Iniciar sessão ou registar-se
    • sv84
    • 25 fevereiro 2011 editado

     # 1

    boas... comprei recentemente um apartamento... bom sitio, ambiente calmo, o lugar ideal pra se morar... isto s n fossem os vizinhos de cima k s tornaram muito e eu insisto... muito mesmo barulhentos.
    por isso peço-vos ajuda por favor. o que acham k me faria isolar por completo ou o mais possivel todos os barulhos k vêm do andar de cima??? passando pelas vozes k s ouvem ca em baixo como tanto as vibraçoes dos filhos k teimam em andar a correr pela casa fora como n houvesse amanha principalmente aos domingos k é o dia k tanto eu e a minha mulher temos pra descansar, e em sendo 8:30 da matina ja eles andam a correr e a gritar todos uns com os outros....

    por favor ajudem-me a encontrar uma soluçao pra eu n ter de elouqueçer c esta situaçao...

    mt obrigado e espero respostas
  1.  # 2

    aconselho tecto falso em pladur com isolamento de manta de lã mineral
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2011

     # 3

    Ruídos de percussão (impacto) são muito difíceis de minimizar.
    Correctamente, teriam que ser minimizados na fonte, isto é, no chão dos seus vizinhos.
    Na sua casa, só fazendo uma divisão dentro da sua divisão, uma espécie de caixa dentro de outra caixa.
    E mesmo assim, pelo que aqui dizem, o resultado nunca é bom, diminui mas não elimina.

    Se tiver espaço, a solução é revestir o tecto e as paredes com gesso laminado (conhecido como pladur) e algum isolante acústico como lã mineral (lã rocha/vidro) com alguma espessura.
    • Kaux
    • 9 março 2011 editado

     # 4

    Caro sv84,

    Permita-me que utilize o seu tópico para não estar a criar outro, visto que a dúvida pode ser comum.

    Vi duas formas de aplicar o isolamento térmico/acústico no tecto que são as seguintes:
    - Aplicar a manta de isolamento presa directamente ao tecto por uma espécie de grampos (não sei qual o nome técnico).
    - Aplicar a manta de isolamento sobre a estrutura do tecto falso (poisado penso).

    Alguém me sabe dizer a diferença entre estas duas soluções e quais as vantagens de uma e de outra?

    Abraços!
  2.  # 5

    Boa tarde:
    Aproveitando o tópico sobre tectos falsos gostava de colocar uma dúvida, talvez rídicula:
    é possivel aplicar um tecto falso de pladur fixado a outro tecto falso de pladur ou teria que remover o tecto de pladur já existente para aplicar um novo?
    Esta minha questão deve-se porque o tecto da minha casa é inclinado e muito alto, o que me dá enorme trabalheira a pintar e gostaria de colocar um tecto mais baixo, com isolamento térmico, sem ter que remover o já existente em pladur. será que é possível ou estou a pedir muito?
    Sei que por aqui há bons profissionais do pladur conhecedores das, técnicas e sistemas de aplicações deste material.

    Agradeço e aguardo resposta :)
    Concordam com este comentário: FB remodelação
  3.  # 6

    Colocado por: KauxCaro sv84,

    Permita-me que utilize o seu tópico para não estar a criar outro, visto que a dúvida pode ser comum.

    Vi duas formas de aplicar o isolamento térmico/acústico no tecto que são as seguintes:
    - Aplicar a manta de isolamento presa directamente ao tecto por uma espécie de grampos (não sei qual o nome técnico).
    - Aplicar a manta de isolamento sobre a estrutura do tecto falso (poisado penso).

    Alguém me sabe dizer a diferença entre estas duas soluções e quais as vantagens de uma e de outra?

    Abraços!


    boa pergunta!!!
  4.  # 7

    Colocado por: anavitriBoa tarde:
    Aproveitando o tópico sobre tectos falsos gostava de colocar uma dúvida, talvez rídicula:
    é possivel aplicar um tecto falso de pladur fixado a outro tecto falso de pladur ou teria que remover o tecto de pladur já existente para aplicar um novo?
    Esta minha questão deve-se porque o tecto da minha casa é inclinado e muito alto, o que me dá enorme trabalheira a pintar e gostaria de colocar um tecto mais baixo, com isolamento térmico, sem ter que remover o já existente em pladur. será que é possível ou estou a pedir muito?
    Sei que por aqui há bons profissionais do pladur conhecedores das, técnicas e sistemas de aplicações deste material.

