Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite aos utilizadores deste fórum e aos criadores do mesmo.

Sou um, recente, leitor assíduo deste fórum e tenho-me instruído através dele por forma a melhor planear a minha futura moradia. Cerca de 80% da informação que procurava encontrei-a aqui.
    Agradeço desde já a boa explicação da maior parte dos frequentadores. Gosto muito deste fórum e espero que me possam ajudar.

Passando à minha "discussão"..

Adquiri um terreno e estou a preparar-me para iniciar o processo de arquitectura e futura construção, mas ao mesmo tempo estou a criar uma pequena investigação de modos a "orçamentar", estimadamente, aquilo que irei gastar na construção da minha moradia e aquilo que necessitarei, poderei abdicar ou investir em vez de outra coisa.

Peço desculpa se alguma coisa aqui irá repetida de alguma outra discussão mas se perguntei foi realmente porque não a encontrei, ou não coloquei as palavras-chave correctas, ou até mesmo porque, no meio de tantos entendidos da matéria, as conversas com meios muito técnicos acabam por me confundir e desviar daquilo que queria aprofundar e claro, aqui nem se põe a questão da preguiça pois gosto de ser autodidacta e tenho interesse em concluir esta minha estimativa de orçamento. :)

Tenho as seguintes questões/dúvidas:

- O sistema de Domótica tanto aqui falado é apenas o controlo das funcionalidades que uma casa inteligente poderá ter e todas essas funcionalidades (som ambiente, alarme, etc..) são compradas à parte, ou esse sistema inclui no pacote o sistema de alarme, vídeo porteiro, painéis solares, abertura de portas e portões eléctricos, aquecimento, luzes (interiores e exteriores), estores, som ambiente, aspiração central, etc... ? (Espero não estar a ser muito ingénuo)

- Se realmente não está incluído, gostaria de saber entre que valores podem rondar:
    Som ambiente com preparação para TV, Hi-fi e Home cinema
    Vídeo porteiro
    Aspiração central

- Qual o valor estimado para equipamento e aplicação de um sistema de ar condicionado por tubagens para uma Cozinha e sala Open Space (90m2), um escritório (14m2), quatro quartos (3 de 15m2 e 1 de 20m2) e possivelmente 2 casas de banho (10m2)?

- Qual o valor estimado para instalação tectos em Pladur por m2?
    - Qual o valor estimado para forrar as paredes de alvenaria interiores com Pladur?

- Uma parede de Pladur aguenta com objectos pendurados, com algum peso, como por exemplo espelhos, quadros e claro tv’s? Tem que ter uma espessura específica?

- Numa aplicação de focos embutidos de LED, como se determina qual a quantidade necessária de focos a aplicar?

- Sistema de Ventilação Mecânica para eliminar odores e vapores nos Wc’s ou sistema de Girândola? Qual funciona melhor? Quais os custos envolvidos para material e aplicação de uma e outra?

- Estou a pensar pavimentar a minha moradia com Sucupira, devo colocar todo o tipo de carpintarias com a mesma madeira ou devo contrastar? Têm sugestões?

- Eu sei que dependerá do tipo de madeira que se usará, e aceito sugestões para o material a usar. Mas um roupeiro de quarto/vestíbulo com cerca de 3m de comprimento e com 2,7m de altura (pé direito do piso) poderá rondar que valores?

- Já ouvi falar de uns ventiladores que fazem circulação de ar dentro dos roupeiros, gostaria de saber se têm conhecimento disso, onde poderei comprar e qual o valor?

- Estou a pensar colocar 2 clarabóias eléctricas na minha futura habitação uma com 3 metros de comprimento por 1,5 de largura e outra com 1,5 de comprimento por 1 de largura têm alguma ideia de me elucidar se essa situação é viável e que valores esperar?

- Qual o tipo de tijolo que se deve aplicar para colocar sanitários embutidos e suspensos na parede?

- Um profissional que aplique pavimentos, cerâmicas ou que pinte cobra-se à hora, ao m2 ou ao serviço? Têm valores estimados?

