demasiado ao primeiro desenho!

    Apenas mais duas achegas:

    Achega a) privilegiar a exposição a sul e a poente não é uma coisa do continente, mas uma coisa natural para quem deseja usufruir ao máximo da luz natural durante todo o dia (sul) e na segunda parte do dia (poente). Se tem lindas vistas a poente, faz sentido que parte da área social tenha janelas para ali viradas. Usufrua!

    Achega b) Não é o quarto de vestir que tem de se encaixar no seu desenho, mas o seu desenho é que deve conter todas as divisões necessárias. Mas pode ser que não considere importante esta divisão = hábitos e gostos não se discutem.

    Boa sorte,

    I
  3.  # 7

    construa"" ai uma para mim que eu vou pra ilha"" :) as mais bonitas do mundo
    em geral estão bem distribuídas as áreas, consegue-se perceber bem o que quer, se me levasse a mim este estudo conseguia já ver o que lhe interessa e quer.
    agora essas áreas é que terão que encolher se quer poupar e mesmo em termos de lógica, há áreas sobre dimensionadas
    • vcsac
    • 20 fevereiro 2011

     # 8

    Boa noite.
    Sim, sem dúvida que as áreas estão um bocado além da conta, mas é mais para ver o desenho da casa - se não, dava uma casa com 30 m de fachada... Acho que é um "bocadinho" de mais :S

    Uma casa deste género (mas com áreas mais realistas) ficava para que valores? Actualmente temos um apartamento, mas o condomínio, a pouca privacidade e a falta de espaço exterior são definitivamente aspectos com os quais não queremos viver por muitos anos.
    • vcsac
    • 23 fevereiro 2011

     # 9

    Boas tardes.

    Estive a ler algumas intervenções que me puseram a pensar sobre como se calcula a área de construção de um terreno. Por exemplo, se um terreno tiver aproximadamente 1800 m2 de área, +-30m por +-60m (sendo ele rectangular, sem pontas nem reentrâncias), posso construir uma casa térrea ou terei que construir com 1º piso?
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2011

     # 10

    Colocado por: vcsacPor exemplo, se um terreno tiver aproximadamente 1800 m2 de área, +-30m por +-60m (sendo ele rectangular, sem pontas nem reentrâncias), posso construir uma casa térrea ou terei que construir com 1º piso?

    A quantidade de área onde pode ou não construir é regulamentada pelo PDM e pelo Regulamento de Urbanização e Edificação (pode ter outro nome) da Câmara Municipal.
    Dentro dessa regulamentação existem dois conceitos importantes:
    Área de implantação - área que a casa pode ocupar no terreno
    Área de construção - área que a casa pode ter (em um ou mais pisos)

    Por isso, tem que:
    - fazer o download do PDM e do Regulamento de Edificação no site da Câmara e descobrir o que se aplica ao seu caso;
    - consultar o departamento de urbanismo da Câmara caso não consiga descobrir por si, e esperar que ajudem;
    - pagar a alguém para, em seu nome, fazer o trabalho descrito nos dois pontos anteriores.

    Se colocar aqui a localização do terreno no site dos mapas do Google talvez alguma alma caridosa lhe adiante qualquer coisa. :)
    • vcsac
    • 23 fevereiro 2011

     # 11

    Boas tardes.

    O terreno fica na ilha de S. Miguel (concelho do Nordeste) - 37.852247,-25.170107

    :)
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 12

    • vcsac
    • 23 fevereiro 2011

     # 13

    Realmente... Não percebo o que se passou. São as coordenadas que o Google maps me indicou qd seleccionei o terreno. Não sei como se faz então.
    • vcsac
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 14

    Acho que agora está certo: 37.852276,-25.170222
  4.  # 15

    Colocado por: vcsacBoas tardes.

    Estive a ler algumas intervenções que me puseram a pensar sobre como se calcula a área de construção de um terreno. Por exemplo, se um terreno tiver aproximadamente 1800 m2 de área, +-30m por +-60m (sendo ele rectangular, sem pontas nem reentrâncias), posso construir uma casa térrea ou terei que construir com 1º piso?

    é o que o membro FD disse

    Colocado por: vcsacUma casa deste género (mas com áreas mais realistas) ficava para que valores? Actualmente temos um apartamento, mas o condomínio, a pouca privacidade e a falta de espaço exterior são definitivamente aspectos com os quais não queremos viver por muitos anos.


    não sei em que valores anda a construção nas ilhas dos açores, mas deve andar em valor relativamente baixo"", considere um valor puramente estimativo, para 200m2 entre 120 a 150 mil euros, por ai
  5.  # 16

    o meu primeiro post. perdoem a ignorancia.
    a planta apresentada é suficiente para se poder entendero programa desejado pelo "vcsac", no entanto parece-me a mim que visto ele ter demonstrado uma preocupação com as relações visuais com o exterior, poderia-mos acrescentar outro tipo de preocupações.
    orientação solar
    natureza do terreno (inclinação, declive)
    relativamente ás relações visuais exteriores, teremos sempre as mais próximas, (jardim por exemplo), bem como a propria paisagem mais longinqua.
    note-se que não referi questão alguma relativamente á própria moradia, pois essa questão só deveria voltar a ser abordada após a análise de todos estes factores determinantes ao objecto arquitectópnico que deverá ser a "casa".
    claro está que todas as outras preocupações anteriormente enunciadas são tanto ou mais importantes.