    Agradeço e aguardo resposta :)

    imposivel
  5.  # 8

    Colocado por: KauxCaro sv84,

    Permita-me que utilize o seu tópico para não estar a criar outro, visto que a dúvida pode ser comum.

    Vi duas formas de aplicar o isolamento térmico/acústico no tecto que são as seguintes:
    - Aplicar a manta de isolamento presa directamente ao tecto por uma espécie de grampos (não sei qual o nome técnico).
    - Aplicar a manta de isolamento sobre a estrutura do tecto falso (poisado penso).

    Alguém me sabe dizer a diferença entre estas duas soluções e quais as vantagens de uma e de outra?

    Abraços!


    penso a situação mais comum é ficar assente na estrutura... mas também deve ser assim, pois é muito mais simples e prática!! (penso eu)
    •  
      alv
    • 10 março 2011

     # 9

    Vivam!

    O que para aqui vai.........

    Uma série de boas perguntas. Vamos ver se as respostas estão ao nível.


    Colocado por: sv84boas... o que acham k me faria isolar por completo ou o mais possivel todos os barulhos k vêm do andar de cima??? passando pelas vozes k s ouvem ca em baixo como tanto as vibraçoes dos filhos k teimam em andar a correr pela casa fora como n houvesse amanha


    Começando pelo que diz o,

    Colocado por: pdavidmarquesaconselho tecto falso em pladur com isolamento de manta de lã mineral


    embora tendo em atenção o que diz o

    Colocado por: Anonimo16062021Neste caso vai sim favorecer só o vizinho de cima,reduzindo os ruídos provocados pelo sv 84


    e com a ressalva do que diz o

    Colocado por: FDRuídos de percussão (impacto) são muito difíceis de minimizar.
    Correctamente, teriam que ser minimizados na fonte, isto é, no chão dos seus vizinhos.
    Na sua casa, só fazendo uma divisão dentro da sua divisão, uma espécie de caixa dentro de outra caixa.
    E mesmo assim, pelo que aqui dizem, o resultado nunca é bom, diminui mas não elimina.

    Se tiver espaço, a solução é revestir o tecto e as paredes com gesso laminado (conhecido como pladur) e algum isolante acústico como lã mineral (lã rocha/vidro) com alguma espessura.


    a solução é sempre perceber que vai reduzir significativamente o incómodo, reduzindo drasticamente os ruídos de condução aérea , as "vozes e gritos" mas dificilmente reduz os ruídos de condução por via sólida, os tais vibrações dos filhos k teimam em andar a correr".
    Para atenuar esta ultima vem a resposta à pergunta interessante do

    Colocado por: KauxCaro sv84,

    Vi duas formas de aplicar o isolamento térmico/acústico no tecto que são as seguintes:
    - Aplicar a manta de isolamento presa directamente ao tecto por uma espécie de grampos (não sei qual o nome técnico).
    - Aplicar a manta de isolamento sobre a estrutura do tecto falso (poisado penso).


    E a resposta tem a ver com isso: Para além de suspensões elásticas, uma forma de atenuar bastante o efeito de transmissão por via sólida é aplicar um isolamento continuo em Painel semi-rígido em lã de rocha, e desta vez com 40 ou 70kg de densidade que funciona como massa isolante e aplicado contra o dorso da fonte emissora. Por baixo deste, e sobre o tecto, assente em cima da estrutura e da placa de gesso, deve ser aplicada a manta de lã de vidro, com o papel, se o tiver, virado para o lado da casa, devendo ser uma lã de baixa densidade, à volta dos 16kg que vai servir de absorsor, e aqui o principio do isolamento acústico é o principio da massa, absorsor e massa que faz (de uma forma muito simplista) com que a frequência das ondas sonoras seja "baralhada", isolando os ruídos de condução aérea. Enfim, e resumindo, é o melhor dos dois mundos, é o que se pode fazer de melhor, mas sempre com a consciência que não é eficaz a 100% para os ruídos de condução por via sólida. Os "pinchos" dos miúdos há-de sempre ouvi-los, ou melhor, senti-los!

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, JoaoFernandes
    •  
      alv
    • 10 março 2011

     # 10

    Vivam!
    Quanto a esta pergunta, que já vi noutro lado:

    Colocado por: anavitrié possivel aplicar um tecto falso de pladur fixado a outro tecto falso de pladur ou teria que remover o tecto de pladur já existente para aplicar um novo?


    Eu responderia da seguinte forma:
    Se o instalador do tecto original fosse a minha empresa, de caras dizia-lhe que sem qualquer problema.
    Se não conhece o instalador do tecto original, diria que desde que tenha confiança no instalador do novo tecto, ele vai verificar como está aplicado o primeiro e consegue sem problema instalar o segundo.