- Existirá algum tipo de cerâmica para pavimento a imitar a madeira de Sucupira? Se sim, entre que valores se consegue comprar?

- O flutuante melamínico é uma boa opção como substituto da Sucupira e/ou Afizélia? Qual o valor m2?

- Tenho a intenção de construir anexos onde colocarei uma garagem, uns arrumos e um salão para festas. Gostaria de saber se é possível pedir a um trolha para construir um barbecue e um forno de lenha por mim desenhados, ou se apenas poderei comprar já feitos?

- Valerá a pena colocar toalheiros aquecidos eléctricos nos Wc’s?

- É possível construir um Polivan de raiz? Compensa ou mais vale comprar um já feito? Que materiais aplicar no chão do mesmo?

Agradeço imenso a ajuda que me possam dar e peço desculpa a “seca” de testamento que escrevi, mas acredito que mais vale fazer logo tudo de uma vez e tão cedo não vos vir chatear.
    Gostaria também de pedir que fossem o mais explícitos possível.

Os melhores cumprimentos a todos.
  2.  # 2

90m2 para sala e cozinha em open space parece-me um exagero. Já vivi num apartamento de 70 metros quadrados, e era um T2 espaçoso!

90m2 são, por exemplo, 5 x 18m... tem noção disso?
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
  3.  # 3

José, já procurou um arquitecto?
    • gugas
    • 23 fevereiro 2011

# 4

Faço das do Pedro as minhas palavras.. Já procurou um arquitecto?
  4.  # 5

A sala e cozinha juntas tem mais concretamente 85,5m2 (9m*9,5) no total.
    A cozinha tem 22,25m2 com ilha e o resto é sala de estar, sala de jantar, zona de jogos e escadaria, tudo amplo.
    Estou a dinamizar o meu projecto a meu gosto e depois entregarei todo o meu estudo ao meu arquitecto para me aprefeiçoar e realizar a minha ideia.
  5.  # 6

Gostos não se discutem, mas só de pensar num espaço de 85 metros quadrados (com escadaria!) fico cheio de frio. Boa sorte para o pagamento das facturas de aquecimento!

I
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
  6.  # 7

Antes de mais agradeço as vossas opiniões acerca da construção que planeio fazer, estamos sempre a aprender, mas acha que um bom isolamento térmico (paredes, janelas, estores e telhado) em conjunto com um bom sistema de aquecimento não me permitem controlar o facto de ter dimensões grandes na zona social?
    Gostaria que dessem especial atenção às dúvidas que eu pretendo que me tirem, por forma a não nos desviarmos do tema.

Obrigado a todos
  7.  # 8

josé Castro

no entanto tem ai muitas questões e grande parte delas estão já muito discutidas por aqui, deve pesquisar,
    repare que o teor de muitas delas é muito variável em face do seu futuro projecto assim como fazendo parte do "trabalho" que irá ter com o seu projectista. Poderá estar a andar com o cavalo á frente da carroça, perdoe-me a expressão.
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2011 editado

# 9

Colocado por: José Castro- O sistema de Domótica tanto aqui falado é apenas o controlo das funcionalidades que uma casa inteligente poderá ter e todas essas funcionalidades (som ambiente, alarme, etc..) são compradas à parte, ou esse sistema inclui no pacote o sistema de alarme, vídeo porteiro, painéis solares, abertura de portas e portões eléctricos, aquecimento, luzes (interiores e exteriores), estores, som ambiente, aspiração central, etc... ? (Espero não estar a ser muito ingénuo)

O sistema só controla nada mais, tudo o que é suposto controlar é comprado à parte.

Colocado por: José Castro- Uma parede de Pladur aguenta com objectos pendurados, com algum peso, como por exemplo espelhos, quadros e claro tv’s? Tem que ter uma espessura específica?

Sim, aguenta desde que com acessórios específicos e, dependendo do peso, nos locais certos (nos perfis).

