Colocado por: helen553É que há apologistas que cada uma destas situações e por muito que tentemos filtrar a informação ficam-nos sempre tantas dúvidas...
vidros Climalit Planilux 4x18x6. Será o mais adequado para estes vãos e exposição?
Ele justifica que o que nos interessa é não deixar sair a energia que utilizamos para climatizar a casa, a nós interessava-nos diminuir ao máximo a influencia que a temperatura exterior tem no interior da casa de forma a ter de climatizar o menos possível.
Nas paredes falou-nos em colocar do exterior para o interior tijolo de 11+wallmate de 3cm+tijolo de 15.
Não é mais conveniente deixar uma caixa ar em vez de preencher na totalidade o espaço entre as duas paredes com isolamento? Que consequências terá o contacto directo do isolamento com o pano exterior? Não se degradará?
Havendo caixa de ar deve existir ou não ventilação? Num caso ou outro deve ser sempre assegurada a drenagem, certo?
O tijolo de 15 não deveria ficar por fora?
E para a cobertura, qual a opção mais indicada? O sotão será para arrumos nas partes mais baixas e também para as muitas brincadeiras dos miúdos, pretendemos que fique em openspace.
Colocado por: helen553Nas paredes falou-nos em colocar do exterior para o interior tijolo de 11+wallmate de 3cm+tijolo de 15.
Não é mais conveniente deixar uma caixa ar em vez de preencher na totalidade o espaço entre as duas paredes com isolamento? Que consequências terá o contacto directo do isolamento com o pano exterior? Não se degradará?
Havendo caixa de ar deve existir ou não ventilação? Num caso ou outro deve ser sempre assegurada a drenagem, certo?
O tijolo de 15 não deveria ficar por fora?
Quanto à dimensão do wallmate, os 3cm parecem-lhe suficientes ou mais vale aumentar essa espessura?
E para o chão, o tal isolante preto chega?
A opção que nos dá com o isolamento do tecto do sotão continua a ser exequivel com estes novos dados?
Desculpe estar a repetir as perguntas mas como teve a amabilidade de responder eu vou abusar...
Colocado por: helen553Sergyo
Não o preocupa o isolamento ficar em contacto com o tijolo exterior?
Colocado por: AugstHillO que às vezes pode acontecer é o projecto de arquitectura prever espessuras de paredes que não permitem o cumprimento do RCCTE se se usar caixa de ar.
Colocado por: AugstHillO que às vezes pode acontecer é o projecto de arquitectura prever espessuras de paredes que não permitem o cumprimento do RCCTE se se usar caixa de ar.
Colocado por: sergyio
se não me preocupa??? acho que já me preocupou mais que agora.... se procurar há por aí algumas pessoas que defendem que a dita caixa de ar nada faz além de ser um bom ninho de bicharada e então com aqueles furinhos e afins que se faz para saírem as supostas humidades, nada é mais que um bom local de entrada de mais humidade!!!! enfim... acho que é um assunto que nunca irá ter uma resposta cabal...
Colocado por: helen553
E a solução para isso não passará por colocar redes nas aberturas e que essas aberturas tenham inclinação para cima para que a água da chuva não entre? É uma ideia, não sei.
não deixa de ser um ponto de entrada de humidade!!!
Suponha que, no projecto de arquitectura, está definida uma parede de 30cm. Fica com 11+11 para tijolo, 1,5 + 1.5 (e estou a ser optimista) para rebocos, sobram 5cm. Se a caixa de ar for de 2cm (menos que isso é o mesmo que nada) sobram 3cm para isolamento. Fazendo os cálculos ao RCCTE, pode não ser suficiente, torna-se necessário passar o isolamento para 5cm. E lá se foi a caixa de ar.
Colocado por: j cardoso
Correcto, mas não seria preferível aumentar a espessura da parede a troco de 2cm de espaço interior?
cumps
José Cardoso
Colocado por: j cardoso
Se for bem feito não entra humidade nenhuma!
E a solução para isso não passará por colocar redes nas aberturas e que essas aberturas tenham inclinação para cima para que a água da chuva não entre? É uma ideia, não sei.
Não precisa de redes, mas a inclinação do tubo de drenagem é fundamental.
Correcto, mas não seria preferível aumentar a espessura da parede a troco de 2cm de espaço interior?
cumps
José Cardoso