    Se não conhece nem um nem outro e se lhe aparece um rudolffo pela frete, digo-lhe que fuja se não quer ficar com os dois tectos às costas!!

    Isto sou eu a ser mauzinho. Tem tudo a ver com a forma come está o primeiro tecto aplicado, e o segundo pode ser aplicado directamente ou com algum reforço estrutural, mas pode ser sempre aplicado um tecto sob o outro, mas como em tudo tem se ser feito por quem sabe, e não por quem diz saber.

    Como sempre nestes sítios dizemos, chame alguém profissional e ele dar-lhe-à a solução, mas sim é possível.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  6.  # 11

    Boa tarde a todos!

    Sou mais uma pessoa com dúvidas relativamente a isolamento acústico.
    Ouvimos muito barulho vindo dos vizinhos de cima (desde o vizinho a virar-se na cama, conversas entre eles, as portas do seu roupeiro a bater, e o filho a jogar à bola e aos berlindes), portanto, ruído de percussão e de condução aérea.
    Já falei com várias empresas e aconselham-me a colocar uma camada de lã de rocha colado ao meu tecto (suspensa), um espaço vazio e depois uma nova camada de lã de rocha colocada mesmo em cima do pladur.
    Estou em análise destas duas situações, que, como é óbvio, variam um pouco de preços (a 2º é mais cara). Alguém me poderá dizer qual é melhor? Valerá a pena a segunda opção?

    1ª opção: Placa de gesso cartonado BA13, Standard, 2 camadas de isolamento de 40mm de espessura e 40kg/m³ de densidade (uma fixada ao tecto existente e a outra sobreposta ao tecto a construir),

    2ª opção: placas de gesso cartonado BA13 Standard, isolamento com 1 camada de lã de rocha de espessura 50mm e 150kg/m3 de densidade fixado á laje + 1 camada de lã de rocha de espessura de 45mm e 150kg/m3 de densidade da knauf pousada sobre a estrutura inferior do tecto.

    Obrigada
  7.  # 12

    valer vale sempre tem mais expessura e mais densidade, a forma como as vão colocar não vou falar, mas de certeza que por ai há-de vir o Alv
    •  
      alv
    • 7 dezembro 2011

     # 13

    Vivam!
    O problema da acústica não são os ruídos de condução aérea. esses resolvem-se. Os de condução por via sólida é que são o problema e esse só consegue atenuar.
    O exemplo típico é o do berlinde ou do taco dos sapatos. Parte é aérea e resolve-se, restando a condução sólida que só reduz na medida em que resolve a aérea.
    Assim o caso típico do vizinho de cima, resolve-se a condição aéreas de duas formas: Ou pela lei da massa e da qual há um conhecimento perfeito através da utilização de formulas empíricas, ou pelo fenómeno conhecido por massa-absorsor-massa que resulta da dissipação da frequência das ondas sonoras através de meio com diferentes propriedades de condução e para os quais não existem fórmulas de resolução.
    Este último método é o que utilizam todos os sistemas construtivos com placas de gesso laminado e os valores de isolamento são determinados por extrapolação numérica e confirmados através de ensaios realizados em laboratórios independentes e depois lançados no mercado com um valor determinado e certificado para a solução em causa.
    Depois desta introdução teórica que espero que o nosso kugu_elu confirme, sem abanico, vem a realidade:
    No caso do ribeiro, qualquer elemento mássico que coloque sob a laje ajuda no isolamento por condução aérea, mas teria que colocar massa suficiente, traduzida em painel de lã de rocha, que lhe permitisse fazer esse isolamento, o que dificilmente iria conseguir, pelo que a solução standard e dos livros dos SCPGL é a aplicação de uma painel continuo em PLR de qualquer espessura e qualquer densidade, pelo que o 40/40 serve, devidamente aplicado, sem furos, rachas, etc., e sob esse painel um tecto falso com uma ou duas placas de gesso laminado de 13mm e soobre o tecto falso uma manta de lã de vidro de 60 ou 80mm a funcionar como absorsor.
    Dependendo da solução e da composição do pavimento, existem valores tabelados para o aporte de isolamento que cada uma das soluções pode trazer para o conjunto. Mas, repetindo, como o problema em apreço não é a condução aérea, eu faria a coisa simples e eficaz: PLR sob a laje, tecto falso com uma MLV de 80mm e passa a estar muito mais confortável.
    Boa sorte, boa obra e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcpferreira
  8.  # 14

    Bom dia,

    Comprei uma moradia em banda num edificio com apenas 4 habitações.