    a minha sugestão será, confiar um arquitecto para poder realmente fazer a sua casa de sonho.

    boa sorte.

    espero não me ter espalhado ao comprido com o meu primeiro coment.
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2011

     # 17

    Colocado por: vcsacAcho que agora está certo: 37.852276,-25.170222

    Não consigo perceber se é terreno urbano ou não: http://pdmnordeste.quaternaire.pt/conteudo/[email protected]
    Mas, parece-me que não, por este mapa http://pdmnordeste.quaternaire.pt/conteudo/[email protected] parece estar em reserva agrícola... o que são más notícias.
    Por outro lado, há algumas incorrecções nessa zona descritas no regulamento do PDM: http://pdmnordeste.quaternaire.pt/conteudo/03@DRR19_2003_A_1204.pdf

    O melhor mesmo é ir à câmara municipal...
  6.  # 18

    Boa noite

    Cara vcsac, pelo que entendi em primeiro lugar acharia melhor dirigir-se à camara municipal para consultar o PDM. Mas em Relação à sua planta, e perdoe-me a honestidade, ela até funciona, tem lá tudo, faltava ajustar alguns pontos, acessibilidades e mais qualquer coisa. Mas a verdade é que lhe falta interesse. Por exemplo:
    O hall é desinteressante, não tem um peso gráfico que deve ter um hall, será que abri-lo à sala, separando-o com movel desenhado em que se pudesse ter uma relação minimamente visual com sala não seria uma opcção. talvez fosse boa ideia retirar a sala de tv e essa casa de banho desse lado para poder deixar respirar a sala a sul, já sei que para si a vistas são importantes, mas se desse para conjugar com boa iluminação só ficaria a ganhar. Quanto à garagem, também nãp me parece uma boa localização.

    Já referiram aqui o desaproveitamento de áreas, eu concordo com isso especialmente nas casas de banho e na cozinha, o resto parece estar equilibrado. Por ultimo eu acharia interessante crirar um barbeque na zona exterior de comer, principalmente, porque pelo que vi no google, a vista deve ser interessante.

    Já tive alguns trabalhos nos açores, e o que mais me fascinava era de facto a vista, a topografia do terreno também era sempre atribulada, e os meandros processuais nas camaras eram uma grande chatisse.

    Se precisar de ajuda com o seu projecto contacte-nos que apesar de não ter nenhum projecto actualmente a decorrer nas ilhas, tenho lá afinidades, e trabalho comum arquitecto que se desloca todos os meses aos açores. Se quiser referencias nossas posso depois adiantar-lhe os processos onde estivemos envolvidos especialmente em Santa Maria.

    cumprimentos
    www.doisarquitectos.com
    • vcsac
    • 27 fevereiro 2011

     # 19

    Colocado por: FD
    Não consigo perceber se é terreno urbano ou não:http://pdmnordeste.quaternaire.pt/conteudo/[email protected]
    Mas, parece-me que não, por este mapahttp://pdmnordeste.quaternaire.pt/conteudo/[email protected]parece estar em reserva agrícola... o que são más notícias.
    Por outro lado, há algumas incorrecções nessa zona descritas no regulamento do PDM:http://pdmnordeste.quaternaire.pt/conteudo/03@DRR19_2003_A_1204.pdf

    O melhor mesmo é ir à câmara municipal...



    Boas.

    O PDM está a ser revisto actualmente, mas da última vez que a CMN fez obras de saneamento, deixou 2 "instalações" de água. Fui à câmara e disseram-me que ali se pode construir actualmente, porque a área urbana foi estendida àquela zona.

    Neste concelho, predomina a zona agrícola por causa da bacia leiteira... A área urbana limita-se muito, infelizmente, à estrada regional.
    • vcsac
    • 27 fevereiro 2011

     # 20

    Colocado por: doisarquitectosJá tive alguns trabalhos nos açores, e o que mais me fascinava era de facto a vista, a topografia do terreno também era sempre atribulada,


    Boas tardes.

    Um dos motivos pelos quais gostei muito do terreno foi não necessitar de grandes trabalhos de terraplanagem. Tem uma pequena elevação em relação ao caminho e um ligeiro declive na parte de trás, mas a zona em que seria construída a habitação é relativamente plana.

    Em relação à orientação, estive a ver e na verdade não tenho a certeza se a frente fica virada para nascente ou não... É que esta é a ponta nordeste da ilha - só falando com um topógrafo ou com um arquitecto, penso eu.

    Obrigada pelo comentário. É sempre útil ver o que se pode melhorar. A ideia era rentabilizar a casa, evitando perder muita área com corredores e acessos. Além disso, queríamos uma vivenda térrea e tenho algumas reticências relativamente ao estilo moderno/contemporâneo em se tratando de vivendas destas.
 
0.0207 seg. NEW