Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia Fórum

Com a parte da arquitectura já concluida reunimos este fim-de-semana com o técnico responsável pelos projectos de térmica e acústica.
    Cá pelos nossos lados parece ser algo incomum o interesse dos clientes por estas coisas, limitando-se estes a aceitar os projectos que os técnicos lhes apresentam já devidamente certificados.
    Ora nós, que já por aqui pesquisamos há algum tempo queremos ter parte activa neste processo e escolher as melhores opções para aquela que será a casa da nossa vida.

Para enquadrar a situação:
    A casa será uma moradia térrea com aproveitamento de sotão para arrumos, localizada numa rua secundária dum bairro periférico da cidade de Évora (temperaturas que oscilam entre o 0 e os 40ºC).
    Tem as seguintes ocupações e orientações:
    - Poente fica geminada com uma moradia já existente,
    - Norte temos 2 quartos e uma casa de banho,
    - Nascente temos 1 quarto, a entrada, a lavadaria e a cozinha,
    - Sul temos a cozinha e a sala

Os quartos tem janelas com 1,60x1,10m
    A casa de banho e lavandaria têm janelas com 1,40x1,10m
    A cozinha tem duas janelas com 2,5x1,0m
    A sala tem uma janela com 3,5x2 (nesta zona a cobertura vai prolongar-se num espécie de alpendre com 1,8m para protecção solar).

Parece-nos que os muitos anos de experiência levam a projectos tipo, iguais para toda a gente e na reunião, de vidros e caixilharias nem se falou. A ideia que temos é da empresa que à partida fará a instalação e passa por caixilharia em pvc da marca Finstral, estores em pvc com isolamento interior e vidros Climalit Planilux 4x18x6.
    Será o mais adequado para estes vãos e exposição?
    A empresa falou-nos em possíveis alterações das caracteristicas dos vidros com base na orientação exposição solar mas isso não foi feito...

Pretendemos fazer enrocamento que é como foi feito na nossa casa actual já com 30 anos e na qual não temos grandes problemas de humidade e o técnico fala apenas em colocar aquele isolante que é tipo uma tinta preta (não me lembro agora o nome). Não é conveniente colocar também outro tipo de isolamento como o floormate ou algo semelhante? A intenção é depois colocar pavimento flutuante...

Nas paredes falou-nos em colocar do exterior para o interior tijolo de 11+wallmate de 3cm+tijolo de 15.
    Não é mais conveniente deixar uma caixa ar em vez de preencher na totalidade o espaço entre as duas paredes com isolamento? Que consequências terá o contacto directo do isolamento com o pano exterior? Não se degradará?
    Havendo caixa de ar deve existir ou não ventilação? Num caso ou outro deve ser sempre assegurada a drenagem, certo?
    O tijolo de 15 não deveria ficar por fora?
    Já li por aqui várias discussões e não há consenso. Ele justifica que o que nos interessa é não deixar sair a energia que utilizamos para climatizar a casa, a nós interessava-nos diminuir ao máximo a influencia que a temperatura exterior tem no interior da casa de forma a ter de climatizar o menos possível.
    Quanto à climatização, a casa ficará com pré-instalação de ar condicionado mas não será instalado já no início.
    E para a cobertura, qual a opção mais indicada? O sotão será para arrumos nas partes mais baixas e também para as muitas brincadeiras dos miúdos, pretendemos que fique em openspace.

É que há apologistas que cada uma destas situações e por muito que tentemos filtrar a informação ficam-nos sempre tantas dúvidas...

Agradeço desde já qualquer resposta a esta discussão.

Helen553
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2011

# 2

Colocado por: helen553É que há apologistas que cada uma destas situações e por muito que tentemos filtrar a informação ficam-nos sempre tantas dúvidas...

Quanto ao resto não posso ajudar por incompetência mas, quanto a isto apeteceu-me dizer: é assim e sempre será assim. :)
  2.  # 3

Só não queria aceitar o que nos é "imposto" sem ter em conta outras alternativas, e também confirmar se as nossas opiniões são ou não descabidas...
    Afinal é uma casa para a vida...tentamos que fique construida o melhor possível.
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2011

# 4

Do que tenho lido por aqui, parece-me que o isolamento deve ser como indicado pelo técnico (e não só a caixa de ar), com circulação/renovação de ar (para não criar condensações).
  3.  # 5

Mas o técnico não prevê caixa de ar, segundo ele, o espaço deve ser totalmente preenchido pelo wallmate, ficando este em contacto com os panos exterior e interior.
    A nossa ideia seria do exterior para o interior: tijolo de 15+caixa de ar+wallmate com maior espessura(talvez 4cm)+tijolo 11.
    É que também não me recordo de ver por aqui nenhuma opção como a que o técnico defende...
  4.  # 6

vidros Climalit Planilux 4x18x6. Será o mais adequado para estes vãos e exposição?