    Infelizmente, este conceito de habitação tem as mesmas particularidades dos apartamentos, ou seja, temos os res-do-chao com garagem, o 1ª piso e o 2º piso, ambos com duas habitações cada.

    Quando comprei a casa (à 1 ano) era o único a morar no Edifício, agora tenho um vizinho por cima e tanto os barulhos de percussão como os aéreos é uma realidade que também me afecta.

    Os de percussão são bastante mais forte que os aéreos, o tal "BANG" gerado pelo simples deixar cai de um objecto ao chão do piso flutuante, é simplesmente insuportável.

    Andei a ler muita coisa e resolvi testar uma solução no meu quarto suite:

    1 - Fixação de placas de aglomerado de cortiça expandido ao tecto, com parafusos em PVC de forma a não propagar o ruído (embora a cortiça por si já não é condutora)

    2 - Aplicação de cantoneira com isolamento através de fita que fica colocada entre a cantoneira e a parede (Isto porque as buchas que suportam o pladur são de metal por forma a aguentarem com o peso).

    3 - Uma caixa de ar de cerca de 5 cm

    4 - Placas de LA de Rocha com 4cm de espessura e 40Kg/m3 de densidade, e colocadas na orientação oposta de forma a evitar ter pontos de fragilidade

    5 - Placas de Gesso cartonado, massa, tinta e ficou perfeito

    6 - Coloquei 3 focos embutidos numa zona que tinha pouca iluminação, mas sem fazer buraco na cortiça apenas na la de rocha.

    Resultados:

    Sem duvida que o quarto ficou melhor isolado, contudo o som de percussão ainda se propaga pelas paredes e o som aéreo também.
    As batidas no chão já não são fortes, apenas se ouve um ligeiro som oco, mas que já não consigo distinguir o que é.
    Vou avançar agora para o isolamento das divisões adjacentes, uma vez, no meu entendimento, o ruído provocado nessas (que não estão ainda isoladas), se propagam para a que está isolada.

    Reconheço que tenho de isolar também as paredes, até porque quando as restantes habitações forem habitadas, existirá propagação de ruídos dos lados e não apenas do andar de cima.

    Gostaria que as pessoas que já fizeram projectos semelhantes, me indicassem se o trabalho que estou a fazer é o correcto, ou se existirá forma de o fazer melhor. A Investir pelo menos que seja da melhor forma possível.

    Desde já agradeço todos os comentários que me puderem indicar.

    Obrigado.
    • acmc
    • 5 novembro 2012

     # 15

    Boas.
    Mas a la de rocha nao liberta particulas que faz muito mal a saude?
    Sei que agora os novos materias sao melhores,
    Sei tambem que teem uma folha de aluminio e que as uniaos devem ser seladas, mas mesmo assim eu nao colocava....
    Em primeiro a saude.

    Antonio Cardoso
  9.  # 16

    A la de rocha é utilizada em praticamente todas as construções e já há muitos anos, tanto em residências como edifícios.

    A la de rocha que tenho utilizado não tem nenhuma folha em alumínio, apenas quando fiz a lareira coloquei mantas de la de rocha com a folha de alumínio para ajudar a reter o calor :)
    • acmc
    • 5 novembro 2012

     # 17

    Boas.

    Sim e verdade, é muito usada.

    Mas também será verdade que esta com os anos libertam essas partículas?
    È apenas uma duvida.
    Eu no meu recuperador não deixei colocar essa la. Se podia aquecer mais, probablemente podia, mas azar.

    Primeiro a saúde
  10.  # 18

    Desconheço o resultado de estudos que provem essa afirmação.

    Se fizesse mal, já teriam banido o produto do mercado e a respectiva proibição na construção, tal como já aconteceu com outros materiais ou matérias-primas ...

    A única característica "incomudativa" que conheço (e que ocorre apenas na aplicação deste material) é a libertação de uma poeira que causa comichão (mais com a la de vidro do que com a la de rocha), mas que depois de aplicado o pladur, fica tudo estanque, por isso "mesmo que fizesse mal", nunca iria estar em contacto com a respiração, pois está estanque.

    A saúde está sempre em primeiro lugar :) ter descanso e paz quando chego a casa dá-me anos de vida :)
    • acmc
    • 5 novembro 2012

     # 19

    • acmc
    • 5 novembro 2012

     # 20

    No tópico em cima esta questão fui aqui debatida. Mas não sei se o tipo de la será todo igual.
 
0.0252 seg. NEW