Colocado por: José Castro- Qual o tipo de tijolo que se deve aplicar para colocar sanitários embutidos e suspensos na parede?

O tijolo é igual ao normal.

Colocado por: José CastroUm profissional que aplique pavimentos, cerâmicas ou que pinte cobra-se à hora, ao m2 ou ao serviço? Têm valores estimados?

Um ladrilhador? O ideal é que seja ao serviço, varia muito o valor.

Colocado por: José Castro- Existirá algum tipo de cerâmica para pavimento a imitar a madeira de Sucupira? Se sim, entre que valores se consegue comprar?

Sucupira não sei, madeira sim, existe. Falou-se por aqui em 45€/m2, acho que da Porcelanosa.

Colocado por: José Castro- O flutuante melamínico é uma boa opção como substituto da Sucupira e/ou Afizélia? Qual o valor m2?

Boa opção, como assim? Um Fiat é uma boa opção como substituto de um Mercedes? (é mais ou menos o que está a perguntar...)

Colocado por: José CastroGostaria de saber se é possível pedir a um trolha para construir um barbecue e um forno de lenha por mim desenhados, ou se apenas poderei comprar já feitos?

Pode.

Colocado por: José Castro- Valerá a pena colocar toalheiros aquecidos eléctricos nos Wc’s?

Eu acho que sim.

Colocado por: José Castro- É possível construir um Polivan de raiz? Compensa ou mais vale comprar um já feito? Que materiais aplicar no chão do mesmo?

Poliban? Um poliban é uma base em acrílico, deve ser difícil construir um de raiz. Se calhar quer dizer uma zona de duche, certo?

Agora, aceite isto com bom tom: está a preocupar-se com algumas miudezas que não justificam o tempo perdido com as mesmas. Como já disseram, o arquitecto deverá ter esse trabalho por si.
    Descontraia, escreva apenas o que quer para a casa, defina um tecto orçamental e deixe o arquitecto trabalhar. Depois, afine os pequenos pormenores.
    Por outro lado, leia o que aqui se escreve, mais do que o que leu até agora, porque me parece que há coisas que pergunta e que já foram respondidas várias vezes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  8.  # 10

Colocado por: José CastroBoa noite aos utilizadores deste fórum e aos criadores do mesmo.

Peço desculpa se alguma coisa aqui irá repetida de alguma outra discussão mas se perguntei foi realmente porque não a encontrei, ou não coloquei as palavras-chave correctas, ou até mesmo porque, no meio de tantos entendidos da matéria, as conversas com meios muito técnicos acabam por me confundir e desviar daquilo que queria aprofundar e claro, aqui nem se põe a questão da preguiça pois gosto de ser autodidacta e tenho interesse em concluir esta minha estimativa de orçamento. :)

marco1 bom dia

Tal como havia referido antes não é por falta de procura, mas sim, muito possivelmente, pelas razões acima apontadas.
    Se for possivel me ajudarem a encontrar essas dúvidas que me "despertam o apetite" agradecia.

Colocado por: marco1josé Castro

Poderá estar a andar com o cavalo á frente da carroça, perdoe-me a expressão.

Quanto ao que disse, sim é muito provavél que isso esteja a acontecer, mas quero estar "instruido" e a par daquilo que quero e de quanto vale, de modos a não ser, passo a expressão, "comido por lorpa".

Em relação a passados e a futuros comentários, só estou a pedir que me ajudem.

Obrigado a todos.
  9.  # 11

Bom dia FD

Colocado por: José Castro- Qual o tipo de tijolo que se deve aplicar para colocar sanitários embutidos e suspensos na parede?

O tijolo é igual ao normal.

Compreendo. Mas li algures que um tijolo de 11 não é seguro para embutir autoclismo, nem para suspender sanitários. Estará correcto?
  10.  # 12

Colocado por: José CastroUm profissional que aplique pavimentos, cerâmicas ou que pinte cobra-se à hora, ao m2 ou ao serviço? Têm valores estimados?