Na minha opinião o autor do projecto de comportamento térmico deve comparar o resultado de diferentes soluções, é a maneira mais correcta e exacta de escolher os vidros. Ao que parece isso não foi feito, daí as suas dúvidas. Insista para que o façam.

Ele justifica que o que nos interessa é não deixar sair a energia que utilizamos para climatizar a casa, a nós interessava-nos diminuir ao máximo a influencia que a temperatura exterior tem no interior da casa de forma a ter de climatizar o menos possível.

Provavelmente os resultados obtidos indicarão para a vantagem de usar vidros diferentes conforme a orientação. Simplificando a questão, pode considerar a existência de 3 tipos de vidros:

- os que impedem o sobreaquecimento e protegem do calor exterior (“bons para o verão”)
    - os que impedem o arrefecimento impedindo a saída do calor gerado no interior (“bons para o inverno)
    -os que fazem as duas coisas (obviamente mais caros).

Nas paredes falou-nos em colocar do exterior para o interior tijolo de 11+wallmate de 3cm+tijolo de 15.
    Não é mais conveniente deixar uma caixa ar em vez de preencher na totalidade o espaço entre as duas paredes com isolamento? Que consequências terá o contacto directo do isolamento com o pano exterior? Não se degradará?
    Havendo caixa de ar deve existir ou não ventilação? Num caso ou outro deve ser sempre assegurada a drenagem, certo?

“ … do ponto de vista do combate às humidades de condensação no seio da parede, ou de facilitar a eliminação de água infiltrada e/ou absorvida pelo pano exposto às intempéries, é sempre vantajoso deixar um espaço livre - corte hídrico – de preferência entre o isolante e o pano exterior para que o ar possa circular entre a câmara assim formada e o ambiente exterior a partir de aberturas no correspondente pano, perfazendo uma área adequada e adequadamente dispostas em superfície. Apesar de a este processo ficar sempre associada uma quebra de desempenho a nível térmico, mesmo neste domínio uma solução deste tipo pode ser vantajosa … porque se não forem criados outros mecanismos para fazer descer a pressão parcial de vapor de água (com um ecrã pára-vapor na face quente da parede, por exemplo), e em condições desfavoráveis de humidade ambiente, a eventual ocorrência de condensações no interior da parede faz disparar as condutibilidades térmicas dos materiais para valores mais elevados, resultando saí acréscimos de perdas térmicas que não estavam previstos à partida. “

In “Térmica de edifícios”
    António Moret Rodrigues, António Canha da Piedade e Ana Marta Braga

Resumindo: a caixa de ar é útil

Em princípio não.

E para a cobertura, qual a opção mais indicada? O sotão será para arrumos nas partes mais baixas e também para as muitas brincadeiras dos miúdos, pretendemos que fique em openspace.

O isolamento deve ser colocado no tecto do sótão. Por mim usaria tecto falso com lê da vidro por cima.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  5.  # 7

Colocado por: helen553Nas paredes falou-nos em colocar do exterior para o interior tijolo de 11+wallmate de 3cm+tijolo de 15.

no meu projecto também não está contemplado caixa de ar!!!

o facto de o tijolo de 15 ficar por dentro é melhor por causa dos roços... maior protecção
  6.  # 8

j cardoso
    Obrigada pela resposta que vem de encontro ao que tenho lido e que me parece mais correcto, mas como de construção não percebo absolutamente nada, é importante termos estes feedbacks.
    Vamos voltar a falar com o técnico e mostrar o nosso interesse na inclusão de caixa de ar e na realização dos estudos sobre os vidros.
    Quanto à dimensão do wallmate, os 3cm parecem-lhe suficientes ou mais vale aumentar essa espessura? E para o chão, o tal isolante preto chega?

Para o sotão estão projectadas 2 janelas Velux assim com a passagem de 2 túneis de luz da mesma marca que servirão para dar alguma iluminação natural ao corredor e a uma casa de banho que ficará interior.
    A opção que nos dá com o isolamento do tecto do sotão continua a ser exequivel com estes novos dados?

Desculpe estar a repetir as perguntas mas como teve a amabilidade de responder eu vou abusar...

Sergyo
    Não o preocupa o isolamento ficar em contacto com o tijolo exterior?
  7.  # 9

Quanto à dimensão do wallmate, os 3cm parecem-lhe suficientes ou mais vale aumentar essa espessura?

Não tenho experiência de projecto nessa zona (condições climáticas); assim "a olho" acho pouco.

E para o chão, o tal isolante preto chega?

Descreva exactamente que está previsto para o piso térreo.

A opção que nos dá com o isolamento do tecto do sotão continua a ser exequivel com estes novos dados?

Continua.

Desculpe estar a repetir as perguntas mas como teve a amabilidade de responder eu vou abusar...

