Colocado por: José Castro- O sistema de Domótica tanto aqui falado é apenas o controlo das funcionalidades que uma casa inteligente poderá ter e todas essas funcionalidades (som ambiente, alarme, etc..) são compradas à parte, ou esse sistema inclui no pacote o sistema de alarme, vídeo porteiro, painéis solares, abertura de portas e portões eléctricos, aquecimento, luzes (interiores e exteriores), estores, som ambiente, aspiração central, etc... ? (Espero não estar a ser muito ingénuo)
Colocado por: José Castro- Uma parede de Pladur aguenta com objectos pendurados, com algum peso, como por exemplo espelhos, quadros e claro tv’s? Tem que ter uma espessura específica?
Colocado por: José Castro- Qual o tipo de tijolo que se deve aplicar para colocar sanitários embutidos e suspensos na parede?
Colocado por: José CastroUm profissional que aplique pavimentos, cerâmicas ou que pinte cobra-se à hora, ao m2 ou ao serviço? Têm valores estimados?
Colocado por: José Castro- Existirá algum tipo de cerâmica para pavimento a imitar a madeira de Sucupira? Se sim, entre que valores se consegue comprar?
Colocado por: José Castro- O flutuante melamínico é uma boa opção como substituto da Sucupira e/ou Afizélia? Qual o valor m2?
Colocado por: José CastroGostaria de saber se é possível pedir a um trolha para construir um barbecue e um forno de lenha por mim desenhados, ou se apenas poderei comprar já feitos?
Colocado por: José Castro- Valerá a pena colocar toalheiros aquecidos eléctricos nos Wc’s?
Colocado por: José Castro- É possível construir um Polivan de raiz? Compensa ou mais vale comprar um já feito? Que materiais aplicar no chão do mesmo?
Colocado por: José CastroBoa noite aos utilizadores deste fórum e aos criadores do mesmo.
Peço desculpa se alguma coisa aqui irá repetida de alguma outra discussão mas se perguntei foi realmente porque não a encontrei, ou não coloquei as palavras-chave correctas, ou até mesmo porque, no meio de tantos entendidos da matéria, as conversas com meios muito técnicos acabam por me confundir e desviar daquilo que queria aprofundar e claro, aqui nem se põe a questão da preguiça pois gosto de ser autodidacta e tenho interesse em concluir esta minha estimativa de orçamento. :)
Colocado por: marco1josé Castro
Poderá estar a andar com o cavalo á frente da carroça, perdoe-me a expressão.
Colocado por: José Castro- Qual o tipo de tijolo que se deve aplicar para colocar sanitários embutidos e suspensos na parede?
Colocado por: José CastroUm profissional que aplique pavimentos, cerâmicas ou que pinte cobra-se à hora, ao m2 ou ao serviço? Têm valores estimados?
Colocado por: José Castro- O flutuante melamínico é uma boa opção como substituto da Sucupira e/ou Afizélia? Qual o valor m2?
Colocado por: José Castro- É possível construir um Polivan de raiz? Compensa ou mais vale comprar um já feito? Que materiais aplicar no chão do mesmo?
Colocado por: José CastroAgora, aceite isto com bom tom: está a preocupar-se com algumas miudezas que não justificam o tempo perdido com as mesmas. Como já disseram, o arquitecto deverá ter esse trabalho por si.
Descontraia, escreva apenas o que quer para a casa, defina um tecto orçamental e deixe o arquitecto trabalhar. Depois, afine os pequenos pormenores.
Por outro lado, leia o que aqui se escreve, mais do que o que leu até agora, porque me parece que há coisas que pergunta e que já foram respondidas várias vezes...Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro
Colocado por: doisarquitectosCaro José
Acho muito bem que se informe de tudo, afinal é voce que vai pagar, só o queria aconselhar que quando procurar arquitecto, peça orçamento incluindo projecto de execução, porque se tem essa preocupação e muito bem, deverá exigir também um projecto de execução onde constará todas as suas opções.
Quanto á domótica sou muito a favor, além de hoje em dia ter preços mais acessíveis, o retorno a médio prazo é evidente, com a instalação de sistemas que fazem a moradia mais sustentável. (se bem que hoje em dia colocam paineis e já acham que atingiram a sustentabilidade).
Boa sorte para o seu percurso, se necessitar de ajuda procure-nos
cumprimentos
nuno costa
www.doisarquitectos.comEstas pessoas agradeceram este comentário:José Castro