Um ladrilhador? O ideal é que seja ao serviço, varia muito o valor.

Se não se importar qual é essa variação?
  11.  # 13

Colocado por: José Castro- O flutuante melamínico é uma boa opção como substituto da Sucupira e/ou Afizélia? Qual o valor m2?

Boa opção, como assim? Um Fiat é uma boa opção como substituto de um Mercedes? (é mais ou menos o que está a perguntar...)

Aquilo a que me refiro é, no caso de ser necessário contenção de custos em algum lado, se o flutuante melamínico é um bom substituto às madeiras em questão?
  12.  # 14

Colocado por: José Castro- É possível construir um Polivan de raiz? Compensa ou mais vale comprar um já feito? Que materiais aplicar no chão do mesmo?

Poliban? Um poliban é uma base em acrílico, deve ser difícil construir um de raiz. Se calhar quer dizer uma zona de duche, certo?

Sim zona de duche, é possível? Que aplicar no chão do mesmo?
  13.  # 15

Colocado por: José CastroAgora, aceite isto com bom tom: está a preocupar-se com algumas miudezas que não justificam o tempo perdido com as mesmas. Como já disseram, o arquitecto deverá ter esse trabalho por si.
    Descontraia, escreva apenas o que quer para a casa, defina um tecto orçamental e deixe o arquitecto trabalhar. Depois, afine os pequenos pormenores.
    Por outro lado, leia o que aqui se escreve, mais do que o que leu até agora, porque me parece que há coisas que pergunta e que já foram respondidas várias vezes...

Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro

Aceito de bom tom qualquer opinião que me possam dar, cabe-me a mim depois tomar a decisão que acho mais acertada.
    A questão não se coloca em preocupação, mas sim prevenção. Não tenho intenções de pagar "alhos por bugalhos", estou a informar-me da melhor forma possível de maneira a que não me enganem. Sei que existem pessoas que prestam serviços correctamente e cobram-se ajuizadamente por tal, mas também sei que existe muito "trapaceiro" que quer ganhar 2/3 vezes aquilo que devia.
    Com todo o respeito pela sua opinião e pelos profissionais pertencentes a este fórum, eu não estaria aqui a perguntar isto em vão, se já tivesse encontrado as respostas àquilo que pretendo saber, mas agradeço que, se conhecem o link para alguma discussão que aqui tivesse havido com resposta às dúvidas que tenho, o colocassem aqui por favor.

Obrigado a todos
  14.  # 16

Caro José

Acho muito bem que se informe de tudo, afinal é voce que vai pagar, só o queria aconselhar que quando procurar arquitecto, peça orçamento incluindo projecto de execução, porque se tem essa preocupação e muito bem, deverá exigir também um projecto de execução onde constará todas as suas opções.

Quanto á domótica sou muito a favor, além de hoje em dia ter preços mais acessíveis, o retorno a médio prazo é evidente, com a instalação de sistemas que fazem a moradia mais sustentável. (se bem que hoje em dia colocam paineis e já acham que atingiram a sustentabilidade).

Boa sorte para o seu percurso, se necessitar de ajuda procure-nos

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  15.  # 17

Colocado por: doisarquitectosCaro José

Acho muito bem que se informe de tudo, afinal é voce que vai pagar, só o queria aconselhar que quando procurar arquitecto, peça orçamento incluindo projecto de execução, porque se tem essa preocupação e muito bem, deverá exigir também um projecto de execução onde constará todas as suas opções.

Quanto á domótica sou muito a favor, além de hoje em dia ter preços mais acessíveis, o retorno a médio prazo é evidente, com a instalação de sistemas que fazem a moradia mais sustentável. (se bem que hoje em dia colocam paineis e já acham que atingiram a sustentabilidade).

Boa sorte para o seu percurso, se necessitar de ajuda procure-nos

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro

Caro Nuno Costa.

Agradeço o apoio e fico contente por finalmente alguém compreender que estou a questionar para me informar e para depois não ser apanhado desprevenido.