Não peça desculpa que não é abuso, isto é um fórum. O máximo que pode acontecer é não me apetecer responder, mas as minhas neuras deixam sempre algum uns intervalos em que até vou respondendo.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 10

Pelo que percebi a estrutura da casa ficará com a base de enrocamento, sobre a qual será feita a lage que será depois "pintada" com o tal isolamento preto.
    Quem lhe devia responder a esta parte era o meu marido mas ele agora não está. Se calhar não é nada disto e estou para aqui a dizer barbaridades.
    A casa desenvolve-se toda no piso térreo e vamos colocar pavimento flutuante em tudo excepto cozinha, lavandaria e casas de banho.
    O terreno é um pouco baixo relativamente à estrada e ao longo dos anos terá acumulado alguma humidade. Vai precisar de uns quantos camiões de terra para ficar mais alto e vamos elevar a casa o mais possível. Com as limitações existentes por causa das acessibilidades e da cércea...
  9.  # 11

Colocado por: helen553Sergyo
    Não o preocupa o isolamento ficar em contacto com o tijolo exterior?

se não me preocupa??? acho que já me preocupou mais que agora.... se procurar há por aí algumas pessoas que defendem que a dita caixa de ar nada faz além de ser um bom ninho de bicharada e então com aqueles furinhos e afins que se faz para saírem as supostas humidades, nada é mais que um bom local de entrada de mais humidade!!!! enfim... acho que é um assunto que nunca irá ter uma resposta cabal...
  10.  # 12

O que às vezes pode acontecer é o projecto de arquitectura prever espessuras de paredes que não permitem o cumprimento do RCCTE se se usar caixa de ar.
  11.  # 13

Colocado por: AugstHillO que às vezes pode acontecer é o projecto de arquitectura prever espessuras de paredes que não permitem o cumprimento do RCCTE se se usar caixa de ar.

não percebi :(
  12.  # 14

Suponha que, no projecto de arquitectura, está definida uma parede de 30cm. Fica com 11+11 para tijolo, 1,5 + 1.5 (e estou a ser optimista) para rebocos, sobram 5cm. Se a caixa de ar for de 2cm (menos que isso é o mesmo que nada) sobram 3cm para isolamento. Fazendo os cálculos ao RCCTE, pode não ser suficiente, torna-se necessário passar o isolamento para 5cm. E lá se foi a caixa de ar.
  13.  # 15

Colocado por: AugstHillO que às vezes pode acontecer é o projecto de arquitectura prever espessuras de paredes que não permitem o cumprimento do RCCTE se se usar caixa de ar.

Não é o caso. Mas a não existência de caixa de ar trás mais desvantagens do que vantagens, certo?

Vamos agendar nova reunião.
    Entretanto agradecia mais opiniões...
  14.  # 16

Colocado por: sergyio

se não me preocupa??? acho que já me preocupou mais que agora.... se procurar há por aí algumas pessoas que defendem que a dita caixa de ar nada faz além de ser um bom ninho de bicharada e então com aqueles furinhos e afins que se faz para saírem as supostas humidades, nada é mais que um bom local de entrada de mais humidade!!!! enfim... acho que é um assunto que nunca irá ter uma resposta cabal...

E a solução para isso não passará por colocar redes nas aberturas e que essas aberturas tenham inclinação para cima para que a água da chuva não entre? É uma ideia, não sei.
  15.  # 17

Colocado por: helen553

E a solução para isso não passará por colocar redes nas aberturas e que essas aberturas tenham inclinação para cima para que a água da chuva não entre? É uma ideia, não sei.

não deixa de ser um ponto de entrada de humidade!!!
  16.  # 18

não deixa de ser um ponto de entrada de humidade!!!

Se for bem feito não entra humidade nenhuma!

Não precisa de redes, mas a inclinação do tubo de drenagem é fundamental.

Suponha que, no projecto de arquitectura, está definida uma parede de 30cm. Fica com 11+11 para tijolo, 1,5 + 1.5 (e estou a ser optimista) para rebocos, sobram 5cm. Se a caixa de ar for de 2cm (menos que isso é o mesmo que nada) sobram 3cm para isolamento. Fazendo os cálculos ao RCCTE, pode não ser suficiente, torna-se necessário passar o isolamento para 5cm. E lá se foi a caixa de ar.

Correcto, mas não seria preferível aumentar a espessura da parede a troco de 2cm de espaço interior?

cumps
    José Cardoso
  17.  # 19

Colocado por: j cardoso

Correcto, mas não seria preferível aumentar a espessura da parede a troco de 2cm de espaço interior?

cumps
    José Cardoso

Seria, e na prática é o que acaba por ser feito. Mas, em termos administrativos, pode apanhar com um daqueles mangas de alpaca que analisa a compatibilidade entre as diversas especialidades; aparece 32cm num projecto, 30cm noutro e vai de refazer o projecto de arquitectura. E todos os outros onde apareçam paredes com 30cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  18.  # 20

Colocado por: j cardoso
    Se for bem feito não entra humidade nenhuma!

Não precisa de redes, mas a inclinação do tubo de drenagem é fundamental.

cumps
    José Cardoso

então por esse buracos não entra humidade? é isso?

0.0233 seg. NEW