Os melhores cumprimentos.
  16.  # 18

O melhor que pode fazer é "perder" tempo a escoher um profissional da área (para mim um arquitecto), em quem possa confiar, para depois em conjunto trabalharem todos esses aspectos.

Isso sim é tempo be "perdido"
  17.  # 19

Bom dia Sr. José Castro,

Enquanto Arquitecta, vou-lhe tentar responder a algumas das questões por si enunciadas:

1. Quanto ao sistema de domótica, tem que ser tudo comprado à parte. Isto é, terá que contactar as empresas que vendem cada um dos produtos individualmente e elas próprias encarregam-se de as por a funcionar na sua casa. Alerto apenas para o facto de em projecto, ter que indicar ao arquitecto e ao engenheiro todos os sistemas que realmente prevê, uma vez que isso terá implicações na dimensão dos espaços técnicos, que terão de ser proporcionais ao nº de equipamentos. Inclusivé, terá que se ter em conta uma espessura do piso (laje + acabamentos), mais elevada do que o normal, uma vez que por ela passarão inúmeros cabos técnicos. Ter mais uma vez em atenção que isto afectará o pé-direito - altura livre e final com que ficará o espaço. Logo, tudo tem que ser pensado em projecto previamente...

2. Os valores para som ambiente com preparação para TV, Hi-fi e Home cinema, vídeo porteiro são tão dispares que convém pedir bastantes orçamentos. Aspiração central não costuma ser muito cara e a meu ver é uma excelente aposta. Atenção que também é necessário ter espaço previsto em projecto para esse equipamento.

3. O valor estimado para equipamento e aplicação de um sistema de ar condicionado por tubagens depende acima de tudo da marca, da potência e da área dos espaços onde está previsto. Peça mais uma vez bastantes orçamentos a empresas de climatização.

4. Tectos e paredes em pladur, não costumam ser muito caros. Verifique se o sistema que escolhe para aplicação é comercializado ou não em Portugal, porque existem muitas fichas técnicas de produtos que depois não podem ser aplicadas, ou por esse facto, ou por implicarem muito tempo de espera. Não tem que ir a marcas conhecidas. Existem bastantes empresas com bons produtos a preços acessíveis.

5. Se uma parede de Pladur aguenta com objectos pendurados, com algum peso, como por exemplo espelhos, quadros e claro tv’s, sim, usando o truque de 2 pladures encostados um ao outro. Não se esqueça que existem pregos próprios para pladur para o caso de quadros.

6. Numa aplicação de focos embutidos de LED, a quantidade necessária de focos a aplicar é determinada ou pelo electricista que escolher, ou pedindo a um engenheiro electrotécnico que lhe faça um projecto (não é obrigatório em moradias) ou ainda pedindo às empresas que vendem os Led´s que lhe façam um calculo estimativo, uma ve que estas possuem programas específicos para tal.

7. Quanto a sistema de Ventilação Mecânica para eliminar odores e vapores nos Wc’s ou sistema de Girândola, na minha opinião, basta o de girândola, ou simplesmente, ventilação natural por janelas (o melhor). Para ventilação mecânica, já sabe, terá que ter projecto de AVAC, que rondará os 1200 euros em média.

8. Quanto à madeira de Sucupira, esta de facto é muito bonita mas terá que ter em conta que, no caso dos pisos, convém ir para pisos flutuantes, uma vez que já tem bastante espessura no enchimento da laje para todos aqueles cabos técnicos. Existem flutuantes muito idênticos esteticamente, que vale a pena considerar. Também pode apostar numas cerâmicas de alta qualidade que imitam a madeira de uma forma interessante (veja por exemplo, algumas das ofertas da Recer). Quanto a constrastes tonais entre madeiras, o segredo costuma ser, ou tudo dentro dos mesmos tons, ou assumidamente constrastantes; nada de tons parecidos. Em geral, tons iguais são mais "seguros". O flutuante melamínico é uma boa opção

9. Mais uma vez os preços para roupeiros, dependem das marcas, materiais e muito também da disposição interior. As gavetas, por exemplo, encarecem muito um roupeiro.

10. Quanto a ventiladores nos roupeiros, não conheço, mas até acho uma boa ideia, porque em certos casos, existe tendência para criação de humidades que desta forma poderiam ser minorizados. Talvez um sistema idêntico aos dos wc...

11. As clarabóias eléctricas costumam ser caras. Experimente ver no site da Velux. Penso que rondarão 2500 euros cada uma.

12. O tipo de tijolo que se deve aplicar para colocar sanitários embutidos e suspensos na parede pode muito bem ser tijolo de 11cm. O segredo passa em reforçar na zona onde se prevê colocar as buchas reforçar-se essa zona com betão ou vigas de betão entre os tijolos.

13. Um Ladrilhador costuma trabalhar ao m2; um pintor, depende, mas costuma ser à hora. - Existirá algum tipo de cerâmica para pavimento a imitar a madeira de Sucupira? Se sim, entre que valores se consegue comprar?

14. O flutuante melamínico é uma boa opção como substituto da madeira. Não mancha, é mais resistente ao desgaste e por isso muitas vezes usado em espaços públicos. Mas tenha em atenção ao factor acústico. Terá de estar certificad ocom valores standard de resistência ao choque.

15. Um conselho de arquitecta: não construa anexos desintegrados da casa. A maioria das pessoas encara esses espaços como de construção secundária e esquecem-se que muitas vezes essa falta de preocupação resulta em espaços tão inestéticos que afectam toda a estética envolvente. Não adianta ter uma casa lindissima, se esta está encostada a um barracão, ou se da piscina se dá de caras com um caixote com chaminé.

16. Toalheiros aquecidos eléctricos nos Wc’s são sim uma excelente escolha.

17. É possível construir um Poliban de raiz, sim, mas só compensa se pretender daqueles todos "contemporâneos" que fazem parte do chão do wc. Os materiais terão de ser sempre anti-derrapantes: mosaico ou madeira.

Por fim, acho muito bem que se preocupe com estas questões antes de avançar para a obra. Se todas as pessoas se dessem a esse trabalho inicial, não ficariam tão surpreendidas com o valor a mais que têm que pagar até porem a "casa de pé".

Espero ter ajudado,

Com os melhores cumprimentos,

Sofia Lago | Arquitecta
    [pub]
    www.sofialago.com
    telf: 96 444 76 11
    [/pub]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno197534, MVale, cliko, José Castro
  18.  # 20

Boa noite menina Sofia Lago.

Muito obrigado pelo esclarecimento, já ajudou e muito, pois algumas das questões que coloquei foram elaboradas por dúvidas que se criaram em mim e que me poderão ajudar a projectar melhor e sem gastar dinheiro desnecessário, como por exemplo, a Ventilação Mecânica, desconhecia esse projecto AVAC, mas se com Girândola é uma solução igualmente boa, sem gastar mais dinheiro e ainda poupo na electricidade, melhor.

7.
    Quanto a sistema de Ventilação Mecânica para eliminar odores e vapores nos Wc’s ou sistema de Girândola, na minha opinião, basta o de girândola, ou simplesmente, ventilação natural por janelas (o melhor). Para ventilação mecânica, já sabe, terá que ter projecto de AVAC, que rondará os 1200 euros em média.

Quando me refiro a isto, penso que seja assim que se chama, refiro-me àqueles aparelhos que se costuma ver nos Wc's e que após ter tomado banho, ou haver algum mau cheiro no Wc provocado por situações naturais do ser humano, se liga e "parece-me" ser uma pequena ventoinha que suga o mau ar/vapor para fora. É a isso que se refere como sendo necessário fazer um projecto AVAC?

14. ...Terá de estar certificad ocom valores standard de resistência ao choque.

Explique-me melhor por favor.

Os melhores cumprimentos.

José Castro

0.0246 seg. NEW